Sei sulla pagina 1di 11

A questo racial na escola Resumo

Janeiro de 2003 o presidente Lula sansionou a Lei 10.639/03 que torna obrigatria a incluso do ensino da Histria da frica e da Cultura Afro-Brasileira nos currculos de ensino pblicos e particulares; Essa lei deve ser compreendida como uma vitria das lutas histricas.

Histria da frica e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil.
Importante: enfoque nas reas de Educao Artstica, Literatura e Histria Brasileira;

O contedo escolar incluir o estudo da

A Lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares nacionais vem somar s demandas de movimentos que pretendem a superao do racismo. Esses grupos vem a escola como uma das instituies sociais responsveis pela construo de representaes positivas dos afro-brasileiros e por uma educao que respeite a diversidade. A escola exerce papel fundamental na construo de uma educao antirracista.

Ainda encontra-se resistncia de secretarias estaduais, municipais, escolas e educadores;

A questo racial no se restringe comunidade negra e a superao do racismo e da desigualdade faz parte da luta pela construo da cidadania. Racismo e desinformao sobre a ascendncia africana no Brasil: srios obstculos promoo de uma conscincia coletiva que queira construir uma sociedade mais justa e igualitria;
5

A Lei 10.639/03 vai mais longe: ela supera a viso de que a populao negra no Brasil se resume a meras contribuies e traz a ideia de participao, constituio da sociedade brasileira pela ao das diversas etnias africanas. Maior conhecimento das nossas razes africanas e da participao do povo negro na sociedade brasileira haver de nos ajudar na superao de mitos que discursam sobre a suposta indolncia do africano escravizado e a viso desse como incivilizado.

importante salientar que a introduo de uma releitura sobre a frica e a cultura afrobrasileira na escola afeta e causa impacto no s na subjetividade dos negros como tambm na de outros grupos tnico-raciais, como o segmento branco. No caso especfico da populao branca, tocaremos em uma dimenso pouco discutida no Brasil: a construo da branquitude, que a produo de uma identidade racial que toma o branco como padro de referncia de toda uma espcie.
7

Somos ainda a gerao adulta, que, durante a infncia, teve contato com a imagem do africano e seus descendentes sendo escravizados recebendo castigos, crianas negras brincando aos ps dos senhores de engenho, o pelourinho, o navio negreiro. Essas informaes povoam nossas mentes e estavam presentes nos livros didticos. A questo mais sria : ser que as crianas que frequentam a escola, na atualidade, tm contato com outras imagens e com a histria dos africanos escravizados vista na perspectiva da luta e da resistncia negras?

At hoje nas imagens que so veiculadas sobre a frica, raramente so mostrados os vestgios de um palcio real, de um imprio e muito menos as de uma cidade moderna africana. Geralmente, a frica ainda apresentada de forma dividida e reduzida, focalizando os aspectos negativos. A Lei 10.639/03 faz parte das polticas de ao afirmativa. Estas tm como objetivo central a correo de desigualdades, a construo de oportunidades iguais para os grupos sociais e tnico-raciais.
9

Concluindo

As aes pedaggicas desenvolvidas de acordo com a lei no podem desconsiderar o contexto das polticas de ao afirmativa que as possibilitou. importante frisar que a lei e as diretrizes so mais do que um ganho pedaggico. Elas so resultados da luta poltica em prol de uma escola e de um currculo que inspira a diversidade.

10

Ser negro, reconhecer-se negro e ser reconhecido como tal, na perspectiva tica, nunca deveria ser motivo de vergonha, negao e racismo, mas de reconhecimento, respeito e valorizao. Significa trazer no corpo, na cultura e na histria a riqueza de uma civilizao ancestral e um processo de luta e resistncia que continua agindo no mundo contemporneo.

11

Potrebbero piacerti anche