Sei sulla pagina 1di 34

Cosmtica: do grego Kosmtikos (enfeitar, embelezar)

Cosmetologia:
Kosmetic
(EMBELEZAR)

Logia
(ESTUDO/TRATAMENTO)

Hoje no se imagina a vida sem cosmticos. Cremes, loes, xampus e uma vasta gama de produtos fazem parte da rotina de higiene e beleza de milhes de pessoas, mas poucos consumidores se do conta de que sem a qumica os cosmticos no existiriam.
Os efeitos obtidos pelos cosmticos so resultados de componentes e reaes qumicas cuidadosamente estudados. Na verdade, a cincia cosmtica extremamente vasta porque trabalha com a inter-relao de muitas disciplinas, como a qumica, a dermatologia, a biologia, a farmcia e a medicina, alm de ser diretamente afetada por hbitos culturais, moda e fatores econmicos.

Desde a pr-histria 30.000 anos


Gravaes em pedras e cavernas
Pinturas corporais e tatuagens

Relatos da poca: gordura animal, terras coloridas, argila e tintas extradas das rvores para pintar o rosto. Os lbios e as unhas ganhavam cor com ptalas de flores reduzidas a p fino. Os primeiros perfumes eram misturas de ervas queimadas e madeiras aromticas. A queima de incenso deu origem a palavra perfume, que no latim quer dizer "atravs da fumaa".

Faras

Consideravam a maquiagem dos olhos fundamental.

os faras eram sepultados em sarcfagos que continham tudo o que era necessrio para se manter belo. No sarcfago de Tutankamon (1400aC) foram encontrados cremes, incenso e potes de azeite usados na decorao e no tratamento.

Egpcios (1400ac)

Egpcios: 1s a dar importncia para a cosmtica Culto beleza Clepatra: smbolo da beleza eterna Primeiros cosmticos: sombra de olhos, rouge (minrios), henna (extratos vegetais), leite de cabra, azeite e cremes;

Gregos (400aC)
Hipcrates: pai da medicina".

os cosmticos tornaram-se mais do que uma cincia, estavam menos conectados aos religiosos do que aos cientistas, que davam conselhos sobre dieta, banhos de sol e de gua, exerccios fsicos e higiene, assim como, sobre cosmticos.

Romanos (180dC)
Claudius Galeno inicia manipulao dos produtos cosmticos: galnicos.
Unguentum Refrigerans (cold cream), cera

O creme se funde em contato com a pele, liberando a fase interna aquosa, o que produz uma sensao refrescante. Os famosos banhos romanos eram centros de discusses e reunies sociais para os senadores e aristocratas da poca, mas caram posteriormente em atos imorais condenados pela religio.

de abelhas: leo de oliva, gua de rosas:

Idade Mdia 500 anos sem um banho Preparaes cosmticas: pecaminosas! o rigor religioso do cristianismo reprimiu o culto higiene e a exaltao da beleza Higiene? Substituio dos banhos por perfumes de odor forte. Carmim (famoso blush) nas bochechas Rosto plido (alvaiade = p txico)

Idade Mdia

Gordinha predominava como padro, tipo as retratadas por Botticelli, at porque indicava que ela era abastada, porque tinha o que comer!

Cruzadas = Renascimento

Retorno das prticas cosmetolgicas! Itlia e Frana: grandes centros produtores de cosmticos: usados apenas pela aristocracia europeia por conta do alto preo O perfume ganha fora porque os europeus so aconselhados pelos mdicos a tomar apenas um ou dois banhos por ano. A higiene, diziam os mdicos, estaria garantida se fossem usadas apenas roupas limpas, j que lavar o corpo todo era desaconselhado para evitar as doenas. Todos os costumes e hbitos de vida da poca so retratados pelos pintores, como por exemplo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que retrata a mulher sem sobrancelhas, face ampla e alva, de tez suave e delicada

Idade Moderna ( sc. XVII e XVIII)

Paris, rua Saint Honor, vendas de pomadas, azeites, guas aromticas, sabonetes e outros. poca dourada da cosmtica: cremes sofisticados, essncias e guas a poca na qual a cosmtica se expande Apesar da higiene pessoal ir aumentando pouco a pouco, os perfumes continuaram sendo indispensveis para disfarar os maus odores!

Idade Moderna ( sc. XVIII)

Giovanni Maria Farina, em 1725, em Colnia na Alemanha, cria a gua de colnia.

