Sei sulla pagina 1di 11

SUGESTES DIRETAS E INDIRETAS

Dr. ureo de Souza Arajo Tel. (21) 2471- 4899 E-mail: aureo.cd@bol.com.br

SUGESTIONABILIDADE

Andr Weitzeenhoffer Capacidade de responder s sugestes . Clystine Abram a interferncia , na mente inconsciente, da comunicao de uma nova idia, que pode ou no ser aceita pela pessoa que est recebendo a informao.

SUGESTO

uma comunicao que evoca uma resposta involuntria que reflete o contedo ideacional da comunicao .

DIRETA

INDIRETA

SUGESTES :

Simples e Concisas, para poderem ser entendida com clareza e rapidez . Repetir vrias vezes para reforar e reter a sugesto. Confiveis e desejveis, se no, podem ser rejeitadas. Marco temporal, colocar uma data ou falar: partir deste momento, agora, hoje, neste instante... o inconsciente interpreta literalmente. Limite as sugestes por um problema de cada vez . Use palavras permissivas, que possam persuadir o inconsciente. Ex: talvez... possvel que... permita que...E use tambm, palavras autoritrias. Usar palavras positivas e afirmativas, o inconsciente s entende mensagens positivas. Nunca use a palavra no.

Resposta Automtica
Para quebrar as resistncias do paciente antes de darmos as sugestes podemos fazer com que a sua mente inconsciente se manifeste, podemos coloclo em transe e fazer com que sua mo ou um dos seus dedos indique-nos quando a sua mente inconsciente estiver no comando. Ex..: Sugira que sua mo vai ficando leve, leve, como se um balo de gs hlio estivesse amarrado a ela e isso faz com que sua mo fique cada vez, mais leve, mais leve (repetio). Quando a mo estiver se movimentando de uma forma inconsciente o momento mais propcio de darmos as sugestes. I c

Sugestes Diretas

Sugestes Indiretas

(AUTO ESTIMA ) Voc se ama e se aceita, admira se, sabe que a pessoa mais importante do mundo. A cada dia est mais seguro e confiante, amando-se e respeitando se mais e mais a cada dia. ( MEDO ) Voc forte e corajoso, enfrenta todas as barreiras vencendo com muita energia. Voc vitorioso como um guerreiro. ( DEPRESSO ) Sinta se feliz , alegre , contente , perceba a felicidade lhe contagiando. Voc e o mundo colorido com as cores de um arco-ris . ( ANSIEDADE ) Voc est calmo, tranqilo, com um agradvel sentimento de bem estar, em paz .

(Auto estima) Imagine um sol, um lindo sol dourado brilhando no cu azul, o sol governa alguns planetas e ilumina a lua. O sol quente, cheio de vida , belo, maravilhoso. ( MEDO ) Pense que est vendo um leo, ele muito forte e corajoso , ele conquista novos territrios e enfrenta novos desafios. O leo to poderoso e valente, forte e corajoso. ( DEPRESSO ) Veja uma linda praia, num dia de calor. As pessoas esto alegres, algumas tomam banho de sol, outras brincam de fresco-ball na areia, outras se molham no mar. Todas vivem intensamente cada momento, com energia e motivao. So alegres e felizes. ( ANSIEDADE ) Imaginese andando num lindo bosque, os pssaros cantam, as flores perfumam o ambiente, as rvores do sombras frescas e confortveis. No bosque os pssaros cantam e as borboletas voam alegremente. O bosque est em paz, tudo ali transmite tranqilidade, a natureza perfeita, a paz, a calma e a tranqilidade habitam naquele lugar.

Sugesto Noturna
O membro da famlia que tenha uma afetividade maior com a criana ou com o adulto, ficar a um metro mais ou menos de distncia, nos primeiros 10 a 15 minutos do sono, dar as sugestes, sempre de forma positiva e sem tocar no problema da pessoa. Fazer frases curtas e repetir 20 vezes a mesma frase durante no mnimo 1 ms. Inicie sempre com o nome da pessoa. Roer unha. Ana, a cada dia voc vai adquirindo hbitos saudveis, suas unhas so bonitas. Bruxismo Jos, os msculos de sua face esto cada vez mais relaxados. Enurese Noturna: Paulo, ao sentir sua bexiga cheia durante o sono voc vai acordar, ir ao banheiro e urinar.

