Sei sulla pagina 1di 87

MODULO I

A CIDADE NA PASSAGEM DO SECULO XIX PARA O SECULO XX.


Primeira Aula
Texto: A Cidade da Noite Apavorante: Reaes Cidade Encortiada do Sculo XIX: Londres, Paris, Berlim, N.Y. (1880-1900) in Hall, P. Cidades do AmanhS.P.: Perspectiva; 2007.
1

MODULO I A CIDADE OCIDENTAL NA PASSAGEM DO SECULO XIX PARA O SECULO XX.

1. Historia da Cidade. 2. A Cidade Industrial. -Revoluo Agrcola. -Revoluo Urbana. -Revoluo Industrial. 3. Urbanismo Neo-Conservador. 4. A Cidade Norte - Americana. -Nova York. -Washington D.C. - Park Movement. - White City Movement - Beautiful City Movement. - Chicago.

1. Historia da Cidade .
-Qual o diferena entre Histria do urbanismo e Histria da cidade? Muito freqentemente, na linguagem comum e nas prticas de ensino, como tambm no direito pblico, os dois termos "histria da cidade" e "histria do urbanismo" parecem confundir-se. uma confuso que, em certa medida, acha pressupostos nas dificuldades encontradas pelo urbanismo em reconhecer seu prprio mbito e especificidades prprias. (Calabi, Donatella. 1993). -Historia da cidade historia da civilidade urbana. -Historia do urbanismo parte da historia da cidade.

Pode-se afirmar que foi somente em meados do sculo XIX, com as vrias transformaes decorrentes do processo de industrializao, que nasceram teorias de bases cientficas sobre a questo urbana, embora a prtica do URBANISMO seja bastante antiga, datando dos primrdios da humanidade. Alguns teoricos, e exemplos de modelos de urbanizao que veremos ao longo do semestre: Franoise Choay (2000) organizou a mais conhecida coletnea abrangendo desde os pr-urbanistas do sculo XIX at os urbanistas cientficos que os sucederam enquanto Leonardo Benvolo (1980; 1981) discorreu crticamente sobre as propostas urbansticas, e Paul Rabinow (1989), que por sua vez, discutiu de uma tica foucaultiana o urbansmo disciplinrio e alguns de seus desdobramentos no mundo colonial francs. O plano de Pierre Charles LEnfant para Washington D.C, em 1791, resgatava o sentido barroco das cidades absolutistas, que foi retomado na Paris haussmanniana do sculo XIX e em Belo Horizonte, trs dcadas mais tarde. O plano de Nova York, em 1811, nega toda a tradio urbanstica anterior adotando um traado rgido e simplificado, em ruas e avenidas ortogonais sem qualquer perspectiva barroca e que responde s necessidades ultra-liberais e pragmticas do esprito empreendedor capitalista norteamericano. 4

Desde a Antiguidade, o homem viu o ESPAO URBANO como campo de interveno, projetando cidades novas ou ainda fazendo modificaes nos traados das antigas. Porm, tais experincias eram fundamentadas somente em questes tcnicas e estticas, sem terem uma viso social, poltica e econmica ao se abordar o fenmeno. At ento, o URBANISMO era visto somente como um conjunto de normas de composio arquitetnica, baseadas em critrios funcionais, construtivos ou estticos; estes definidos em parte na Idade Antiga, como a planta ortogonal e zoneamento funcional; ou a partir do Renascimento, como a aplicao de eixos perspectivos e normas de composio geomtrica.

Atualmente, a CIDADE vista como uma entidade global, representando o ponto crtico das relaes sociais, econmicas e polticas, as quais se expressam a partir de sua espacializao e que etapa fundamental de um processo histrico irreversvel e dinmico (MUMFORD, 2001). O Planejamento Urbano torna a cidade um objeto de estudo multidisciplinar, ou seja, da aplicao de conhecimentos histricos, sociolgicos, econmicos, psicolgicos e tecnolgicos, entre outros, enquanto o Desenho Urbano responsvel pelas propostas projetuais (configurao) em nvel fsico-espacial. Historicamente, o surgimento das primeiras cidades coincidiu com o incio da CIVILIZAO (civitas ="cidade" em latim), o que representou o aparecimento de novos valores de identidade queles indivduos que passaram a ser denominados de cidados (ou civis).

Estudar a HISTRIA DA CIDADE o mesmo que estudar a histria da civilizao humana, j que o homem passou a ser considerado civilizado somente quando comeou a habitar em aglomerados urbanos, os quais se caracterizavam por sua maior densidade de ocupao e sua diferenciao espacial, alm da forte dependncia com o entorno prximo ou longnquo. CIDADES so lugares onde existe uma diviso social do trabalho por meio de atividades especializadas, cujas bases so econmicas (produo agrcola intensiva, extrao de minerais, industrializao, trocas comerciais, prestao de servios ou smbolos do poder temporal e/ou religioso). Atualmente, a metade da populao do mundo mora em cidades. Para o ano 2025, esta cifra aumentar para 75%. O nmero de brasileiros vivendo em reas urbanas chegou a 90% j em 2010. A principal funo da cidade converter o poder em forma, a energia em cultura, a matria inanimada em smbolos vivos de arte, e a reproduo biolgica em criatividade social LEWIS MUMFORD, em The culture of cities (1938).
7

H mais de 10.000 anos atrs, no Mesoltico (entre o perodo paleoltico e neoltico), a populao do mundo no passava de 5 a 8 milhes de habitantes. Inicialmente nmade, caador e coletor de alimentos, o ser humano vivia em bandos formados por no mais que 50 indivduos, que se abrigavam em cavernas ou construes provisrias. A REVOLUO AGRCOLA teve incio aproximadamente em 8000 a.C., na Fase da Pedra Polida ou Barbrie (Neoltico), caracterizando-se pelo surgimento do cultivo de gros e pela domesticao de animais, processos que conduziram sedentarizao do homem e, finalmente, ao aparecimento das primeiras ALDEIAS, ou seja, um aglomerado uniforme de casas. Supe-se que as primeiras aldeias agrcolas permanentes tenham surgido nas regies do Oriente Mdio e do Nordeste africano.

