Sei sulla pagina 1di 10

A Plurissignificao da Linguagem Literria

Relao entre Texto e Contexto

A linguagem potica
Para construir sentidos, produzir novos significados, o artista literrio trabalha a palavra indo alm do seu significado bsico (a palavra em estado de dicionrio); tambm seleciona e combina as palavras para obter o mximo de efeito sonoro em busca do ritmo potico. Observe como Chico Buarque explora os significados das palavras na msica Cotidiano.

Todo dia ela faz tudo sempre igual Me sacode as seis horas da manh Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortel Todo dia ela diz que preu me cuidar E essas coisas que diz toda mulher Diz que est me esperando pro jantar E me beija com a boca de caf Todo dia eu s penso em poder parar Meio dia eu s penso em dizer no Depois penso na vida pra levar E me calo com a boca de feijo Seis da tarde como era de se esperar Ela pega e me espera no porto Diz que est muito louca pra beijar

E me beija com a boca de paixo Toda noite ela diz preu no me afastar Meia noite ela jura eterno amor E me aperta at quase eu sufocar E me morde com a boca de pavor.

Denotao e Conotao

Diferenas Essenciais
DENOTAO Palavra com significao restrita. Palavra com o sentido comum, aquele encontrado no dicionrio. CONOTAO Palavra com significao ampla, criada pelo contexto Palavra com sentidos que carregam valores sociais, afetivos, ideolgicos etc.

Palavra utilizada de modo objetivo.


Linguagem exata e precisa.

Palavra utilizada de modo criativo, artstico.


Linguagem expressiva, rica em sentidos.

Texto Literrio
As caractersticas do texto literrio: Ficcionalidade: os fatos apresentados no texto literrio no fazem necessariamente parte da realidade. Por isso, diz-se que a fico (simulao, o fingimento, a criao ou inveno, a fantasia) um componente importante da Literatura. Funo esttica: o artista procura representar a realidade a partir da sua viso, interpretando aspectos que julga mais relevantes, sem se preocupar em retrat-la de modo fiel. O que se verifica no a semelhana com o real, mas a interpretao dele se faz.

Observe esses dois textos. Eles tratam do mesmo assunto. Observe a linguagem utilizada e tente descobrir qual deles um texto literrio.
Descuidar do lixo sujeira Diariamente, duas horas antes da chegada do caminho da prefeitura, a gerncia (de uma das filiais do McDonalds) deposita na calada dezenas de sacos plsticos recheados de papelo, isopor, restos de sanduches. Isso acaba propiciando um lamentvel banquete de mendigos. Dezenas deles vo ali revirar o material e acabam deixando restos espalhados pelo calado.
(Veja So Paulo, 23/12/1992)

O bicho
Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira)

Como voc pode perceber, o texto 1 informativo, com dados precisos e objetivos. A linguagem desse texto denotativa, objetiva, direta e impessoal, no h a explorao de imagens ou figuras de linguagem. Portanto, trata-se de um texto no-literrio. O texto 2, ao contrrio, apresenta uma linguagem pessoal, carregada de emoes e de valores do eu - lrico, que se sente indignado diante do quadro degradante que v. Nesse texto, a linguagem conotativa, subjetiva, com o uso de figuras de linguagem, repleta de significados que vo sendo lentamente construdos. Portanto, tratase de um texto literrio.

Em Sntese
TEXTO LITERRIO TEXTO NO-LITERRIO Linguagem pessoal, contaminada pelas Linguagem impessoal, objetiva, emoes e valores de seu emissor. informativa.

Linguagem plurissignificativa, conotativa.


Recriao da realidade, inteno esttica. nfase na expresso.

Linguagem que tende denotao.

Informao sobre a realidade. nfase na informao, no contedo.

Potrebbero piacerti anche