Sei sulla pagina 1di 6

RAIO X ODONTOLGICO

INCIO RAIO X ODONTLGICO


Edmund Kells, em seu trabalho publicado no Dental Cosmos, em agosto de 1899, Kells j fazia referncia importncia de se tomar uma radiografia usando ngulos corretos e posicionadores padronizados para o filme radiogrfico. Edmund Kells considerado o mrtir da Radiologia Odontolgica, pois em virtude de Ter realizado inmeras pesquisas clnicas, com a aplicao dos Raios X, como consequncia foi vtima dos efeitos biolgicos da radiaes , sofreu inmeras queimaduras e teve amputados vrias falanges, dedos e a mo, fatos que o levaram ao suicdio. Os Raios X, at os idos de 19912, por desconhecimentos da sua natureza , eram chamados de raios de Rntgen, No s como homenagem ao seu descobridor, mas tambm devido ao fato a sua natureza.

APARELHO RAIO X ODONTOLGICO


APARELHOS DE RAIO X O aparelho de raios-X deve ser designado para que possa ser operado de maneira simples pelos profissionais. Para a obteno dos elementos fundamentais para a produo de Rx, so necessrios: Gerador de eltrons; Acelerador de eltrons; Alvo ou anteparo. Basicamente, estes elementos esto contidos em duas partes:

Tubo de Rx ou mpola- contm o filamento (ctodo- parte negativa), rea focal (nodo- plo positivo), este ltimo possui elevado ponto de fuso e bom condutor de calor. Circuito eltrico, com os transformadores - aquece o filamento e aplica a elevada quilovoltagem.

APARELHO DE RAIO-X ODONTOLGICO a)Base: Fixa ou mvel pode estar presa parede ou ao prprio equipo odontolgico. b)Corpo: Partes eltricas gerais: Autotransformador Estabilizador de corrente Regulador de miliamperagem Marcador de tempo Voltmetro Seletores de quilovoltagem e miliamperagem c)Brao Articulador: Permite movimentos do cabeote nos planos vertical e horizontal. d)Cabeote: Continente blindado para o tubo de Raios-X e:

Transformador de alta tenso Transformador de baixa tenso Filtro adicional de alumnio Diafragma de chumbo Colimadores metlicos Localizadores

Importncia do raio x odontolgico


Na Odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados so as periapicais ( retiradas de dentro da boca) e as panormicas. A radiografia panormica, um dos mais importantes mecanismos, de uso amplo, que possibilita determinar, na face do paciente, a situao do osso, bem como a arcada dentria, em uma s tomada radiogrfica, de grande facilidade, j que o filme colocado fora da boca do paciente. Em reas como Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ortodontia, Implantodontia e Periodontia a radiologia imprescindvel. Na primeira, utilizada para diagnosticar leses, fraturas sseas, dentes supranumerrios(em maior nmero que o normal), impactados ( inclusos ou que no nasceram) e outros, permitindo o planejamento para a melhor interveno cirrgica e acompanhamento. Na Implantodontia, entre os muitos benefcios, permite a recolocao de elementos dentais, evitando o uso de prteses fixas ou mveis( por exemplo: ponte-fixa e Roath), alm de avaliar a condio ssea para implantes, se h necessidade de enxerto sseo e a osseointegrao( fixao) entre implante e osso.

Na Ortodontia, especialmente na Documentao Ortodntica, que compreende radiografias e exames diversos, a radiologia largamente utilizada. til ainda na confeco de moldes de gesso, fotos e slides entre outros procedimentos (dependendo do caso tratado), fundamentais para o planejamento e tratamento ortodntico. Na Periodontia utilizada, principalmente, para visualizar perdas sseas, e assim planejar corretamente o tratamento.

TAMANHO DOS FILMES ODONTOLGICOS Os tamanhos de filmes radiogrficos extrabucais mais utilizados em radiografia odontolgica so 18cm x 24cm; 24cm x 30cm; 12cm x 30cm e 15cm x 30cm

Potrebbero piacerti anche