Sei sulla pagina 1di 46

Preveno e Combate a Incndio

Introduo Cincia do Fogo.


Durante muitos sculos, a humanidade dependeu de fenmenos naturais, como as descargas eltricas sob a forma de raios, por exemplo, para obter o fogo. Com o tempo, o homem aprendeu a fazer o fogo e a us-lo em seu benefcio. Conhecer o segredo do fogo passou a ser fator de superioridade sobre quem no possua esse conhecimento. Hoje em dia muito fcil obter o fogo. Utilizamos o fogo o tempo todo e raramente ou nunca nos damos conta do que estamos fazendo. No h dvida de que o fogo um elemento extremamente til ao homem. Porm, ainda hoje, o fogo um fenmeno que, s vezes, escapa ao nosso controle e acarreta conseqncias desastrosas.

O que fogo!
O fogo um fenmeno qumico denominado combusto. uma reao qumica que desprende calor e luz (energia trmica e energia luminosa), alterando profundamente a substncia que se queima. Para formao do fogo so necessrios trs elementos, que reagem entre si.

Tringulo do fogo
O tringulo do fogo uma abstrao geomtrica criada para melhor ilustrar a reao qumica que resulta no fogo. So partes integrantes do tringulo: o comburente e o combustvel, que so os dois reagentes, e o calor, que a condio favorvel.

Comburente
o elemento qumico que alimenta o processo de combusto. O oxignio o comburente natural de toda combusto. Hoje em dia j se conhecem outros elementos qumicos que atuam como comburente. O oxignio o principal comburente, porm temos casos isolados de combustes em que o comburente o cloro, o bromo ou o enxofre. A composio do ar atmosfrico de 78% de nitrognio, 21% de oxignio e 1% de outros gases. Com o percentual de 21% a 13% o oxignio alimenta uma combusto em sua plenitude. Na faixa de 13% a 4% alimenta apenas uma incandescncia. Abaixo de 4% no h combusto.

Combustvel
a substncia capaz de queimar, servindo de campo de propagao do fogo. As substncias foram divididas em combustveis e no combustveis, sendo arbitrada a temperatura de 1000C para essa diviso, ou seja, os combustveis queimam abaixo de 1000C, e os incombustveis s queimam acima de 1000C, apesar de teoricamente, todas as substncias entrarem em combusto (queimar). Os combustveis podem se apresentar na natureza sob trs estados fsicos:

Slido Queimam em superfcie e profundidade. Deixam resduos aps a queima. Ex: madeira, tecido, borracha, papel... Lquido Queimam somente em superfcie. Quando derramados, queimam por toda a superfcie espalhada. Normalmente no deixam resduos aps a queima Ex: tinta, gasolina, leo... Gasoso Espalha-se por todo ambiente disponvel. Queimam de forma instantnea, podendo provocar exploso. No deixam resduos aps a queima. Ex: GLP, acetileno, hidrognio...

Calor
uma forma de energia, denominada energia trmica ou calrica que d incio ao fogo. Essa energia transferida sempre de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, at existir o equilbrio trmico. Ao receber calor o combustvel se aquece at chegar a uma temperatura que comea a desprender gases (os combustveis inflamveis normalmente j desprendem gases a temperatura ambiente). Esses gases se misturam com o oxignio do ar e em contato com uma chama ou at mesmo uma centelha, d incio a queima. Em face de este fenmeno, de extrema importncia o controle da temperatura em ambientes com combustveis, pois cada combustvel emana gases numa temperatura especfica podendo desta forma, em contato com uma simples centelha dar incio a um principio de incndio.

Incndio fogo!
Basta juntar o combustvel, o comburente e uma fonte de calor, com a intensidade ideal, que teremos como resultado o fogo. Ou seja, teremos formado o tringulo do fogo. Lembramos que a falta de um desses elementos implicar o no surgimento do fogo e, conseqentemente, a no manuteno da chama. Ultimamente vem sendo includo mais um elemento: a reao em cadeia.

Pontos notveis da combusto.


As condies de combusto de um corpo se apresentam sempre dentro de um dos trs pontos tcnicos. Esses pontos so os de fulgor, inflamao (combusto) e ignio.

