Sei sulla pagina 1di 21

MONARQUIAS IBRICAS

Prof. Kleber Men

Baixa Idade Mdia


Crise do feudalismo: estagnao do Modo de Produo feudal, causando uma baixa produtividade de alimentos. Fome generalizada: dificuldade das pessoas em ter acesso a alimentao devido a alta dos preos provocadas pelas escassez de produtos alimentcios.

Dificuldade de acesso aos meios de produo provocada pela Lei da Primogenitura. Excedente populacional (nobres e servos). Diminuio da produtividade dos feudos. Fuga de camponeses para os burgos (Renascimento Urbano).

CRUZADAS (sc. XI-XIII)


Possibilidade de ascenso social. Desacelerao do processo de conquista rabe devido a disputas pelo poder. Cruzada Comercial (4 Cruzada): possibilitou que os europeus retomassem o comrcio no Mediterrneo. As cidades de Gnova e Veneza (Pen. Itlica) se tornam importantes entrepostos comerciais.

GUERRA DE RECONQUISTA
A partir do sculo XI, os Reinos Cristos que habitavam a Pennsula Ibrica se uniram para expulsar os rabes da regio, que dominavam a Pennsula desde o sculo VIII.

O PIONEIRISMO PORTUGUS
Centralizao Monrquica precoce: (Dinastia de Borgonha, 1139-1385). 1385, incio da Dinastia de Avis apoiada pela burguesia. Estabilidade interna (D. Joo I). Posio geogrfica privilegiada. Necessidade da burguesia em expandir os negcios (comrcio com o Oriente).

INOVAES TCNICAS
Com o Renascimento Cientfico e Cultural, os Europeus passaram a valorizar a Cincia o que possibilitou o desenvolvimento da Cartografia, Matemtica, Astronomia, alm de proporcionar contato com textos antigos como o de Marco Polo.

EMBARCAES

PRIPLO AFRICANO
Portugal inicia seu processo de expanso martima explorando o litoral africano. Este processo se inicia em 1415, com a conquista de Ceuta, e culmina com a descoberta do caminho das ndias, em 1497, por Vasco da Gama.

EXPANSO ESPANHOLA
Com a definitiva expulso dos Mouros e a consolidao da Guerra de Reconquista, o Reino de Leo e Castela (Espanha) tambm se lana ao Mar em busca do to cobiado comrcio de especiarias. Os reis Fernando e Isabel, apoiaram o ousado plano do navegador genovs Cristvo Colombo, que, inspirado em Marco Polo, buscava o Oriente pelo Ocidente.

TRATADOS
Bula Intercoetera (1493): estabelecia a Portugal um limite de 100 lguas a Oeste de Cabo Verde. Tratado de Tordesilhas (1494): aumentava de 100 para 370 lguas a rea de domnio portugus.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL?
Portugal no aceitou a Bula Intercoetera. Pedro lvares Cabral estava de posse de uma carta destinada ao Samorim de Calicute. At ento fora a maior frota organizada, com 13 navios e 1500 homens. A possvel chegada de Duarte Pacheco Pereira (1498) e Vicente Yaes Pazon ao Brasil em janeiro de 1500.

Potrebbero piacerti anche