Sei sulla pagina 1di 20

LNGUA FALADA E LNGUA ESCRITA

Variao Lingustica Oralidade e Escrita

VARIAO LINGUSTICA

FENMENOS DA VARIAO LINGUSTICA


1) Em sociedades complexas convivem variedades lingsticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos educao formal;

FENMENOS DA VARIAO LINGUSTICA


2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situaes de uso, sejam situaes formais, informais ou de outro tipo;

FENMENOS DA VARIAO LINGUSTICA


3) H falares especficos para grupos especficos, como profissionais de uma mesma rea (mdicos, policiais, profissionais de informtica, metalrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. So as grias e jarges.

FENMENOS DA VARIAO LINGUSTICA


4) Alm do portugus padro, h outras variedades de usos da lngua cujos traos mais comuns podem ser evidenciados abaixo.

Uso de r pelo l em final de slaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco.


Alternncia de lh e i: mui/mulher; vio/velho. Tendncia a tornar paroxtonas as palavras proparoxtonas: arve/rvore; figo/fgado. Reduo dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe. Simplificao da concordncia: as menina/as meninas. Ausncia de concordncia verbal quando o sujeito vem depois do verbo: Chegou duas moas.

FENMENOS DA VARIAO LINGUSTICA


Uso do pronome pessoal tnico em funo de objeto (e no s de sujeito): Ns pegamos ele na hora. Assimilao do ndo em no( falano/falando) ou do mb em m (tamm/tambm). Desnasalizao das vogais postnicas: home/homem. Reduo do e ou o tonos: ovu/ovo; bebi/bebe. Reduo do r do infinitivo ou de substantivos em or: am/amar; am/amor. Simplificao da conjugao verbal: eu amo, voc ama, ns ama, eles ama.

PRECONCEITO LINGUSTICO
Lngua e status Nem todas as variaes lingsticas tm o mesmo prestgio social no Brasil. Basta lembrar-se de algumas variaes usadas por pessoas de determinadas classes sociais ou regies, para perceber que h preconceito em relao a elas.

PRECONCEITO LINGUSTICO
O Poeta da Roa Sou fio das mata, canto da mo grossa, Trabio na roa, de inverno e de estio. A minha chupana tapada de barro, S fumo cigarro de paia de mo. Sou poeta das brenha, no fao o pap De argun menestr, ou errante cant Que veve vagando, com sua viola, Cantando, pachola, percura de am. No tenho sabena, pois nunca estudei, Apenas eu sei o meu nome assin. Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre, E o fio do pobre no pode estud.
Meu verso rastero, singelo e sem graa, No entra na praa, no rico salo, Meu verso s entra no campo e na roa Nas pobre paioa, da serra ao serto. (...) Voc acredita que a forma de falar e de escrever comprometeu a emoo transmitida por essa poesia? Patativa do Assar era analfabeto (sua filha quem escrevia o que ele ditava), mas sua obra atravessou o oceano e se tornou conhecida mesmo na Europa.

PRECONCEITO LINGUSTICO
Leia agora, um poema de um intelectual e poeta brasileiro, Oswald de Andrade, que, j em 1922, enfatizou a busca por uma "lngua brasileira". Vcio na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mi Para pior pi Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vo fazendo telhados.

Uma certa tradio cultural nega a existncia de determinadas variedades lingsticas dentro do pas, o que acaba por rejeitar algumas manifestaes lingsticas por consider-las deficincias do usurio. Nesse sentido, vrios mitos so construdos, a partir do preconceito lingstico.

O CERTO E O ERRADO
Podemos concluir da que cada variedade tem seus domnios prprios e que no existe a variedade certa ou errada. Para cada situao comunicativa existe a variante mais ou menos adequada. certo, no entanto, que atribuda variante padro um valor social e histrico maior do que coloquial. Cabe, assim, ao indivduo competente lingisticamente - optar por uma ou outra variante em funo da situao comunicativa da qual participa no momento.