Ponto de fulgor.
a temperatura mnima na qual o corpo combustvel comea a desprender vapores, que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente gneo) externa, entretanto, a chama no se mantm, devido insuficincia da quantidade de vapores que so liberados a essa temperatura.

Ponto de combusto ou inflamao.


a temperatura mnima na qual o corpo combustvel comea a desprender vapores, que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente gneo) externa, e mantm-se queimando, mesmo com a retirada do agente gneo, em face de quantidade de vapores quela temperatura, bem como o aumento de temperatura provocado pela queima.

Ponto de ignio.
a temperatura na qual os gases desprendidos do combustvel entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar atmosfrico, independente de qualquer contato com chama ou centelha (agente gneo).

A periculosidade de uma substncia, quanto a sua inflamabilidade, esta diretamente relacionada com a proximidade dos seus pontos notveis com a temperatura ambiente.

Substncia Acetona

Ponto de Fulgor em C Ponto de Ignio em C -17,7 538

Gasolina
Acetileno

-42
gs

257
335

Processos de Transmisso de Calor.


O calor sempre passa espontaneamente dos corpos com temperatura mais elevada para os de temperatura menos elevada, a transmisso de calor pode ocorrer de trs modos diferentes:

conduo, conveco e irradiao.

Conduo.
a transferncia de calor feita de um corpo para o outro de forma contgua. Essa transferncia feita de molcula a molcula. Essa forma de transmisso de calor caracterstica dos corpos slidos.

Conveco
Consiste no transporte de energia trmica de uma regio para outra atravs do transporte de matria. Por existir uma movimentao de matria, esse fenmeno caracterstico dos gases e lquido.

Irradiao
a transmisso de calor por ondas de energia calorfica que se deslocam atravs do espao. As ondas de calor propagam-se em todas as direes, e a intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor.

Processos de extino.
Os processos de extino visam desagregar um dos trs elementos que formam o tringulo do fogo. Os processos podem ser empregados isoladamente ou simultaneamente.

Resfriamento
Consiste na reduo da quantidade de calor presente no fogo.

Abafamento
Tem por objetivo isolar o oxignio do processo de combusto.

Isolamento
Visa desagregar do processo de combusto o elemento combustvel.

Classes de incndio
Incndio todo fogo que foge do nosso controle, provocando destruio ou perda de vidas. Para que as aes de combate e extino

tivessem a mxima objetividade e rendimento, com o emprego correto de um agente extintor, sem implicao negativa de qualquer natureza, os corpos combustveis foram agrupados em classes de incndio. Os incndios so classificados quanto ao combustvel e quanto proporo.

Quanto ao combustvel

Classe A
Quando queima em superfcie e profundidade, deixando resduos slidos (cinzas) aps o processo de queima. Ex: madeira, papel, tecido...

Classe B

Lquidos, gases e materiais pastosos que queimam somente em superfcie. Ex: gasolina, metano, graxa...

Classe C

Equipamentos eltricos e eletrnicos energizados. Ex: computadores, TV, transformadores...

Classe D
Todos os materiais pirofricos esto contidos nesta classe. Esses materiais s inibem os seus processo de combusto com o uso de agente extintor especfico para a sua composio qumica. Ex: alumnio, p de zinco, magnsio...

Causas de incndio
Todo incndio tem uma causa, logo devemos conhecer as mais comuns para evita-las. Classificao das causas de incndio: naturais e artificiais

(acidentais e propositais). - Causas naturais: quando o incndio originado em razo dos

fenmenos da natureza, que agem por si s, completamente independente da vontade humana. - Causas artificiais: quando o incndio irrompe pela ao direta do homem, ou poderia ser por ele evitado tomando-se as devidas medidas de precauo. a) Acidentais: Quando o incndio proveniente do descuido do homem, muito embora ele no tenha inteno de provocar o acidente. Esta a causa da maioria dos incndios. b) Proposital: quando o incndio tem origem criminosa, ou seja, houve inteno de algum em provocar o incndio.

