Sei sulla pagina 1di 34

PRTICAS CONSERVACIONISTAS

Tcnicas utilizadas para aumentar a resistncia do solo ou diminuir as foras do processo erosivo.

VEGETATIVAS

EDFICAS
MECNICAS

PRTICAS DE CARTER VEGETATIVO


So aquelas em que se utiliza a vegetao para defender o solo contra a eroso. A densidade da cobertura vegetal o princpio fundamental de toda proteo que se oferece ao solo, preservando-lhe a integridade contra efeitos danosos da eroso.

TIPOS DE PRTICAS DE CARTER VEGETATIVO


1) Florestamento e reflorestamento
Terras de baixa capacidade de produo Suscetveis eroso Solos muito inclinados, pobres ou muito erosados

PASTAGEM
Terrenos de baixa produo
Grande perigo de eroso

Manejo de pastos:
(a) o pasto deve ser mantido livre de ervas daninhas; (b) aplicao de um fertilizante qumico completo; (c) aplicao de calcrio, para reduzir a acidez do solo; (d) pastos recm estabelecidos no devem ser pastoreados (e) rvores para sombreamento devem estar longes dos cursos de gua (partes mais altas do terreno); (f) evitar superpastejo.

PLANTAS DE COBERTURA
Essas plantas destinam a manter o solo coberto durante o perodo chuvoso, a fim de reduzir os efeitos da eroso e melhorar as condies fsicas e qumicas do solo. As leguminosas so bastante usadas (FBN)

mantm o solo coberto no perodo chuvoso


Evita o efeito da eroso Melhora as propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do solo.

PLANTAS DE COBERTURA
Retm a umidade do solo Melhora a aerao do solo

Custo alto das sementes inviabiliza a utilizao dessas


plantas No ser hospedeira de patgenos

Plantas de cobertura: leguminosas (crotalria, feijo


guandu, feijo de porco, etc.

CULTURAS EM FAIXAS
Consiste na disposio das culturas em faixas de largura varivel, de tal forma que a cada ano se alternem plantas que oferecem pouca proteo ao solo com outras de crescimento denso.
Prtica complexa: combina plantio em contorno, a rotao de culturas, as plantas de cobertura e, em alguns casos o terrao;

CULTURAS EM FAIXAS
o mais eficiente no controle da eroso elica e hdrica;
Deve ser orientada no sentido das curvas de nvel do terreno (eroso hdrica); Deve ser colocada na direo dominantes (eroso elica). contrria dos ventos

TIPOS DE FAIXAS
- Faixas de explorao contnua: culturas nelas existentes permanecem de um ano para o outro na mesma posio. - Faixas de rotao: anualmente todas as culturas mudam de posio, segundo um plano pr-estabelecido de rotao.
Vantagens do sistema de culturas em faixas plantio em contorno e da rotao de culturas diminuem a velocidade e o volume da enxurrada provocadas pelas culturas mais abertas.

CORDES DE VEGETAO PERMANENTE


So fileiras de plantas perenes e de crescimento denso, dispostas com determinado espaamento horizontal e sempre em contorno.
Culturas anuais cultivadas em faixas ou em rotao intercaladas faixas estreitas de vegetao cerrada, formando cordes de vegetao permanente. Culturas perenes os cordes so colocados entre as rvores, com determinado espao horizontal, formando barreiras para o controle da eroso.

Os cordes de vegetao deve ter de 2 a 3 m de largura. A vegetao dever agregar valor econmico para a propriedade e dever ter as seguintes caractersticas: Crescimento rpido e cerrado; Formao de uma barreira densa junto ao solo; Durabilidade; No possuir carter invasor para as terras de culturas adjacentes; No fornecer abrigo para molstias e pragas das culturas em que tiver intercalada.

Proteo de culturas perenes: devero ser formados com plantas vigorosas, de pequeno porte e de crescimento denso e fechado junto a superfcie do solo, de modo a formarem barreiras contra escoamento da enxurrada. Os cordes de vegetao permanentes sero mais eficientes se formados em contorno. gramneas e leguminosas (leucena).

ALTERNNCIAS DE CAPINAS
Consiste em fazer as capinas sempre pulando uma ou duas ruas, e, depois, passado algum tempo, voltar para capin-las, deixando, assim, sempre uma ou duas ruas com mato imediatamente abaixo de outras recmcapinadas.
VANTAGENS: O solo perdido pelas ruas limpas de mato ser retida pelas ruas com mato que ficam imediatamente abaixo. Custo praticamente nulo e operao muito simples

CEIFA DO MATO
Corte das ervas daninhas a uma pequena altura da superfcie do solo.
uma maneira eficiente de controlar a eroso. A frequncia das ceifas para o controle das ervas daninhas numa cultura perene depender das seguintes condies: condies locais de fertilidade do solo; do grau de infestao e espcies predominantes de ervas daninhas; da distribuio das chuvas.

CEIFA DO MATO
VANTAGENS

no h a desagregao da camada superficial do solo que facilita a eroso; no h a mutilao das razes superficiais das plantas perenes cultivadas, com sacrifcio da produo; sem a eliminao da total da vegetao de cobertura do solo; manuteno da matria orgnica do solo.

COBERTURA MORTA
A cobertura morta com restos de culturas consiste em uma das mais eficientes prticas de controle da eroso, como a elica e a hdrica.

