Sei sulla pagina 1di 41

Sabemos que na gestao ocorrem alteraes na mulher decorrentes de fatores hormonais e mecnicos, que durante o estado gravdico devem

ser considerados normais. No entanto, h alguns fatores que tornam a gestao de alto risco, para a me, para o concepto, ou para ambos, como acontece nos distrbios hemorrgicos. Dessa forma, o objetivo deste estudo apresentar uma reviso sistemtica da literatura acerca das sndromes hemorrgicas da primeira metade da gestao.

ABORTO

MOLA HIDATIFORME

GRAVIDEZ ECTPICA

DEFINIO:

a expulso do ovo antes das 22 semanas de gestao ou do concepto pesando < 500g. a expulso de um embrio ou de um feto antes do final do seu desenvolvimento e viabilidade em condies extra-uterinas.

CLASSIFICAO:

Espontneo Induzido:
A suco ou aspirao; A dilatao e curetagem; A dilatao e expulso; Injeo de solues salinas.

OUTRAS

CLASSIFICAES

(quanto

ao

tempo de durao da gestao)

Aborto subclnico: abortamento que acontece antes de 4 semanas de gestao.


Aborto precoce: entre 4 e 12 semanas. Aborto tardio: aps 12 semanas.

ETIOLOGIA:

Causas genticas Causas endcrinas Causas anatmicas Causas infecciosas Causas hematolgicas Causas imunolgicas Causas ambientais Causas desconhecidas

Formas Clnicas / Manifestaes Clnicas Abortamento espontneo Abortamento incompleto Ameaa de abortamento Abortamento inevitvel Abortamento completo Abortamento retido

Abortamento infectado

Abortamento habitual

Formas Clnicas / Manifestaes Clnicas

Abortamento espontneo: a expulso involuntria do feto na gestao. Muitas vezes acontece sem que a mulher perceba que est grvida e o nico sintoma pode ser o atraso na menstruao.
Ameaa de abortamento: Qualquer hemorragia ou clica uterina que ocorre nas 20 primeiras semanas de gestao, quando acontece a interrupo do curso natural da gravidez sem modificao cervical.

Formas Clnicas / Manifestaes Clnicas

Abortamento completo: Quando a totalidade do contedo uterino foi eliminada. O sangramento e as clicas cessam ,o tero retorna ao seu tamanho original e a crvix fica totalmente ocluda.
Abortamento incompleto: Quando apenas partes do contedo da concepo forem eliminadas, a hemorragia no cessa e as clicas permanecem, os restos ovulares impedem o tero de contrair-se adequadamente.

Formas Clnicas / Manifestaes Clnicas

Abortamento inevitvel: Quando ha hemorragia vaginal e dilatao cervical acompanhada por forte dor abdominal, uma dor intolervel que hemorragia que ameaa o bem estar materno.
Abortamento retido: Ocorre a reteno do embrio ou feto aps a sua morte. Depois da 6 semana pode ocorrer a sndrome do bito fetal (ocorre coagulao intravascular disseminada e hipofibrinogenemia progressiva e hemorragia). O crescimento uterino no percebido e os bcf no so audveis.

Formas Clnicas / Manifestaes Clnicas

Abortamento infectado: o processo onde o contedo uterino infectado antes, durante e depois do abortamento, apresentando sinais e sintomas de infeco como: calafrios, temperatura elevada, septicemia e peritonite.
Abortamento habitual: Perdas espontneas e sucessivas de trs ou mais gestaes. Podem ocorrer por defeitos genticos e cromossmicos, anormalidades uterinas, defeitos da funo do corpo lteo, entre outros fatores.

A suco ou aspirao;
A dilatao e curetagem; A dilatao e evacuao.

FISIOPATOLOGIA

Ocorrem alteraes necrticas nos tecidos adjacentes e o sangramento da decdua basal, com isso, h a separao do ovo estimulando contraes uterinas resultando em expulso. Com o sangramento da decdua e a necrose do tecido interno do tero, haver maior estimulao das contraes do miomtrio, resultando maior deslocamento da decdua basal e finalmente de todo o produto da concepo.

QUADRO CLNICO

Sangramento vaginal Dor abdominal

TERAPUTICA
At 12 semanas: Dilatao seguida de aspirao a vcuo ou de curetagem. Aps 12 semanas: Administrao de ocitocina (EV 10u em 500 ml de SG) Misoprostol por via vaginal 500 mg a cada 4 horas.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Acolher e orientar Observar sangramento e eliminao de cogulos Privacidade e confidencialidade Apoio verbal No caso de internao: punciona veia calibrosa para reposio de perdas; Verificar e registrar SSVV; Providenciar exames solicitados; Ministrar medicao prescrita; Atentar para sinais de choque hipovolmico; Oferecer apoio emocional e conforto fsico; Orientar sobre os cuidados ps-aborto

DEFINIO:

Quando o ovo se implanta fora do tero, sinnimo de prenhez extra-uterina (tubria, ovariana, abdominal ).

CLASSIFICAO:

Prenhez tubria Prenhez abdominal Prenhez ovariana Prenhez cervical

ETIOLOGIA

Histrico de doena inflamatria plvica (DIP). Defeito congnito (problema presente desde o nascimento) das tubas uterinas. Histrico de cirurgia plvica (o tecido de cicatrizao pode bloquear a passagem do vulo fertilizado para o tero).