Idade Moderna ( sc. XVIII)


Cabelos: perucas extravagantes Rosto:
Excesso de p (inclusive no colo e ombros) Bochechas: avermelhadas com excesso de blush Lbios: forma de um pequeno corao

Idade Moderna ( sc. XVIII)

Na Inglaterra do sculo XVI, o Puritanismo, liderado por Oliver Cromwell (1599-1658), provocou um perodo de obscurantismo, durante o qual o uso de cosmticos e perfumes foi banido. Mais tarde, em 1770, o parlamento ingls editaria um ato que restringiria o uso de cosmticos. Ele estabelecia: qualquer mulher que... se imponha, seduza e atraia ao matrimnio qualquer um dos sditos de Sua Majestade por utilizar pinturas, perfumes, cosmticos, produtos de limpeza, dentes artificiais, cabelos falsos, espartilho de ferro, sapatos de saltos altos, enchimento nos quadris, ir incorrer nas penalidades previstas pela Lei contra a bruxaria e o casamento ser considerado nulo e sem validade.

Sc. XIX=Romantismo

Crescimento do uso dos cosmticos artesanais Romantismo: Languidez, roupas justas e cinturas minsculas!!! Perucas do lugar aos cachos feitos no cabeleireiro...

Sc. XIX- Idade Contempornea

Revoluo Industrial: popularizao e facilitao da produo de cosmticos. A maioria ainda eram feitos em casa. Foi um perodo rico para o surgimento de indstrias de matriasprimas para a fabricao de cosmticos e produtos de higiene nos Estados Unidos, Frana, Japo, Inglaterra e Alemanha. Estvamos presenciando o incio do mercado de cosmticos e produtos de higiene no mundo.

Sc. XX

Incio da indstria dos cosmticos: os conhecimentos cientficos contriburam decisivamente para o desenvolvimento de numerosas frmulas de preparaes mais eficientes e seguras.

Sc. XX

GRANDES NOMES: David McConnell: livros porta em porta- perfumes : AVON Helena Rubinstein: creme de fabricao familiar que auxiliava no cuidado da pele castigada pelo clima quente e seco da Austrlia. Elizabeth Arden: cremes para queimaduras (hidratantes e nutritivas) Charles Revlon: verniz de unha Max Factor: maquiagem para teatro

Sc. XX

Dois jovens desenvolvem produtos de beleza em So Paulo

Um farmacutico de Curitiba, Paran, manipula perfumes


Miguel Krigsner, Presidente do Boticrio.

Enfim chegamos ao sculo XX, que foi decisivo para a solidificao da cosmetologia como CINCIA.
Mas a significativa evoluo dos cosmticos aconteceu realmente nos ltimos 50 anos, quando eles deixaram definitivamente o mundo dos preparados caseiros e ganharam carter industrial.

Neste momento, as necessidades das pessoas j no so como antigamente, resumidas ao patamar da beleza, o consumidor anseia por cosmticos que ofeream muito mais, como, por exemplo: hidratao e nutrio em profundidade, proteco dos agentes externos, juventude e correco dos danos e imperfeies da pele, cabelos, unhas e todos os seus anexos.

Anos 80... As pesquisas em princpios activos e matrias-primas especficas evoluem a um ritmo aceleradssimo e aqui presenciamos a chegada da era dos cosmticos de tratamento, a era dos chamados cosmecuticos.

Os cidos retinicos foram criados para tratar a acne, mas depois tambm passaram a ser usados no combate s rugas, para combater. Foi a dcada do "over": muito batom, sombra, rmel blush (supermarcado). Nos olhos, sombras degrads.

Anos 90: foi o fortalecimento de linhas de produtos feitos com ingredientes naturais. Ingredientes amaznicos, como a castanha do par, guaran e andiroba, ganham espao na preferncia dos consumidores em produtos como cremes, xampus e perfumaria. Mais uma vez o trabalho dos qumicos importante para obteno dos extratos puros das plantas, de protenas a baixo custo e criao de novos sistemas de transferncia de ativos. Nos produtos de beleza passamos a encontrar colgeno, elastina, lipossomas, ceramidas, antioxidantes, sobretudo, as vitaminas C e E. O filtro solar tornou-se de uso obrigatrio em todas as horas do dia, mesmo fora da praia. Surgiram os cidos: do cido retinico seguiram-se o cido gliclico e os alfahidroxicidos. Hoje, a cosmetologia uma categoria totalmente organizada, que existe com bases reais e cientficas e com capacidade de comprovar a eficcia de cada produto fabricado . Hoje a cosmetologia uma das reas que mais cresce em todo o mundo!

