Sei sulla pagina 1di 24

tica

Princpios morais pelos quais uma pessoa se guia. Regras de conduta reconhecidas por associaes ou organizaes em relao vida humana. Significa carter, cincia da moral Conjunto de princpios morais que regem os direitos e deveres de cada um de ns e que so estabelecidos e aceitos por uma comunidade

Texto Uma Pescaria Inesquecvel

ATIVIDADE
Com base no texto lido, discuta em equipe e elabore uma resenha, de no mximo 10 linhas, sobre o que ser tico na sociedade?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QgFI80a3-a4 tica teoria, moral prtica

Fonte: www.youtube.com/watch?v=LTPw_ynKlSA Voc sabe o que tica

Trabalho tico = sua produo traz benefcios para a pessoa, a humanidade e o planeta.

Fonte: tica e Enfermagem - Enf Geison Ricardo da Silva Valena

tica Profissional = conjunto de princpios a serem observados no exerccio profissional.

Fonte: tica e Enfermagem - Enf Geison Ricardo da Silva Valena

tica Profissional

Ao assumir uma profisso - assume uma


responsabilidade constante com esta prtica.

Questionamentos frequentes do profissional:

Quais deveres ter ao assumir tal tarefa?

Como est cumprindo as responsabilidades?


O que esperam de voc nesta atividade?

O que deve ser feito (mesmos sem estar sendo


vigiado)? Estou sendo um bom profissional? Estou agindo adequadamente/corretamente?
Fonte: tica e Enfermagem - Enf Geison Ricardo da Silva Valena

A tica e a Enfermagem

Dentre os princpios fundamentais do Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem destaca-se: A Enfermagem uma profisso comprometida com a sade e a qualidade de vida da pessoa, famlia e coletividade. O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimenses, exercendo as atividades com competncia... de acordo com os princpios da tica.
9

... Se ocorrer um dano ao paciente por uma atividade realizada pelo Auxiliar ou Tcnico de enfermagem, o enfermeiro tambm responde pois considerado co-responsvel da ao, exceto se este tiver desobedecido uma orientao Diante disso pode-se verificar que o profissional responde ainda penalmente. Artigo 21 cod. Penal estabelece que o desconhecimento da lei inescusvel.

NO ADIANTA DIZER QUE NO SABIA!


Os fatores de contexto atenuam mas no isentam o profissional da responsabilidade pelos danos que praticar
10

Isso demostra a importncia do conhecimento pois considera o erro evitvel.


Judicialmente o que vale o quanto era possvel ao profissional, na circunstncia do erro, ter a conscincia do certo ou errado.
11

Exemplos

Profissional vai a beira do leito medicar um paciente, quando a famlia pergunta o que est sendo administrado, diz que no sabe. Posteriormente percebe que o mdico prescreveu uma medicao da qual o paciente era alrgico e que havia uma etiqueta de alergia clara na prescrio indicando essa informao.

Era possvel saber da alergia antes de administrar? O quanto era possvel o profissional saber o que era certo ou errado antes de medicar?

Erro

bobo? NO, MUITO GRAVE!


12

Cod. tica (Resol.311/2007)

Art.1 - O profissional de enfermagem exerce sua atividade com justia, competncia e responsabilidade. Art. 12 Assegurar pessoa, famlia ou coletividade assistncia de enfermagem livre de danos decorrentes de impercia, negligncia ou imprudncia Art. 5 - Exercer a profisso com justia, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competncia, responsabilidade, honestidade e lealdade. Art16 - a assistncia de enfermagem deve ser realizada livre de dados decorrentes de impercia, negligncia e imprudncia. Art.38 - Responsabilizar-se pela falta cometida seja individual ou em equipe.
13

Das proibies

Art. 43 Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistncia.

Art. 47 Ministrar medicamentos sem certificar-se da natureza das drogas que o compem e da existncia de risco para o cliente. Art. 64 Assinar as aes de Enfermagem que no executou, bem como permitir que outro profissional assine as que executou. Art. 70 Denegrir a imagem do colega e/ou de outro membro da equipe de sade, de entidade de classe e/ou de instituio onde trabalha.
14

Penalidades

Art. 85 As penalidades..., so as seguintes: Advertncia verbal que consiste numa admoestao ao infrator, de forma reservada, que ser registrada no pronturio do mesmo, na presena de duas testemunhas. Multa que consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional a qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento. Censura que consiste em repreenso que ser divulgada nas publicaes oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Suspenso que consiste na proibio do exerccio da Enfermagem por um perodo no superior a 29 (vinte e nove) dias e ser divulgada nas publicaes oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Cassao que consiste na perda do direito ao exerccio da Enfermagem e ser divulgada nas publicaes dos Conselhos Federal

15

Denncias...

Em 2010, o Conselho Regional de Enfermagem de So Paulo (Coren-SP) recebeu 250 denncias contra profissionais (entre tcnicos, auxiliares e enfermeiros).

O nmero subiu para 800 em 2011

alta de 220%

Como para cada enfermeiro h dois tcnicos no Pas, estes acabam concentrando o maior nmero de erros de procedimento.
16

Em regra o profissional no almeja o malefcio ao paciente mas este pode acontecer por falta de ateno, atitude precipitao ou mesmo falta de conhecimento ou destreza ao executar um procedimento. A inobservncia do dever de cuidar acontece pela negligncia, imprudncia ou impercia.

17

Imprudncia
Significa uma ao sem cuidado necessrio. um atuar de maneira precipitada, insensata ou impulsiva. Colega solicita que eu encaminhe o cliente A para o CC, eu prontamente coloco o cliente A na maca e encaminho, porm na verdade era o cliente B. Meu erro: Imprudncia no confirmei se o paciente era aquele mesmo, simplesmente coloquei na maca e levei, atitude precipitada.

18

Impercia
um ato incompetente por falta de habilidade tcnica, desconhecimento tcnico, falta de conhecimento no exerccio de sua profisso.

Realizar uma tcnica sem conhecimento


difcil distinguir impercia de imprudncia, uma vez que no se pode atribuir impercia a um profissional devidamente diplomado, assim o erro ser sempre de imprudncia ou negligncia.

19

Negligncia

Negligncia - definida como a falta de cuidado incluindo desleixo, preguia e descuido, podendo resultar da falta de observao dos deveres que as condutas exigem, caracterizando-se por inrcia, inao, desateno, passividade, sendo sempre de carter omisso.
Transfuso de tipagem errada Infeco por transmisso cruzada Esquecimento de preparos pr operatrios Esquecimento de exames Abandono de paciente (no ir no quarto no tempo devido para apenas checar se est tudo bem)
20

Menina morre aps receber

vaselina na veia...
(05/12/2010)

Fonte Imagem: Google Imagens

Para fixar!!!
Descreva em poucas palavras o que Impercia, Negligncia e Imprudncia.

A tica trata do comportamento do homem, da

relao entre sua vontade e a obrigao de


seguir uma norma, do que o bem e de onde vem o mal, do que certo e errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o prximo.

Fonte: tica e Enfermagem - Enf Geison Ricardo da Silva Valena

O que a tica nos mostra? - Nossas aes tem efeitos sobre a sociedade. - Cada homem deve ser livre e responsvel por suas atitudes.

- A justia a principal das virtudes.


- Nossos valores tm uma origem histrica. - Cada moral filha do seu tempo. - Devemos adequar nossas vontades s obrigaes sociais.

Fonte: tica e Enfermagem - Enf Geison Ricardo da Silva Valena

Potrebbero piacerti anche