Sei sulla pagina 1di 19

UNIVERISDADE FEDERAL DO AMAP PR-REITORIA DE ENSINO E DE GRADUAO COORDENAO DE EDUCAO FSICA DISCIPLINA DE NUTRIO APLICADA EDUCAO FSICA

LICOPENO COMO AGENTE ANTIOXIDANTE


Najua Juma Ismail Esh Shami Emlia Addison Machado Moreira

(Rev. Nutr., Campinas, 17(2):227-236, abr./jun., 2004)

Macap AP Maro, 2014

UNIVERISDADE FEDERAL DO AMAP PR-REITORIA DE ENSINO E DE GRADUAO COORDENAO DE EDUCAO FSICA DISCIPLINA DE NUTRIO APLICADA EDUCAO FSICA

Acadmicos: Albert Viana Gregrio Mouro do Nascimento Neto Juliana do Socorro da Silva Brito Jlio Alves da Silva Mrcia Karina Figueiredo Ramos Marcos Vincius Cardoso do Carmo

Macap AP Maro, 2014

INTRODUO

Ao dos antioxidantes e sua relao com os radicais livres: compreenso de patologias.

Radicais livres: produzidos continuamente nos processos metablicos; mediadores em reaes bioqumicas.
Principais fontes de radicais livres: organelas citoplasmticas. Produo excessiva de radicais livres: conduo a diversas formas de dano celular.

INTRODUO
As leses causadas pelos radicais livres nas clulas podem ser prevenidas ou reduzidas por meio da atividade de antioxidantes. Carotenides, juntamente com as vitaminas: substncias mais investigadas como agentes quimiopreventivos, funcionando como agentes antioxidantes em sistemas biolgicos. Principais fontes de carotenides: cenouras e abboras; tomates e produtos derivados; e espinafre. Licopeno: um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na preveno da carcinognese e aterognese.

METODOLOGIA

Pesquisa bibliogrfica; reviso de literatura.


Este trabalho constitui uma reviso de dados cientficos sobre o consumo de licopeno e sua ao como fator antioxidante (SHAMI; MOREIRA, 2004).

RESULTADOS:

1. AO DOS RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO


Radical livre: tomo ou molcula independente;

Contm um ou mais eltrons no pareados nos orbitais externos;


Atrao para um campo magntico: torna-o altamente reativo; Capaz de reagir com qualquer composto situado prximo sua rbita externa, passando a ter uma funo oxidante ou redutora de eltrons. Superxido, hidroxila, hidroperxido, xido ntrico e dixido de nitrognio.

RESULTADOS:

1. AO DOS RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO

Hidroxila: mais reativo induo de leses nas molculas celulares.

Perxido de hidrognio: capaz de atravessar a membrana nuclear e induzir danos na molcula de DNA.
A gerao de radicais livres constitui uma ao contnua e fisiolgica, cumprindo funes biolgicas essenciais. So formados em um cenrio de reaes de xido-reduo.

RESULTADOS:

1. AO DOS RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO

A gerao de radicais livres pode ocorrer no citoplasma, nas mitocndrias ou na membrana. Fontes exgenas de radicais livres: radiaes gama e ultravioleta, medicamentos, dieta, cigarro, poluentes ambientais. Embora uma pequena quantidade de radicais livres seja necessria para manuteno da vida, sua produo excessiva, maior do que a velocidade de remoo, pode conduzir a diversas formas de dano celular.

RESULTADOS:

1. AO DOS RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO


Estresse oxidativo: Desequilbrio em favor da gerao excessiva de radicais livres, ou em detrimento da velocidade de remoo destas espcies. Pode conduzir oxidao macia de substratos biolgicos. A cronicidade desse estresse, no ambiente celular, pode causar severos problemas metablicos e estar envolvida na origem e desenvolvimento de numerosas doenas.

RESULTADOS:

1. AO DOS RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO


Alm do cncer e da aterosclerose, os efeitos txicos dos radicais livres esto relacionados com doenas como:
Porfirias; Cataratas; Sobrecarga de ferro e cobre; Doena de Alzheimer; Diabetes; Inflamaes crnicas; Doenas auto-imunes; Situaes de injria por isquemia; Doena de Parkinson; Artrite reumatide; Doena intestinal inflamatria.