Os povos primitivos demonstraram acentuada predileo pela curva na construo e disposio de suas moradias (choas), resultando em aldeias geralmente circulares, tanto por questes prticas (proteo da comunidade por cercas ou paliadas) como religiosas (fases cclicas da natureza, o movimento circular de renovao da vida e a localizao central dos rituais sagrados).
A configurao formal das primeiras aldeias revela as relaes de parentesco (cls), fator determinante na localizao das moradias, assim como as interrelaes do grupo, baseadas na propriedade comunal. A REVOLUO URBANA, ou seja, a transformao das aldeias em cidades primitivas, ocorrida por volta de 4000-3500 a.C., no se deu por crescimento, mas sim pelo estabelecimento de um local aparelhado, mais diferenciado e privilegiado, que se tornou sede da autoridade de um grupo que passou a ser dominante em relao a outro.

Nas cidades primitivas, que apareceram junto escrita, nasceram as indstrias e os servios, que no eram mais executados pelas pessoas que cultivavam a terra, mas por outras, que passaram a ser mantidas pelas primeiras com o excedente acumulado do produto total.

Nesse momento, surgiram tambm classes ligadas ao poder religioso e/ou temporal, que se tornaram os lderes espirituais e os nobres, os quais estabelecem leis e regras urbanas.

10

Denomina-se REVOLUO INDUSTRIAL a srie de transformaes econmicas polticas, sociais, culturais e tecnolgicas, que vinham se processando desde fins do sculo XVIII e que culminaram na primeira metade do sculo XIX, com a passagem da produo baseada na ferramenta (artesanato/manufatura) para aquela baseada na mquina (indstria).

11

Primeira Revoluo Industrial (1760-1860)


-A energia movida a vapor foi usada na extrao de minrio, na indstria txtil e na fabricao de uma grande variedade de bens que, antes, eram feitos mo. -O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vages puxados a cavalo. -O trabalho fsico comeou a ser transformado em fora mecnica.

-Teve incio o funcionamento do primeiro instrumento universal de comunicao quase instantnea, o telgrafo.
-Fonte de energia CARVO.
12

13

1 REVOLUAO INDUSTRIAL

14

WATT - Cria o Condensador


15

16

17

LIBERALISMO ECONOMICO Adam Smith :


Liberdade para investir e contratar Propriedade privada sem interveno do Estado (Laissez Faire) Lei de Oferta / Procura:
Empresrio Beneficios Oferta Enrriquecimento- A Sociedade se beneficia com novos produtos. Gera novos empregos.

18

Segunda Revoluo Industrial (1860-1900) - caracterizada pela difuso dos princpios de industrializao em diversos pases: Frana, Alemanha, Itlia, Blgica, Estados Unidos e Japo. -O destaque ficou com a eletricidade e a qumica, resultando em novos tipos de motores (eltricos e exploso), no aparecimento de novos produtos qumicos e na substituio do ferro pelo ao.

-Houve o surgimento das grandes empresas ( cartis-grupos de empresas que, mediante acordo, buscam determinar os preos e limitar a concorrncia) , do telgrafo sem fio e do rdio.

19

Mudanas na industrializao:
Fonte de Energia : PETRLEO/ELETRECIDADE Mquinas:
Motor a exploso . Motor eltrico.

Novos Produtos: Plastico, Alumnio Produo em srie (Henry Ford) Concentrao Industrial:
Cartel ( acordos entre diferentes empresas) Trust ( fuso de empresas) Holding (grupo financeiro que possui o controle) Monopolio (exclusividade de produo e comercio de um produto)

20

SOCIEDADE INDUSTRIAL

21

BURGUESIA
Classe dominante ( economica e poltica)
Alta Burguesia (empresarios e politicos) Media Burguesia (funcionarios publicos e prof. liberais) Baixa Burguesia ( pequenos comerciantes)

PROLETARIADO
Forte xodo Rural Operrios: Moram junto as fabricas condies precrias

POPULAO RURAL
22

23

24

25

A INDUSTRIALIZAO demonstrou decises arriscadas e aes contraditrias, que permearam os sucessos e avanos com crises e sofrimento de muita pessoas.
Tais males ocorreram principalmente pela falta de coordenao entre o progresso cientfico e tcnico e a organizao geral da sociedade, alm da falta de providncias administrativas adequadas para controlar as conseqncias das mudanas econmicas. Esse desequilbrio acabou se refletindo na arquitetura do sculo XIX, cujo sistema era regido pelas leis naturais e pelas convenes imutveis deduzidas em parte na Antigidade clssica e em parte individualizadas pelo pensamento renascentista, mas que passou, a partir do Iluminismo do sculo XVIII, a ser analisado em suas fontes tericas.
26

O resultado desse quadro foi a difuso do HISTORICISMO, ou seja, a negao da universalidade das regras clssicas e a busca de outras fontes de inspirao no passado histrico, inicialmente atravs do revivalismo esttico (estilos neoclssico, neogtico, neobarroco, etc.) para a posterior difuso da miscelnea estilstica expressa pelo ECLETISMO. Principalmente a partir de 1850, a arquitetura perdeu o contato com a realidade de seu tempo e o papel do arquiteto passou a ser reservado somente parte esttica, deixando para outros as questes tcnicas e funcionais, o que o tornou alheio discusso dos fins da produo arquitetnica e apenas ligado aos aspectos estilsticas (BENEVOLO, 1998).

A REVOLUO INDUSTRIAL vai trazer um conjunto de mudanas lentas, progressivas e decisivas, as quais aconteceram em trs nveis:
1)Econmico-tecnolgico: aumento da produo, da circulao e do consumo de bens e servios atravs da inveno da mquina;

27

2)Scio-poltico: proletarizao de milhares de artesos e formao de uma reserva de mo-de-obra; 3)Urbano-territorial: uma nova distribuio da populao no territrio e mudanas na infraestrutura urbana.