METFORAS

Podemos usar as metforas para atingirmos objetivos durante a terapia, considerando a estrutura da memria humana. Com o uso de metforas podemos esclarecer um assunto de forma mais ampla e intensa. mais fcil lembrarmos de uma metfora do que recordarmos uma simples frase, faz com que uma idia simples ganhe vida. Ex : mais fcil lembrar que : gua mole em pedra dura tanto bate at que fura, do que: -persista que obters xito. As metforas devem ser individualizadas e elaboradas para cada paciente, devem ir de encontro as referncias de cada paciente.

O objetivo das metforas obter uma mudana consistente com os prprios recursos de cada paciente e visa alcanar uma cura definitiva e no burlar os sintomas da pessoa, proporcionando assim uma vida mais flexvel e criativa.

Entre outros casos em que podemos lanar mo ao uso de metforas:


1) Na construo do ego, estruturando a emoo, o comportamento ou o pensamento, ajudando o paciente a equilibrar-se melhor na sua vida.

2) Podemos usar para auxiliar o paciente a perceber recursos de sua vida pessoal, que no percebia anteriormente. 3) Podemos usar metfora para diminuir sua tenso e dessensibilizar o seu medo . Podemos aferir a facilidade com que o paciente pode ser Hipnotizado: 1) Ao contar uma anedota para o paciente, observe at que ponto ele est envolvido na histria, pacientes com maior poder de envolvimento na metfora so mais fceis de serem hipnotizados.

2) Podemos perceber se o paciente responde melhor as sugestes diretas ou indiretas, se ao contarmos uma metfora em que o protagonista submetido olhou, para ver, que horas eram. Pode determinar alguma coisa sobre a capacidade de resposta ao paciente, observando sua reao a esse tipo de sugesto especifica, caso ele tambm atue como protagonista.

Podemos diagnosticar o foco de ateno do paciente se interno ou externo.


Pessoas interiorizadas preocupam-se com sua prpria vida interior: sentimentos, pensamentos, movimentos. Pessoas exteriorizadas esto mais atentas ao que est se passando ao seu redor. Paciente adulto: Borboleta. rvore. Menino no gelo. Paciente Criana: Contos infantis. Patinho feio Trs porquinhos

Uma lagarta que vivia entre as folhas se rastejando e se alimentar. vista pelos outros seres como um ser feio e desinteressante.

A BORBOLETA

A RVORE
Em um belo dia um pequeno pssaro carregava no seu bico algumas sementes que deixou cair em solo frtil. A chuva veio, o sol aqueceu e as primeiras folhas comearam a surgir sobre a terra. Enfrentando perodos de secas e ventanias, crescia, se desenvolvia, tornando-se uma linda rvore. A rvore frondosa, com folhas verdes d lindas flores e frutos saborosos. Em sua sombra animais e pessoas podem descansar, seus frutos alimentam e suas flores perfumam a natureza.

Um dia a lagarta se isola em um casulo, escuro, solitrio, permanecendo s por um tempo. Um belo dia se transformou em uma linda borboleta capaz de despertar interesses de seres que nunca tomaram um conhecimento de sua existncia, enquanto a lagarta. Hoje com essa transformao torna-se capaz no s de ser admirada, mas tambm de explorar outros mundos mais fascinantes e interessantes.

Menino no Gelo
Certa lenda conta que estavam duas crianas patinando em cima de um lago congelado. Numa tarde nublada e fria, brincando sem preocupao. De repente, o gelo se quebrou e uma das crianas caiu na gua e o gelo o cobriu. A outra criana vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e comeou a golpear com toda a sua fora, conseguindo quebr-lo, salvando seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como voc fez isso? impossvel que voc tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mos to pequenas! Nesse instante apareceu um ancio e disse: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Como? O ancio respondeu: - No havia ningum ao seu redor para lhe dizer o que no poderia fazer!

"SE PODES IMAGINAR, PODES CONSEGUIR" (Albert Einsten)

Potrebbero piacerti anche