Sei sulla pagina 1di 14

Geradores de Vcuo (ventosas)

Vcuo
A palavra vcuo, originria do latim "Vacuus", significa vazio. Entretanto, podemos definir tecnicamente que um sistema encontra-se em vcuo quando o mesmo est submetido a uma presso inferior presso atmosfrica. Utilizando o mesmo raciocnio aplicado anteriormente para ilustrar como gerada a presso dentro de um recipiente cilndrico, cheio de ar, se aplicarmos uma fora contrria na tampa mvel do recipiente, em seu interior teremos como resultante uma presso negativa, isto , inferior presso atmosfrica externa.
Esse princpio utilizado pela maioria das bombas de vcuo encontradas no mercado onde, por meio do movimento de peas mecnicas especialmente construdas para essa finalidade, procura-se retirar o ar atmosfrico presente em um reservatrio ou tubulao, criando em seu interior um "vazio", ou seja, uma presso inferior a atmosfrica externa.

EXEMPLO: Um aspirador de p caseiro funciona a partir desse princpio. Quando ligamos o aspirador, uma bomba de vcuo acionada por um motor eltrico retira o ar atmosfrico presente no interior de seu reservatrio, expulsando-o pela sada exaustora. Dessa maneira, gera-se uma presso negativa na entrada do aspirador, de modo que a presso atmosfrica do ambiente, sendo maior que o vcuo parcial gerado na mangueira, entra pela tubulao, levando com ela as partculas slidas prximas da extremidade da mangueira. Essas partculas so ento retidas dentro do aspirador, o qual permite que apenas o ar saia pelo prtico de exausto.

Efeito Venturi
Para aplicaes industriais, existem outras formas mais simples e baratas de se obter vcuo, alm das bombas j mencionadas. Uma delas a utilizao do princpio de Venturi. A tcnica consiste em fazer fluir ar comprimido por um tubo no qual um gicl, montado em seu interior, provoca um estrangulamento passagem do ar. O ar que flui pelo tubo, ao encontrar a restrio, tem seu fluxo aumentado devido passagem estreita. O aumento do fluxo do ar comprimido, no estrangulamento, provoca uma sensvel queda de presso na regio. Um orifcio externo, construdo estrategicamente na regio restringida do tubo, sofrer ento uma depresso provocada pela passagem do ar comprimido pelo estrangulamento. Isso significa que teremos um vcuo parcial dentro do orifcio que, ligado atmosfera, far com que o ar atmosfrico, cuja presso maior, penetre no orifcio em direo grande massa de ar que flui pela restrio.

Injetor de Ar
Outra forma muito utilizada para se obter vcuo por meio da tcnica do injetor de ar, uma derivao do efeito Venturi visto acima. Nessa tcnica, pressuriza-se um bico injetor com ar comprimido e, nas proximidades do prtico de descarga para a atmosfera, constri-se um orifcio lateral perpendicular passagem do fluxo de ar pelo injetor. O ar comprimido, fluindo a grande velocidade pelo injetor, provoca um vcuo parcial no orifcio lateral que, conectado atmosfera, far com que o ar atmosfrico penetre por ele em direo massa de ar que flui pelo injetor.

Partindo desses princpio, se uma ventosa flexvel for montada no prtico de vcuo parcial A, ao aproxim-la de um corpo qualquer, de superfcie lisa, a presso atmosfrica, agindo na face externa da ventosa, far com que a mesma se prenda por suco superfcie do corpo. Considerando-se que entre a ventosa e a superfcie do corpo h um vcuo parcial cuja presso menor que a da atmosfera, a ventosa permanecer presa superfcie do corpo pela ao da presso atmosfrica, enquanto houver vcuo, ou seja, durante o tempo em que for mantido o fluxo de ar comprimido de P para R. Essas tcnicas, conhecidas como tecnologia do vcuo, vem crescendo dia aps dia na indstria, tanto na manipulao de peas como no transporte de materiais a serem trabalhados.