Modificou-se radicalmente a conformao usual das cidades tradicionais europias, fazendo com que seu antigo ncleo formado principalmente pelos maiores monumentos, pelas moradias e pelas ruas estreitas fosse abandonado pelas classes ricas, que acabaram se estabelecendo em bairros de luxo aos arredores da cidade.

Os edifcios e os palacetes passaram a ser ocupados por imigrantes e trabalhadores (proletariado), tal como os jardins pblicos por depsitos e casas mais pobres. Bairros operrios compactos e desordenados multiplicavam-se ao redor das cidades, ao lado de indstrias e villas burguesas (KOSTOF, 1991).

28

Tais mudanas resultaram em graves problemas de transporte, habitao, servios e salubridade, reivindicando medidas de saneamento para que os conflitos sociais no se tornassem insuportveis. Vrios governos tomaram providncias a fim de resolver essa situao primeiro na Inglaterra e depois nos demais pases , os quais puderam dar os primeiros passos de planejamento. LEIS SANITRIAS passaram a vigorar, as quais no somente se preocupavam com a higiene e a sade dos moradores, como cuidavam da questo habitacional, que passou a ser subvencionada pelo Estado. Definiram se regulamentos para a construo mnima, assim como normas para a composio de conjuntos operrios. As condies crticas da CIDADE INDUSTRIAL, principalmente no que se referia s suas condies higinicas e sanitrias, conduziram ao Movimento Higienista, na primeira metade do sculo XIX, responsvel pela primeira legislao de sade pblica, que regulamentava medidas de limpeza das cidades, construo de esgotos e suprimentos de guas livres de contaminao.

29

A partir de 1830, de acordo com BENEVOLO (1994), epidemias de clera se alastraram na Inglaterra.
Com bases estatsticas, o higienista Edwin Chadwick (1800-90) estabeleceu a existncia de uma correlao entre condies de vida e mortalidade. Seu trabalho, que demonstrava que as doenas transmissveis eram causadas por miasmas surgidos da matria em decomposio, possibilitou o nascimento das primeiras Leis Sanitrias inglesas (09.ago.1844 e 31.ago.1848). 1) Modificaes tcnico-construtivas: -Racionalizao no uso de materiais tradicionais, resultando na melhoria de qualidade, acabamento e transporte; -Emprego sistematizado de materiais novos (ferro, vidro e concreto armado); -Difuso das mquinas e melhoria do aparelhamento dos canteiros de obras; -Desenvolvimento das vias de transporte terrestre e aqutico, graas aos avanos na geometria, topografia, etc.
30

Progressos cientfico-culturais: -Surgimento das regras de geometria descritiva, por Gaspard Monge (1746-1818); -Difuso do sistema mtrico decimal a partir da Revoluo Francesa (1789/99); -Desenvolvimento de novos conceitos fsicos desde R. Hooke (1635-1703), J.Bernoulli (1654-1705) e C. A. Coulomb (1736-1806), alm de invenes, como a mquina a vapor de James Watt (1736-1819) ; -Ciso entre os ensinos de arquitetura e engenharia, com a fundao das Escolas Politcnicas e a incorporao do ensino arquitetnico s Escolas de Belas Artes a partir do sculo XIX. At o surgimento das primeiras escolas parisienses de engenharia cole des Ponts et Chausses (1747) e cole des Ingnieurs de Mzires (1748) , o arquiteto era, ao mesmo tempo, o criador da forma e o nico capacitado para realiz-la. Contudo, sua formao acabou isolada do conhecimento e contato com a realidade cultural de renovao, assim como dos aspectos construtivos que a engenharia aperfeioava rapidamente.

31

Os criadores da nova profisso eram todos arquitetos construtores de linha definitivamente racional, tanto que definiam arquitetura como a arte de construir, onde o que mais importava era a economia e a funcionalidade.
Desde seu momento inicial, a ENGENHARIA fundou-se na investigao cientfica dos problemas fsicos que lidava herana dos mestres gticos at marcar o grande desenvolvimento do sculo XIX e o engenheiro ser considerado o homem moderno por excelncia. Foi ele quem resolveu os novos problemas funcionais, que requeriam solues originais, principalmente atravs das novas tcnicas e materiais. As doutrinas arquitetnicas do sculo XIX centralizavam-se em uma postura acadmica, que ignorava a vastido dos novos problemas sociais a que a arquitetura deveria servir, numa atitude margem de seus fundamentos culturais. A nova sociedade que emergiu com o capitalismo industrial fez nascer tambm uma nova ordem do espao urbano, que conduziu a uma revoluo no modo de pensar a cidade.
32

Esta passou a ser compreendida como CAOS que precisava ser controlado e dirigido, de modo a garantir o desenvolvimento das novas relaes socioeconmicas. Novo cenrio do Capital, a CIDADE INDUSTRIAL transformou-se em um emaranhado de problemas, que passou a ser um campo de experimentaes urbansticas, ora a partir de modelos neoclssicos de inspirao francesa, ora por meio de amplos programas habitacionais de bases britnicas; ou ainda atravs de traados em retcula ortogonal, aplicados na Amrica. As transformaes que marcavam a paisagem das cidades europias, na qual novos elementos o adensamento humano, o barulho, o movimento, os transportes, a vida fervilhante passaram a preencher o cotidiano das avenidas, praas e galerias. Em 1857, o poeta e crtico francs CHARLES BAUDELAIRE (1821-67) publicava sua principal obra, Flores do mal, tornando a cidade sua maior personagem, no como espao concreto, mas sua alegoria: a multido flutuante, instvel e fulgaz, atravs da qual o poeta via Paris.

