Sei sulla pagina 1di 35

Uso e mau uso dos arquivos

Carlos Bacellar

Jovens historiadores tem mostrado cada vez mais interessa pela histria arquivstica. Ocorre um fascnio por uma experincia a la Indiana Jones dos arquivos. Mas os cursos de Histria, em geral, no nos preparam para a pesquisa em arquivos. Nosso autor considera esse tipo de pesquisa extremamente difcil, mas igualmente prazeroso e recompensador.

Fontes para pesquisa histria

Arquivos do Poder Executivo


Correspondncia: ofcios e requerimentos Organizados por destinatrios ou remetentes De difcil indexao por assuntos (imensa diversidade) Misturados ou ordenados pela cronologia (difcil consulta Correspondncia enviada preservada em cpias Correspondncia recebida a original

Possibilidades: investigar requerimentos particulares aos presidentes de provncia (durante o Imprio) Possibilidades: correspondncias reservadas

Listas nominativas de habitantes: Tambm conhecidas como maos de populao De meados do sculo XVIII a meados do XIX nica coleo completa: Arquivo do Estado de So Paulo De incio, tinham fins de recrutamento militar Na dcada de 1790, passam a registrar produo econmica

Interessam ao historiador interessado em populao e famlia. Indicam: composio domiciliar, nome, idade, cor, estado civil, condio, naturalidade e ocupao econmica Exemplos: Maria Luiza Marclio provou, atravs das listas, que a populao da capitania de So Paulo no diminuiu durante a Era do outro de Minas Gerais Exemplos: Bacellar pesquisou as herenas dos senhores de engenho e os abandonos de crianas

Matrculas de classificao de escravos: Originaram-se com a Lei do Ventre Livre (1871), para controlar os gastos do Fundo de Emancipao Permitem conhecer a fora de trabalho escrava no fim do Imprio

Listas de qualificao de votantes: Listas de eleitores e elegveis (durante o Imprio, vigorava o critrio censitrio) Importantes para perceber os jogos polticos do Imprio Possibilidades: analisar a insero poltica dos imigrantes no Brasil Exemplo: Clientelismo e poltica no Brasil do sculo XIX, de Richard Graham.

Documentos sobre imigrao e ncleos coloniais: Documentao ampla e pouco explorada Introduo do imigrante: registros de controle das viagens, listas de bordo dos navios, controle do desembarque nos portos (Inspetoria da Imigrao do Porto de Santos, por exemplo), registros em hospedarias; tais dados esto informatizados no Memorial do Imigrante, em So Paulo

Encaminhamento dos imigrantes para o trabalho agrcola: registros de concesses de lotes, registros mdicos, correspondncias das autoridades das colnias, recenseamentos, registros de ttulos.

Matrculas e frequncias de alunos: Existem a partir de finais do 2 Imprio Marcadas pela irregularidade de frequncia dos filhos de uma populao majoritariamente rural Possibilidades: estudar o acesso e frequncia das crianas negras e imigrantes ao ensino

Documentos de polcia Acervos relativos ao repressora do Estado Os livros de ocorrncia existem desde o Imprio Os livros de registro de entradas de presos em cadeias permitem que se trace um perfil social do prisioneiro, relacionando contraveno com cor, idade, classe... Exemplo: Polcia no Rio de Janeiro, de Thomas Holloway, sobre a ao policial como impositora de uma ordem burguesa.

Mais recentemente, h os arquivos do DEOPS, recolhidos aos arquivos pblicos estaduais durante os anos 1990, que revelam a presso ideolgica sobre os elementos subversivos.

Documentos de obras pblicas: Plantas, projetos, prestaes de contas relativas construo de edifcios pblicos (escolas, cadeias), infraestrutura rodoviria, estradas, pontes, viadutos, calamentos, infraestrutura de servios.

Documentos sobre terras: Procurados por autores preocupados com questes agrrias ou habitacionais, podem ser utilizados em disputas judiciais contemporneas, gerando polmicas importantes No perodo colonial: concesses de sesmarias A partir de 1850, com a Lei de Terras, os documentos de posse indicam a predominncia do latifndio

Arquivos do Poder Legislativo


Apesar da importncia, a ausncia de instituies arquivsticas organizadas desanimam os historiadores O Legislativo pode ser procurado para se consultar os originais da legislao ou as atas das sesses, em que se podem acompanhar as discusses que geraram as leis Exemplos: atas da abolio do trfico e da escravido, regulamentao de terras, projetos imigratrios Possibilidades: registros das cmaras municipais, sua correspondncia, ordens rgias, legislao...

Arquivos do Poder Judicirio


Apesar da importncia, o Poder Judicirio trata com descaso seus acervos documentais. Nos arquivos pblicos, esto presentes sries de inventrios e testamentos, autos cveis e autos crimes Nos anos 1990, valiosos documentos do Poder Judicirio paulista foram incinerados para recuperar espaos ociosos.

Fontes judicirias importantes so os testamentos, que revelam as manifestaes de religiosidade dos testamenteiros e os esquemas de herana. Outra fonte so os inventrios, que possibilitam a compreenso de como o patrimnio familiar era transmitido de uma gerao a outra, por meio de dotes, teras e legtima.

Outra fonte so os processo crime e cveis, que do voz a todos segmentos sociais, preciosos para entender as cobranas judiciais, os crimes, agresses, devassas, relaes de vizinhana, sociabilidades, rixas... Exemplo: Crime e Cotidiano, de Boris Fausto.

