Sei sulla pagina 1di 60

a inspeo, palpao, medida e ausculta do corpo e suas partes.

o passo que se segue tomada da histria de um paciente, precedendo a solicitao de testes laboratoriais no processo diagnstico. Gross, Jeffrey

1 Localizar uma queixa, ou seja, associar a queixa a uma regio especfica e, se possvel, a uma estrutura anatmica especfica. 2 Qualificar as queixas de um paciente. Todavia, qualificar a queixar envolve descrever seu carter (p. ex., vaga, em pontada, etc.), quantificar sua gravidade (p. ex. escala visual analgica; graus I, II, III) e definir sua relao com o movimento e com a funo.

Gross, Jeffrey

Relacionando as queixas de um paciente a uma estrutura anatmica, o exame fsico torna compreensvel a histria e os sintomas de um paciente. Gross, Jeffrey

Flexionar ambos os punhos e encost-los, mantendo por 60 segundos. Se o paciente sentir queimao, dor , ou parestesia nos 3 primeiros dedos, o terapeuta suspeitar de uma compresso do nervo mediano ( sndrome do tnel do carpo).

das artrias e observe se a mo se torna rsea. Isso indica circulao normal. Repita o teste, soltando a presso da outra artria. Verifique ambas as artrias e mos para comparar.

O paciente deve estender o punho; o terapeuta deve fazer uma compresso sobre o tnel do carpo. Formigamento nos dedos (polegar, indicador, mdio e metade lateral do anular) pode indicar uma compresso do nervo medial do tnel do carpo pela inflamao do retinculo flexor, luxao do osso semilunar artrticas ou tenossinovite dos tendes flexores dos dedos.

Testa o tendo abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar. Fechar o punho e for-lo medialmente. Dor distal ao processo estilide do rdio indicativo de tenossinovite estenosante do tendo do polegar (doena de Quervain).

Fig. 1

Fig. 2

Serve para testar a mobilidade do deslizamento ventral e dorsal da cabea do rdio. (Fig 1) Paciente sentado de forma que o brao dele esteja apoiado na mesa de exames. Posicionar o brao dele na posio de repouso. O examinador fica de frente para ele, coloca uma mo sob a parte distal dorsal da ulna para estabiliz-la. Coloque o dedo indicador e o polegar da outra mo ao redor da extremidade distal do rdio, logo proximalmente artic. do punho. Mova o rdio em direo ventral e dorsal, at que toda a frouxido em ambas as direes tenha sido eliminada. Isso ir testar a mobilidade da artic. Radioulnar distal. (Fig 2)

Fixar o antebrao em pronao, e pedir para o paciente para fechar e estender o punho. A seguir, forar o punho estendido para flexo contra a resistncia do terapeuta. Se for provocado dor no epicndilo lateral ( origem comum dos extensores), dever suspeitar de epicondilite.

produzido no nervo ulnar, percutindo-o no sulco entre o epicndilo medial do mero e a ulna. Similarmente, a dor pode ser sentida nas reas mediais da mo e antebrao. Se positivo indica dor irradiante seguindo a percusso do nervo, ou seja irritao do nervo testado.

Paciente sentado, estende o cotovelo e supina a mo; paciente vai flexionar o punho contra resistncia. Os tendes que flexionam o punho esto fixados ao epicondilo medial. Se for provocado dor no epicndilo medial, deve-se suspeitar de sua inflamao (epicondilite).

O examinador posiciona o paciente em supino com o ombro abduzido a 90 e roda externamente o ombro do paciente. A presena de dor s por si no indica instabilidade. Para o teste ser considerado positivo, tem de estar associada uma reao de apreenso na face e resistncia para prosseguir o movimento de rotao externa.

Verificar se h tendinite

Verificar se h tendinite

Verificar se h tendinite

O paciente faz elevao ativa do membro superior (no plano da escpula) em extenso e rotao interna contra a resistncia oposta pelo examinador, posio que sensibiliza a tenso exercida no tendo do supra-espinhal; a resposta poder ser apenas dor na face antero-lateral do acompanhada ou no de diminuio de fora ou mesmo da incapacidade de elevar o membro superior indicando desde tendinites at roturas completas do tendo.

Coluna cervical

Serve para avaliar a piora das leses nervosas lombares, adeses, irritao do psoas ou disfuno do quadril. Paciente em prono, o examinador flexiona o joelho do paciente trazendo o tornozelo at a ndega contralateral se puder faa a hiperextenso do quadril, ao cruzar o membro ocorre o estiramento adicional do liopsoas. O teste positivo se houver incapacidade de realizar o movimento

Utiliza-se para observar se h compresso de raiz nervosa. O Fisioterapeuta realizar passivamente uma flexo de coxo-femural e aos 30/45 graus desta posio o paciente pode referir dor/parestesia, caracterizando uma compresso radicular.

Este teste aumenta a PIC. Se o canal cervical estiver tomado por alguma leso que ocupe espao, como os tumores e hrnia de disco cervical, mo aumento da presso far com que o paciente se queixe de dor. A dor poder se irradiar pela distribuio do dermtomo correspondente a nvel neurolgico da patologia da coluna cervical. Pea ao paciente para prender a respirao e fazer fora como se quisesse evacuar em seguida, perguntase se houve agravamento da dor, e em caso afirmativo pea-lhe para descrever a localizao. um teste subjetivo, que requer do paciente respostas precisas.

serve para determinar a permeabilidade da artria subclvia, que pode estar comprimida ou por contratura dos msculos escalenos. No pode fazer trao.