33

Por meio das imagens momentneas, as paisagens passantes ou os olhares furtivos que se cruzavam nos becos e nas ruas da metrpole que comeava a se desenhar, descrevia aquela experincia vivida do choque da modernidade e, segundo o filsofo Walter Benjamin (1892-1940), do desenvolvimento da cultura como mercadoria, o que marcaria a sociedade de massa. Adotando a elegncia de um dandy e uma atitude de cio e liberdade, Baudelaire foi enormemente criativo. Fascinado pela modernidade que se manifestava na urbanizao europia, atuou como verdadeiro flneur, ou seja, a anttese do burgus ou um passante ocioso, perdido na grande metrpole, livre para vaguear, observar, meditar e sonhar. Para ele, os habitantes da cidade so vistos como se movendo atravs de um espao fragmentado construindo a sua atividade com base na imaginao. A flnerie seria um modo de sociabilidade em que se guarda ciosamente a sua individualidade e, obscurecendo-se por detrs da mscara do annimo e insignificante homem da multido, envereda por um percurso que o aliena da eventual possibilidade de uma relao intersubjetiva mais aprofundada com os outros agentes que se movimentam nela.
34

O filsofo e escritor alemo de origem israelita Walter Benjamin (1892-1940) pode ser considerado um dos maiores crticos da esttica do sculo XX, especialmente devido sua reflexo sobre linguagem e arte sob a tica marxista que fez junto Escola de Frankfurt. Particularmente interessante foi sua contribuio com A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica (1936), em que j identificava as novas atitudes do pblico, realizadores e atores, transformados pelo progresso tcnico e esttico do cinema.
As origens da urbanstica moderna deram-se a partir de dois grupos de agentes que se propuseram a transformar a CIDADE INDUSTRIAL, a saber: a) Reformadores urbanos ou urbanistas neoconservadores: agentes executores de grandes intervenes de renovao de alguns centros europeus que, diante da necessidade de dotar as cidades de condies para o enfrentamento das mudanas produzidas pela industrializao, reforaram o carter tcnico do urbanismo, voltando-se para reformas grandiosas;

35

36

b) Socialistas utpicos ou pr-urbanistas: generalistas na maioria, historiadores, economistas e polticos que apresentaram uma srie de propostas, que no passavam de obras hipotticas, de cunho essencialmente utpico j que se pensava ser possvel o restabelecimento da ordem, abandonando-se a cidade industrial e voltando-se a viver no campo, atravs de uma atitude nostlgica.

3. URBANISMO NEOCONSERVADOR Com os movimentos e revoltas sociais da segunda metade do sculo XIX, conforme BENEVOLO (1994), muitos pases europeus submeteram-se a uma nova direita, autoritria e popular, por meio da qual se passou a fazer o controle direto do Estado sobre a vida econmica e social, alm de efetuar uma srie de reformas de carter coordenador e de preocupao anti-revolucionria. Iniciaram-se assim grandes intervenes urbanas visando regular a CIDADE INDUSTRIAL em uma escala apropriada nova ordem socioeconmica, atravs da prtica de programas saneadores e de remoo do proletariado das reas centrais com a demolio das reas insalubres.

37

PLANO DE PARIS (HAUSSMANN, 1853)


Buscando um plano unitrio entendido como modelo urbano ideal, uniforme e regular, o URBANISMO NEOCONSERVADOR do sculo XIX pode ser exemplificado por:

38

O Plano de Haussmann, realizado a mando de Napoleo III (1808-73), acabou se repercutindo nos planos de Florena (1864), Marselha (1865), Estocolmo (1866) e de Toulouse (1868); assim como influenciou as propostas para Roma, Bolonha, Colnia, Leipzig, Copenhague, Adelaide e Brisbane, entre outras. Uma de suas peculiaridades foi busca da valorizao de edifcios monumentais, reforando sua funo de marcos perspectivos e simblicos. Isto teve grande influncia nas concepes do City Beautiful Movement, assim como conduziu a reformas urbanas, inclusive no Brasil, aplicando-se em cidades como Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre.

39

4. CIDADE NORTE - AMERICANA


Como colnia britnica de 1607 a 1783, os EUA tiveram como elementos de sua tradio urbanstica aqueles provenientes da Inglaterra, derivados especificamente de trama reticulada, disposta de modo rigoroso e invarivel como ponto de referncia para a implantao arquitetnica (modulao ortogonal), como atestam os planos de Filadlfia (Pensilvnia, 1682), Cambridge (Mass., 1699), Savannah (Georgia, 1732) e Reading (Pensilvnia, 1748). Em relao construo, os primeiros colonos esforaram-se em reproduzir sistemas convencionais, como a cantaria e a alvenaria de tijolos, sendo a carpintaria aquele que se tornou mais vivel. Baseada no repertrio clssico ingls, foi adaptada s condies climticas do local, marcadas por invernos rigorosos e veres quentes (uso de varandas externas, chamins com lareiras, etc.). Denomina-se Baloon Frame a tcnica construtiva norte-americana em carpintaria, sendo a estrutura externa coberta com tbuas horizontais e internamente com revestimentos leves, deixando se uma cmara de ar isolante e pequenas aberturas.

40

41

Fugindo do traado urbano puramente retilneo, foram poucas as excees, entre as quais Annapolis, fundada em 1649 na foz do rio Severn, na baa de Chesapeake (Maryland) que foi a primeira cidade norte-americana a apresentar uma estrutura formada de duas praas circulares ligadas por uma avenida num conjunto de ruas ortogonais. Charleston, fundada em 1672 em um territrio entre os rios Ashley e Cooper (South Caroline), era formada por oito quarteires irregulares de permetro fortificado. A cidade expandiu-se alm dos muros a partir de 1717, quando foi estabelecida sua praa central com mercado em 1739.

J Detroit teve origem francesa fundada por Antoine de La Mothe Cadillac em 1701 (Michigan), passando a pertencer aos EUA somente em 1796.
Em 1807, foi ampliada segundo um traado de diagonais formando uma trama de tringulos eqilteros e uma sucesso de unidades radiocntricas.

