Sei sulla pagina 1di 34

Entrevista Clnica

1. Definio: A entrevista clnica um conjunto de tcnicas de investigao, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinando, que utiliza conhecimentos psicolgicos em uma relao profissional, como o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistmicos (indivduo, casal, famlia, rede social), em um processo que visa a fazer recomendaes, encaminhamentos ou propor algum tipo de benefcio das pessoas entrevistadas.

2.Objetivos:
Descrever; Avaliar (o que pressupe o levantamento de informaes) A partir das quais se torna possvel relacionar eventos e experincias, fazer inferncias, estabelecer concluses e tomar decises.

3.Caractersticas:
Exige um conjunto de tcnicas e procedimentos de avaliao, instrumentos projetivos ou cognitivos, alm da observao; dirigida para que se possa alcanar objetivos;

4.Entrevistador:
A funo deste coloca a entrevista clnica num domnio de uma relao profissional. dele a responsabilidade pela conduo dos processos, pela conduo de conhecimentos psicolgicos em benefcio das pessoas envolvidas.

Assumir essas responsabilidades profissionais pelo outro lado tem aspectos ticos fundamentais; significa reconhecer a desigualdade na relao, que d uma posio privilegiada ao entrevistador, conferindo-lhe poder e responsabilidade de zelar pelo interesse e bemestar do outro.

5.Relao entrevistado/entrevistador:
A entrevista pressupe uma pessoa que esteja em condies de ser um participante colaborativo;

O resultado de uma entrevista depende da experincia e da habilidade do entrevistador, alm do domnio da tcnica.

Alguns temas abordados na entrevista clnica so, por sua prpria natureza difceis ou representam tabus culturais.
Desafio do entrevistador: Criar um clima que facilite a interao nesse contexto e a abertura para o exame de questes ntimas e pessoais.

6.Tipos da entrevista:
Estruturada: mais freqente em pesquisas/ perguntas fechadas; Semi-estruturada: tem clareza de objetivos; garante a obteno da informao desejada;
Livre-estruturao: entrevista livre.

Entrevista com perguntas


1. Devemos estar conscientes do fato de que estamos fazendo perguntas. 2. Devemos contestar as perguntas que estamos prestes a fazer e pesar cuidadosamente a convenincia de faz-las. 3. Devemos examinar cuidadosamente os vrios tipos de pergunta de que dispomos, e os tipos de pergunta que, pessoalmente, temos tendncia a usar. 4. Devemos considerar alternativas colocao de perguntas. 5. Devemos receber com sensibilidade as perguntas que o entrevistado est fazendo, quer esteja perguntando abertamente ou no.

Tipos de perguntas
A pergunta aberta ampla, a fechada restrita. A pergunta aberta permite ao entrevistado amplas possibilidades; a pergunta fechada o limita a uma resposta especfica. A pergunta aberta o convida a alargar seu campo perceptivo; a pergunta fechada o restringe.

A pergunta aberta um convite s suas opinies, pensamentos e sentimentos; a pergunta fechada exige apenas fatos objetivos. A pergunta aberta pode ampliar e aprofundar o contato; a pergunta fechada pode limit-lo.
Ex: Como voc se sentiu depois do jogo? Voc se sentiu muito bem depois do jogo, no foi?

No utilize perguntas que j inclui a resposta.


Ex: Foi porque voc estava transtornado e cansado que o atacou daquela forma, no foi?

Perguntas indiretas, perguntam sem parecer fazlo. utilizada sem um ponto de interrogao no final, mas deixa claro que busca uma resposta. EX: Estou tentando imaginar como lhe parece seu novo emprego.

Pergunta dupla. Limita o entrevista a uma de duas alternativas. Ex: Voc quer caf ou ch?

7.Quanto aos objetivos:


Independe da abordagem, a finalidade maior sempre descrever e avaliar para oferecer alguma forma de retorno. Entrevista de Triagem: avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Anamnese: levantamento detalhado da histria e desenvolvimento da pessoa, principalmente na infncia.

Entrevista diagnstica: pode priorizar aspectos sindrmicos ou psicodinmicos.


