Sei sulla pagina 1di 25

Trabalho sobre as Teorias do Behaviorismo

Disciplina: Psicologia da Educao Professora: Andrea Bruno Turma: 402 Alunas: Alexsandra Santana Andreia Serpe MGiovana Oliveira Marisa Oliveira Mileni Reis

Teorias Behavioristas

BEHAVIORISMO

O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vem por John Broadus Watson. "Behavior" significa "comportamento" e ele definiu como: "Um ramo experimental e puramente objetivo da cincia natural. A sua meta a previso e controle do comportamento...". Ele postulava o comportamento como objeto da Psicologia.

Segundo Graham (2007), o behaviorismo uma doutrina que entende a psicologia como cincia do comportamento e no da mente. Nessa perspectiva, o comportamento explicado sem referncia a eventos mentais, pois estes podem ser traduzidos em conceitos comportamentais.

Watson considerado o pai do behaviorismo, mas necessrio que se diga que antes dele, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: primeiro o americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) e depois o russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936).

1) EDWARD LEE THORNDIKE (1874/1949) foi o pioneiro das tentativas para compreender a aprendizagem dos animais atravs da realizao de experimentos. Para ele, aprender consistia em estabelecer uma conexo entre uma resposta e a produo de situao agradvel e que a repetio de um ato que causava um resultado agradvel, aumentava a probabilidade de ocorrncia deste ato era a Lei do Efeito. Thorndike Fez da aprendizagem, particularmente a aprendizagem por conseqncias recompensadoras, um conceito central da psicologia, estabelecendo assim, os princpios que dariam base ao condicionamento operante de Skinner.

2) Ivan Pavlov formulou sua teoria do reflexo no incio do sculo XX. Sua hiptese fundamental tem trs aspectos indissociveis:

a espcie animal responde aos estmulos do ambiente de forma incondicionada; possvel condicionar a resposta a partir de estmulos neutros, modificando o comportamento incondicionado; os estmulos neutros passam a ser estmulos condicionados.

O experimento de Pavlov consistiu em condicionar um co que ao ver o alimento e posteriormente ao ouvir o som de uma campainha, salivava. A simples idia da carne j provocava no co uma reao orgnica que era visvel atravs da salivao, fortalecendo assim, a idia de que era possvel condicionar o comportamento animal e posteriormente o humano. J. B. Watson foi o iniciador da escola behaviorista, considerou a pesquisa animal a nica verdadeira por ser extrospectiva e no mentalista. Com Watson, a Psicologia mudou seu foco, da conscincia, dos fenmenos psquicos, para o comportamento e dados observveis e verificveis.

Watson sofreu influncia da filosofia emprica de John Locke e da psicologia fisiolgica de Ivan Pavlov, de quem aceitou o condicionamento clssico para explicar a aprendizagem, admitindo que nascemos com certas conexes de estmulo-resposta chamados reflexos. Segundo FORISSHA (1978: 30), o Behaviorismo derivou-se de dois grandes movimentos: 1- A crtica ao racionalismo cartesiano teoria que atribui Razo humana a capacidade exclusiva de conhecer e de estabelecer a Verdade. Ope-se ao empirismo, colocando a Razo independente da experincia sensvel, ou seja, rejeita toda interveno de sentimentos, somente a Razo vlida.

2- O surgimento da teoria positivista da cincia do filsofo francs Augusto Comte (1789-1857). A teoria behaviorista tambm chamada de comportamentalismo ou condutismo. A postulao de Watson decorreu em funo dos estudos experimentais sobre o comportamento reflexo efetuados por Ivan Pavlov e dava psicologia a consistncia que os psiclogos da poca vinham buscando, ou seja, a Psicologia tinha um objeto mensurvel e observvel para estudar e os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes sujeitos e condies. Tais possibilidades foram importantes para que a Psicologia alcanasse o status de cincia.

As principais vertentes do pensamento behaviorista so a corrente Metodolgica (Watson) e a Radical (Skinner).

John Broadus Watson (1878-1958) Watson foi o primeiro representante do ambientalismo, lanou o behaviorismo e transformou o estudo da aprendizagem em um processo pelo qual a conduta de um organismo muda como resultado da experincia.

Watson afirmou que no h limite para o efeito do ambiente sobre a natureza humana. Sob a influncia do positivismo, rejeita a conscincia e o subjetivismo e considera que a matria de interesse da psicologia o comportamento humano, defendendo, a pesquisa experimental. Watson considera ilgica qualquer tipo de introspeco e prope, por analogia com a medicina, a qumica e a fsica, a abolio do vocabulrio cientfico de termos; tais como sensao, percepo, imagem, desejo, propsito, e at pensamento e emoo conquanto definidos de forma subjetiva. O behaviorismo, na concepo de Watson, se limita a formular leis sobre os fenmenos observveis os comportamentos.

Diz Watson (1930, p.6):

Ns podemos observar o comportamento o que o organismo diz ou faz. E vamos deixar claro de uma vez, que falar fazer isto , comportamento. Falar abertamente ou para ns mesmos (pensar) um tipo de comportamento to objetivo como jogar baseball.
Os comportamentos so explicados em termos de estmulos e respostas. O estmulo definido por Watson, como qualquer objeto no ambiente geral ou qualquer mudana no organismo devido a condies fisiolgicas, como a fome, por exemplo. A resposta qualquer coisa que o indivduo faz.

