Sei sulla pagina 1di 13

Arquiteturas de aplicao e topologias de rede

Prof. MSc Wilson Miranda Jnior Estcio de S

Segundo BATTISTI, 2001, essa arquitetura definida como: Arquitetura onde o processamento da informao dividido em mdulos ou processos distintos. Um processo responsvel pela manuteno da informao (Servidor), enquanto que outro responsvel pela obteno dos dados (Cliente). Ele defende ainda ser um Sistema inovador surgido na dcada de 90 e muito utilizado no meio corporativo, baseado em trs componentes principais: gerenciamento de banco de dados, que tem a funo de servidores; redes, que funcionam como o meio de transporte de dados e, finalmente, os softwares para acesso aos dados: Clientes.

Segundo Vaskevicth 1995: uma abordagem da computao que separa os processos em plataformas independentes que interagem, permitindo que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtm o mximo de benefcio de cada dispositivo diferente, ou seja, Cliente/Servidor um modelo lgico.

Topologia esta relacionada com a disposio dos equipamentos dentro de um ambiente. Na prtica, essa arquitetura define onde est a informao e de que forma se pode chegar a ela. Se for levada em considerao a sua distribuio geomtrica, conhecida como topologia fsica. Caso a arquitetura estiver relacionada com a forma que os equipamentos interagem, ela conhecida como topologia lgica. As topologias fsicas foram descritas nos captulos anteriores; para esse capitulo, falaremos das topologias lgicas. Para haver um sistema bsico de comunicao, necessrio termos pelo menos 5 elementos bsicos. A Mensagem O Elemento Transmissor O Elemento Receptor

O protocolo de comunicao O Meio a ser Transmitido

Os tipos bsicos de comunicao, ponto a ponto, cliente servidor e ponto multiponto. Ou somente multiponto. PONTO A PONTO: quanto a comunicao estabelecida utilizando apenas dois pontos interligados (receptor e transmissor). Para esse tipo de arquitetura, no existe um compartilhamento do meio com os outros vrios usurios. 1 PC Conectado a um Modem, conectado a uma redes, conforme ao lado.

PONTO-MULTIPONTO. o caso de um ponto central enviar e receber informaes de vrios pontos da rede, utilizando um mesmo meio, e derivando ao longo do caminho. 1 PC conectado a um roteador e dividindo 2 redes

Existem derivaes lgicas para endereamento de pacotes de dados.


Unicast uma forma de envio de informaes direcionadas para somente um nico destino. Multicast a forma de envio de informaes para mltiplos destinos. Ele direcionado para um grupo especfico e pr-definido de destinos possveis. Um exemplo comum a utilizao de sub-redes, ou pedaos de redes para obter um endereamento de rede. (Dhcp) Forma de envio de informaes onde a mensagem enviada para todos os destinos possveis da rede. Vocs vero, nos prximos captulos, que existe no endereamento IP[,] um endereo especifico que tem essa funo. (Endereo de broadcast da rede) uma forma de envio de informaes onde a mensagem, atravs de um segmento lgico, capaz de se comunicar com outros equipamentos, sem a necessidade de um dispositivo de roteamento. Basta fazer uma segmentao lgica da rede. No recomendvel criar vrios domnios de broadcast, pois, aumenta o congestionamento das informaes, latncia e outros fatores que degradam a eficincia e qualidade da rede.

Sistemas Operacionais De Redes Os equipamentos, que antes funcionavam isoladamente, possuam somente um Sistema Operacional Local (SOL), com o objetivo de controle especifico do hardware local. Com a evoluo das redes de computadores, os equipamentos tiveram que se adaptar e passaram a ter funes especificas para o processamento em redes. So os casos de computao paralela, computao em nuvem, compartilhamento de devices, dentre outros. Surgiram os Sistemas Operacionais de Redes (SOR), como uma extenso dos antigos Sistemas Operacionais Locais (SOL), com o objetivo de tornar transparentes o uso dos recursos compartilhados da rede.

Arquitetura peer-to-pear Cliente Servidor


A comunicao entre as aplicaes e o Sistema Operacional baseia-se, normalmente, em interaes solicitao/resposta, onde a aplicao solicita um servio (abertura de um planilha, impresso etc.) atravs de uma chamada ao sistema operacional este, em resposta chamada, executa o servio solicitado e responde, informando o status da operao (sucesso ou falha) e transferindo os dados resultados da execuo para a aplicao. No modo Cliente-Servidor, a entidade que solicita o servio chamado cliente e a que presta o servio o servidor. A interao cliente-servidor constitui-se no modo bsico de interao dos sistemas operacionais de redes. Tambm existem casos onde a estaes disponibilizam a outras estaes o acesso a seus recursos atravs da rede atravs de um modulo servidor. Nas estaes que utilizam o mdulo cliente, o SOR recebe o pedido de acesso a um recurso localizado em outra estao da rede, monta uma mensagem contendo a solicitao e a envia ao mdulo servidor da estao, onde esta sendo executado o servio. Na estao remota, o SOR recebe a solicitao, providencia a execuo. Quando o SOR, na estao que requisitou o servio, recebe a mensagem com a resposta, ele faz sua entrega a aplicao local. As funes necessrias do SOR, nos mdulos clientes e servidor, so diferentes. No mdulo cliente, o SOR praticamente restringe a fornecer servios de comunicao de pedidos para o servidor e a entregar as respostas s aplicaes. J o mdulo servidor, alm das funes de comunicao, responsvel por vrios outros servios como, por exemplo, o controle do acesso aos recursos compartilhados por vrios usurios atravs da rede, assim evita, por exemplo, que um usurio no autorizado apague arquivos que no lhe pertencem.

