Sei sulla pagina 1di 30

Presidentes da Repblica

15/11/1889 >(Manuel) Deodoro da Fonseca 1892 > Assemblia Nacional Constituinte elegeu Deodoro Presidente e Floriano Peixoto VicePresidente. 1893 > Floriano assume a presidncia 1894 > Prudente de Morais assume a presidncia. 1898/1902 > Eleio de Campos Sales, 1 presidente civil . 1902-1906 (?) > Francisco de Paula Rodrigues Alves(fez a reforma urbana no Rio de Janeiro)

NEEDELL, Jeffrey. Belle poque tropical. Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do sculo. So Paulo: Cia das Letras, 1993.

Jeffrey Needell inicia o livro Belle poque tropical afirmando que embora o Brasil tenha rompido laos formais com o Imprio portugus em 1822 > continuou a manter vnculos coloniais econmicos informais com a Gr-Bretnia. Este status econmico neocolonial > manteve-se e foi intensificado por todo o sculo XIX. Esclarece que sua anlise > concentrar-se- na funo da cultura nesse contexto neocolonial.

Foco da anlise > elite carioca, entre 1898-1914(=belle poque)


Sua proposta analisar o papel da cultura de origem europia na estrutura social e econmica do Rio de Janeiro, ento capital do Brasil. A tese central do autor > de que a cultura e sociedade de elite serviram para manter e promover os interesses e a viso da prpria elite, e que paradigmas culturais derivados da aristocracia europia foram adaptados ao meio carioca com essa finalidade. O estudo embora concentre-se na belle poque > tambm faz a anlise das tendncias socioculturais da elite do sculo XIX, notadamente do Segundo Reinado (1840-1889).

Proposta do autor> explorar dois temas: relaes entre cultura e colonialismo e cultura urbana
Needell expe que seu interesse pelo tema decorre de seus estudos sobre o colonialismo > na Amrica Latina e na frica. Com esses estudos constatou um padro comum nas relaes entre a cultura dos colonizados e a dos colonizadores. Esse padro se manifesta em trs etapas: conflito, adaptao e rejeio. Esclarece,ainda, que a situao da A.L. distinta > e, por isso, essas noes so apenas indicativas (p. 12) devido a duas situaes complicadoras:o trmino mais cedo da experincia colonial e a existncia do neocolonialismo, paralelo ao imperialismo europeu de 1880 a 1914. Este estudo, uma tentativa de anlise de uma cultura neo-colonial durante a segunda etapa do colonialismo cultural (p.12).

Cultura urbana > e ideologia


O autor insiste que seu interesse saber > o impacto da aceitao e adaptao da cultura metropolitana (europia) > no perodo de sua maior influncia no pas. A inteno > perceber como esses elementos se mesclam e se fundem de modo vital com os elementos nativos. A preocupao com a cultura urbana > surgiu de um conceito presente no estudo de Jos Luis Romero. O autor > indicava a funo ideolgica das transformaes urbansticas (no estilo xadrez) > que modificaram muitas cidades latino-americanas no perodo de 1870 a 1914, a exemplo de Rio de janeiro, Buenos Aires e Mxico (porque todas estas cidades tem uma perspectiva de ser uma cidade luz projetada).

Fundamentos da pesquisa
O seu interesse era ver de que modo isso ocorria e analisar os motivos dessas transformaes urbansticas. Needell observa que tentou ir alm dos aspectos materiais e institucionais mais bvios do mundo das elites > avanando aos aspectos ntimos e, em seguida, aos mais intelectuais. nfase da pesquisa > nas vidas e experincias individuais > como melhor via para chegar ao passado e, no caso de certas pessoas, como meios para unificar a disparidade dos assuntos tratados (que so distintos). Explicita que seu objetivo > foi chegar a uma viso global do mundo da elite carioca (p.13). Fontes usadas: entrevistas; memrias; peridicos; fontes primrias(romances); fontes secundrias (biografias, prefcios e outras) e vasta produo

Cap. 1 Rio de Janeiro: capital do sculo XIX brasileiro


O autor inicia sua anlise afirmando que a belle poque > expresso de tendncias especficas de longa durao (tem permanncias que perduram os posteriores instituies ps-estabelecidas e a cultura) e tambm fenmeno indito. Na leitura do autor a discusso e anlise de qualquer aspecto da belle poque > remete a questes complexas. Iniciar sua abordagem sobre a histria scio-cultural da elite > a partir do esboo da realidade nacional e urbana, as quais se confrontavam os cariocas.

