Sei sulla pagina 1di 15

Reabilitao de Paciente com Epicondilite Lateral

Comparao de tratamento atravs dos mtodos Therapy Taping e Crochetagem: Relato de Caso.

E.L. - Anatomia
Condio dolorosa por entorse do msculo pronador redondo

E.L. - Etiologia
Sinovites; Bursites; Inflamao ligamentar; Periostite; Compresso dos ramos do tendo extensor radial curto do carpo (ERCC); Compresso da face ntero-medial do extensor comum dos dedos (ECD);

E.L. - Etiologia
Trao contnua e repetida; Micro laceraes da origem do ERCC; Introduzindo fibrose; Hipo vascularizao da aponeurose dos extensores; Formao de tecido de granulao; Edema; Frouxido de tecido aureolar no espao subtendinoso;

E.L. Tcnicas Teraputicas Bandagem Teraputica;

X
Crochetagem

E.L. Avaliao
Exame fsico:
Pcte relata dor localizada palpao sobre o epicndilo lateral, que irradia ou no ao longo dos msculos extensores, podendo o ponto mximo de dor localizar-se na regio anterior e distal ao epicndilo lateral do mero. Pcte apresenta dor localizada palpao na origem dos extensores, muitas vezes determinando com preciso o ponto mximo de dor anterior e distal ao epicndilo.

E.L. Avaliao
Artigo atravs da Bandagem Teraputica:
Teste de Cozen; Teste da Cadeira; Exames de Imagens;

Artigo com Crochetagem:


Teste de Cozen; Teste de Mill; Teste da Cadeira; Teste de Maudsley; Exames de Imagens;

E.L. - Mtodos Aplicados


Bandagem Teraputica :
Pcte do sexo feminino, 53 anos, professora, destra, examinada e tratada uma vez por semana, por 4 sesses e mais dois encontros para relato de ausncia de sintomas. Pcte relata que apresenta a cerca de 4 meses dor na regio lateral do cotovelo esquerdo palpao, ao repouso e ao movimento, referindo dor ao se submeter ao teste de Cozen e da Cadeira.

E.L. Mtodos Aplicados ao Tratamento


Bandagem Teraputica :
Aplicao da EAD antes e depois da aplicao; Bandagem teraputica com trao elstica at 50%; Tcnica utilizada em I;

E.L. Mtodos Aplicados ao Tratamento


Bandagem Teraputica :

E.L. Mtodos Aplicados ao Tratamento


Crochetagem:
Pcte sentado em uma cadeira com os ps paralelos, cotovelo e antebrao posicionado sobre a maca, com a esptula menor do gancho foi utilizado para: 1 Raspagem em torno do epicndilo latera sendo 7 rep. Com espaos de 1 cm, por 3 vezes; 2 Raspagem em torno da cabea do rdio sendo 7 rep. com espao de 1 cm; 3 Ganchar com a esptula maior a musculatura extensora no sentido de retorno venoso durantes sessenta vezes. Cada sesso com 40 min. de durao.

E.L. Mtodos Aplicados ao Tratamento


Crochetagem:
Goniometria do cotovelo: mensurar flexo do cotovelo; Escala AMA (associao Mdica Americana)
Amplitude de movimentos 60 pontos; Atividades de vida diria e Status profissional - 20 pontos; Dor 15 pontos; Anatomia 5 pontos;

E.L. Outros tratamentos


Discusso:
Ambos artigos fazem menso a outros recursos como laser, fortalecimento muscular e outras terapias manuais que apresentam algum tipo de melhora, porm, num perodo maior de 6 meses a um ano de tratamento. O mtodo invasivo tambm relatado apenas em ltimo caso, quando no existem possibilidades de melhora utilizando as outras tcnicas mencionadas a cima.

E.L. Concluso
Os artigos obtiveram resultados satisfatrios em menos das 6 semanas estipuladas. O primeiro relata melhora da pcte desde 1 aplicao sendo liberada na 5 para a prtica de musculao. O segundo tambm relata melhora imediata ps sesso com diminuio lgica e melhor amplitude de movimento.

E.L. Referncias Bibliogrficas


FRANCISCO, Marina Celli, at all. Mecanismo Extensor da Mo: Desvendando a Anatomia e Avaliao por Mtodos de Imagem. Rev Bras Reumatol, v. 47, n.4, p. 290-294, jul/ago, 2007. SILVA, Marco A. dos Santos, at all. Papel da Crochetagem Sobre a Dor, Amplitude de Movimento e Nvel de Atividade de Portadores de Epicondilite Lateral. Universidade Severino Sombra. Vassouras. 2012. PEREIRA, Loren da Silva, Reabilitao de Paciente com Epicondilite Lateral atravs do Tratamento com Therapy Taping: Relato de Caso. Revista de Terapia Manual. RJ. Vol. 08. Pag. 125 a 129. 2010.

Potrebbero piacerti anche