Sei sulla pagina 1di 27

A qualidade de uma sociedade mede-se pelo respeito que manifesta para com os mais dbeis dos seus cidados

NEE

.a histria da noo de deficincia e da vida das pessoas com deficincia passou por caminhos de profunda ignorncia, de crenas e supersties, de teorias pseudo-cientficas, nos quais se enrazam algumas das atitudes e actos discriminatrios que ainda perduram nos nossos dias.

NEE

A Educao Especial
Tradicionalmente a definio girava em torno da deficincia do aluno.

Atualmente aposta na implementao dos meios necessrios s diversas situaes que aparecem

nas escolas de modo a ajudar o aluno no processo


de desenvolvimento e de aprendizagem.
NEE

A Evoluo da Educao especial


Separao
Pr Histria da Educao Especial Proteo Emancipao Segregao Histria da educao Especial

normalizao

NEE

Evoluo da Educao Especial


Normalizao

Processo Extrnseco

Processo Intrnseco

Incluso Escola para todos


NEE

A Construo Social da Deficincia


Separao

Proteco

Emancipao

Integrao

Incluso

NEE

Construo Social da Deficincia

Fase das Separao

Aniquilao

Fase da Separao

Venerao

NEE

Fase da Proteco
Esta fase impulsionada pelo direito vida, e comeou quando o infanticdio deixa de ser permitido, embora no se reconhecessem aos deficientes, quaisquer direitos, ou poder para exercer cargos pblicos. Asilos e hospitais para cegos
NEE

Fase da Emancipao
Corresponde ao perodo em que se d o entendimento de que os deficientes so cidados de pleno direito e se fazem algumas para tentativas para os educar.

Institucionalizao
NEE

A Educao Especial
Fases da Educao Especial

Era das instituies Era da normalizao Integrao Era da Incluso / escola para todos

NEE

Abordagem tradicional versus abordagem inclusiva

Abordagem tradicional Focalizao no aluno Avaliao dos alunos por especialistas Resultados da avaliao traduzidos em diagnstico/prescrio Programa para os alunos Colocao num programa apropriado
Fonte: Caminhos para as escolas inclusivas (Ainscow et al.,1997
NEE

Abordagem inclusiva Focalizao na classe Avaliao das condies de ensino e de aprendizagem Resoluo cooperativa de problemas Estratgias para os professores Adaptao e apoio na classe regular

Escola para Todos


Esta conceo implica a escola como organizao inovadora e deve incluir:
- uma liderana eficaz; - um intercmbio entre a escola e a restante comunidade educativa;

- um projeto educativo de escola;


- uma nfase total (a nvel da escola) na organizao curricular; - uma definio clara dos objetivos educativos, do processo de ensino e de aprendizagem e da organizao e gesto da sala de aula;

- um envolvimento de todos os intervenientes na vida da escola;


- uma expectativa elevada sobre o rendimento dos alunos; - um sistema adequado de superviso e de orientao pedaggica; - um programa de valorizao profissional de professores situado dentro da escola e da sala de aula. (Ainscow,1996).
NEE

A Educao inclusiva
Segundo Ainscow (2001), devem ser consideradas todas as estratgias que facilitem a educao inclusiva, nomeadamente:
- utilizar como pontos de partida as prticas e conhecimentos existentes;

- considerar as diferenas como oportunidades e no como problemas;


- observar minuciosamente os obstculos e a participao dos alunos; - fazer um uso eficaz dos recursos disponveis para apoiar a aprendizagem; - desenvolver uma linguagem comum entre os professores; - criar nas escolas condies que estimulem iniciativas.

NEE

A Educao Especial Evoluo conceptual


A estreita vinculao com o campo mdico influenciou toda a terminologia utilizada, assim como a sua conceptualizao.

Pedagogia curativa, Pedagogia especializada Pedagogia corretiva (Remedial Teaching) Educao para crianas Excepcionais
NEE

A Educao Especial
Uma forma enriquecida da educao geral tendente a melhorar a vida daqueles que sofrem diversas insuficincias, enriquecida no sentido que recorre a mtodos pedaggicos modernos e ao material tcnico para remediar certos tipos de deficincia(Unesco,1977).

NEE

A Educao Especial
a disposio e aplicao dos recursos educativos precisos para todos os alunos, sejam quais forem as suas dificuldades e necessidades educativas pessoais, cheguem a um ptimo desenvolvimento individual e social (Casanova, 1990).

NEE

A Educao Especial
A Educao especial tenta alcanar duas metas que antes no tinha em conta:
Conseguir um ambiente o menos restritivo possvel para o aluno no qual no seja excludo da participao nos recursos e situaes normalizadas. Diversificar tudo o que for necessrio de modo a dar resposta s necessidades particulares que o aluno apresenta quer seja por defeito, quer seja por excesso.