Como evitar incndio


Para ser bem sucedido na preveno de incndio, preciso, antes de mais nada, ter mentalidade prevencionista e esprito de colaborao. A melhor medida para prevenir incndios, como j foi dito, evitar a formao do tringulo do fogo, o que pode ser conseguido por meio de algumas medidas bsicas, como por exemplo: - armazenamento adequado de material; - organizao e limpeza dos ambientes; - instalao de pra-raios; - manuteno adequada de instalaes eltricas, mquinas e equipamentos. Anlise cada uma das medidas apresentadas a seguir e depois verifique se elas esto sendo observadas em seu ambiente de trabalho e em sua casa.

Armazenamento
Materiais inflamveis devem ser guardados fora dos edifcios principais, em locais bem sinalizados, onde a proibio de fumar deve ser rigorosamente obedecida.

Organizao e limpeza
Alm de tornarem o ambiente de trabalho mais agradvel, evitam que o fogo se inicie e se propague por um descuido qualquer. Lixo espalhado geralmente fonte inflamvel, podendo ter como conseqncia a ocorrncia de incndios. Tambm o setor administrativo deve merecer muita ateno, pois o volume de material combustvel, representado por mveis, cortinas, carpetes e forros muito grande, possibilitando grande risco de incndio.

Manuteno adequada de instalaes eltricas.


Cuidado com mquinas, equipamentos e instalaes eltricas, que ocupam um dos primeiros lugares como fonte causadora de incndio. Elas devem ser projetadas adequadamente e receber manuteno constante. Fios e componentes desgastados devem ser substitudos. Devem ser evitadas, tambm, as improvisaes ou gambiarras e a realizao de servios na rea somente deve ficar a cargo de pessoas capacitadas. Os equipamentos e mquinas devem receber manuteno e lubrificao peridicas, para evitar o aquecimento que gera calor, colocando em risco o ambiente de trabalho.

Pra-raios
Os incndios provocados pelos raios so muito comuns. Todas edificaes devem possuir a proteo do pra-raios, cuja instalao e manuteno peridica devem ser feitas por especialistas. Um pra-raios conta essencialmente de uma haste metlica disposta verticalmente na parte mais alta do edifcio a proteger. A extremidade superior da haste termina em vrios pontos (geralmente trs) e a inferior ligada terra por meio de um cabo metlico que aterrado profundamente. O uso do pra-raios obrigatrio para prdios com mais de 30 andares de altura, conforme o Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico, decreto estadual RJ 897, de 21 de setembro de 1976, artigo 168.

Pra-raios de Franklin

o de Franklin, j que o radioativo est proibido desde 1989.

Mas ateno: o nico tipo de pra-raios permitido

Os primeiros cinco minutos.


Em qualquer incndio, os primeiros minutos so decisivos. Se o fogo no for dominado nesse prazo, a tendncia ele se propagar. Por essa razo to importante evitar que os incndios comecem, ou pelo menos, se comearem, deve ser extinguidos rapidamente. Toda empresa deve ter um plano de preveno e combate a incndios e um sistema de controle que proporcione rpida comunicao e correspondente tomada de providncias. Ele orienta muito sobre a utilizao de equipamentos, retirada das pessoas e, ainda, sobre os primeiros socorros.

Do mesmo modo, toda empresa deve organizar sua brigada de incndios, composta por pessoas treinadas para verificar condies de risco de incndio ou exploso; combater o fogo no seu incio, buscando romper o tringulo do fogo; isolar as reas, combater incndio usando hidrantes ou extintores, assim como coordenar e comandar toda ao de abandono da rea de risco. Esse grupo deve conhecer os tipos de incndio mais provveis de acontecer na empresa a que pertence e ter, entre seus membros, elementos de diversos setores, especialmente das reas de manuteno e superviso que, pelas caractersticas de suas atividades, esto checando freqentemente as irregularidades. A populao fixa da empresa deve ter conhecimento do plano de emergncia.

Todo incndio igual?


