Sei sulla pagina 1di 19

A Histria do Pedrinho e da Joaninha

O dia da descoberta
A histria comea com o Pedro, filho mais novo da famlia Silva, que se lembra de ter visto a sua amiga Joana tomar banho, e viu que ela era diferente dele.

- Me sou diferente da Joana! disse o Pedro. A me vai ter com ele e explicalhe que existem diferenas fsicas entre os meninos e as meninas, mas podem, devem brincar e ser amigos. A me diz: - Os teus amigos da escola so meninos como tu. A Sara e a Joana so meninas como a tua irm Ana.

Passado algum tempo o Pedrinho, ao tomar banho, reparou que lhe apareceram plos nas axilas e na zona do pnis. Ao contar me reparou que a sua voz estava mais grossa.

Mudanas que ocorrem no sexo Masculino

Quando o Pedrinho estava a contar a me, a sua irm Ana tambm ouviu a conversa e disse:
-Eu tambm tenho pelos nas axilas e na zona da vagina. -Tambm ir aparecer-te o perodo menstrual - disse a me.

Mudanas que ocorrem no sexo Feminino

Como viste na histria os meninos e as meninas sofrem alteraes no seu corpo. Mas desde pequeninos so diferentes um do outro, os meninos tm pnis e as meninas uma vagina.

Aparelho reprodutor masculino


O aparelho reprodutor masculino constitudo por: Uretra Pnis Testculos

Aparelho reprodutor feminino


O aparelho reprodutor feminino constitudo por:
Ovrios tero

Vagina

A Reproduo
Como o Pedro muito curioso, faz outra pergunta me: - Me como que eu nasci? - Estavas aconchegadinho dentro da minha barriga, comeaste por ser muito pequeno mas foste crescendo ao longo de nove meses. Ao fim desses nove meses j eras um beb crescido e pronto para vir ao mundo.

Mas a Joana disse-me que veio do bico de uma cegonha e tu contaste-me a histria de uma sementinha. A me explica-lhe que so histrias que se conta aos meninos mais pequenos

E tu sabes como nasceste?

A histria real
Na reproduo o espermatozide do pai sai pelo seu pnis e vai juntar-se ao vulo da me. Esse encontro d-se dentro do corpo da me, onde comea a crescer o beb. Esse momento foi muito especial para os pais, pois foi um momento de muito carinho e amor.

Chama-se gravidez ao processo de formao de um beb no tero da me, que normalmente dura nove meses. A sada do beb da barriga da me pela

vagina d-se o nome de parto.

Crescimento do beb

Amor entre a famlia


Os encontros da famlia so boas

ocasies para conversas, para estar com os pais, os irmos, os avs, os tios e os primos.

Ateno ao DESCONHECIDO
A irm do Pedrinho ao vir da escola viu um estranho que lhe assobiou e ela olhou para trs para ver quem era. - Ol! Vem aqui, tenho uma pastilha para ti. disse o desconhecido, e tenta agarrar a Ana. A Ana fica assustada mas grita e consegue soltar-se. - Pai! Me! - Grita a Ana assustada e vai a correr para eles.

Um homem tentou agarrar-me, mas eu gritei e fugi. diz a Ana aos pais. - Fizeste bem, gritaste e correste para ns. Mas se estiveres longe grita e procura algum que te ajude.

Dizer no
Quando algum desconhecido se aproxima e oferece prendas ou dinheiro e tenta agarrarte, grita e pede ajuda a algum adulto.

CHUVA DE PERGUNTAS

Potrebbero piacerti anche