Contexto: 1.O imprio: mudana e desafio (1868-1888)


Inicia o captulo observando que as instituies do Imprio se estruturaram logo aps a independncia e tomaram novo formato no terceiro quartel do sculo. Era uma sociedade agrria > composta por fazendeiros localizados em suas fazendas e por ncleos urbanos, localizados na faixa litornea (portos). Os habitantes apareciam divididos entre dois estratos sociais: senhores e escravos. Um poderoso composto por fazendeiros e comerciantes brancos; o outro, muito numeroso, formado por negros e mulatos, tanto escravos como libertos, e seus descendentes: trabalhadores rurais, empregados domsticos, artesos, braais da lavoura, trabalhadores urbanos, meeiros

Contexto: 1.O imprio: mudana e desafio (1868-1888)


Esses estratos constituam as principais foras sociais, que pressionavam uma estreita camada, sobretudo urbana, de setores mdios: profissionais liberais, burocratas subalternos, empregados de escritrios e pequenos lojistas. Ainda analisando o Imprio brasileiro, observa que nesse processo houve deslocamento do eixo econmico > do Nordeste aucareiro e das decadentes Minas Gerais > para o eixo Centrosul>centrado nos cafezais > regies do RJ/MG/SP.

Mudanas no Imprio
Para o autor > esse deslocamento no altera a estrutura societria > predomnio > sociedade latifundiria voltada para o abastecimento do mercado internacional. Aps o trmino da Guerra do Paraguai (1865-1870) > estava em curso trs mudanas fundamentais: 1) crescimento dos entrepostos urbanos > transformados em centros culturais e polticos de um novo tipo; 2) 2)crise do sistema escravista (escravido estava com os dias contados); 3) 3) insatisfao dos grupos novos excludos do poder > Monarquia apoiada na elite aristocrtica antiga do Nordeste e do interior do Rio de Janeiro, em detrimento de novas regies produtoras como So Paulo . Esses grupos > propem a Repblica > como soluo para os descontentamentos e as questes emergentes que apontavam para redistribuio do poder, decorrente da maior escolarizao desses segmentos (p.20/21).

Os filhos dos fazendeiros passaram a habitar os centros urbanos > e a exigirem reformas > porque o crculo de relaes era fechado, isso no permitia que o sistema de acesso aos empregos pblicos >restrito gerando descontentamentos. O autor discorre sobre as vrias articulaes que passam a ocorrer e que resultam na abolio da escravido e no golpe militar que implementa a Repblica, seguindo as abordagens j consagradas sobre o assunto. Enfoca ainda as dificuldades dos governos iniciais no enfrentamento das lutas travadas no Rio Grande do Sul(1893-1895), Rio de Janeiro (1893-1895) e Bahia (1896-1897), apontando que essas disputas j haviam sido resolvidas em 1898, ano da posse de novo governo de Campos Sales. Este pode implementar as reformas necessrias para o funcionamento do pas.

Questes conjunturais

5. A elite carioca e o surgimento da belle poque


Needell afirma que a belle poque carioca inicia-se com a subida de Campos Salles ao poder em 1898 e a recuperao da tranqilidade sob a gide das elites regionais, j debeladas as rebelies ocorridas nos primeiros anos da Repblica. As mudanas ocorreram, mas no a ponto de modificar dois fenmenos associados: o controle exercido pela elite e sua expresso sociocultural. O autor observa que, na verdade, a sociedade e cultura de elite na capital > continuaram a promover e defender os interesses desta elite, ajudando a criar um sentimento de continuidade aristocrtica, estabelecendo locais exclusivos para contatos e alianas, reforando valores e pressupostos compartilhados > em busca de legitimao > em meio a mudanas econmicas, sociais e polticas (p.42).