Esse teste realizado com a cabea inclinada para a frente e para os lados enquanto se aplica presso no topo da cabea. Um aumento da dor ou um entorpecimento durante esse teste normalmente indica a radiculopatia cervical.

Serve para detectar contraturas da banda iliotibial. Paciente em DL, o membro inferior em contato com a mesa fletido. O outro membro inferior, o qual est sendo testado, abduzido e estendido. O joelho desse membro fletido a 90. O examinador ento solta o membro para que volte para mesa; se o membro no voltar, o teste positivo.

Paciente em decbito dorsal. O examinador isola esse msculo como uma causa de dor na ndega. A reproduo dos sintomas de citica, como formigamento ou dor irradiada inferiormente para a parte pstero-lateral da coxa e para a perna, confirma o diagnstico de sndrome do piriforme.

Identifica a presena de um quadril instvel, desnivelado (fraqueza no glteo mdio). O paciente fica em p sobre a perna a ser testada. O teste positivo se o lado no sustentador de peso no se eleva quando o paciente fica em p sobre um apoio (somente em um membro inferior D ou E). O teste positivo pode ser provocado por um deslocamento do quadril, fraqueza dos abdutores do quadril ou coxa vara.

Usado para detectar artrite/ bursite no quadril.

Se for +, h Instabilidade patelo-femural

Paciente deitado em DD com o joelho fletido a 90. O examinador senta-se sobre o antep do paciente. Com o p do paciente em rotao neutra, o examinador puxa para frente segurando na parte proximal da panturrilha. Ambos os membros inferiores so testados. O teste positivo se houver movimento anterior excessivo da tbia em relao ao fmur.

Identifica leso no ligamento cruzado anterior (LCA). O paciente deita-se em DD e o examinador estabiliza o fmur distal com uma mo e segura a tbia proximal com a outra mo. Com o joelho mantido em flexo leve, a tbia movimentada para frente sobre o fmur. O teste positivo quando h uma sensao final macia e um movimento excessivo da tbia

Serve para identificar ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Pode ser explorado com o paciente em inclinao de 45. Com uma das mos segura-se o p pela face anterior do tornozelo passando por trs dele e provocando uma rotao interna com a extenso do punho, a mo livre empurra o joelho anteriormente para esboar a flexo e para baixo para aumentar o valgo. Durante este movimento de flexo para os 25-30, aps ter experimentado uma resistncia, se percebe de repente um desbloqueio, enquanto se observa o cndilo femoral lateral pular, literalmente, para diante do plat tibial lateral.

Identifica instabilidade rotatria ntero-lateral do joelho. Com o paciente em DD e relaxado, o examinador apia o p do paciente de modo que o joelho fique fletido a 30 e a perna externamente rodada e encostada no abdmen do examinador. Mo na fbula + extenso da perna + rot. int.(inverso) + apoio em valgo no joelho.

Identifica a presena de condromalcia


patelar. O paciente deita-se relaxado com os joelhos estendidos enquanto o examinador pressiona proximalmente base da patela com a mo. O paciente ento solicitado a contrair o quadrceps enquanto o examinador aplica mais fora. O teste positivo se o paciente no consegue completar a contrao sem dor.

realizado com o paciente em decbito ventral, com o joelho a 90 de flexo, o p e a perna tracionados e rodados, provocando dor no caso de haver leses de estruturas capsulares e ligamentares. Na mesma posio, realiza compresso no eixo longitudinal da perna enquanto se realiza rotao e flexo-extenso do joelho. O teste positivo para leso meniscal quando leva a dor ou estalido na interlinha.

Paciente deitado em posio supina. Realiza-se flexo forada do joelho. Com uma das mos colocadas na face posterior do joelho, palpa-se a interlinha articular, enquanto o joelho estendido e rodado internamente ou externamente. Durante a extenso com rotao interna, palpa-se a interlinha postero-lateral para se pesquisar leso do menisco lateral. J na extenso com rotao externa, palpa-se a interlinha postero-medial para se ver leses do menisco medial. O teste ser positivo quando se sente um click a palpao da interlinha durante a extenso do joelho, geralmente entre a flexo mxima e 90 graus (corno posterior).

Detecta rupturas no tendo de Aquiles. O paciente colocado em DV ou de joelhos com os ps estendidos sobre a borda da cama. O tero mdio da panturrilha comprimido pelo examinador, e em caso de ausncia de uma flexo plantar normal, deve-se suspeitar de ruptura do tendo de Aquiles.

O paciente deita-se em DD e o examinador estabiliza a parte distal da tbia e fbula com uma mo enquanto segura o p em 20 de flexo plantar com a outra mo. O teste positivo se, ao trazer o tlus para frente no encaixe do tornozelo, a translao anterior for maior do que a do lado no afetado.

Esse teste indica se h leso no lig. Calcneofibular, que responsvel pela preveno da inverso excessiva. O paciente posicionado sentado na borda da mesa ou em posio supina. Segure o calcanhar do paciente na mo e tente inverter o calcneo e o tlus. Um movimento excessivo de inverso do tlus dentro da mortalha do tornozelo positivo do teste.

Detecta leses no ligamento deltide. O paciente est sentado com os joelhos em 90. O examinador segura o p do paciente e tenta abduzir o ante-p. O teste positivo se o paciente se queixar de dor medial e lateralmente. O examinador pode sentir o talus se deslocar levemente do malolo medial.

Potrebbero piacerti anche