NEE

A Educao Especial
modalidade educativa dedicada aquelas pessoas que no podem seguir transitoriamente ou permanentemente o sistema educativo em condies normais. (LBSE)

NEE

Modalidades especiais de educao escolar


Artigo 19.o
Modalidades

1Constituem modalidades especiais de educao escolar: a) A educao especial; b) A formao profissional; c) O ensino recorrente de adultos; d) O ensino a distncia; e) O ensino portugus no estrangeiro.

2Cada uma destas modalidades parte integrante da educao

NEE

mbito e objetivos da educao especial


1A educao especial visa a recuperao e a integrao socioeducativas dos indivduos com necessidades educativas especficas devidas a deficincias fsicas e mentais. 2A educao especial integra atividades dirigidas aos educandos e aes dirigidas s famlias, aos educadores e s comunidades. 3No mbito dos objetivos do sistema educativo, em geral, assumem relevo na educao especial:
a) O desenvolvimento das potencialidades fsicas e intelectuais; b) A ajuda na aquisio da estabilidade emocional; c) O desenvolvimento das possibilidades de comunicao; d) A reduo das limitaes provocadas pela deficincia; e) O apoio na insero familiar, escolar e social de crianas e jovens deficientes; f) O desenvolvimento da independncia a todos os nveis em que se possa processar; g) A preparao para uma adequada formao profissional e integrao na vida ativa.

(Artigo 20 LBSE.)

NEE

Decreto-Lei n 3/2008
A educao especial tem por objetivos a incluso educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoo da igualdade de oportunidades, a preparao para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparao para a vida profissional e para uma transio da escola para o emprego das

crianas e dos jovens com necessidades educativas especiais


nas condies acima descritas(Decreto-Lei n 3/2008).
NEE

Decreto-lei n 3/2008
Artigo 2. Princpios orientadores - A educao especial prossegue, em permanncia, os princpios da justia e da solidariedade social, da no discriminao e do combate excluso social, da igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativo, da participao dos pais e da confidencialidade da informao.

NEE

Perspectivas Histricas da Educao Especial segundo Peter Clough Legado psico-mdico dcada de 50 V um individuo como tendo de algum modo um dficit e por sua vez defende a necessidade de uma educao especial para aqueles indivduos.

A resposta sociolgica

dcada de 60

representa a crtica ao legado psicomdico, e defende uma construo social de necessidades educativas especiais
enfatiza o papel do currculo na soluo enfatiza a importncia da organizao sistmica detalhada na busca de uma educao verdadeira

Abordagens Curriculares Estratgia de melhoria da escola

dcada de 70 dcada de 80

Crtica aos estudos da deficincia

Dcada de 90

frequentemente elaborada por agentes externos educao, elabora uma resposta poltica aos efeitos do modelo exclusivista do legado psico-mdico.

Perspectiva Actual
Conveno da Deficincia

Resulta de um acordo celebrado em 25 de Agosto de 2006 em Nova Iorque sobre os direitos da pessoa com deficincia o qual reala no seu artigo 24 a educao inclusiva como um direito de todos

as medidas afectivas de apoio individualizado sejam garantidas nos estabelecimentos que priorizam o desenvolvimento acadmico e social, em sintonia com o objectivo da incluso plena
NEE

Educao Especial
As crianas elegveis para a EE so com frequncia agrupadas para facilitar a comunicao entre os profissionais. comum encontrar-se a seguinte classificao:

NEE

Educao Especial
Desvios mentais - Intelectualmente superiores - Lentas quanto capacidade de aprendizagem - Deficincias auditivas - Deficincias visuais - Distrbios de aprendizagem - Perturbaes da fala e da linguagem

Deficincias sensoriais Desordens de comunicao

Desordens motoras
Desordens do comportamento Deficincias mltiplas e graves

- Paralisia cerebral - Distrofia muscular


- Distrbio emocional - Desajustamento social - Paralisia cerebral e atraso mental - Surdez e cegueira e etc

NEE

Educao Especial
3No mbito dos objectivos do sistema educativo, em geral, assumem relevo na educao especial: a) O desenvolvimento das potencialidades fsicas e intelectuais; b) A ajuda na aquisio da estabilidade emocional; c) O desenvolvimento das possibilidades de comunicao; d) A reduo das limitaes provocadas pela deficincia; e) O apoio na insero familiar, escolar e social de crianas e jovens deficientes; f) O desenvolvimento da independncia a todos os nveis em que se possa processar; g) A preparao para uma adequada formao profissional e integrao na vida activa.

NEE

Potrebbero piacerti anche