A belle poque > continuidade...


Para Needell > a belle poque significou tanto a continuidade do passado colonial quanto o potencial de mudana no novo perodo. No afrancesamento desse porto tropical > empreendido por um filho de cafeicultor que havia estudado em Paris > manifestam-se muitos dos temas que sero discutidos ao longo dos captulos (p.42). Antes disso, tambm houve reformas. Porm, elas seguem um padro colonial de sucessivas alteraes urbanas de pequena envergadura que foi iniciado com chegada de D. Joo VI e manteve-se ao longo do sculo XIX.

O Rio de janeiro no sculo XIX


O autor discorre sobre o que era o Rio de Janeiro entre 1836 e 1868 > enfatizando as reformas ou instituies criadas desde a vinda de D. Joo VI, como a criao da Escola Militar ( em 1808), o transporte coletivo com os servios de carruagem criados em 1817, a reforma no porto; a coleta regular de lixo iniciada em 1847; em 1852 instalou-se o telgrafo; iluminao de rua a gs (1854); tambm em 1854 instalou-se a 1 ferrovia ligando o Rio de Janeiro a Petrpolis e em 1857 iniciou-se um sistema de esgoto subterrneo.

A reforma urbana (conservadora)de Paris inspira a do Rio de Janeiro


Prosseguindo suas reflexes, no item 7 (A Paris do Segundo Reinado) o autor discute os parmetros que inspiraram a grande reforma urbana do Rio de Janeiro, ocorrida no incio do sculo XX, que remete a reforma de Paris implementada entre 1853 e 1870, por Haussmann, e pensada para o Brasil desde o sculo XIX, e no implementada devido as objees do Imperador que a qualificava de uma reforma conservadora e das dificuldades polticas internas. Em Paris, tais reformas objetivavam atacar os velhos problemas de ruas estreitas e insalubres (locais de moradia da classe operria insurgente) a partir de um novo sistema de circulao preciso, e a insalubridade e saneamento e promover o embelezamento da cidade. Ao eliminar ou renovar potenciais centros de revolta, Haussmann adotava uma estratgia no apenas contra-revolucionria, mas tambm reformista. As vias aliviavam o congestionamento, levando ar e luz cidade (em conjunto com o novo sistema de esgotos) e tambm investia contra as condies apontadas como as responsveis pelas epidemias de clera.

O Rio de Janeiro civiliza-se


O Rio de Janeiro vivenciara reformas pontuais, que estavam longe de resolver os seus problemas de insalubridade e doenas endmicas, como os surtos de febre amarela, entre outras. Quando Rodrigues Alves toma posse, indica para Prefeito Pereira Passos, engenheiro formado em Paris, e conhecedor das reformas de Haussmann. O Presidente compe uma equipe Paulo de Frontin, Lauro Mller, Francisco Bicalho, Osvaldo Cruz - para implementar um conjunto de reformas que redefiniro o traado da cidade, incluindo o prprio porto.Todos eles eram conhecedores das reformas implementadas em Paris na 2 metade do sculo XIX por Haussmann. Portanto, a inspirao em Haussmann, era consciente e bem fundamentada e fora decidida por um grupo extremamente profissional.

O Rio de Janeiro civiliza-se


Segundo Needell, o impacto das Grandes Obras de Paris nas reformas do Rio obvio tanto nos planos de Pereira Passos 1875/76 quanto nas reformas de 19036. O impacto tambm se evidencia em aspectos cosmticos. A escolha do estilo arquitetnico, a ampla perspectiva da Avenida Central, a execuo de jardins nas praas, a ateno dedicada ao campo de Santana e o projeto do filho de Pereira Passos para (o Teatro Municipal), verso carioca da pera de Paris todos estes aspectos parisienses foram primordiais para o significado da belle poque carioca que emergiu com Rodrigues Alves(p.58). Todas essa construes seguiam os ensinamentos do ecletismo francs, da cole de Beaux-Arts.