42

Detroit - 1889
43

NOVA YORK
Seu primeiro registro no mundo ocidental do navegador Giovanni da Verrazano do navio francs, La Dauphine em 1524, contactou os nativos lenapes e deu ao maior porto natural do mundo o nome de Nouvelle-Angoulme (Nova Angoulme) em homenagem a Francisco Ida Frana, Rei da Frana e conde de Angoulme. Em 1609 chegam os holandeses comandados por Henry Hudson, a servio da Companhia Holandesa das ndias Orientais. navegou com o navio Meia-Lu. Fundam ai uma colnia (1614) Nova Amsterd, como um entreposto de peles situado na foz do rio Hudson, ao sul da Ilha de Manhattan, esta ocupada pelos ndios algoquianos. Em 1626 o diretor-geral colonial holands Peter Minuit comprou a ilha de Manhattan dos lenapes pelo valor de 60 florins, (cerca de US$1000 em 2006); uma outra lenda diz que Manhattan foi comprada por US$ 24 no valor de contas de vidro. Recebeu os primeiros escravos em 1625 e os primeiros colonos judeus em 1654, quando tambm se construiu uma paliada contra os ndigenas, passando a rua ao seu lado chamar-se Wall Street.
44

O ncleo histrico possua um traado irregular e espontneo, mas seu excepcional crescimento exigiu um plano retilneo de expanso, aplicado no incio do sculo XIX. O Plano de Nova York (1811) caracteriza-se pela retcula uniforme que desconsidera a topografia e est composta por avenidas no sentido Norte-Sul e ruas no sentido Leste-Oeste, com a previso de uma ampla rea em que uma parte foi posteriormente destinada ao lazer pblico urbano (Central Park).

45

NOVA YORK
Foi criada em 1624 pelos holandeses como Nova Amsterd, um entreposto de peles situado na foz do rio Hudson, ao sul da Ilha de Manhattan, esta ocupada pelos ndios algoquianos, que a venderam em 1626. Recebeu os primeiros escravos em 1625 e os primeiros colonos judeus em 1654, quando tambm se construiu uma paliada contra os ndigenas, passando a rua ao seu lado chamar-se Wall Street. O ncleo histrico possua um traado irregular e espontneo, mas seu excepcional crescimento exigiu um plano retilneo de expanso, aplicado no incio do sculo XIX

46

O Plano de Nova York (Manhattan1811) caracteriza-se pela retcula uniforme que desconsidera a topografia e est composta por avenidas no sentido Norte-Sul e ruas no sentido Leste-Oeste, com a previso de uma ampla rea em que uma parte foi posteriormente destinada ao lazer pblico urbano (Central Park).
47

N.Y. -1902
48

49

Com o fim da Guerra da Independncia Americana (1775/83), instaurou-se uma democracia fundada na soberania popular e nos direitos inalienveis da pessoa humana, o que forneceu novos nimos aos idealistas e revolucionrios europeus que lutavam contra o Ancin Rgimen e que conduziriam Revoluo Burguesa (1789/99), iniciada na Frana.

As fundao das novas sedes dos orgos polticos e administrativos dos 13 estados e a nova capital do pas, Washington, exigiram a adoo de um novo estilo, optando-se pelo NEOCLSSICO por seu significado ideolgico: smbolo da virtude republicana de bases francesas. Nascia assim a imagem da Amrica radical, em que se buscava a difcil conciliao entre as formas palladianas e o ideal democrtico. Foi Thomas Jefferson (1743-1826) quem melhor representou essa duplicidade arquitetnico-poltica da tradio clssica americana, reconhecendo com extrema lucidez o valor institucional e pedaggico da arquitetura, ao mesmo tempo em que adotava o neoclassicismo e a ideologia naturalista como guias prticos para a construo da democracia americana
50

Monticello, a cidade projetada e construda por ele para si mesmo, de 1794 em diante, um monumento a essa utopia, em que o modelo palladiano seria usado de modo pragmtico, j que, embora tenha a aparncia de uma villa-templo, apresentava uma srie de invenes tcnicas e funcionais em seu esquema geomtrico, integrando classicismo e funcionalidade, exemplificando sua viabilidade civil e social concreta.

51

Monticello hoje Universidade da Virginia em Charlotteville, patrimonio da UNESCO, idealizada por T.J. que a viveu.
52

Jefferson aceitava o aspecto herico do classicismo como mito europeu a se tornar americano, mas o apresentava como Razo construda, capaz de unificar os ideais divergentes da jovem nao e tambm como valor acessvel e social, o que pode ser igualmente observado em seu projeto para o novo Capitlio de Richmond (Virginia, 1784); ou no plano de implantao da Universidade de Virginia, em Charlottesville (1817/26).

53

WASHINGTON DC Em 1790, o Congresso norte-americano decidiu construir uma capital federal perto do esturio do rio Potomac, batizada em homenagem a George Washington (173299), primeiro presidente dos EUA, entre 1789 e 1797, depois de comandar as foras das 13 colnias na luta pela independncia. A cidade foi construda de 1800 a 1871, mais ou menos segundo o plano do francs Pierre Charles lEnfant (1754-1825), elaborado em 1791.

54

55

Na planificao de Washington, o programa ideolgico jeffersoniano foi aceito integralmente. Atravs de um traado regular, em tabuleiro de xadrez cortado por diagonais, em que se criavam jardins e esplanadas, fundava-se um mundo novo, que correspondia a uma escolha unitria; uma deciso que nenhuma vontade coletiva tinha apresentado na Europa.
Sua conformao urbana assumiu um significado primrio e preponderante dos modelos disponveis da cultura e da prxis urbanista europia. A partir da tradio americana, sobreps-se um quadrillage colonial ao esquema, ento de vanguarda, sugerido pelo jardim francs, pelo plano de Wren para Londres e pela fantstica Paris de Patte. A cidade tornou-se de fato uma nova natureza e os modelos da cultura absolutista acabaram expropriados e traduzidos pela capital democrtica.

