Sei sulla pagina 1di 20

MODOS DE GESTO, SADE E SEGURANA NO TRABALHO

Nas empresas, fala-se mais da segurana do que da sade. nfase sobre os fatores mecnicos, fsicos e biolgicos que provocam os acidentes. Pouco valor aos fatores psicossociais ou organizacionais que podem ser responsveis por acidentes.

A questo da SST est limitada aos especialistas em engenharia, toxicologia ou medicina do trabalho.

Precisa-se ser menos tecnicista para "reajustar" a questo em sua prpria dinmica organizacional: os modo de gesto.

Qual o papel que o mtodo de gesto desempenha na questo da SST?


1. 2.

3.

4.

O que se entende por modo de gesto? Quais so os principais mtodos de gesto contemporneos? O que se sabe acerca da relao entre modo de gesto e SST? O que pode ser feito para melhorar o modo de gesto?

O que se entende por modo de gesto


Conjunto de prticas administrativas colocadas em execuo pela direo de uma empresa para atingir os objetivos que ela se tenha fixado. Compreende:

o estabelecimento das condies de trabalho, a organizao do trabalho, a natureza das relaes hierrquicas, o tipo de estruturas organizacionais, os sistemas de avaliao e controle dos resultados, as polticas em matria de gesto do pessoal, e os objetivos, os valores e a filosofia da gesto que o inspiram.

O que se entende por modo de gesto

influenciado:

por fatores internos (estratgia perseguida, recursos tipo de pessoal, tecnologia utilizada, culturas, histria, tradies, personalidades dos dirigentes, etc.) por fatores externos: (contexto econmico, mundializao, concorrncia, ciclo econmico); contexto poltico (polticas governamentais, legislao, papel do estado, etc.); contexto cultural (valores dominantes); contexto social (movimentos sociais, sindicatos, grupos de presso).

O que se entende por modo de gesto

Possuem dois componentes:

um componente abstrato, prescrito, formal e esttico: modo de gesto prescrito, um componente concreto, real, informal e dinmico: modo de gesto real.

da relao entre esses dois componentes e a dinmica entre os agentes internos (administrao, empregados, sindicato), e externos (representantes pblicos, governantes), que nascer uma tenso mais ou menos intensa entre o pessoal da organizao, que repercutir na gesto da SST e sobre os resultados materiais.

Quais so os principais mtodos de gesto atuais?

Existem pelo menos quatro mtodos de gesto:

o modo de gesto tayloriano e neotayloriano (fordista); o modo de gesto tecnoburocrtico; o modo de gesto baseado na "excelncia", ao qual associamos o mtodo de gesto japonesa; o mtodo de gesto participativo.

O que se conhece sobre as relaes entre modo de gesto e SST?

Mtodo de gesto da SST = Modo de gesto geral (boa ou m gesto) Mtodo de gesto fator-chave no relatrio da SST

Efeitos no nvel da segurana:

fatores determinantes na reduo do ndice de acidentes e de ferimentos;


participao e implicao do pessoal organizao de trabalho adaptada aos trabalhadores estratgia de preveno integrada deficincias tcnicas problemas de natureza organizacional

Em situaes de acidentes encontram-se


Efeitos no nvel da sade mental e fsica

O mtodo de gesto tayloriano e neotayloriano

Caractersticas gerais

diviso do trabalho fragmentada concepo execuo


produo sob premncia de tempo = rigidez de horrios tarefas repetitivas remunerao por rendimento direito de expresso reduzido = sistemas de controle elaborados

Concepes de base

Ser humano = energia fsico-muscular movido por $ Empresa = mquina de produo homens = engrenagens Universo do clculo, medida e padronizao reduzir custos, aumentar lucros e controlar processo de trabalho

O mtodo de gesto tecnoburocrtico

Caractersticas gerais

Pirmide hierrquica (Ex.: Estado) diviso do trabalho parcelada regulamentao escrita (burocracia) importncia de especialistas e tcnicos controles sofisticados centralizao do poder comunicao difcil entre os escales Autonomia para patamares inferiores direito de expresso limitado. Ser humano imprio da norma limites para atividades Personalidade da organizao burocrtica = respeitar a regra Controlar a incerteza reduzir o arbitrrio Ser humano = Homo Rationalis sem emoo Empresa = mquina RACIONAL, no s mecnica.

