Sei sulla pagina 1di 37

Macroeconomia

Teoria Clssica
Referncia: Captulo 2 (O Modelo Clssico). Livro: Manual de Macroeconomia.

TEORIA CLSSICA
A macroeconomia no era a principal preocupao dos economistas clssicos j que para eles o produto agregado estava sempre no nvel de pleno emprego. No h autores que se destacaram individualmente na formalizao de um modelo econmico. O modelo clssico, na verdade, no existia j que ele a juno de diversas contribuies isoladas.

HIPTESES DEFENDIDAS
1) Liberalismo Econmico as foras de mercado deveriam atuar livremente na economia. O mercado se auto-regulava, sem a presena do governo.

Tendncia vinda da poltica: queda dos regimes absolutistas e ascenso da burguesia. Os comerciantes burgueses no queriam que suas atividades comerciais estivessem sendo reguladas e taxadas pelo Estado.

HIPTESES DEFENDIDAS
Economia: Mo invisvel (Adam Smith) ao buscar nossos interesses individuais cada um beneficia a sociedade como um todo, como se fssemos guiados por uma mo invisvel que conduz ao melhor resultado. O livre mercado levaria mxima eficincia econmica e a interveno governamental s atrapalharia. O estado deveria se preocupar apenas com questes como segurana nacional, justia, etc.

HIPTESES DEFENDIDAS
Sobre o liberalismo econmico (fonte: Adam Smith, A Riqueza das Naes) No da benevolncia do aougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da considerao que eles tm pelo seu prprio interesse ... se os homens forem deixados livres para buscar seus prprios interesses, eles naturalmente agiro favorecendo o melhor para a sociedade, pois mesmo o mais ganancioso dos motivos leva frequentemente aos mais favorveis resultados para todos.

HIPTESES DEFENDIDAS
...embora os indivduos pudessem agir de forma egosta e estritamente em proveito prprio, existia uma mo invisvel, decorrente da providncia divina, que levava esses conflitos harmonia. Assim podemos dizer que a mo invisvel era o prprio funcionamento sistemtico das leis naturais do mercado.

HIPTESES DEFENDIDAS
2) Pleno Emprego as foras de mercado tendem a equilibrar a economia no nvel de pleno emprego.
Pleno Emprego: utilizao de toda a capacidade de produo da economia. No h recursos ociosos (inclusive a mo de obra). Ou seja, os clssicos no acreditavam na existncia de desemprego. Se algum estivesse sem trabalhar, seria por vontade prpria. Obs.: Poderia haver desequilbrios temporrios no curto prazo, mas a tendncia era sempre o nvel de pleno emprego.

HIPTESES DEFENDIDAS
3) Flexibilidade de preos e salrios total flexibilidade para se ajustarem, inclusive no curto prazo, de modo a conduzir a economia ao nvel de pleno emprego. Exemplo: Salrios Elevados empresas contratam menos desemprego Consequncia: salrios contratao o desemprego se extingue.

HIPTESES DEFENDIDAS
4) Neutralidade da Moeda como o produto agregado e o nvel de emprego j estariam determinados, a quantidade de moeda no teria nenhuma influncia sobre eles. Essa uma discusso recorrente na macroeconomia. Quando o governo eleva a quantidade de moeda na economia, isso ir ter algum efeito sobre o nvel de produo e de emprego? Para os economistas clssicos no haveria efeito algum.

HIPTESES DEFENDIDAS
Por que? Para os clssicos, a economia formada por lados diferentes, que no se influenciariam:
LADO REAL Produto Emprego Salrio Real LADO NOMINAL Moeda Preos Salrio Nominal

A moeda no afetava as variveis reais, apenas as nominais. Um aumento da oferta de moeda s causaria inflao. Portanto haveria uma consequncia negativa.

HIPTESES DEFENDIDAS
5) Lei de Say: A oferta cria sua prpria demanda
(Jean Baptiste Say, economista francs dos sculos XVIII e XIX)

Ou seja: tudo que fosse ofertado seria demandado. A demanda no determinante para indicar o nvel de produto agregado.

HIPTESES DEFENDIDAS
Para os economistas clssicos, o valor gerado na produo de bens determina as condies necessrios para criar a prpria demanda do que foi ofertado.

Ento: qualquer nvel de produto um nvel de equilbrio, porque ele ser demandado. Sob essa tica, nunca haveria crises de superproduo.

EQUILBRIO MACROECONMICO
Equilbrio na microeconomia: um equilbrio em um determinado mercado ocorreria quando houvesse a igualdade entre oferta e demanda. Na macroeconomia a mesma coisa. Porm a anlise se torna mais complexa, pois temos que considerar a oferta agregada e a demanda agregada que indicam o total produzido e o total demandado em um pas.

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Corresponde ao total de produto de uma economia em determinado perodo. Para saber como as empresas tomam suas decises de produo, partimos para a anlise de uma funo de produo de uma firma individual (mas que ser representativa das demais empresas da economia). Suposio: firmas atuam em um mercado competitivo.

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Funo de Produo:

Indica como a combinao dos fatores de produo determina a quantidade mxima de produto, de acordo com uma dada tecnologia.
Y = F (K, N) Y = produto K = capital N = trabalho

OFERTA AGREGADA CLSSICA


F reflete a tecnologia disponvel A tecnologia est implcita na maneira como os insumos so transformados em produto, o que indicado, justamente, pela funo de produo. Portanto, um avano tecnolgico eleva o produto, mesmo se as quantidades de insumos no sofrerem alteraes.