Parece difcil pensar que algum v se preocupar com teorias sobre tipos de incndio, quando estiver numa situao de risco. Entretanto, esse um conhecimento muito importante e til porque somente conhecendo a natureza do material que queima, poderemos descobrir a forma de extingui-lo e utilizar o agente extintor adequado. Diferentes tipos de materiais provocam diferentes tipos de incndios e requerem, tambm, diferentes tipos de agentes extintores.

Extintores de incndio
So aparelhos portteis destinados a extino de incndio incipiente. So fundamentais para a segurana contra incndio nas diversas edificaes (industriais, comerciais, etc) bem como carros, embarcaes, aeronaves e etc. Extintores com o peso acima de 21Kg apresentam-se sobre rodas (carretas), tornando-se necessrio o envolvimento de dois operadores. Normalmente estes aparelhos extintores so chamados pelo nome do agente extintor que contm e apresentam caracterstica prprias para cada tipo, alm de alguns detalhes de acordo com o fabricante. O xito no emprego dos extintores de incndio depender: da distribuio apropriada dos mesmos na rea a proteger; da manuteno peridica eficiente; e do operador possuir conhecimentos bsicos de combate a incndio.

Localizao e sinalizao
Os extintores de incndio devero ser colocados em locais de fcil acesso e visualizao, onde haja menos probabilidade do incndio broquear o acesso. Os locais destinados aos extintores de incndio devem ser assinalados, na parte superior, por um crculo ou uma seta larga na cor vermelha e bordas amarelas e na parte inferior (piso) por uma rea larga no mnimo de 1m x 1m (metro), no sendo permitido ser encobertos por pilhas de materiais. Os extintores no devero ter sua parte superior a mais de 1,60m acima do piso e sua localizao no ser permitida nas escadas e ante cmaras das mesmas. Os extintores portteis devem ser selecionados e posicionados com base no material combustvel existente na rea a proteger.

Sinalizao

1m x 1m (piso)

Recarga dos extintores


Deve ser recarregado quando apresentar a perda de 10% ou mais do peso indicado na placa do fabricante. Os extintores de Dixido de Carbono CO, devem ser testados hidrostaticamente a cada 5 anos.

Tipos de extintores gua


Componentes: 01-Cilindro 02- Ala de transporte 03- Gatilho 04- Pino de segurana 05- Manmetro 06- Mangueira 07- Esguicho 08- Tubo sifo 09- Quadro de instrues. Alcance do jato- 10m Tempo mdio de descarga- 55 seg Processo de extino- resfriamento Classe de incndio: A

Tcnicas de manuseio e utilizao:


Identifique o extintor de incndio, atravs de sua aparncia e quadro de instrues. Retire o extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Transporte-o at prximo do local sinistrado a uma distncia segura. Retire o pino de segurana. Empunhe a mangueira para baixo e aperte o gatilho rapidamente, a fim de confirmar o agente extintor. Direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de ziguezague horizontal. Aproxime-se apenas o necessrio e evite colocar a cabea sobre o foco de incndio.

CO - Dixido de Carbono.
Componentes : 01- Cilindro (em ao carbono sem costura). 02- Ala de transporte. 03- Gatilho. 04- Pino de segurana 05- Mangueira 06- Punho 07- Difusor 08- Tubo sifo 09- Quadro de instrues Capacidade: 1, 2, 4, 6 Kg Alcance do jato: 2,5 metros Tempo de descarga: 25 segundos Processo de extino: resfriamento e abafamento Classe de incndio: B e C

Tcnicas de manuseio e utilizao:


Identifique o extintor de incndio, atravs de sua aparncia e quadro de instrues preso ao mesmo. Retire o extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Transporte-o at prximo do local sinistrado a uma distncia segura. Retire o pino de segurana. Segure o punho e aponte o difusor para baixo e aperte o gatilho rapidamente, a fim de confirmar o agente extintor. Direcione o jato a base do fogo e movimente-o em forma de circulo, formando uma nuvem, de CO, sobre o foco de incndio. Aproxime-se apenas o necessrio e evite colocar a cabea sobre o foco de incndio.