Como forma de ilustrao chamaremos os mdulos de SOR em 2 tipos


SORC: Sistema Operacional de Redes com mdulo Cliente SORS: Sistema Operacional de Redes com mdulo Servidor Na arquitetura Cliente-Servidor, os equipamentos da rede dividem-se em estaes clientes, onde possuem as funes do mdulo cliente acopladas ao sistema operacional local e em estaes servidoras. Os equipamentos chamados de estaes servidoras possuem as funes do mdulo servidor e, opcionalmente, podem possuir tambm as funes do mdulo cliente. Na figura abaixo a ultima representao de um equipamento com mdulo servidor.

Na arquitetura Peer-to-Peer, todas as estaes possuem no sistema operacional de redes os dois mdulos: SORC e SORS.

Vejamos agora, alguns tipos de servios prestados pelos servidores. Servidor de Arquivos Funo de oferecer aos mdulos clientes os servios de armazenamento, de compartilhamentos de discos, controle de acesso a informaes. Deve ser criado, obedecendo regras de autorizao para aceitar pedidos de transaes das estaes clientes e atend-los utilizando seus dispositivos de armazenamento de massa. A utilizao pelo usurio em substituio ou em adio ao sistema de arquivos existente na prpria estao local. Servidor de Baco de Dados Tambm conhecido como sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), usa um servidor de arquivo para armazenar dados, num padro onde lido por uma aplicao especfica. Utilizando-se de uma linguagem codificada chamada Structured Query Language (SQL), o usurio consegue enviar uma informao e o servidor entendendo o pedido, executa a consulta, processa a informao e retorna com o resultado. Essa rotina feita localmente no servidor e de banco de dados e a resposta enviada para o modulo cliente. Servidor de Impresso O servidor de impresso tem como funo gerenciar e oferecer servios de impresso a seus mdulos clientes, podendo possuir umas ou mais impressoras acopladas; este pode priorizar trabalhos gerenciando a fila de impresso, dando prioridade a trabalhos mais urgentes.

Servidor de Gerenciamento Com a funo de monitorar o trfego de dados, verificar o estado e o desempenho de uma estao da rede, ou monitorar o meio de transmisso e de outros sinais, o servidor de gerenciamento necessria para a deteco de erros, diagnoses e para resolues de problemas, tais como falhas no meio, diminuio do desempenho etc.

Topologia Lgica Apesar de termos j estudado sobre topologias nos captulos anteriores, necessrio fazer uma comparao entre a fsica e lgica. Para a topologia lgica, existem 2 principais mtodos de transmisso de dados :

Topologia em Barra (BUS)

Topologia em Anel (Ring)

A topologia tambm pode ser analisada sob dois aspectos:

Topologia Fsica Estrutura definida por sua topologia fsica e de acordo com a forma que os enlaces fsicos esto organizados.
Topologia Lgica Estrutura definida por sua topologia lgica e de acordo com o comportamento dos equipamentos conectados.

Uma rede pode ter as topologias fsica e lgica completamente diferentes. Alguns exemplos: A topologia fsica Barramento: Topologia fsica de uma rede Ethernet com cabo coaxial (10Base2) Topologia lgica de rede Ethernet baseada em HUBs

A topologia fsica Estrela:

Topologia fsica de um Mainfraime com terminais Topologia fsica de uma rede Ethernet com 1 HUB e computadores
Topologia fsica de uma rede Ethernet com 1 Switch e computadores Topologia lgica de uma rede Ethernet com 1 Switch e computadores

Para saber mais sobre os tpicos estudados nesta aula, pesquise na internet sites, vdeos e artigos relacionados ao contedo visto. Se ainda tiver alguma dvida, fale com seu professor online utilizando os recursos disponveis no ambiente de aprendizagem. OUTRAS REFERNCIAS No site: www.books.google.com.br/books consulte o livro: Computer Networks inauthor:"Andrew S. Tanenbaum" Consulte e resolva exerccios relacionados aos temas: Arquitetura fsica e lgica.

Potrebbero piacerti anche