Arquivos Cartoriais
Registros os mais variados: notas, escrituras, registros civis, procuraes... Descaso: o projeto de mapeamento da escravido do Arquivo Nacional, iniciado em 1988, teve pouca ou nenhuma colaborao dos funcionrios dos cartrios. Importantes so os livros de notas dos tabelies: escrituras de compra de terras, imveis, criao de sociedades e negcios comerciais, procuraes, cartas de alforria, emancipao, casamentos, nascimentos, bitos... Exemplo: Hebe Mattos estudou, atravs dos cartrios, o destino dos escravos libertos em 1888.

Arquivos Eclesisticos
Detentores de grandes conjuntos documentais, nem sempre facilmente acessveis Igreja Catlica: at 1889, cuidava de todo tipo de registros em todo o pas, por causa do Padroado Rgio, constituindo, na prtica, um servio pblico. O caso mrmon: cpias de acervos microfilmados da Igreja Catlica com fins de batismo retroativo.

Arquivos Privados
Podem ser acervos de pessoas, famlias, grupos de interesse (militantes polticos, instituies, clubes, etc.), ou de empresas A maioria destruda, doada ou vendida

O autor ilustra a importncia do historiador ter o conhecimento da evoluo histrica da estrutura da administrao pblica dos locais que salvaguardam os documentos que sero pesquisados, pois as mudanas ocorridas nessas instituies sentem-se na documentao guardada, o autor ressalta tambm que com o uso de ferramentas como a informtica e mquina xerogrfica um excessivo nmero de cpias de documentos passaram a serem reproduzidas, gerando um enorme acmulo de dados.

Pg. 43: A hora da mo na massa: a prtica da pesquisa

Os arquivos em excesso muitas vezes tende a passar por uma avaliao minuciosa a fim de que se saiba o seu destino definitivo, uma comisso formada por juristas, arquivistas, historiadores e administradores tende a relacionar que arquivos so de guarda permanente e quais devero ser descartados.

A falta de uma poltica pblica para a guarda desses documentos faz com que muitos desses documentos no consigam ser realocados para instituies que teriam uma melhor condio nos cuidados para a sua preservao, ficando muitos guardados em condies precrias.

O autor ressalta sobre as condies de trabalho que o historiador e/ou pesquisador ir enfrentar ao entrar nos arquivos, instalaes precrias, faltas de recursos para a preservao de arquivos histricos, falta de pessoas preparadas para trabalhar nessas instituies, documentao mal acondicionada e desorganizada, podendo estes sofrer um rpido processo de deteriorao que leva a perda definitiva de documentos importantes, mostrando o descaso com o patrimnio arquivstico.

As caixas, pastas e maos guardados de maneira imprecisa um dos obstculos que o autor ressalta que os historiadores podem encontrar, como nomes e datas-limite mal estabelecidos. Estas experincias ocorrem na maioria das vezes em arquivos pblicos, onde h um imenso volume de acervos e acmulo de erros, e o processo de correo se torna rduo e demorado.

O autor ressalta as precaues e cuidados para o manuseio dos documentos. Arquivos guardados ao longo do tempo, com acmulo de poeira e fungos podem facilmente provocar alergias e infeces no pesquisador devendo este, portanto, tomar um cuidado maior para a sua sade.

Alm disso, o autor ilustra que o uso de luvas, mscaras e aventais devem ser obrigatrios, sabendo que apenas uma gota de suor pode ser extremamente prejudicial s fibras do papel podendo danificar o documento, por isso a importncia do uso desse equipamento.

O autor frisa sobre as condies de pesquisa nos documentos, bem como a estrutura das salas de pesquisa, que muitas vezes no possui um mobilirio adequado para se passar horas e horas debruado em cima dos arquivos.

Em pases de clima tropical, se torna mais complicada quando o ambiente no climatizado, sendo o uso dos equipamentos de pesquisa (luvas, mscaras e aventais) muito mais desconfortveis, porm o uso de luvas e mscaras deve ser contnuo, pois mesmo no aparentando o quo frgeis so, as fibras do papel envelhecem tornando-se quebradias, podendo assim ser danificado facilmente, e, sobretudo manter o documento sempre em uma superfcie plana.

Manter a ordem dos documentos tambm de extrema importncia, tirar os documentos da ordem em que se encontrava pode destruir anos de trabalho, alm de dificultar o acesso as fontes e mesmo que no estejam na ordem cronolgica correta, por exemplo, no se deve fazer qualquer alterao, deve-se lembrar que o trabalho de organizao documental cabe apenas a profissionais especializadas.

O autor ressalta que fundamentalmente importante anotar as referncias do documento transcrito, pois com isso o historiador ser remetido ao arquivo pesquisado caso queira ter acesso fonte manuscrita original.

Ao iniciar uma pesquisa, o historiador deve ter o mximo de conhecimento possvel sobre o tema, sempre levar em considerao que as fontes no so verdades absolutas, tampouco os documentos so neutros, algumas indagaes como por quem o documento foi escrito e o seu propsito deve sempre habitar a mente de quem pesquisa levando sempre em considerao o contexto histrico em que os documentos foram escritos, por este motivo deve-se ter claro que os documentos no so neutros, boa parte dos mesmos serviu para contar a histria de uma parcela da sociedade, dos grandes feitos, evidenciando apenas um lado da histria.

Potrebbero piacerti anche