ETIOLOGIA

Laqueadura mal sucedida (esterilizao cirrgica) ou a cirurgia de reverso. Processo de envelhecimento, drogas hormonais (plulas, indutoras da ovulao) e o DIU contendo progesterona. Doenas sexualmente transmissveis como clamdia e gonorreia.

FORMAS CLNICAS/MANIFESTAES CLNICAS Sinais iniciais idnticos aos de uma gravidez normal:

Amenorreia Sensibilidade mamria Nuseas e vmitos Eliminao urinria excessiva

FORMAS CLNICAS/MANIFESTAES CLNICAS Primeiros sinais da gravidez ectpica:


Dor plvica e abdominal Hemorragias vaginais Presena de massa palpvel dolorosa em um dos lados

FORMAS CLNICAS/MANIFESTAES CLNICAS Sintomas secundrios:


Manchas ou sinais anormais na vagina Tonturas ou desmaios Presso arterial baixa Lombalgia

FISIOPATOLOGIA

Um dos mecanismos que influenciam a implantao extra-uterina so os hormnios ( nveis suprafisiolgicos de estrgeno ou progesterona) podem imobilizar os clios e a musculatura tubria lisa, alterando o tempo preciso de reteno do ovo e seu desprendimento em direo ao istmo para iniciar a sua migrao.Independente do mecanismo, ocorre a nidao em local extra-uterino, o trofoblasto prolifera normalmente e rapidamente invadindo os espaos subepiteliais. A secreo de hCG e progesterona semelhante uma gravidez normal e a paciente assintomtica. Quando o trofoblasto comea a invadir as arterolas submucosas, ocorre a formao de hematoma, distendendo a serosa tubria provocando dor plvica. A produo de hCG e progesterona comea a falhar, h pouco suporte lteo e a paciente apresenta sangramento uterino anormal. O processo no gera um feto identificvel e caminha para uma resoluo em at oito semanas.

QUADRO CLNICO

TERAPUTICA

Clnica:
Metotrexato (MTX) - O esquema de tratamento consiste em dose nica de 1mg/kg de peso ou 50mg/m administrada por via intramuscular. O nvel srico de HCG deve ser dosado no 4 e no 7 dia aps o tratamento e depois semanalmente at atingir 5mUI/ml. Se isso no ocorrer, pode-se repetir a dose ou indicar tratamento cirrgico.

TERAPUTICA

Cirurgica:
Conservador Radical

O tratamento cirrgico pode ser dividido em conservador e radical. No conservador a trompa preservada por intermdio de uma salpingostomia linear, e no radical realizada salpingectomia. Ambos podem ser realizados por laparoscopia ou laparotomia.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Repouso; Observao constante: aparecimento do choque; Preparo pr-operatrio; Aps cirurgia: cuidados ps-operatrios comuns para cirurgia abdominal . Fazer anotao de enfermagem no pronturio Realizar conduta de enfermagem de acordo prescrio mdica. Orientar quanto a importncia da realizao do preventivo a cada ano. Orientar para acompanhamento da gravidez com o pr-natal.

DEFINIO

Compreende uma series de alteraes neoplsicas e no neoplsicas que se originam a partir do trofoblsto (parede externa do embrio humano que forma posteriormente a camada superficial da placenta). A mola hidatiforme se desenvolve a partir de tecido placentrio em fases precoces de uma gravidez em que o embrio no se desenvolve normalmente. A mola hidatiforme, que se assemelha a um punhado de pequenos bagos de uva, causada por uma degenerao das vilosidades corinicas (projeces minsculas, semelhantes a dedos, existentes na placenta).

CLASSIFICAO

Mola completa: No h desenvolvimento do embrio ,membranas e cordo umbilical.Resultando, somente do material gentico de espermatozoide. Mola parcial : Caracteriza pela presena de pequenas vesculas formada a partir da juno de um vulo normal por dois espermatozoides.

ETIOLOGIA

FORMAS CLNICAS/MANIFESTAES CLNICAS


Caractersticas
Manifestao clnica
Tamanho Uterino B-HCG plasmtico

Mola completa
Abortamento espontneo
Grande para idade gestacional ++++

Mola parcial
Abortamento espontneo ou retido
Pequeno para idade gestacional +

Evoluo

8 a 29 % desenvolvem TTG

Menos de 5% desenvolvem TTG(tumor trofoblstico gestacional)

FISIOPATOLOGIA

QUADRO CLNICO

Aumento do volume do tero Sangramento vaginal Falta de movimento fetal Falta dos sons cardio- fetais Eliminao de vesculas Cistos ovarianos Anemia

TERAPUTICA

O esvaziamento uterino, preferencialmente por meio de dilatao e aspirao manual intrauterina (AMIU), o mtodo mais apropriado para o tratamento inicial da mola hidatiforme. Durante o esvaziamento uterino recomenda-se o uso de ocitocina 20U em 500ml de soro glicosado a 5% aps a cervicodilatao, para diminuir o sangramento e o risco de perfurao uterina. importante contar com proviso de sangue para possvel necessidade de reposio.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Potrebbero piacerti anche