56

Pierre Patte no contexto da cultura urbanstica do sculo XVIII, onde teorias e projetos precursores, acompanhados de amplos debates sobre as principais questes que a cidade colocava, produz os fundamentos a nova cincia de planificao urbana do sculos XIX, o urbanismo. Em sua proposta de interveno planejada na cidade se destaca a dimenso tcnica como princpio de interveno e a dimenso esttica de carter simblico e retrico. A dimenso esttica de sua obra pode ser verificada, sobretudo Monuments riges en France la Gloire de Louis XV, de 1765, onde ele publica uma srie de solues para praas monumentais propostas por vrios arquitetos em homenagem a Luis XV. as remodelaes propostas num nico plano para Paris, os embelezamentos, contm a idia de monumentalizao do espao urbano buscando marcar o papel simblico que deve assumir a nova capital cultural e poltica da Europa. Preocupaes objetivas de planificao da cidade a partir de critrios de organizao, salubridade e funcionalidade esto presentes, sobretudo, em Mmoires sur les Objets les Plus Importants de l'Architectura, de 1769, onde o controle tcnico das estruturas urbanas estaria fundamentado, sobretudo, na teoria miasmtica 57

Incendiada em 1814, a cidade foi lentamente reconstruda e s retomou seu pleno desenvolvimento aps a Guerra da Secesso (1861/65). Em 1878, Washington perdeu sua autonomia com a criao do Distrito de Columbia; e, a partir de 1901, sofreu intervenes segundo os preceitos do Beautiful City Movement.

58

No sculo XVIII, a nova cultura americana considerava a grade (grid) como um instrumento geral, aplicvel em qualquer escala: para desenhar uma cidade, repartir um terreno agrcola ou marcar os limites de um Estado. Em 1786, criou-se a Law Ordinance, que estabelecia a malha reticulada orientada segundo os meridianos e paralelos como norma universal para colonizar os novos territrios do Oeste (BENEVOLO, 2001). Cada malha continha 16 milhas quadradas e podia ser dividida em 2, 4, 8, 16, 32 ou 64 partes menores. Ficava estabelecido assim o padro geomtrico baseado no qual seria construda a paisagem urbana e rural do Novo Mundo.

Muito estados do oeste e novas cidades acabaram nascendo a partir desta regra, como Columbia (South Caroline, 1788) e Columbus (Ohio, 1812), entre outras.

59

60

A partir do sculo XIX, com o desenvolvimento da industrializao, as cidades americanas tiveram um crescimento surpreendente, em especial aquelas ligadas ao carvo da Pensilvnia (Filadlfia e Pittsburgh) ou ao minrio de ferro s margens dos Grandes Lagos, em Minnesota (Minneapolis), Wisconsin (Milwaukee), Illinois (Chicago), Michigan (Detroit), Ohio (Cleveland) e N. York (Buffalo). Neste perodo, consolidou-se ainda mais o papel centralizador do Capital empresarial de New York City. Paralelamente, algumas cidades tornaram-se importantes centros comerciais, seja no Golfo do Mxico e na bacia do Mississipi como New Orleans e Baton Rouge (Louisiana) , seja na Califrnia (San Francisco e Los Angeles) ou nas plancies centrais do pas como Kansas City e St. Louis (Missouri); Memphis e Nashville (Tennessee); e Denver (Colorado).

61

PARK MOVEMENT Em meados do sculo XIX, os ideais romnticos e naturalistas conduziram os americanos para o desenvolvimento do chamado Park Movement, o qual se contraps baixa qualidade de vida nas cidades, decorrente dos efeitos negativos da industrializao, bem como dos graves processos de explorao da natureza, estes exercidos pela agricultura e pecuria em expanso nos EUA. Este movimento contribuiu para uma radical transformao no significado da relao entre homem e natureza, alm de promover uma grande campanha pela conservao dos recursos naturais, assim como pela renovao das paisagens deterioradas pela ao humana naquele pas. As bases do movimento dos parques americanos encontravam-se nos textos de escritores que criticavam as graves conseqncias da industrializao: a) George P. Marsh (1801-82): considerado um dos fundadores do conservacionismo norte-americano, atravs de seu livro Man and nature (Homem e natureza, 1864), atacou o mito da superabundncia e, introduzindo uma nova viso ecolgica, apontando a deteriorao dos solos e as inundaes como resultado do descaso humano em relao ao meio natural;
62

b) Ralph W. Emerson (1803-82): ensasta que no via a natureza apenas como fonte de satisfaes espirituais e de sade fsica, mas tambm de lies prticas, guardando os segredos de uma ordem racional e justa. Para ele, a filosofia da natureza deveria transforma-se na moral de conquista e na tica do trabalho; c) Henry D. Thoreau (1817-62): apresentou em Walden or life in the woods (Walden ou vida nos bosques, 1854), entre outros, a natureza no como um cenrio impessoal a emoldurar o homem, mas como alvo de uma experincia pessoal e direta, baseada na emoo. Para ele, o homem no estaria acima da natureza, mas seria parte integrante dela. d) Walt Whitman (1819-92): poeta que definiu a cidade como o principal produto da American Democracy; e a realizao de um ambiente urbano eficiente, so e democrtico, desde ento como o maior desafio da nova cultura na Amrica.

63

Tambm contriburam para o movimento as experincias dos rural cemeteries e de algumas comunidades religiosas utpicas, iniciadas nas primeiras dcadas do sculo XIX, como as dos mrmons (1833/44), que tm em John Adolphus Etzler suas bases tericas mais slidas. Na dcada de 1820, fundaram-se nos EUA algumas Horticultural associaes que se posicionavam contra a ordenao tradicional dos prximos s igrejas urbanas e, por motivaes scio-culturais e consideravam-nos um lugar bastante particular da cidade, no qual a os naturais deveriam prevalecer sobre a morte. Societies, cemitrios religiosas, elementos

No novo conceito de cemitrio rural, ovisitante atravessaria primeiramente um parque e, entrando na natureza, deparar-se-ia com uma paisagem de inteno mstica, cujas imagens fnebres, eruditas e celebrativas, converter-se-iam em uma decorao naturalista. Este esprito seria traduzido atravs de um respeito criterioso do projetado e construdo para com as condicionantes geogrficas e as formas ambientais.

