Sei sulla pagina 1di 9

Campo Eltrico ssim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q tambm tem um campo que pode

influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos encontrar: Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo eltrico (E) definido como o quociente entre as foras de interao das cargas geradora do campo (Q) e de prova (q) e a prpria carga de prova (q), ou seja:

Chama-se Campo Eltrico o campo estabelecido em todos os pontos do espao sob a influncia de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma fora de interao (atrao ou repulso) exercida por Q.

J uma carga de prova, para os fins que nos interessam, definida como um corpo puntual de carga eltrica conhecida, utilizado para detectar a existncia de um campo eltrico, tambm possibilitando o clculo de sua intensidade. Vetor Campo Eltrico Voltando analogia com o campo gravitacional da Terra, o campo eltrico definido como um vetor com mesma direo do vetor da fora de interao entre a carga geradora Q e a carga de prova q e com mesmo sentido se q>0 e sentido oposto se q<0. Ou seja:

A unidade adotada pelo SI para o campo eltrico o N/C (Newton por coulomb). Interpretando esta unidade podemos concluir que o campo eltrico descreve o valor da fora eltrica que atua por unidade de carga, para as cargas colocadas no seu espao de atuao

O campo eltrico pode ter pelo menos quatro orientaes diferentes de seu vetor devido aos sinais de interao entre as cargas, quando o campo gerado por apenas uma carga, estes so:

Quando a carga de prova tem sinal negativo (q<0), os vetores fora e campo eltrico tm mesma direo, mas sentidos opostos, e quando a carga de prova tem sinal positivo (q>0), ambos os vetores tm mesma direo e sentido

J quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo eltrico tem sentido de afastamento das cargas e quando tem sinal negativo (Q<0), tem sentido de aproximao, sendo que isto no varia com a mudana do sinal das cargas de provas.

Quando uma nica partcula responsvel por gerar um campo eltrico, este gerado em um espao que a circunda, embora no esteja presente no ponto onde a partcula encontrada. Linhas de fora Estas linhas so a representao geomtrica convencionada para indicar a presena de campos eltricos, sendo representadas por linhas que tangenciam os vetores campo eltrico resultante em cada ponto, logo, jamais se cruzam. Por conveno, as linhas de fora tm a mesma orientao do vetor campo eltrico, de modo que para campos gerados por cargas positivas as linhas de fora so divergentes (sentido de afastamento) e campos gerados por cargas eltricas negativas so representados por linhas de fora convergentes (sentido de aproximao).

Quando se trabalha com cargas geradoras sem dimenses, as linhas de fora so representadas radialmente, de modo que:

Potencial Eltrico . Imagine um campo eltrico gerado por uma carga Q, quando colocada um carga de prova q em seu espao de atuao podemos perceber que, conforme a combinao de sinais entre as duas cargas, esta carga q, ser atrada ou repelida, adquirindo movimento, e conseqentemente Energia Cintica. Lembrando da energia cintica estudada em mecnica, sabemos que para que um corpo adquira energia cintica necessrio que haja uma energia potencial armazenada de alguma forma. Quando esta energia est ligada atuao de um campo eltrico, chamada Energia Potencial Eltrica ou Eletrosttica, simbolizada por

Potrebbero piacerti anche