O Rio de Janeiro civiliza-se


Esses tericos ensinavam que o aspecto externo de um edifcio deveria refletir sua funo. Todas as construes da Avenida Central Palcio Monroe (1906), Escola Nacional de Belas Artes (1908), Teatro Municipal (1909) e a Biblioteca Nacional (1910) conseguiram isso, ainda que de uma forma irnica, porque muitas vezes faltavam coerncia arquitetnica em suas fachadas; mesmo assim, continuavam a cumprir sua funo simblica por integrarem se a uma fantasia de Civilizao traduzida nas pretenses de refinamento e ostentao. Mesmo que os edifcios fossem mais modestos, a mscara acabava moldando os traos e afetando a viso do usurio(p.66) (Afinal, ali prximo ficavam as lojas que vendiam os produtos vindos diretamente de Paris). Na avaliao de Needell, no Rio civilizado triunfou a antiga predisposio colonial para a assimilao de aspectos, tecnologias e valores europeus, e as contradies e pressupostos implcitos da belle poque carioca se concretizaram (p.73).

Captulo 2 Instituies formais da elite


No captulo seguinte (2) o autor vai abordar a sociedade e cultura de elite a partir da anlise das instituies formais encarregadas da instruo intelectual e social dos jovens desse segmento social e de outras instituies que garantiam sua sociabilidade e suas redes de relaes sociais. O foco o ensino secundrio dos jovens, notadamente no Colgio Pedro II (criado em 1837), para os rapazes e o Collge de Sion (fundado em 1888) destinado as meninas > considerados pelo autor paradigmticos > pelo papel que desempenharam na formao das crianas que integravam a sociedade de elite. O outro bloco de instituies eram os clubes e teatros freqentados pela elite > que servem para verificar as mudanas das origens, circunstncias e expresses tanto da sociedade quanto da cultura de elite.Nesses meios > manifestava-se e era promovida grande parte da viso de mundo e da dominao social da elite.

Captulo 2 Instituies formais da eliteEducao secundria


Afirma Needell que em geral, apenas as famlias de posses e posio tinham acesso educao secundria no Segundo Reinado (1840-1889) e na Repblica dos primeiros tempos (1889-1930). Durante muito tempo, os filhos dos fazendeiros, grandes comerciantes e homens de negcios eram educados em casa pelos pais ou tutores. Quando chegava a idade considerada adequada seguiam para o colgio interno ou exterior.

Instituies formais da elite- Educao secundria


O ensino seguia o padro europocntrico definido. Os mestres geralmente vinham do Velho Mundo, de origem ou influncia francesa. Estudava-se em textos franceses ou traduzidos deste idioma; > objetivo a alcanar : aquisio da cultura europia. Needell conclui que levando em conta a origem das escolas, dos professores e dos textos didticos > a instruo dada a esses jovens das elites seguia a receita da Frana da Restaurao: humanista, conservadora e catlica.

O Colgio D. Pedro II
O Colgio fundado em 1837, sob a gide imperial formou geraes das famlias abastadas que moravam na Corte ou que a ela se dirigiu. S perdeu esse status de colgio preferido pelas elites no incio da Repblica, embora tenha continuado o seu papel de determinar os padres nacionais para os textos didticos e as avaliaes. L estudaram futuros ministros,literatos, senadores e presidentes da Repblica. O Colgio buscou sua inspirao e seu currculo na educao clssica francesa (p. 76) e foi acompanhado de perto pelo Imperador D. Pedro II que participava de suas atividades acadmicas, tais como as provas orais. Reunidos em pequenas turmas, de 30 a 35 alunos, (que em 1865 totalizavam 327 alunos), durante seis ou sete anos, jovens cavalheiros e um punhado de bolsistas estudavam os clssicos sob a superviso dos melhores professores do Segundo Reinado.(p.77). O Colgio adquiriu status pelo seu rigor, disciplina, hierarquia e uma superviso atenta de seus instrutores. Formava um mundo parte, capaz de inspirar ao mesmo tempo admirao e ressentimentos.

