Sei sulla pagina 1di 18

O ESTUDO DA SOCIEDADE POR EMILE DURKHEIM 1857-1917

Prof Overlane

FATOS SOCIAIS

Para Durkheim, os fatos sociais so o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles so introjetados pelo individuo e exercem sobre ele um poder coercitivo.

FATOS SOCIAIS
CARACTERSTICAS: GENERALIDADE; o fato social comum a todos os membros do grupo. EXTERIORIDADE; o fato social externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade. COERCITIVIDADE; os indivduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

CONSCINCIA COLETIVA
Conscincia coletiva: conjunto de crenas e dos sentimentos comuns mdia dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida prpria. (a conscincia coletiva diferente da conscincia particular dos indivduos e no corresponde soma destas. De uma certa forma, a conscincia coletiva a prpria sociedade). A conscincia coletiva adquirida mediante os processos de socializao aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. (educao)

CONSCINCIA COLETIVA
Trata-se da idia do que seja o psquico social. A conscincia coletiva objetiva (no vem de uma s pessoa), exterior ( o que a sociedade pensa), age de uma forma coercitiva. , de certo modo a moral vigente da sociedade. A conscincia coletiva manifesta-se nos sistemas jurdicos, nos cdigos legais, na arte, na religio, nas crenas, nos modos de sentir, nas aes humanas. Existe difundida na sociedade e interiorizada pelos indivduos.
Para Durkheim, a sociedade mais do que a soma dos indivduos e o todo (a sociedade) prevalece sobre as partes(os indivduos).

SOLIDARIEDADE SOCIAL

SOCIEDADE PRE-CAPITALISTA

SOCIEDADE CAPITALISTA

Tradicional No diversificada Pr-industrial Semelhanas de funes: unio Simples

Moderna Diversificada Industrial Especializao de funes: dependncia Complexa

Pouca diviso do trabalho


Causa da coeso social : Solidariedade

Muita diviso do trabalho


Causa da coeso social : Solidariedade

Solidariedade mecnica

Solidariedade orgnica

diviso do trabalho pouco desenvolvida No havia um grande nmero de especializaes As pessoas se uniam no porque dependiam do trabalho das outras

Solidariedade Mecnica

Todos tinham a mesma religio, as mesmas tradies, os mesmos sentimentos, os mesmos valores
A conscincia coletiva era forte e pesava sobre o comportamento de todos. Predominava o Direito Repressivo (Penal) pois o crime feria os sentimentos coletivos.

H diviso de trabalho porque h mais especializao de funes..

O que une as pessoas a interdependncia das funes sociais.


Solidariedade Orgnica

A conscincia coletiva fraca pois difusa, difundindo-se pelas diversas instituies

Predomina o Direito Restitutivo (Civil) , pois a funo do Direito mais do que punir o criminoso, restabelecer a ordem que foi violada.

FATO PATOLGICO E ANOMIA


O crescente desenvolvimento da industria e da tecnologia faz com que Durkheim tivesse uma viso otimista sobre o futuro do capitalismo.
O capitalismo uma sociedade perfeita, pois a maior diviso de trabalho aumenta a especializao de funes que aumenta a dependncia, tendo maior solidariedade.

Como explicar os problemas sociais, tais como favela,


criminalidade, desemprego? A crise da sociedade moral. Ou as normas esto falhando (fato patolgico) ou h ausncia de normas (anomia) suicdio, fome, misria, poluio,

A sociedade, como todo organismo, apresenta estados normais e patolgicos, saudveis e doentios.

Fato Social Normal

quando se encontra generalizado na sociedade ou desempenha alguma funo social importante.

Fato Social Patololgico

aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente

Para Durkheim, um fenmeno quando agride os preceitos morais, pode ser considerado normal desde que encontrado na sociedade de forma generalizada desde que no coloque em risco a integrao social..

Considerou o crime um fato social normal porque encontrado em todas as sociedades e serve de parmetro para a sociedade. Se o crime pe em risco a integrao social considerado patolgico

Carncia de regulamentao social, ausncia de regras sociais. As crises econmicas e conflitos capitaltrabalho se devem a uma situao de anomia..

ANOMIA

Atribui essa crise moral s mudanas rpidas ocorridas na sociedade no final do sculo XIX e ao descompasso entre o avano material e as normas morais e jurdicas. Ao estudar o suicidio, refere-se ao suicdio anmico que acontece devido ao enfraquecimento das regras morais. Tal estado deanomia se deve propria sociedade que apresenta uma situao de desregramento levando os indivduos a pedrderem a noo dos fins individuais e dos limites

ANOMIA EM DURKHEIM Aparece na anlise que Durkheim faz do suicdio: as causas do suicdio seriam sociais, dependendo do maior ou menor grau de coeso social.

Trs tipos de suicdio:

EGOSTA

Falta de integrao

ALTRUSTA

Excesso de integrao

ANMICO

Falta de limites e regras

Direito e Anomia

a coeso garantida por um conjunto de princpios, ou seja, uma moral e um conjunto de regras e normas, ou seja ,o direito, porque todos se conhecem

Sociedade simples

A funo do direito punir aquele que, com suas transgresso, ofende todo o conjunto. o que conhecemos por direito penal.

Precisamos ser solidrios no porque somos iguais mas porque somos diferentes. A falta, o rompimento da regra no afeta o coletivo e sim as pessoas separadamente.

Sociedade complexa

A punio ser dirigida para a devoluo, `aquele que foi prejudicado, daquilo que lhe foi tirado. o direito restitutivo.

CONCLUSO

Foi com Durkheim que a Sociologia passou a ser considerada propriamente uma cincia, dotada de um objeto especifico, os fatos sociais, e de uma metodologia.
Os problemas sociais no se resolveriam dentro de uma luta poltica e sim atravs da cincia, ou seja, da Sociologia.

Trata-se apenas de conhecer os seus problemas e de buscar uma soluo cientfica para eles: curar as suas doenas. A Sociologia tem por finalidade no s explicar a sociedade como tambm encontrar solues para a vida social.

Potrebbero piacerti anche