Seja qual for a aplicao, no projeto de um sistema de vcuo, importante serem observados os seguintes aspectos: - O efeito do ambiente sobre os componentes do sistema; - As foras necessrias para movimentao das peas ou materiais; - O tempo de resposta do sistema; - A permeabilidade dos materiais a serem manipulados ou transportados; - O modo como as peas ou materiais sero fixados; - A distncia entre os componentes; - Os custos envolvidos na execuo do projeto.

importante destacar que a aplicao segura dessa tecnologia depende do dimensionamento correto das ventosas e dos geradores de vcuo, em funo do formato e do peso dos corpos a serem manipulados ou transportados, bem como do projeto exato dos circuitos pneumticos e eletropneumticos que comandaro todo o sistema de vcuo.

Com relao escolha correta dos componentes a serem empregados num sistema de vcuo, deve-se considerar, de um modo geral, a seguinte sequncia: - O tipo, o tamanho e o posicionamento das ventosas; - O modelo ideal do elemento gerador de vcuo; - As vlvulas pneumticas de comando e controle do sistema; - As caractersticas construtivas e de utilizao de tubos, mangueiras e conexes; - O conjunto mecnico de sustentao das ventosas e acessrios.

Capacidade de Gerao de Vcuo


A principal caracterstica a ser observada na escolha de um elemento gerador pneumtico de vcuo, para a realizao de um trabalho especfico, a capacidade de produzir vcuo a uma determinada presso e em um perodo de tempo predeterminado. A tabela a seguir apresenta as relaes entre consumo de ar comprimido e tempos de exausto dos principais modelos e tamanhos de elementos geradores pneumticos de vcuo disponveis no mercado, trabalhando a uma presso de 4 bar:

Tabela de Tempos para Formao de 75% de Vcuo em um Recipiente de 1 Litro


Independentemente do tamanho do elemento gerador pneumtico de vcuo, todos tm capacidade de criar teoricamente o mesmo nvel de vcuo. Entretanto, na prtica, um gerador de maior porte capaz de realizar a mesma operao de um pequeno num espao de tempo bem menor, como pode ser observado na tabela. Portanto, na seleo de um elemento gerador pneumtico de vcuo importante considerar o volume total das ventosas no sistema, tendo como referncia os tempos acima para se atingir o vcuo desejado.

Ventosas
As duas tcnicas mais comuns empregadas para fixao e levantamento de peas ou materiais, na indstria, so as garras mecnicas e as ventosas, as quais utilizam-se do vcuo para realizar o trabalho. O emprego de garras mecnicas oferece, como vantagem principal, a facilidade na determinao das foras necessrias para fixao e sustentao de cargas. Entretanto, se o material da carga a ser fixada for frgil ou apresentar dimenses variveis, as garras podero danificar a carga ou provocar marcas indesejveis no acabamento das superfcies das peas a serem manipuladas ou transportadas. Fatos desagradveis como esse ocorrem, tambm, nos casos em que as garras, por um erro de projeto, so mal dimensionadas. Alm disso, os sistemas mecnicos de fixao por garras apresentam, na maioria das vezes, custos elevados de construo, instalao e manuteno.

Ventosas
As ventosas, por sua vez, alm de nunca danificarem as cargas durante o processo de manipulao ou de movimentao das mesmas (a menos que caia a carga), apresentam inmeras vantagens se comparadas aos sistemas de fixao por garras. Entre elas destacam-se a maior velocidade de operao, fato que aumenta a produtividade; a facilidade e a rapidez nos reparos, aspecto que reduz os tempos de parada para manuteno e os baixos custos de aquisio dos componentes e de instalao.

Experincias demonstram que o nvel ideal de vcuo para trabalhos seguros de fixao e transporte de cargas por meio de ventosas est em torno de 75% do vcuo absoluto, o que corresponde a uma presso negativa de -0,75 Kgf/cm2.

A tabela a seguir estabelece relaes entre os dimetros das ventosas e as capacidades de levantamento de cargas. Observe que as ventosas apresentam maior eficincia na sustentao de cargas com superfcies horizontais, comparadas s verticais.

Ventosa Padro
O tipo mais comum de ventosa, utilizado na fixao e transporte de cargas que apresentam superfcies planas ou ligeiramente curvas, a ventosa padro. A ventosa padro produzida com diferentes formas, que variam de acordo com sua aplicao. O tamanho, o tipo do material, as abas simples ou duplas para vedao, as luvas de atrito e as molas de reforo so algumas caractersticas que podem se alterar na fabricao da ventosa.

Exemplos

Potrebbero piacerti anche