Sei sulla pagina 1di 24

Histrico O Sistema Toyota de Produo, tambm chamado de Produo enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japo, na fbrica de automveis Toyota,

logo aps a Segunda guerra mundial. Nesta poca a indstria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produo em massa. A criao do sistema se deve a trs pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenes, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno.

Caractersticas do Sistema Toyota

Eliminao do Desperdcio Just-in-time Fabricao com Qualidade Jidoka

Just-in-Time
Aumentar Recursos

Diminuir perdas

Jidoka Automao Inteligente


Aumentar a produtividade

Diminuir Produtos defeituosos

Tipos de Desperdcio
Tempo perdido em conserto ou refugo Produo alm do volume necessrio Operaes desnecessrias no processo de manufatura Transporte Estoque Movimento humano Espera

Eliminao de Desperdcios
Para reduzir o desperdcio necessrio: Racionalizao da fora de trabalho Just in time Produo Flexvel

Racionalizao da Fora de Trabalho


Para racionalizar a mo-de-obra, os operrios foram colocados em equipes, tendo um deles como lder. Essas equipes receberam um conjunto de tarefas de montagem a serem cumpridas da melhor maneira possvel.

Just in Time = Na hora certa


Tem como objetivo estabelecer um fluxo contnuo de material sincronizado com a programao de produo, reduzindo assim a necessidade de estoque Todo esse processo tambm conta com a parceria de fornecedores para a reposio do material, o que nem sempre era cumprido.

Produo Flexvel
Na produo flexvel, as mquinas de nica funo foram substituda por mquinas de mltiplas funes que produziam diferentes coisas em pequenos lotes, de acordo com a encomenda. Um exemplo foi a mquina de prensa,Ohno treinou seus operrios para fazer a troca do molde das prensas, aps o treinamento a troca que levava cerca de um dia, passou a levar apenas 3 minutos.

Fabricao com qualidade


Outro elemento ao lado da eliminao de desperdcios, a fabricao com qualidade, a qual formada por trs elementos bsicos Fazer certo da primeira vez Corrigir os erros em suas causas fundamentais Utilizar Crculos da qualidade

Trabalho standard Ponto capital do sistema, o trabalho standard a ferramenta de formao dos operadores com o intuito de garantir o gesto adequado, a seqncia exata de trabalho e instaurar o trabalho de equipe. Ele tambm garante a qualidade e a produtividade.

Heijunka significa seqenciamento, alisamento da produo. O objetivo de Heijunka amortecer as irregularidades da procura comercial produzindo por pequenos lotes vrios modelos diferentes na mesma linha.

TPM - Total Productive Maintenance, modelo de gesto para produo, utilizado em muitos segmentos industriais, cujo princpio preveno de perdas, alm de contribuir com uma proposta para a organizao da produo baseada em times semi-autnomos nas indstrias que praticam a filosofia de manufatura enxuta.

Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organizao desde as relaes com os fornecedores e ciclos de produo e de venda at fase da distribuio final. A cadeia de valor de uma organizao insere-se num contexto mais amplo de atividades, ela constitui um sistema de valores onde esto integradas tambm as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores.

Princpio do NoCusto
Custo + Lucro = Preo

Preo Custo = Lucro

Benefcios:
Reduo de estoques: no necessrio disponibilizar um espao e recursos humanos para tratar dos aprovisionamentos.

Reduo de tempo: o mesmo nvel de produo pode ser atingido em menos tempo, o que evita horas extraordinrias e/ou aumentar a produo face a um aumento pontual da procura.

Aumento da qualidade: evitam-se custos com peas ou produtos defeituosos alm de ser um excelente argumento de venda, reforando a presena no mercado.

Desvantagem:
Decorre de incertezas na envolvente da empresa. Se algo no funcionar bem, por exemplo de uma greve nos transportes a mais evidente, tudo pode ficar parado. Por isso, algumas empresas, alm de um sistema de Just-in-time, mantm tambm o "Just in case", algum estoque de segurana que permitir evitar perdas no caso de problemas com a envolvente, nomeadamente os fornecedores.

Consideraes finais:
A viso japonesa da composio do trabalho se divide em: - Trabalho Efetivo: aquele que agrega valor ao produto. - Trabalho Adicional: no acrescenta valor ao produto, gera custo, porm necessrio para execuo do trabalho efetivo. Ex: troca de ferramentas e lubrificao. - Perda: Tudo que eleva o custo do produto ou servio e no acrescenta valor ao mesmo. Exemplo : retrabalho, refugo, ineficincia, ociosidade.

Os objetivos do sistema japons de produo so : 1. Eliminar as perdas; 2. Reduzir o trabalho adicional; 3. Aumentar trabalho efetivo.

Preo de venda = Custos + Lucro Preo de venda Custos = Lucro

De acordo com Taiichi Ohno (1988): Os valores sociais mudaram. Agora, no podemos vender nossos produtos a no ser que nos coloquemos dentro dos coraes de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forado a dominar de verdade o sistema de produo mltiplo, em pequenas quantidades.

Potrebbero piacerti anche