Sei sulla pagina 1di 21

Geometria

Estudo dos Diedros e Poliedros

Estudo sobre os Diedros


Em geometria, diedro, ngulo diedro ou ngulo didrico uma expanso do conceito de ngulo a um espao tridimensional. definido como o espao entre dois semiplanos no contidos num mesmo plano com origem numa aresta comum. A origem comum dos semiplanos a aresta do diedro e os dois semiplanos so suas faces Podemos estender a definio acima para termos o diedro nulo, quando suas faces so coincidentes e raso se suas faces so semiplanos opostos.

Espao Tridimensional
Como definio lingustica, o espao tridimensional aquele que pode ser definido como tendo trs dimenses (altura, profundidade e largura), o que na prtica indica relevo.

Nomenclatura
Os diferentes tipos de diedros seguem nomenclatura anloga geometria plana.
Denominao diedro agudo diedro reto diedro obtuso diedro raso Medida graus < 90 90 > 90 180

Nomenclatura
Reto: Um diedro reto se, e somente se, sua seco normal forma um ngulo reto.
Agudo: Um diedro agudo se, e somente se, sua seco normal forma um ngulo agudo. Obtuso: Um diedro obtuso se, e somente se, sua seco normal forma um ngulo obtuso. Adjacentes: Dois diedros so adjacentes se, e somente se, suas seces normais forem ngulos adjacentes. Opostos: Dois diedros so opostos pela aresta se, e somente se, as Pela Aresta seces normais forem ngulos opostos pelo vrtice.

Caractersticas
O interior de um diedro convexo.
Os pontos do interior de um diedro so pontos internos ao diedro. A reunio de um diedro com se interior um setor diedral ou diedro completo, tambm conhecido por diedro convexo.

O exterior de um diedro cncavo.


Os pontos do exterior de um diedro so os pontos externos ao diedro. A reunio de um diedro com seu exterior tambm conhecida por diedro cncavo.

Seces
Seco de um diedro a interseco do diedro com um plano secante aresta.
Duas seces paralelas de um diedro so congruentes. Seco Reta ou Normal a seco cujo plano perpendicular aresta do diedro. Seces normais de um mesmo diedro so congruentes. Seces normais de um mesmo diedro so congruentes.

Diedros
Os planos secantes e estabelecem no espao quatro semi-espaos. O corte de dois desses semi-espaos chamado de diedro.

Na imagem:
e representam as faces. A reta a representa a aresta do diedro determinado pelo corte dos semiplanos I e I.

Seco reta de um diedro


Chamamos de seo reta, o angulo determinado pelo corte de um diedro com um plano perpendicular a sua aresta. Na imagem:

A superfcie perpendicular aresta a determina a seco reta definida pelo ngulo


So congruentes, todas as seces retas do mesmo diedro. A proporo de um diedro a proporo da sua seco reta. Dois diedros so congruentes, sempre que suas seces so congruentes. Caso o plano no seja perpendicular aresta a, obteremos apenas uma seco inclinada.

Estudo sobre os Poliedros


Poliedro um slido geomtrico cuja superfcie composta por um nmero finito de faces, cujos vrtices so formados por trs ou mais arestas em trs dimenses (eixo dos "X", "Y", "Z",...) em que cada uma das faces um polgono. Os seus elementos mais importantes so as faces, as arestas e os vrtices.

Poliedros
Poliedros so figuras geomtricas formadas por trs elementos bsicos: vrtices, arestas e faces. Um poliedro considerado regular quando suas faces so polgonos regulares e congruentes.

Elementos
A aresta que lado de um nico polgono denominada aresta livre. J a aresta que lado de dois polgonos denominada aresta dupla.

Caractersticas
Um poliedro que tenha como faces apenas polgonos regulares, todos idnticos, e que tambm apresente todos os bicos (ngulos polidricos) idnticos entre si um poliedro regular.
Plato, por volta do sculo VI antes de Cristo, estudou certa classe de poliedros; que vieram posteriormente, ser conhecidos como os poliedros de Plato, entre os quais se incluem os poliedros regulares. De um poliedro de Plato, exige-se que: Todas as faces sejam polgonos, regulares ou no, mas com o mesmos nmero de lados;

Todos os bicos sejam formados com o mesmo nmero de arestas.

Poliedro regular
Poliedros regulares so aqueles cujas faces e arestas so iguais entre si.

Nomenclatura: os poliedros regulares recebem nomes conforme o nmero de lados.

Por exemplo: tetraedro, pentaedro, hexaedro etc.

Classificao
A superfcie polidrica que tem aresta livre denominada superfcie polidrica aberta. J a que no possui a aresta livre denominada superfcie polidrica fechada.

Superfcie polidrica convexa


Sempre que o plano de cada polgono deixa todos os demais polgonos num mesmo semiespao este denominado superfcie polidrica convexa.

Relaes de Euler
A frmula de Euler est atribuda relao de dependncia entre os elementos de um poliedro. A expresso matemtica desenvolvida por Leonhard Euler, matemtico suo, a seguinte: V A + F = 2. Onde:

V = vrtice A = arestas F = Faces Essa expresso determina o nmero de faces, arestas e vrtices de qualquer poliedro.

Relaes de Euler
1. Dada uma superfcie polidrica convexa aberta com vrtices (V), arestas (A) e faces (F), teremos:

2.

Dada uma superfcie polidrica convexa fechada com vrtices (V), arestas (A) e faces (F), teremos:

Chamamos de poliedro Eureliano, qualquer poliedro que sacie essa relao.

Relaes de Euler
Observao:
Todo poliedro convexo Eureliano, mas nem todo poliedro Eureliano convexo. Note que o poliedro abaixo no convexo, mas segue a relao V A + F =2.

Soma dos ngulos das faces Em todo poliedro convexo de vrtices (V), a soma dos ngulos de todas as suas faces dada por:

Bibliografia

Info Escola Brasil Escola Wikipdia S Matemtica UOL Educao

Colgio Estadual da Bahia Central Data: 19/12/2013 Grupo: 23 Turma: 3M2 Disciplina: Matemtica Alunas: Natasha Falco, Gabriela Andrade e Maiara Santana

Potrebbero piacerti anche