PQS - P Qumico Seco


Componentes: 01-Cilindro 02- Ala de transporte 03- Gatilho 04- Pino de segurana 05- Manmetro 06- Mangueira 07- Esguicho 08- Tubo sifo 09- Quadro de instrues. Capacidade:4, 6, 8, e 12Kg Alcance do jato- 6m Tempo mdio de descarga- 55 seg Processo de extino- abafamento Classe de incndio: B e C

Tcnicas de manuseio e utilizao:


Identifique o extintor de incndio, atravs de sua aparncia e quadro de instrues. Retire o extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Transporte-o at prximo do local sinistrado a uma distncia segura. Retire o pino de segurana. Empunhe a mangueira para baixo e aperte o gatilho rapidamente, a fim de confirmar o agente extintor. Direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de ziguezague horizontal. Aproxime-se apenas o necessrio e evite colocar a cabea sobre o foco de incndio.

gua, PQS,

CO

Extintor ABC

Componentes: 01- Cilindro 02- Ala de transporte 03- Gatilho 04- Pino de segurana 05- Manmetro 06- Esguicho 07- Tubo sifo 08- Quadro de instrues.

Os extintores com p ABC so dotados de uma tecnologia que tornam mais eficientes do que os atuais equipamentos prprios para classes B e C, uma vez que so capazes de apagar princpio de incndio tambm da classe A. Alm da maior capacidade extintora, que, de maneira simplificada podemos dizer que quantidade de fogo que o extintor consegue apagar, a outra vantagem do ABC sobre o BC a sua garantia que de cinco anos. O novo extintor utiliza como agente extintor o p qumico a base de monofosfato de amnia e sulfato de monoamnia no lugar do antigo p qumico seco a base de sdio.

Sistema fixo de combate a incndio


Os sistemas fixos de combate a incndio so conjuntos de equipamentos e instalaes existentes nas edificaes,que viabilizam o armazenamento e conduo de um determinado agente extintor at o local de combate a incndio. Normalmente so projetados para combater incndio de maiores propores e podem ser ativados por comando humano ou automaticamente.

Caixa de incndio (abrigo de mangueiras)


Compartimento de ao, alvenaria ou fibra de vidro, de forma paralelepipedal destinado a guardar e proteger as mangueiras, esguichos, chaves de mangueira e as vezes o hidrante. Tambm chamada caixa de incndio, deve ser pintado na cor vermelha.

Procedimentos bsicos
- Mantenha a calma, para pensar e raciocinar; - Caminhar em ordem sem atropelos; - No gritar para no gerar pnico. - Evite pnico, busque solues mesmo que a situao esteja difcil. - Improvise um filtro de ar com um pedao de pano mido para melhorar a respirao. - Proteja o corpo no retirando as roupas, se possvel molh-las com gua. - Retirar materiais metlicos, anis, pulseiras, brincos, cordes e piercings, pois so sensveis ao calor e provocam queimaduras;

- Todos os empregados, independente do cargo que ocupam na empresa, devem seguir rigorosamente as instrues dos brigadistas; - Caminhe agachado ou rastejando, quando o ambiente contiver muita fumaa. - Desa sempre que possvel, a fim de sair da edificao, evite subir para outros pavimentos. - Use escadas, no utilize elevadores. - Feche as portas por onde passar, sem tranc-las, assim diminuir a propagao do fogo e no obstruir a passagem de outra pessoa, inclusive para o combate a incndio.

Levar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho; - No acender ou apagar luzes, principalmente se sentir cheiro de gs; - No saltar ou pular para outros andares, mesmo que esteja com queimaduras ou intoxicao; - Utilize celular para chamar servios de emergncia e passar a sua localizao, evite ligar para familiares; - Em caso de estar com pessoa ferida, nunca abandon-la manter o autocontrole e ao pedir ajuda evitar gritar e fale pausadamente em voz alta;

- Ao tentar ajudar no socorro de vitimas e no seu transporte, procure moviment-las o mnimo possvel, se puderem falar pergunte sobre doenas, tratamentos mdicos em andamento e qual o tipo sanguneo.

Em casos de Incndio 193 Corpo de Bombeiros

FIM ALUIZIO(INSTRUTOR)

Potrebbero piacerti anche