Educao secundria: as jovens das elites


Para as moas das famlias tradicionais a educao foi desoladora durante a maior parte de todo o sculo XIX. Nas primeiras dcadas a sua instruo no era valorizada. Depois , elas passaram a receber ensinamentos em casa , com os pais ou preceptores. Outras seguiram para Europa com os pais , onde eram educadas em escolas de conventos franceses. A preferncia recaia para o Sacr Coeur de Paris, cidade predileta das elites. Esta prtica manteve-se por muitos anos, mas o custo era alto e tinha os seus inconvenientes. Na ltima dcada do Imprio a Condessa Monteiro de Barros e um grupo de amigas decidiram que seria melhor conseguir uma alternativa para a educao de suas filhas, sem sair do pas.

O Collge de Sion
Diz o autor que nessa perspectiva a instruo pensada era a mesma recebida : ou seja uma formao catlica e francesa, a cargo de freiras francesas, de preferncia sob o comando do Sacr Coeur. Porm, os contatos com a ordem no foram bem sucedidos porque as freiras no se mostraram receptivas ao projeto. A Condessa acabou aceitando a oferta da Congregation de Notre Dame de Sion que no tinha a mesma tradio, mas que estava disposta a se instalar nos trpicos para educar na cultura crist as filhas das elites. O Sin deu incio sua misso em 1888 com um currculo que privilegiava como paradigma pedaggico a cultura francesa. Rapidamente o colgio ganhou projeo. As enfants de Sion eram reconhecidas pelo seu francs perfeito, maneiras refinadas, formao em literatura clssica e apropriada submisso autoridade (p. 83). Enfim, o ensino das moas das elites, na virada do sculo, compreendia uma lista de refinamentos a atingir, com o intuito de agradar a possveis noivos e suas famlias. Ou seja, era uma educao alienada da realidade que se desenvolvia fora do Collge e distante dos problemas e da cultura do pas, cuja populao em sua maioria era analfabeta e pobre.

Clubes Sociais
O exame das instituies pblicas cariocas que garantem a sociabilidade requerida para a vida em sociedade, como os clubes e os teatros > indica que mesmo na passagem do sculo XIX para o XX , h permanente queixa sobre o atraso em relao vida urbana europia. Na Monarquia e na Repblica das primeiras dcadas do sculo XX, estas instituies so efmeras e quando sobrevivem nunca desfrutavam de boas condies financeiras. Os jornalistas da belle poque queixavam-se da ausncia de pblico e de bons teatros.

Clubes Sociais
Na anlise de Needell, talvez a apatia se devesse, em parte, a uma vigorosa tradio de entretenimentos domsticos. As famlias das camadas dominantes promoviam encontros regulares de amigos e parentes, nos quais a msica,os recitais e mesmo a dana eram comuns, dentro dos limites e dos confortos de suas casas (p.87). Este aspecto domstico da alta sociedade seguramente contribuiu para tornar menos relevantes muitas instituies pblicas.

Clubes Sociais
Mas, existiram instituies pblicas que foram excees e tiveram uma longa durao como alguns clubes e O Teatro da pera e o Teatro Lrico. Os clubes que se destacaram foram os seguintes: O Cassino Fluminense (1845); Jockey Club (1868); O Club dos Dirios (1895);

Clubes Sociais/Teatros
Conclui o autor: De um modo geral essas instituies contriburam para facilitar o convvio social entre os poderosos e suas famlias. E, consequentemente as amizades, os namoros e as apresentaes pessoais e contatos que tornavam a solidariedade de classe e a administrao das relaes pessoais as atividades calorosas e, certamente, eficientes, que caracterizavam a elite da belle epoque carioca. O Cassino, o Club dos Dirios, o Jockey e o Lirico eram elementos tradicionais de apenas uma das estruturas importantes e influentes nas quais se definiam as circunstncias do poder(p. 105).

Os teatros

Os teatros

Potrebbero piacerti anche