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Hipteses sobre a funo de produo: 1) O produto responde positivamente s alteraes nas variveis que o determinam. Portanto: Avano tecnolgico produto K produto N produto

OFERTA AGREGADA CLSSICA


2) Retornos constantes escala para uma dada tecnologia Se for aumentado em z a utilizao de cada insumo, o produto crescer na mesma proporo. zY = F (zK, zN) Se for duplicada a utilizao de cada insumo, o produto tambm dobrar. Se o produtor quer aumentar sua produo em 10%, deve-se aumentar na mesma proporo a utilizao dos fatores de produo, e etc.

OFERTA AGREGADA CLSSICA


3) A produtividade marginal de cada fator de produo decrescente Se tomarmos um dos fatores como fixo, aumentos marginais em apenas um dos fatores levar a incrementos cada vez menores no produto. PMg variao na produo quando se varia um insumo. Obs.: PMg decrescente, mas o produto crescente (porm cresce a taxas cada vez menores)

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Obs.: Essa seria uma situao de curto prazo j que h um fator de produo fixo. Por razes lgicas, considera-se que o capital o fator fixo (pois mais difcil de ser alterada a quantidade de mquinas, equipamentos, o tamanho da fbrica, etc.). Pelo mesmo motivo, o trabalho tido como o fator de produo varivel no curto prazo, pois um insumo mais fcil de ser alterado. Portanto a anlise que se segue refere-se ao curto prazo: um insumo fixo e outro varivel.

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Funo de Produo (Grfico):
N (Trabalho) fator varivel K (Capital) e tecnologia fixos

OFERTA AGREGADA CLSSICA


O que est indicado na funo de produo? Quanto mais trabalho (N) for utilizado, maior ser a produo (Y). Porm, a variao marginal (ou seja, o acrscimo do produto) cada vez menor (PMgN positivo, mas decrescente).

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Alteraes em K ou na tecnologia deslocam a funo de produo. Exemplo: aumento na utilizao de capital ( K). A funo de produo se desloca para cima significa que para cada nvel de trabalho obtm-se, agora, mais produto.

OFERTA AGREGADA CLSSICA

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Por que estamos estudando uma funo de produo? Com o intuito de determinada a oferta agregada da economia. A funo representa uma nica firma, mas pode ser generalizada para a economia como um todo. No curto prazo s o trabalho varia, ento: a produo depende diretamente da utilizao desse fator. O prximo passo torna-se estudar como determinada a utilizao do fator trabalho.

OFERTA AGREGADA CLSSICA


Portanto, inicia-se agora o estudo do mercado de trabalho: Como qualquer outro mercado, existe a oferta e a demanda por trabalho. Demanda: realizada pelas empresas

Oferta: realizada pelas famlias (indivduos).

DEMANDA DE TRABALHO
Suposies sobre a demanda por trabalho:
Realizada pelas empresas que participam do processo produtivo

Mercado em concorrncia perfeita


Preo do produto e preo dos fatores so dados As firmas decidem o quanto contratar de mo-de-obra de acordo com o objetivo do mximo lucro (racionalidade)

DEMANDA DE TRABALHO
Maximizao do lucro:
LT = RT CT RT = P.Y CT = WN + RK

Em que:
P = preo do produto W = salrio nominal N = quantidade de mo de obra (trabalho) R = custo por unidade de capital K = capital

DEMANDA DE TRABALHO
A funo lucro total seria:
LT = PY (WN + RK)

Como Y = F(N), tem-se:


LT = PF(N) (WN + RK)

Dado que os preos so dados (mercado competitivo) e K constante, a deciso da empresa restringe-se a quanto contratar de mo-de-obra.

DEMANDA DE TRABALHO

DEMANDA DE TRABALHO
PMgN produtividade marginal do trabalho representa o acrscimo na produo quando se altera a quantidade utilizada de trabalho, mantendo os outros fatores constantes.

W/P Salrio real a remunerao do trabalho medida em unidades de produto em vez de dinheiro. Salrio real indica a magnitude do poder de compra. Portanto: para maximizar lucros, a empresa emprega trabalhadores at o ponto em que a produtividade marginal do trabalho se iguala ao salrio real.

DEMANDA DE TRABALHO
Se a empresa contrata sempre de acordo com a PMgN, ento ela prpria representar a demanda de trabalho pela empresa. Portanto: Demanda de trabalho PMgN PMgN decrescente ( N PMgN) Trazendo essa relao para a condio de mximo lucro: ( N) PMgN W/P

DEMANDA DE TRABALHO
Portanto: h uma relao inversa entre N e W/P Justificativa lgica: quanto maior o salrio, menos mo-de-obra as empresas vo querer contratar.

DEMANDA DE TRABALHO
Graficamente: relao inversa entre salrio e quantidade demandada de mo de obra
- Se W/P N - Se W/P N

DEMANDA DE TRABALHO
Justificativas:
1) PMgN decrescente
2) Considerar a relao W/P e N. 3) Para cada nvel diferente de W/P, a curva de PMgN vai me dizer a quantidade contratada de trabalho (dado a condio de mximo lucro PMgN = W/P) 4) Se a curva de PMgN vai sempre me dizer a quantidade a ser contratada, ento ela mesmo a prpria curva de demanda por trabalho.

DEMANDA DE TRABALHO
Deslocamento da Demanda por Trabalho: construda com base na funo de produo (Nd vem de PMgN que vem de Y=F(N))

Deslocamentos da funo de produo: depende de alteraes no capital (K) e na tecnologia.

DEMANDA DE TRABALHO
Suposio: K, com um aumento do estoque de capital, demandase mais trabalhadores a um mesmo salrio real.

Portanto: fatores que alteram a funo de produo deslocam a demanda por trabalho.

Potrebbero piacerti anche