Sei sulla pagina 1di 37

Aspirao de Vias Areas

Diego Augusto Oliveira


Enfermeiro

Aspirao de Vias Areas


Retirada passiva das secrees, com tcnica assptica, por uma sonda conectada a um sistema de vcuo, introduzido na via area artificial; Objetivo: manter as vias areas permeveis, restabelecer as trocas gasosas melhorando assim a oxigenao arterial e pulmonar alm de prevenir infeces.

Faringe

Cavidade Nasal
Narina

Traquia

Laringe

Pulmo Direito

Pulmo Esquerdo

Indicaes
A aspirao deve ser efetuada quando h ausculta de sons pulmonares adventcios (roncos e estertores) ou aumento do pico da presso inspiratria do ventilador mecnico, ou ainda quando a movimentao de secrees audvel durante a respirao. E tambm pela observao visual do acmulo de secreo.

Cuidados
Esse procedimento expe a srios riscos, especialmente em pacientes sob ventilao mecnica, devendo ser cuidadosa e criteriosa para evitar complicaes srias como hipoxemia, atelectasia, arritmia e infeco, entre outras alm de ser a principal porta de entrada de bactrias no trato respiratrio inferior.

Ordem da Aspirao Intubados: 1- TOT; 2- Narinas; 3 Cavidade Oral No Intubados: 1- Narinas 2- Cavidade Oral

Pr - Execuo
Preparar o Material: - Sonda de aspirao (Tam. 12 14 Fr); - Luvas Estreis; - Ambu conectado a fonte de Oxignio; - Gazes estreis; - Soro Fisiolgico / gua Destilada; - Seringa Estril; - Equipamentos de Proteo Individual.

Pontos Essenciais
Amb conectado rede de Oxignio (com uma quantidade suficiente para manter uma SpO2 acima de 90%) Estetoscpio, Sistema de vcuo/ Aspirador porttil Frasco coletor de secreo, Monitor Cardiorrespiratrio e Oxmetro.

Execuo
Identificar-se;

Checar o leito e o nome do cliente;


Orientar o cliente e/ou acompanhante quanto ao procedimento; Posicionar o cliente (decbito elevado); Abrir o material a ser utilizado;

Execuo
Conectar a sonda de aspirao ao latex e este ao frasco descartvel;

Ligar o aspirador;
Colocar culos protetor e mscara; Calar as luvas, mscara e culos; Com a mo no dominante, desconectar o ventilador mecnico do TOT ou TQT.

EPIS Necessrios:
Touca; Mscara Facial; culos de proteo; Luvas Estreis; Capote (S/N)

Com a mo dominante, introduzir a sonda de aspirao clampeada pelo TOT ou TQT, aspirar em movimentos circulatrios, e retirar a sonda tambm clampeada; Dar um intervalo entre uma aspirao e outra (lembrar de reconectar o respirador nesse intervalo, para que a Sat02 volte ao normal); Quando finalizar a aspirao das vias aereas inferiores, segue a aspirao da superior, cavidade nasal e posteriormente oral.

Repetir o processo at a limpeza total da cavidade oral, avaliando condio respiratria do cliente;
Aspirar gua destilada para limpeza da extenso;

Retirar a sonda, as luvas, mscara e culos;


Verificar Condies do paciente; Realizar Registro de Enfermagem em pronturio.

Desligar o aspirador; Deixar o cliente confortvel e com a campainha ao seu alcance; Manter o ambiente limpo e em ordem. Desprezar o material utilizado no expurgo; Lavar as mos; Realizar as anotaes necessrias; Checar a prescrio de enfermagem; Supervisionar e avaliar procedimento realizado. continuamente, o

Monitorizao: Deve-se monitorar o paciente que ir ser submetido aspirao. Ficar atento em relao aos dados vitais do paciente, como a SpO2, FR, FC, PA. Deve-se atentar ao tipo do escarro do paciente (cor, consistncia, quantidade e odor), monitorar os parmetros do ventilador, caso esteja em ventilao mecnica. Durao do procedimento: no deve ultrapassar 10 segundos (risco de hipxia), e deve ser realizado com movimentos circulares.

Monitores

ORDEM DA ASPIRAO
TUBO - OROTRAQUEAL OU TRAQUESTOMO NARINAS

BOCA
Para fluidificar, mobilizar as secrees e estimular a tosse deve ser instilada intrabronquicamente pequenas quantidades de soro fisiolgico (at 5ml). Quando h risco de formao de atelectasia, devido s rolhas de secreo, associa-se a utilizao do ambu, sempre seguindo os cuidados de assepsia indicados.

Responsveis pela tcnica

Enfermeiros e tcnicos, Fisioterapeuta, Fonoaudilogo, Mdico e cuidador responsvel pelo paciente (devidamente habilitado para este procedimento).

Balano Hdrico
Atuao da Equipe em prol do bem estar do paciente

70% do corpo humano composto por gua, que tem fundamental importncia na regulao e na composio dos componentes bsicos responsvel pelas diversas reaes metablicas que ocorrem no organismo. Os eletrlitos tm na gua corprea seu solvente e, portanto, um veculo primordial.

Balano Hdrico
O resultado da diferena entre a ingesta e a excreo deste solvente, que carrega consigo outros elementos, o que se chama de balano hdrico ou, quando se leva em considerao alguns dos solutos nele dispersos, tem-se o balano hidroeletroltico. Realizado a cada 24h de internao do paciente.

O enfermeiro precisa estar atento aos resultados do balano hdrico e saber interferir, quando necessrio, e tambm comunicar ao mdico responsvel pelo paciente sobre sinais de reteno hdrica ou de desidratao.

Ao avaliar o paciente e observar os sinais sugestivos de distrbios hdricos, o enfermeiro deve conhecer as condies clnicas do paciente, os fatores de regulao dos lquidos, os desequilbrios eletrolticos, os distrbios de volume e as possveis complicaes, visando a realizar a assistncia de enfermagem conforme as reais necessidades do paciente.

bem conhecida a importncia de registros completos do balano hdrico dos pacientes internados em unidade de terapia intensiva, a fim de ajustar os volumes de fluidoterapia e nutrio, permitindo o equilbrio homeosttico. tambm um bom indicador precoce da ocorrncia de complicaes cardiovasculares e renais em pacientes crticos

O Balano hdrico feito a partir do controle da ingesta e eliminao, isso compreende: INGESTA Lquidos, medicaes e dieta via oral; Lquido, medicaes e dieta parenteral; Hemoderivados; ELIMINAES Diurese; Evacuaes/Efluentes;

Vmitos;
Drenos; Sudorese (quando significativa).

Potrebbero piacerti anche