ORALIDADE E ESCRITA

ORALIDADE
Transmisso oral dos conhecimentos armazenados na memria humana.

Antes da escrita todo conhecimento era transmitido oralmente. A lngua oral se nutre da lngua escrita, pois deve existir interao entre as duas lnguas que utilizamos no processo de comunicao.

ESCRITA
A escrita uma tecnologia de comunicao, criada e desenvolvida historicamente nas sociedades humanas, que consiste em marcas num suporte significando palavras ou ideias. Na maioria das vezes, a inteno da escrita a produo de textos que sero alvos da atividade de leitura.

Lngua Oral Contato direto entre os falantes Informal Pouca preocupao gramatical Vocabulrio reduzido

Lngua Escrita Contato indireto entre quem escreve e quem l Formal Obedece as regras gramaticais Vocabulrio apurado e preciso

Conta com recursos extralingusticos (gestos, expresses faciais, postura) que facilitam a exposio de idias
Frases feitas, clichs, chaves e provrbios

Exige esforo de elaborao

Uso criativo de frases

Entretanto, dependendo da situao do interlocutor, mesmo na lngua falada, pode se usar uma linguagem gramatical, com pronuncia cuidada em casos formais.

Tudo depende da adequao situao experimentada. Por exemplo, o telejornal falado, contudo, os textos ali pronunciados pertencem modalidade escrita. No seria conveniente que um dos apresentadores falasse: E a, pessoas! Boa noite! Vocs sabiam que os senadores inventaram outro ganha po?

Notcia: METEU O SABUGO NA NGA DO PM MORREU PORQUE NO SABIA FAZER BRINCADEIRA DE MO

METEU O SABUGO NA NGA DO PM MORREU PORQUE NO SABIA FAZER BRINCADEIRA DE MO PM QUEIMA AOUGUEIRO QUE METEU O SABUGO NA MULHER DELE GUERRA DE MILHO APAGA UM

Uma guerra de sabugos de milho terminou em tragdia na noite de anteontem. Por causa dessa brincadeira o policial militar Arton de Lima, de 28 anos, apagou balas o aougueiro Humberto de Souza Gomes, de 22 anos. O crime aconteceu na praa Vasco da Gama, na vila Alabama (zona leste de So Paulo). O PM e o aougueiro estavam num nibus com mais ou menos 40 pessoas. Elas voltavam de uma excurso e faziam a maior farra dentro do bumba. Arton e Humberto comearam a atirar sabugos de milho um no outro. Os dois estavam se divertindo pacas com a guerrinha at que um sabugo pegou na mulher do soldado. Humberto falou qualquer besteira para brincar com a moa. Arton achou que o outro estava cantando sua mina e parou de zoar no ato. Quando o buso chegou, o soldado desceu na frente de todo mundo e ficou parado na porta. Assim que Humberto saiu, tomou chumbo at dizer chega. Ele morreu na hora. A chuva de balas ainda atingiu o motorista Ismael Gomes da Silva, de 30 anos, que ficou ferido no brao. A moada tentou agarrar Arton, mas ele fugiu com o berro na mo. O caso foi registrado no 50 DP (Itaim Paulista).

Ento pense como o nosso povo criativo. Na utilizao das palavras, focalizando no o certo e o errado, mas como algumas frases atingem o leitor e muitas vezes do margem a diversas verses, fica explicita a necessidade de atentarmos para o contexto de uma enunciao para definir o que se quer dizer; ou melhor, o que podemos entender.

Ento pense como o nosso povo criativo. Na utilizao das palavras, focalizando no o certo e o errado, mas como algumas frases atingem o leitor e muitas vezes do margem a diversas verses, fica explicita a necessidade de atentarmos para o contexto de uma enunciao para definir o que se quer dizer; ou melhor, o que podemos entender.

Por fim, citando Bechara (1999):


a linguagem sempre um estar no mundo com os outros, no como um indivduo em particular, mas como parte do todo social, de uma comunidade.

Potrebbero piacerti anche