Sei sulla pagina 1di 15

Urbanidade e Urbanismo

Trabalho realizado por: Adrito Costa n 1 Armando Gouveia n4 Ctia Gonalves n 6

Introduo
Na nossa historia so vrios os factores que nos levam a nos deslocarmos de um sitio para outro, exemplo disso temos a era dos Descobrimentos, que nos levaram a descobrir novas culturas e novos povos, j nesta altura sentiu-se necessidade de nos deslocarmos. Actualmente com a crise somos obrigados a partir para sobreviver e assim procurar novos recurso.

Mobilidade
Quando uma cidade proporciona mobilidade populao, oferece as condies necessrias para o deslocamento das pessoas. Em outras palavras, ter mobilidade conseguir se deslocar com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidado tenha vontade ou necessidade de estar, independentemente do tipo de veculo utilizado.

Emigrao

Significa deixar o local de origem (a ptria) com inteno de se estabelecer em um pas estranho. Um indivduo que se encontra nesta situao denominado na sua ptria por emigrante.

Imigrao

o fenmeno protagonizado pelo mesmo indivduo, mas visto pela perspectiva do pas que o acolhe. Ou seja, a entrada de quem vem do exterior para fins de trabalho e/ou residncia, passando a ser denominado por imigrante.

Migrao

Uma migrao toda movimentao (ou deslocamento) da populao que ocorre de um lugar (de origem) para outro (destino), e que implica uma mudana de residncia habitual no caso das pessoas ou de habitat no caso das espcies animais.

Factores que condicionam a :


Como

as condies polticas desfavorveis; A precria situao econmica; Perseguies religiosas; Guerras; Como a mudana para o Pas do cnjuge estrangeiro aps o casamento; Ir para um pas de clima mais ameno aps a aposentadoria.

Dispora
Dispora

um substantivo feminino com origem no termo grego "dispora", que significa disperso de povos, por motivos polticos ou religiosos.

xodo rural
A

urbanizao uma das responsveis pelo xodo rural (sada das pessoas do meio rural para as grandes cidades).

Urbanizao

um conceito geogrfico que representa o desenvolvimento das cidades. Ocorre a construo de casas, prdios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elctrica, shoppings, etc.

Benefcios
Este

desenvolvimento urbano acompanhado de crescimento populacional, pois muitas pessoas passam a buscar a infra-estrutura das cidades. A urbanizao planejada apresenta significativos benefcios para os habitantes.

Urbanizao sem planeamento


Porm,

quando no h planeamento urbano, os problemas sociais se multiplicam nas cidades, tais como: criminalidade; Desemprego; Poluio; destruio do meio ambiente; desenvolvimento de sub-habitaes.

Urbanismo
A

disciplina destinada ao estudo da urbanizao chama-se urbanismo.

Urbanizao X Urbanismo

Urbanizao : a modificao de uma cidade tendo em base a partir de um crescimento populacional . Urbanismo : Uma melhora na cidade para que possamos abastecer , confortar e beneficiar a vinda dessas pessoas ou de pessoas que j habitam determinado local. Uma infra estruturao , mo de obra melhor , melhores condies , acessos , melhoras em vias na cidade , alem de ter a parte sustentavel disso tudo!

Bibliografia
http://www.significados.com.br/diaspora/

http://conceito.de/migracao
http://br.answers.yahoo.com/question/in

dex?qid=20061224123106AAe948e http://pt.wikipedia.org/wiki/Emigra%C3% A7%C3%A3o

Potrebbero piacerti anche