Sei sulla pagina 1di 12

Podemos definir uma sociedade como a reunio de duas ou mais pessoas, juridicamente capazes, que contratualmente se dispem explorao

o em comum.

Sociedade Empresria - Junta Comercial;

Sociedade Simples - Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

JUCEPAR Junta Comercial do Paran;

JUSCEP Junta Comercial do Estado de So Paulo.

Nmero de Inscrio no Registro de Empresas.

Ex: 41300082430
Solicitaes de fichas cadastrais, certides e fotocpias obrigatrio que a empresa tenha seu prprio NIRE.

Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica.


"Expresso adotada para designar as instituies, corporaes, associaes e sociedades que, por fora ou determinao da lei, se personalizam, tomam individualidade prpria, para constituir uma entidade jurdica, distinta das pessoas que as formam ou a compem." A legislao vigente do CNPJ est definida na IN RFB n 1005 de 08/02/2010, publicada no Dirio Oficial da Unio em 09/02/2010.

Sistema CNPJ fornecido pela Receita Federal. FCPJ e QSA: a Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica e o Quadro de Scios e Administradores contm dados de interesse comum das administraes tributrias, como Nome Empresarial, Natureza Jurdica, Endereo, Atividade Econmica etc.; FE: na Ficha Especfica so informados dados de interesse especfico de determinado rgo convenente ao Cadastro Sincronizado; Documento Bsico de Entrada DBE ou Protocolo de Transmisso: so documentos que formalizam o pedido feito pela Internet.

O CNPJ contm informaes cadastrais de interesse das administraes tributrias da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Ex: 04.745.738/0001-30 Matriz 04.745.738/0002-40 Filial 02 04.745.738/0003-51 Filial 03 04.745.738/0004-34 Filial 04 04.745.738/..............

o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual.


Com a inscrio, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negcio, junto Receita Estadual do estado onde est estabelecido. No Estado de So Paulo a solicitao da IE est vinculada ao CNPJ. No Estado do Paran o contribuinte efetua a solicitao atravs do DUC - Documento nico de Cadastro. Empresas no contribuintes do ICMS, esto desobrigadas de possuir inscrio Estadual, sendo o caso, por exemplo, dos bancos, hospitais, laboratrios, e de todas as outras empresas prestadoras de servios sujeitos ao ISSQN.

Remetente - Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Estado do Esprito Santo. Destinatrio Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Estado do Esprito Santo, Sudeste e Sul Alquota 12%.
Remetente Sul e Sudeste Destinatrio Sul e Sudeste Alquota 12%.

Remetente Sudeste e Sul Destinatrio Norte, nordeste, Centro-Oeste e Estado do Esprito Santo. Alquota 7%

Regio Norte Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e Tocantins, Regio Nordeste Alagoas, Bahia, Cear, Maranho, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Regio Centro-Oeste Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Regio Sudeste Minas Gerais, Rio de Janeiro, Esprito Santo, So Paulo ( Excluir o Estado do Esprito Santo para aplicao da alquota)
Regio Sul Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Potrebbero piacerti anche