VANTAGENS:
Protege o solo contra o impacto das gotas de chuva; Faz diminuir o escoamento da enxurrada; Incorpora ao solo a matria orgnica que aumenta a sua resistncia ao processo erosivo; No caso da eroso elica protege o solo contra a ao direta dos ventos e impede o transporte das partculas; Contribui para a conservao do solo; Diminui a temperatura do solo; Diminui as perdas por evapotranspirao; Melhora a estrutura do solo (camada superficial). Estimula a atividade microbiana do solo.

DESVANTAGENS:
Exige rea prxima destinada a produo de capim; Gasto com mo-de-obra; Transporte, corte e distribuio da palha de capim sobre o terreno.

FAIXAS DE BORDADURA
So faixas estreitas formadas com plantas de porte baixo e vegetao cerrada para conter os excessos de enxurrada que possam escorrer sem provocar danos. Com largura de 3 a 5 m, so formadas na margem dos campos cultivados, ao lado dos caminhos e dos canais escoadouros. FINALIDADE: controlar a eroso das bordas dos terrenos de cultura.

QUEBRA-VENTOS
Quebra-ventos: consistem em uma barreira densa de rvores, colocadas a intervalos regulares do terreno, nas regies sujeitas a ventos fortes, nos lugares suscetveis de eroso elica, de modo a formarem anteparos contra os ventos dominantes.

FUNO Reprimir a ao do vento na superfcie do solo, protegendo as plantas cultivadas e o solo contra a eroso elica.

PRTICAS DE CARTER EDFICO


So prticas conservacionistas que, com modificaes no sistema de cultivo, alm do controle de eroso, mantm ou melhoram a fertilidade do solo.

Eliminao e Controle do fogo


Maneiras mais fceis de econmicas de limpar um terreno recm derrubado; Eliminar o trabalho e as dificuldades do enterrio de restos culturais; Combater certas doenas ou pragas das culturas; Limpar as pastagens.

ADUBAO VERDE
a incorporao, ao solo, de plantas especialmente cultivadas para esse fim (leguminosas) ou de outras vegetaes cortadas quando ainda verdes para serem enterradas. protegem o solo contra ao direta da chuva; incorporao de matria orgnica ao solo;

ADUBAO QUMICA As adubaes qumicas so praticadas visando ao aumento de produo da cultura, mas, na realidade, asseguram a manuteno da fertilidade do solo.

ADUBAO ORGNICA Incorporao de materiais orgnicos (animal e/ou vegetal) para melhoria da fertilidade; Melhoria de condies fsicas, qumicas e biolgicas Estercos e Compostos Adio de M.O. no solo Fonte de nutrientes

CALAGEM
A calagem proporciona melhor cobertura vegetal do solo, o que reflete em maior proteo contra o impacto das gotas de chuva, diminuindo, portanto, as perdas de solo e de gua pela eroso.

PRTICAS DE CARTER MECNICO


So aquelas que se recorre a estruturas artificiais mediante a disposio adequada de pores de terra, com a finalidade de quebrar a velocidade de escoamento da enxurrada e facilitar-lhe a infiltrao do solo.

TIPOS DE PRTICAS CONSERVACIONISTA DE CARTER MECNICO


Distribuico racional dos caminhos; Traado usual dos caminhos considerando a topografia do terreno, ou seja, em contorno; Nunca devem ficar morro abaixo; Locados em > nmero possvel em nvel.

PLANTIO EM NVEL
Pequeno terrao de base estreita, demarcado em nvel ou desnvel, com capim plantado sobre o camalho; Controle at 80% de perdas de gua e solo

Vantagens do plantio em nvel


Permite estabelecimento de outras prticas; Firma os terraos; Diminui a velocidade de escorrimento da gua da chuva; Retm terra e adubo; Fornece forragem para animais em todo o ano; Mais fcil e simples; Declive at 3% (>% associado a outras prticas terrao ou cordo); Essencial nos terraceamentos e cultivos sem faixas; Fora o agricultor a adotar demais prticas culturais em contorno.

TERRACEAMENTO
uma prtica mecnica de conservao do solo destinada ao controle da eroso hdrica, das mais difundidas e utilizadas pelos agricultores. Baseia-se no parcelamento das rampas, isto , em dividir uma rampa comprida (mais sujeita eroso) em vrias rampas menores (menos sujeitas eroso), por meio da construo de terraos.
Terrao um conjunto formado pela combinao de um canal (valeta) e de um camalho (monte de terra ou dique), construdo a intervalos dimensionados, no sentido transversal ao declive, ou seja, construdos em nvel ou com pequeno gradiente.

FINALIDADE
Reter e infiltrar, ou escoar lentamente, as guas provenientes da parcela do lanante imediatamente superior, de forma a minimizar o poder erosivo das enxurradas cortando o declive. VANTAGENS:

O terrao permite a conteno de enxurradas, forando a absoro da gua da chuva pelo solo, ou a drenagem lenta e segura do excesso de gua. Reduz a perda de solo em at 70-80% e de gua em at 100%, desde que seja criteriosamente planejado (tipo, dimensionamento), executado (locado, construdo) e conservado (limpos, reforados).

Nem todos os solos e declives podem ser terraceados com xito. Nos pedregosos ou muito rasos, com subsolo adensado, muito dispendioso e difcil manter um sistema de terraceamento. As dificuldades de construo e manuteno aumentam medida que cresce a declividade do terreno.
O uso do terraceamento recomendado para declives superiores a 3%, comprimentos de rampa maiores que 100 metros e topografia regular. Escolha do terrao: Caractersticas da chuva (quantidade,.intensidade, durao e frequncia) e do solo (profundidade, textura dos horizontes e permeabilidade).

Potrebbero piacerti anche