Sei sulla pagina 1di 10

Classificao dos Custos

Alguns custos so facilmente identificveis aos produtos, outros so comuns a vrios produtos. Alguns acompanham o volume de produo ou vendas, outros nada tm a ver com o volume de produo e vendas.

Quanto a Forma de apropriao aos Produtos


Direto: So os gastos necessrios produo, facilmente identificveis no produto e mensurveis em cada unidade do produto.

Quanto a Forma de apropriao aos Produtos


Em uma fbrica de mveis, a madeira um material essencial para a produo e pode-se medir quanto ser utilizado de madeira para fabricar cada pea, portanto os gastos com esse produto utilizado na fabricao de mveis um custo direto. Em uma fbrica de automveis, alguns materiais so essenciais para sua fabricao, como o ao, borrachas, vidros etc. e so facilmente identificveis em cada veculo produzido, podendo seus gastos ser medidos em cada veculo, portanto so custos diretos do veculo produzido.

Quanto a Forma de apropriao aos Produtos


Indireto: So gastos necessrios produo, mas nem sempre podem ser identificados e mensurados em cada unidade do produto. Para se chegar ao custo de produo, necessrio fazer um rateio desses custos para determinar o quanto cabe a cada produto.

Quanto a Forma de apropriao aos Produtos


Para produzir os mveis, a fbrica precisa de mquinas. Essas mquinas sofrem um desgaste com o tempo (depreciao) e precisam de manuteno, mas voc no v, no produto, depreciao nem gastos com manuteno, e nem sequer pode medir quanto h de depreciao em cada unidade produzida. O mesmo acontece com a indstria automobilstica. Existem gastos com a superviso da fbrica, com a superviso das linhas de produo, mas no conseguimos identificar gastos com superviso em um automvel qualquer. Esses gastos so rateados produo

Quanto a Forma de apropriao aos Produtos

Quanto ao Volume de Produo


Variveis: So gastos necessrios produo e diretamente variveis com o volume de produo. Quanto maior ela for, maior ser o custo. Os custos diretos so sempre variveis, mas nem todo custo varivel direto.

Quanto ao Volume de Produo


Na fbrica de mveis, a madeira uma matria-prima para a produo e um custo direto, pois, quanto maior for minha produo de mveis, maior ser o custo com madeiras. Na indstria automobilstica, o ao utilizado na produo de veculos um custo varivel, pois, quanto mais unidades de automveis forem produzidas, mais ao ser consumido em sua produo.

Quanto ao Volume de Produo


Fixos: So gastos necessrios produo de bens ou servios e passveis de mudana de valor, mas no acompanham o volume de produo, por isso so considerados fixos em relao ao volume.

Quanto ao Volume de Produo


Se a fbrica de mveis estiver funcionando em um galpo alugado, o gasto com aluguel do galpo um custo fixo, pois necessrio para que se possam produzir os mveis, mas independe do volume que se produza nesse galpo. Os salrios dos supervisores da fbrica so gastos necessrios produo, mas tambm so fixos, pois independem do volume de produo da fbrica.

Potrebbero piacerti anche