Watson (1930, p.225) define lngua, apesar de reconhecer suas complexidades, como um tipo simples de comportamento, um hbito manipulvel, e considera a sua aprendizagem como uma questo de condicionamento: depois que as respostas verbais condicionadas esto parcialmente estabelecidas, hbitos frasais e perodos comeam a se formar. Ele explica que a formao de hbitos condicionada por reflexos de vrias ordens: Por exemplo:
A palavra me acionada (1) pela viso da me

(2) pela sua fotografia, (3) pelo som de sua voz, (4) pelo som de seus passos, (5) pela viso da palavra impressa, (6) pela viso da palavra escrita, (7) pela viso da palavra escrita em francs mre e por vrios outros estmulos; tais como os estmulos visuais de seu chapu, suas roupas, seu sapato. (p.232)

Watson explica que alguns hbitos so formados em determinados perodos da vida e que adultos aprendendo uma lngua estrangeira tero sotaque porque a laringe sofre uma mudana estrutural na adolescncia. O principal pressuposto da teoria que a aprendizagem em geral sinnimo de formao de hbitos e seus princpios so: a aprendizagem acontece atravs da repetio a estmulos; os reforos positivos e negativos tm influncia fundamental para a formao dos hbitos desejados;

a aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas.

Depois de Watson, Skinner o mais importante dos behavioristas.

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) Nenhum pensador ou cientista do sculo XX levou to longe a crena na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano Burrhus Frederic Skinner. Na dcada de 40, Skinner sistematiza o Behaviorismo Radical, como proposta para o entendimento sobre o comportamento do homem. O autor foi completamente contra as causas internas mentais para compreender ou explicar o comportamento humano.

Skinner ope-se a Watson, que s no desdobrava suas pesquisas aos fenmenos mentais pelas limitaes metodolgicas e no por serem irreais. Skinner defendia, que o homem era um ser homogneo, no acreditando na constituio humana como juno do corpo e mente.

A aprendizagem para Skinner fruto de condicionamento operante, ou seja, um comportamento premiado, reforado, at que ele seja condicionado de tal forma que ao se retirar o reforo o comportamento continue a acontecer.

Como lembra Block (2003, p. 13), o condicionamento exclui qualquer considerao sobre pensamentos, sentimentos, intenes, em geral, nos processos mentais ligeiros, e se preocupa, exclusivamente, com causas completamente externas mente e passveis de observao.

A teoria de Skinner apia-se na idia de que o aprendizado tem a funo de mudana no comportamento manifesto. O condicionamento operante baseado na lei do efeito de Thorndike, segundo a qual o comportamento que produz bons efeitos tende a se tornar mais freqente, enquanto que o comportamento que produz maus efeitos tende a se tornar menos freqente.

As mudanas no comportamento so o resultado de uma resposta individual a eventos (estmulos) que ocorrem no meio. Quando um padro particular Estmulo-Resposta (S-R) reforado (recompensado), o indivduo condicionado a reagir. O condicionamento operante um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem o reforo.

Um reforo qualquer coisa que fortalea a resposta desejada. Pode ser um elogio, uma boa nota, ou um sentimento de realizao ou satisfao crescente. A teoria tambm cobre reforos negativos uma ao que evita uma conseqncia indesejada.

No livro Tecnologia do Ensino, de 1968, o cientista desenvolveu o que chamou de mquinas de aprendizagem, que nada mais eram do que a organizao de material didtico de maneira que o aluno pudesse utilizar sozinho, recebendo estmulos medida que avanava no conhecimento. Grande parte dos estmulos se baseava na satisfao de dar respostas corretas aos exerccios propostos. A idia nunca chegou a ser aplicada de modo amplo e sistemtico, mas influenciou procedimentos da educao norte-americana e brasileira.

Skinner considerava o sistema escolar predominante um fracasso por se basear na presena obrigatria, sob pena de punio. Ele defendia que se dessem aos alunos "razes positivas" para estudar, como prmios aos que se destacassem. Princpios do Condicionamento Operante: 1. Comportamento que positivamente reforado vai acontecer novamente. Reforo intermitente particularmente efetivo. 2. As informaes devem ser apresentadas em pequenas quantidades, para que as respostas sejam reforadas ("moldagem").

3. Reforos vo generalizar, lado a lado, estmulos similares (generalizao de estmulo) produzindo condicionamento secundrio. Skinner era determinista. Em sua teoria no havia nenhum espao para o livre-arbtrio, pois afirmar que os seres humanos so capazes de livre escolha seria negar sua suposio bsica de que o comportamento controlado pelo ambiente e os genes.

Consideraes Finais:

Na perspectiva behaviorista, a aprendizagem um comportamento observvel, adquirido de forma mecnica e automtica atravs de estmulos e respostas. Os mecanismos centrais da formao de hbitos so o condicionamento e o reforo como a satisfao que o indivduo recebe como resultado de seu desempenho.

A morte do homem comea no momento em que ele desiste de aprender


AUTOR DESCONHECIDO

Potrebbero piacerti anche