64

ANDREW J. DOWNING (1815-52), editor da revista The Horticulturist desde 1845, foi um dos maiores propagandistas da idia de parque pblico, para a qual preconizou o estilo a que chamou de Beautiful, por meio de uma esttica orgnica e uma linguagem pitoresca que traduziriam as imagens naturais, de valores religiosos e sociais, na teoria e na prtica do American landscape. (Paisagem americana)

Mesmo com poucas chances de colocar em prtica suas idias, seus escritos assinalavam a importncia das virtudes rurais sobre os processos de crescimento urbano e acabaram influenciando o movimento nacional a favor da criao de parques.

65

Uma das mais ativas dessas associaes foi a Massachusetts Horticultural Society, criada em 1829 em Boston e responsvel pelo novo cemitrio de Cambridge, o Mount Auburn Rural Cementery. Outro exemplo foi o Greenwood Cemetery de Brooklyn NY, no qual a irregularidade dos percursos, a intencional sinuosidade dos caminhos e a interferncia de pequenos bosques, contrastam com a rigidez agressiva da estrutura reticular dominante dos parcelamentos urbanos. Entre 1843 e 1845, Robert F. Gourlay (1778-1863) elaborou os planos de ordenao de Boston e Nova York; e em 1844, William C. Bryant (1794-1878) iniciou no New York Evening Post uma campanha a favor dos parques pblicos.

J em 1851, Downing descreveu como deveria ser o parque no centro da ilha de Manhattan, em Nova York o Central Park a projetado cinco anos aps seu falecimento, por Frederick L. Olmsted (1822-1903) e Calvert Vaux (1824-95)

66

Foi sem dvida Olmsted o arquiteto paisagista que, atravs de seus trabalhos em Nova York, Chicago, Detroit, San Francisco, Washington, Filadlfia e Boston, alm de outras, quem forjou um papel definitivo para os parques urbanos no sculo XIX, estabelecendo-os em estreita relao com a diminuio dos problemas ambientais e sociais da cidade naquela poca. Olmsted defendeu o uso econmico do espao livre, procurando melhorar o clima urbano e minorar a poluio do ar e da gua, alm de mitigar as enchentes e proporcionar um espao agradvel para passeio e moradia; fornecendo um contraponto naturalstico aos edifcios e ruas congestionadas.

Via nos parques a possibilidade de assegurar comodidade, segurana, ordem e economia nas grandes cidades e, mais ainda, viaos como sinnimo de justia social e de participao democrtica.
67

Fruto de um concurso pblico em 1858, do qual o Greesward Plan, de Olmsted e Vaux, foi o vencedor, o Central Park consiste basicamente de um retngulo de 750 m por 3750 m, o que perfaz cerca de 3.000.000 m2, ou seja, 770 acres, dos quais 150 foram reservados para a gua. Possui ainda a separao de sistemas virios para pedestres, cavaleiros e carruagens, assim como ruas de trnsito externo e passagens em desnvel nas interseces , alm de caminhos pitorescos.

68

A partir de Olmsted, o PARQUE URBANO passou a ser smbolo de uma nova vida comunitria e, ao mesmo tempo uma opo urbanstica que se justifica em argumentos de ordem econmico funcional, alm de consideraes ticoideolgicas sobre sua funo social. Um exemplo da aplicao dessa forma de pensar pode ser verificado atravs do seu trabalho em Boston desde 1867. Olmsted props um plano integrado de parques focado sobre seis intervenes principais, coordenadas na direo leste-oeste por um sistema de parkways, o qual foi a primeira expresso da exigncia de se formular planos urbanstico de conjunto, visando a reestruturao de uma cidade.

A partir de 1880, Boston converteu-se em um dos centros mais dinmicos de difuso do paisagismo.
Alm dos nomes j citados, tambm fizeram parte do Park Movement: Jacob Weidenmann (1829-93), graas sua ao propagandista e obras desenvolvidas desde 1864 como superintendente dos parques de Hartford; Horace S. Cleveland (1814-1900), que realizou o plano de Minneapolis j com o conceito de uma reforma urbana global, a partir de 1883; e Charles Eliot (185997), o intrprete e herdeiro da obra iniciada em Boston por Olmsted.
69

Paralelamente ao movimento dos parques americanos, surgiu tambm um conjunto de estudos, os quais fundamentaram o chamado CONSERVATION MOVEMENT, ou seja, o conjunto de aes pela conservao e/ou preservao das reas naturais nos EUA, que resultou em uma importante influncia no urban planning e na cultura regionalista norte-americana. Um dos pioneiros desse movimento foi John W. Powell (1834-1902), representante do Geographic and Geological Survey, na regio das Montanhas Rochosas. Suas consideraes cientficas foram decisivas para a definio das diretrizes da poltica de colonizao do oeste americano. Da sua ao e de seus discpulos nasceu a primeira reserva natural do mundo, em 1872, o Yellowstone National Park situado em Wyoming EUA.

70

WHITE CITY MOVEMENT Em fins do sculo XIX, diante da situao crtica das cidades americanas industriais, surgiram vrias crticas sua conformao, esta guiada pelo laissezfaire (livre concorrncia) e marcada profundamente pela explorao da mais valia imobiliria, estando sua gesto nas mos do chamado boss (chefe) da construo, sem que houvesse nenhuma autoridade para intervir sequer nos controles parciais de ocupao do solo.

Esse personagem organizava a massa de imigrantes, introduzindo-os no ciclo produtivo das cidades e, depois, na estrutura social, oferecendo servios urbanos mnimos em troca de uma lealdade que se materializava em votos.