Hoje, no sculo XXI , vivemos tempos de tecnologia avanada, em que :


-

os cremes anti-idade ganham importncia Nanotecnologia Os alfa-hidroxicidos, utilizados em cremes para renovar a pele, tendem a ser substitudos por enzimas, que so mais eficazes. Na maquiagem, o uso de matria-prima mineral O dixido de titnio pigmento branco usado em praticamente todas as maquiagens e tambm na fabricao de protetores solares, j que cria uma barreira sobre a pele, bloqueando de forma fsica a radiao solar.

A cosmetologia, hoje, no mais uma nica cincia, e sim uma cincia multidisciplinar. O que queremos dizer com multidisciplinar? Queremos dizer que uma cincia que abrange mltiplas reas!

Farmacologia cosmtica: alm de trabalhar na manipulao de medicamentos, tambm manipula diversos tipos de cosmecuticos de maneira personalizada. Qumica cosmtica: fabrica em escala industrial e tambm pesquisa e inova a cada dia os princpios activos e as matrias primas empregadas nos mais variados tipos de cosmecuticos.

Biotecnologia: representa o futuro dos cosmecuticos, trabalhando com os mais modernos instrumentos da engenharia gentica. Psico-cosmetologia, praticada por profissionais da psicologia e neurologia que utilizam cosmecuticos com diversos recursos para melhorar os tratamentos de seus pacientes. Cosmetologia dermato-funcional: praticada por fisioterapeutas que unem s suas prticas j tradicionais, a fora teraputica da cosmetologia. Cirurgia plstica: instituiu o uso dos cosmecuticos no acompanhamento de muitos dos seus procedimentos.

Fitoterapia: utiliza extractos vegetais para a produo de cosmecuticos naturais, inclusive com fins curativos. Esttica cosmitrica: praticada por esteticistas que, diga-se, foram os primeiros profissionais a saber explorar o potencial dos cosmecuticos. A cosmiatria a arte ou cincia mdica que estuda e trata a beleza humana em todos os seus aspectos e concepes.

At o pblico masculino, que durante tanto tempo afirmou que cosmtico coisa de mulher, j se rendeu aos cuidados oferecidos pela cosmetologia e percebeu que isso bem-estar e qualidade de vida.

COSMTICOS VERDES / NATURAIS / ORGNICOS:


Definio: so menos agressivos ao organismo e ao planeta, por priorizarem o uso de matrias-primas naturais (evitando corantes, perfumes e derivados de petrleo), terem um modo de produo focado na sustentabilidade, no realizarem testes em animais, entre outras prticas que variam conforme sua classificao ("orgnico", "feito com ingredientes orgnicos" ou "natural"). "Cosmtico verde aquele que substituiu pelo menos uma parte de suas matriasprimas por produtos que vm da prpria natureza, como o leo mineral pelo vegetal Erro : so hipoalergnicos. "Mesmo um produto feito com matrias-primas vindas da natureza pode causar alergia. A chance menor, mas pode acontecer de a pessoa ter uma reao a um determinado componente da frmula Brasil: no possui atualmente uma legislao regulamentadora desse tipo de cosmtico, surgiram empresas certificadoras que assumiram o papel, as mais conhecidas so o Instituto Biodinmico - IBD e a Ecocert Brasil Embora no exista uma padronizao de normas, parte delas trabalha com prticas semelhantes. No padro do IBD, o cosmtico orgnico feito com pelo menos 95% de ingredientes orgnicos. A categoria feito com ingredientes ou matrias-primas orgnicas exige a presena de pelo menos 70% de orgnicos na frmula. Por fim, o cosmticonatural traz de 5% at 70% de ingredientes orgnicos.

O Futuro

Nutracutica (nutrio+farmacutica; compostos bioativos de frutas, legumes e vegetais); Nano-cosmtica, que utiliza partculas mnimas (um nanmetro corresponde a um bilionsimo de metro); Novos veculos

Cosmetologia a arte da preservao, melhoramento ou restaurao da beleza do corpo humano e especialmente do rosto. Trata de criar uma aparncia cuidada, retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento e compensar ou ocultar os desvios do ideal normal de beleza, mediante o tratamento cosmtico da pele, cabelo e unhas.

Cosmetologia a cincia que trata da preparao, estocagem e aplicao de produtos cosmticos, como tambm das regras que regem essas atividades sejam elas de natureza qumica, biolgica ou fsica.

Esteticista:
Profissional que sabe escolher os cosmticos, segundo as suas propriedades, qualidades e indicaes e os aplica de acordo com as tcnicas e mtodos ligados profisso.

Potrebbero piacerti anche