Sindrmicos: visa a descrio de sinais (baixa autoestima, sentimentos de culpa, etc.) Psicodinmico: visa a descrio e compreenso da experincia ou do funcionamento do sujeito; Entrevista de devoluo: comunicar ao sujeito o resultado da avaliao; permitir ao sujeito expressar seus pensamentos/sentimentos em relao s concluses; avaliar suas reaes;

9.Competncias do Avaliador
1.Estar inteiramente disponvel naquele momento; 2.Ajudar o paciente a se sentir vontade e desenvolver uma aliana de trabalho; 3.Facilitar a expresso dos motivos que levaram a pessoa a estar ali; 4.Buscar esclarecimentos para questes vagas ou incompletas; 5.Gentilmente confrontar esquivas ou contradies;

9.Competncias do Avaliador
6.Tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista; 7.Reconhecer defesas e modos de estruturao do paciente; 8.Assumir a iniciativa em momentos de impasse; 9.Dominar as tcnicas que utiliza.

Ambiente
Sala adequada Equipamentos necessrios ao trabalho Organizao? Evitar interferncias e interrupes (deve se concentrar no que est acontecendo ali)

Comunicao
Devemos estar atentos, tentando compreender tanto quanto possvel, o entrevistado no deve se sentir embaraado, mas acolhido.

Comunicamos muitas coisas, de formas sutis, das quais o entrevistado pode ter mais conscincia que ns mesmos. Nossa expresso facial revela muito. Movimentos e gestos completam o quadro, apoiando, negando, confirmando, rejeitando ou embaraando.

O tom de nossa voz ouvido pelo entrevistado, e o faz decidir se existe confirmao de nossas palavras.

Se no ouvimos ou entendemos alguma coisa, se, absortos, no o escutamos, se tomamos conscincia de que no estvamos inteiramente com ele, muito melhor diz-lo do que agir como se tivssemos prestado ateno, afirmando que ele no foi claro ou pretendendo que o que perdemos provavelmente no tinha importncia.

Muitas vezes os entrevistadores principiantes esto to preocupados com o que iro dizer em seguida que tm dificuldade em ouvir e absorver o que est acontecendo. Quando comeamos, podemos estar to entusiasmados que nossa prpria ansiedade interfira no processo. Podemos estar to inseguros que precisamos provar que estamos confiantes.

Entrevista iniciada pelo entrevistador


Se identifique e situe sua posio. Explique o que levou voc a pedir que o entrevistado viesse v-lo. Deixe o entrevistado falar livremente.

Tempo
Tempo um fator importante para a entrevista. Ficamos imaginando a importncia do fato do entrevistado ter vindo tarde ou cedo, e o significado que isso tem para ele.

Quando marcamos uma entrevista para as dez da manh, estamos l, disponveis para o entrevistado? Isso mais que mera cortesia. Quanto mais ele esperou depois das dez, mais ficou imaginando se no o teramos esquecido, se ele no era importante para ns, se o mantnhamos esperando por um motivo que lhe desconhecido, e se fomos sinceros com ele. bvio o que isso significa em termos de confiana e respeito. Os encontros devem ocorrer na hora estipulada.

Voc deve dizer s pessoas, implcita ou explicitamente, quanto de seu tempo pertence a elas. Isso estrutura a entrevista. "Desculpe-me, Sra. Brown, mas dentro de dez minutos tenho uma reunio com minha equipe. Se no pudermos terminar at l, marcaremos outro encontro."

Registro
Durante a primeira entrevista com um novo paciente, pode dizer o seguinte: "Espero que voc no se importe se eu fizer algumas anotaes durante nossa conversa. No confio em minha memria, e se no anoto rapidamente comeo a ficar preocupado e a perder o fio da meada. Posso ouvilo melhor dessa forma".

Alguns entrevistadores acreditam no haver qualquer necessidade de explicao, e agem de modo que isso no ocorra. H pessoas que anotam apenas informaes bsicas. Outras anotam tambm planos de ao e decises tomadas em conjunto. Alguns entrevistadores anotam idias e sentimentos expressos pelo entrevistado; outros, resumem tambm seus prprios comentrios.

No faa
No transforme a tomada de notas em um interrogatrio: Vejamos agora se anotei corretamente quais so seus sentimentos em relao sua mulher.

No deixe que as anotaes interfiram no ritmo da entrevista: Por favor, no fale to depressa que no consigo acompanhar (exceto para testes). Se voc se permitir um envolvimento maior com o registro do que com o entrevistado, no estar dando a ele o respeito que merece e necessita.

No faa segredo de suas anotaes, para que isso no desperte ansiedade ou curiosidade do entrevistado. Por fim, quando tomar nota na presena do entrevistado, no escreva nada que voc no esteja preparado para mostrarlhe.

Potrebbero piacerti anche