Sei sulla pagina 1di 14

Um dos temas mais discutidos e complexos da moral na atualidade o da sexualidade.

. Vivemos numa poca em que h grande diversidade de opinies a respeito do assunto e em que se verificam muitos problemas neste campo, desafiando a tica crist.

A problemtica da sexualidade em nosso tempo


Dentre todos os problemas que maus preocupam a reflexo teolgica a respeito da sexualidade humana esto:

a) A

tendncia crescente em fazer da sexualidade um artigo de compra e venda, isto , a sexualidade inserida no sistema de mercado, tratada como uma mercadoria a ser desfrutada segundo a liberdade e o interesse de cada um. o fenmeno que cada especialista tm chamado de mercantilizao ou coisificao da sexualidade humana. A pornografia, em suas vrias formas, um dos principais exemplos desta tendncia.

b) A reduo da sexualidade humana ao nvel genital, isto , a sexo, destituindo-a daquilo que ela tem de mais genuno: o amor e o compromisso. prpria do ser humano a capacidade de fazer do relacionamento sexual uma expresso de afeto. De amor, vivida na doao total e compromisso com o outro. A perda daquilo que h de mais especfico na sexualidade humana tem provocado, obviamente, a desumanizao das expresses sexuais.

c) Em conseqncia destes dois fatores anteriores, alm de outros, encontramos frequentemente notcias a respeito do crescimento da violncia sexual, em suas variadas formas, como os casos de estupro e de abuso sexual de crianas. claro que este nvel de violncia reflexo de uma situao social mais ampla: das mltiplas formas de violncia a que tem sido submetida a pessoa humana.

2. A necessidade de uma tica da sexualidade


Neste contexto, percebemos a necessidade de uma tica da sexualidade capaz de dar o significado mais profundo dessa realidade humana to rica e complexa, bem como, capaz de orientar o comportamento sexual rumo uma realizao cada vez mais global e completa das pessoas. A vivncia da sexualidade no pode ficar excluda da tica, nem margem da f, reduzida a um nvel meramente instintivo. H limites ticos a liberdade no campo da sexualidade. A sexualidade humana encontra o seu sentido pleno a luz da f. A f crist ilumina e orienta a vivncia da sexualidade humana, oferecendo critrios de discernimento tico.

Viso bblica da sexualidade humana


A Palavra de Deus, segundo o relato bblico da Criao, mostra primeiramente o valor e a dignidade da sexualidade humana. o prprio Deus quem cria o ser humano como homem e mulher, isto , como ser sexuado:

Deus criou o homem sua imagem, imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou (Gn. 1,27). Assim
sendo, a sexualidade e apresenta-se como algo a ser escolhido como dom do Criador, e a ser vivida conforme o designo ou projeto de Deus.

Entretanto, esta postura positiva fundamental diante da sexualidade humana no se apresenta de modo a-crtico ou ingnuo, j nas primeiras pginas bblicas, encontra-se a realidade do pecado marcando a condio humana, e, portanto, atingindo tambm a esfera da sexualidade. No campo da sexualidade o pecado tambm pode se fazer presente como fruto do egosmo e da recusa orgulhosa do homem e da mulher a viver a Palavra de Deus. Isso no implica em menosprezar ou condenar a sexualidade humana como algo mau, mas em reconhecer a ambivalncia da sua atual condio para chegar a uma postura cada vez mais madura e serena diante dela. Tal postura resulta de um longo processo de desenvolvimento e amadurecimento humano-afetivo, em ltima anlise, iluminado pela f e sustentado pela graa de Deus. luz da f, a sexualidade se insere num contexto de converso permanente que deve englobar toda a vida crist em seus vrios aspectos a fim de chegar vida nova, imagem do Homem novo, que Jesus Cristo.

A contribuio cientfica na compreenso da sexualidade


Os estudos da filosofia e das cincias tm ajudado muito a compreender o dinamismo da sexualidade humana, reflexo do prprio dinamismo a pessoa humana que tende ao amadurecimento e a realizao cada vez mais plena. A pessoa pode ser sempre mais do que , uma vez que, enquanto peregrina neste mundo, jamais se encontra plenamente acabada. Isso significa que possvel caminhar rumo superao de traumas, bloqueios ou conflitos, que impedem uma integrao serena da sexualidade do conjunto da vida. Para que isso acontea, so valiosos a orientao de especialistas e o aconselhamento espiritual. preciso desenvolve cada vez mais e amadurecer, a capacidade de amar e ser amado, de orientar sentimentos, de assumir compromisso, de fidelidade.

A vivncia da sexualidade orientada pela tica crist


Uma tica sexual pra nosso tempo, decorrente da f crist, implica na superao do relacionamento genital, alimentado pelo sistema de mercado, e na proposta de um modo autenticamente humano de se viver a sexualidade: expresso de afetividade orientada pelo amor fraterno e do compromisso com o outro. Neste modo de se entender a sexualidade, no se pode aceitar a atitude, hoje bastante difundida, que se tem chamado de ficar. Esta atitude sinal da cultura do descartvel, isto , de estilo de vida onde se consome produtos que depois so facilmente descartados e substitudos por outros.

A tica sexual iluminada pela Palavra de Deus e pelo ensinamento da Igreja tem ressaltado o dom da fecundidade que acompanha natural a sexualidade. A sexualidade, por sua natureza, encontra-se aberta gerao de novas vidas e no fechada sobre si mesma. Da, as exigncias ticas de responsabilidade amorosa e de totalidade de entrega, no relacionamento sexual, sustentadas pelo compromisso matrimonial e entendidas na perspectiva da paternidade responsvel.

Uma tica sexual que leve em conta o que Deus quer ao criar o homem e a mulher, implica ainda na afirmao da igualdade fundamental entre homem e mulher e na superao das diversas formas de dominao sexual, do desrespeito dignidade da mulher, bem como, na rejeio de qualquer outra forma de violncia sexual. Contudo, esta atitude pressupe a construo de uma sociedade mais justa, fraterna, solidria, baseada no respeito dignidade e aos direitos de qualquer ser humano, a comear dos mais pobres e desprezados.

Concluso A f crist revela-se deste modo, extremamente importante para motivar e orientar a tica da sexualidade. Muitos so os aspectos que poderiam ser ainda elencados formando uma proposta tica esclarecedora de tantos problemas srios e orientadora da vivncia da sexualidade em nosso tempo. preciso redescobrir a fora da vida nova que brota da f no Homem novo, plenamente realizado, que Cristo, capaz de dar o sentido ltimo e a direo maior para todas as dimenses da vida humana, dentre as quais est a sexualidade.

Potrebbero piacerti anche