Concepes de base

O mtodo de gesto baseado na excelncia

Caractersticas gerais

Primado do xito = obrigao de ser forte supervalorizao da ao adaptabilidade permanente desafio permanente canalizao da energia individual nas atividades coletivas (equipes) autonomia no trabalho forte responsabilizao relaes hierrquicas mais "igualitrias recompensas materiais + simblicas INDIVIDUALIZADAS flexibilidade e polivalncia da mo-de-obra recrutamento seletivo

Concepes de base

mobilizao TOTAL do indivduo a servio da organizao vampiriza corpo, mente e coraes Fundado na excelncia Ser humano = consagrado a desafios e superao de si Essa superao efetua-se dentro da organizao excelente = equipe de combatentes.

O mtodo de gesto participativo

Caractersticas gerais

Trabalhadores participam em diversos nveis da gesto, na organizao do trabalho/ no poder/ ter/ resultados (cooperativas, economia solidria, etc).

Concepes de base

Ser humano = pessoa responsvel autonomia para a realizao da tarefa e integr-la na gesto global Reestruturao de tarefas Modificaes tcnicas do processo de fabricao Formas de cogesto sindical-patronal (experincia europia)

Modo de gesto tayloriano e a SST

Associado a problemas de sade e de segurana:

Fadiga crnica, lceras Doenas cardiovasculares, musculares e sseas Insnias, neuroses, depresso, fadiga nervosa Envelhecimento precoce
Repetio das tarefas monotonia presso do tempo carga fsica e mental penosa ausncia de autonomia trabalho extra

Causas

OBS: A informatizao dos postos no reduz tenso

O mtodo de gesto tecnoburocrtico e a SST

Associado a problemas de sade e de segurana:


esgotamento profissional (burnout) problemas cardiovasculares fadiga crnica, insnia, at lceras OBS: conflitos entre o mtodo de gesto presente e o modo de gesto real

Definio precisa das tarefas autonomia resposta s necessidades inesperadas Rigidez normativa + presses oramentrias + desvalorizao profissional isolamento = dificuldades (ASSDIO MORAL) PESSOAS OBRIGADAS A TRANSIGIR com mensagem contraditria:
fazer bem o que se tem que fazer ainda que impedido de faz-lo

O mtodo de gesto da excelncia e a SST

Apresenta aspectos positivos


Valorizao Reconhecimento individualizao dos desempenhos Satisfaz os desejos pessoais de segurana, reconhecimento, sucesso pode dar um sentido s atividades profissionais,

Pode ser fonte de tenso:


permanente super-tenso esgotamento profissional problemas cardiovasculares, lceras, insnias, enxaquecas, morte sbita e suicdios

Modo de gesto participativo e a SST

Mais salutar Melhora do clima de trabalho e da SST

O controle sobre a organizao do trabalho aumenta a possibilidade da gesto ser adaptada ao trabalho real e possibilidade maior flexibilidade dos trabalhadores

O que se pode fazer para modificar o modo de gesto?

No se aprisionar por viso tradicional da gesto:

construo social pode ser modificado

Pode-se revalorizar/ aprimorar tarefas:


introduzir rotatividade e polivalncia reorganizar processo de produo ajustar horrios de trabalho, tarefas noturnas, maior flexibilidade e autonomia a empregados e executivos.

O que se pode fazer para modificar o modo de gesto?

Visar hierarquia:

diminuir do nmero de escales, reduzir nmero de categorias profissionais

associar autoridade e responsabilidade para cada escalo

Transformar polticas de pessoal:

recrutar ou realocar certos recursos FAVORECER A CRIAO DE ESPAOS DE PALAVRA EM TODOS OS NVEIS

O que se pode fazer para modificar o modo de gesto?

A filosofia de gesto DEVE SER coerente com a prtica:

o mtodo de gesto prescrito deve se aproximar do modo de gesto real.

Deve-se introduzir cooperao, confiana, reconhecimento, solidariedade, dilogo e equidade

Caso contrrio s intensifica-se a desiluso, agressividade e cinismo

Potrebbero piacerti anche