Contra tal situao, desenvolveu-se uma srie de movimentos reformadores progressistas, entre 1890 e 1900, cujo conjunto ficou conhecido como White City Movement, consistindo na primeira mobilizao baseada em um controle coordenado da cidade norteamericana; e destinado a produzir resultados nitidamente opostos prxis do liberalismo.

71

Tal movimento caracterizou-se pela defesa de uma ao coordenada de funes destinadas a tornar a cidade higinica e mais saudvel, tais como a pavimentao e iluminao das ruas; o abastecimento de gua e implantao da rede de esgoto; a coleta de lixo e o controle dos incndios; um conjunto de medidas sanitrias em geral, que deveria ser tratado pelas regras ditadas pela cincia e tecnologia.
Bastante influenciado pelos trabalhos de Haussmann em Paris, assim como nas grandes reformas urbanas europias, esse movimento concentrava-se principalmente em medidas sanitrias visando a qualidade de vida nas cidades. Um de seus maiores expoentes foi DANIEL H. BURNHAM (1846-1912), responsvel por vrias obras, como a reconstruo grandiosa do Mall, em Washington DC, iniciada em 1901, junto a Charles F. McKim (1847-1909) e Frederick L. Olmsted Jr. (1870-1957); e as propostas dos novos centros cvicos de Cleveland (1902) e de San Francisco (1905).
72

National Mall um parque nacional no formato de uma longa praa com espao localizado a cu aberto de jardins, chafarizes, rvore, e monumentos que vai do Capitlio at o monumento a Washington.

73

BEAUTIFUL CITY MOVEMENT

Tanto o Park Movement como o White City Movement foram decisivos para a afirmao da arquitetura da paisagem norte-americana e o processo moderno de planejamento. Ambas experincias igualmente conduziram ao conjunto de aes de embelezamento urbano que caracterizaram o chamado Beautiful City Movement, que ocorreu nas primeiras dcadas do sculo XX e teve Chicago como seu maior centro de difuso. Tal movimento, como ideologia e atividade, encontrou sua mxima interpretao nas exigncias pacificadoras e estabilizadoras de Theodore Roosevelt (18581919), florescendo durante cerca de 15 anos, em parte porque as cidades nos EUA especialmente seus centros cvicos e sedes do governo do Estado ainda no estavam totalmente construdas e, quaisquer idias imaginativas sobre como constru-las eram bem-vindas.

74

Tendo como seu principal terico Charles M. Robinson (1869-1920), consistiu em uma metodologia classicista, que visava dotar a cidade de um carter cerimonial e simblico, retomando o vocabulrio monumental e perspectivo. Seus ideais influenciaram arquitetos como: Herbert Baker (1862-1946), cujas idias nacionalistas, ritualistas e imperialistas, refletiram-se nos edifcios governamentais de Pretria, na frica do Sul; e Edwin Lutyens (1862-1944), responsvel pelas feies da nova capital da ndia, Nova Dehli, depois concludas por Baker, onde, dentro de reticulados hexagonais, casas foram distribudas segundo uma frmula complicada de raa, profisso e status socioeconmico.

75

Herbert Baker (1862-1946), Union Building (Pretoria)

Edwin Lutyens (1862-1944) Plano Nova Delhi. -1912 a 1930.

76

A proposta da nova capital da Austrlia, Canberra, foi da autoria de Walter B. Griffin (1876-1937), norteamericano que ganhou um concurso em 1911, juntamente com sua esposa Marion L. Mahoney (1871-1961).
Entre 1913 e 1920, tentou realizar seu projeto, mas, devido a inmeros problemas, acabou desistindo. Surpreendentemente, depois de 44 anos, seu projeto foi continuado, destacando-se sua grandiosidade, nobreza e elegncia, sem perder o aspecto repousante.

77

Perspectiva do projeto de Griffin, vencedor do concurso para Canberra

78

Apesar de no ter havido na Europa muitas chances para a aplicao de seus princpios, considera-se a reconstruo da Kingsway (1900/10) em Londres, influenciada pelo movimento, assim como a arquitetura celebralista dos anos 30/40.

Embora de carter superficial, anteciparam-se muitas preocupaes urbansticas, tais como tamanho e forma das ruas; dimenso, carter dos edifcios e sua localizao na relao recproca com os espaos pblicos; disposio das zonas sem edificao; e tratamento destas com a eventual presena de ruas e com a distribuio dos objetos emergentes sobre elas.

79

CHICAGO

Fundada em 1804 por John Kinzie, a partir de um forte s margens do lago Michigan, tinha suas caractersticas urbanas baseadas na tradio americana de se dividir o terreno de modo reticular, alm de ser inteiramente em madeira, no tradicional sistema do balloon frame.
.

80

Em 1871, um grande incndio destruiu quase que completamente a cidade, a partir de quando se inicia um perodo de reconstruo intensificada de seu centro (loop), onde arquitetos e engenheiros experimentaram novos materiais e sistemas construtivos, formando uma corrente pioneira do modernismo, atravs da estrutura em ao, da bomba hidrulica, do elevador eltrico e do arranha-cu.

81

Depois da Columbian Worlds Fair (1893), Chicago tornou-se uma metrpole emergente, a qual crescia desmensuradamente, passando a requerer um processo de planejamento. Daniel H. Burnham (1846-1912), que havia sido o diretor dessa exposio, tornou-se o responsvel pela remodelao e adaptao do traado centenrio das artrias comerciais.

82

Junto a Edward H. Bennet (1874-1954), props um plano para Chicago, o qual foi gestado por cerca de uma dcada, publicado em 1909 e parcialmente implementado, que buscou devolver cidade sua perdida harmonia visual e esttica, enfatizando a arborizao viria e a situao de prdios simblicos (teatros, bibliotecas e museus).

Plano de Chicago 1909.

83

Chicago Avenue -1910

River intersection - 1910

N-S Boulevard
84

Chicago Centro Cvico - 1910

85

86

87

Potrebbero piacerti anche