O ataque dos RL sobre o DNA, RNA e protenas pode gerar citotoxicidade, alergias, mutagnese e/ou carcinognese.

RESULTADOS:

2. CAROTENIDES COMO AGENTES ANTIOXIDANTES

Definio dos antioxidantes;


Formao do sistema antioxidante;

Enzimas presentes no sistema enzimtico;


Componentes no enzimticos da defesa antioxidante;

Carotenides responsveis pela colorao de frutas e vegetais;


Aumento do consumo de alimentos ricos em carotenides.

RESULTADOS:

2. CAROTENIDES COMO AGENTES ANTIOXIDANTES


A ao sequestrante de radicais proporcional ao nmero de ligaes duplas conjugadas, presentes nas molculas dos carotenides. O mecanismo pelo qual os carotenides protegem os sistemas biolgicos dos radicais depende da transferncia de energia do oxignio excitado para a molcula do carotenide, em que a energia dissipada por meio de rotaes e vibraes do carotenide no meio solvente. Os carotenides reagem com os radicais livres, notavelmente com os radicais perxidos e com o oxignio molecular, sendo a base de sua ao antioxidante. Carotenides como o beta-caroteno, licopeno, zeaxantina e lutena, exercem funes antioxidantes em fases lipdicas, bloqueando os radicais livres que danificam as membranas lipoproticas.

RESULTADOS:

3. LICOPENO COMO ANTIOXIDANTE


Licopeno:

um carotenide;
Lipossolvel;

Composto por onze ligaes e duas ligaes duplas no conjugadas;


Predominante no plasma e nos tecidos humanos;

Sendo encontrado em um nmero limitado de elementos;

RESULTADOS:

3. LICOPENO COMO ANTIOXIDANTE


Tomate: maior fonte de Licopeno

Relao dos Tomates Crus x Extrato de Tomates;


O cozimento do extrato de tomate em leo;

O processamento trmico rompe a parede celular e permite a extrao do Licopeno dos cromoplastos;
Alguns tipos de fibras podem reduzir a biodisponibilidade do Licopeno diminuindo a sua absoro devido ao aumento da viscosidade;

RESULTADOS:

4. LICOPENO: RELAO COM CNCER E DOENAS CARDIOVASCULARES

A ingesto de licopeno e a incidncia de cncer de prstata.


O consumo de licopeno est sendo inversamente associado com o risco de infarto do miocrdio.

RESULTADOS:

5. CONSUMO DE LICOPENO NA PRTICA NUTRICIONAL


O licopeno se encontra em maiores quantidades na casca dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento. Sua concentrao maior nos alimentos produzidos em regies de climas quentes. O efeito climtico ou geogrfico sobre quantidade do licopeno presente em frutas pode ser verificado comparando-se o cultivo em regies diferentes.

A quantidade de licopeno em produtos processados depende da composio do alimento de origem e das condies de processamento.
Os nveis de licopeno nos produtos processados so geralmente maiores do que os encontrados em alimentos crus.

RESULTADOS:

5. CONSUMO DE LICOPENO NA PRTICA NUTRICIONAL


Considerando que os tomates frescos so menos biodisponveis que os tomates processados, uma maior ingesto de tomates processados aconselhada. Sugere-se que o valor de 35mg/dia seria uma ingesto mdia diria apropriada deste antioxidante.

Como orientao diettica seria necessrio estimular o consumo de alimentos fontes de licopeno, bem como de frutas e vegetais ricos em antioxidantes de maneira geral, procurando suprir as necessidades dirias, para evitar o estresse oxidativo e os danos celulares.

CONSIDERAES E CRTICA

No que diz respeito relao estabelecida entre o Licopeno com o cncer e as doenas cardiovasculares, a reviso de literatura restringiu-se a abordar o cncer de prstata e o de pulmo, podendo ter sido mais detalhada e especfica na explicao de como se do esses processos, atravs de mais exemplos e resultados de outras pesquisas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SHAMI, N. J. I. E.; MOREIRA, E. A. M. Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrio, Campinas, abr./jun., 2004.

Potrebbero piacerti anche