Sei sulla pagina 1di 54

METAIS NA ENGENHARIA CIVIL

DEFINIES
Quimicamente: Metais so elementos que sempre ionizam positivamente. Na prtica: Elementos de caractersticas ;.

OBTENO DOS METAIS


Obedece a duas fases: Minerao e a Metalurgia. Na minerao temos a colheita do minrio; Na metalurgia o metal puro extrado do minrio.

PROPRIEDADES
Material dctil: aquele que apresenta grandes deformaes antes da rotura Material frgil: aquele que se deforma pouco antes da rotura

Principais Minrios
Bauxita (xido) O2Al2(HO)2 ou Al2(HO)2 Galena (sulfeto) PbS Calcosina (sulfeto) Cu2S Cuprita (xido) Cu2O Calcopirita (sulfato) Cu2S Fe2S3, Malaquita e azurita (carbonatos) Cassiterita (dixido) SnO2, Blenda (sulfato) ZnS

Principais Minrios
Calamina (silicatos) Smithsonina (carbonato) Siderita (Co3Fe) Magnetita (Fe3O4) Hematita (Fe2O3) Limonita (2Fe2O3 3H2O) Pirita (SFe).

LIGAS
Propriedades das ligas
Aparncia Densidade
Varia bastante de uma liga para outra. Geralmente vai de 2,56 a 11,45 sendo que a platina atinge 21,30.

Condutibilidade Eltrica
Metais so bons condutores.

Resistncia Trao
Uma das propriedades mais importantes na construo.

Dilatao e Condutividade Trmica Resistncia ao Choque Dureza Fadiga Corroso

Diagrama Tenso-Deformao

METAIS MAIS UTILIZADOS


Alumnio Cobre Chumbo Estanho Zinco Ferro

Usos e Aplicaes

PRODUTOS COM FERRO


Folhas de Flandres (lata) Chapas Galvanizadas Chapas Lisas Pretas Ferros Perfilados Arames e Telas Pregos

FERRO GUSA Matria prima utilizada na fabricao do ao, o produto uma liga de ferrocarbono obtida em alto-forno, onde realizado processo de reduo do minrio de ferro pelo carvo vegetal ou coque e calcrio

FERRO FUNDIDO o termo genrico utilizado para as ligas Ferro-Carbono nas quais o contedo de Carbono excede o seu limite de solubilidade na Austenita na temperatura do euttico.

AO
Ao ao carbono Aos-Ligas

Principais caractersticas do ao
Pode ser trabalhado com ferramenta de corte; Pode ser curvado; Pode ser dobrado; Pode ser forjado; Pode ser soldado; Pode ser laminado; Pode ser estirado (trefilado); Possui grande resistncia trao;

Formas comerciais do ao
Vergalhes

Perfilados

Chapas Tubos Fios

PRODUTOS COM AO
Os aos estruturais para concreto armado ou protendido Telas soldadas

Aplicao dos Aos em funo do teor de Carbono

Os lingotes de ao fundido laminados em perfis estruturais e placas so um metal totalmente diferente dos ferros fundidos, os quais se assemelham ao metal fundido ou ferro gusa produzido no alto-forno.

Relaes foras-alongamentos ou tenses-deformaes

Limite de proporcionalidade
A tenso correspondente ao ponto A, na figura, recebe o nome de limite de proporcionalidade e representa o valor mximo da tenso, abaixo da qual o material obedece Lei de Hooke. Para um material frgil no existe limite de proporcionalidade.

Limite de elasticidade
A tenso correspondente ao ponto B, na curva tenso deformao, recebe o nome de limite de elasticidade e representa a tenso mxima que pode ser aplicada barra sem que apaream deformaes residuais, ou permanentes, aps total retirada da carga mxima. A deformao continua a ser elstica aps o ponto A e at ao ponto B, com a diferena de que no trecho AB j no existe proporcionalidade entre a trao e a deformao (o material j no obedece lei de Hooke).

Limite de escoamento
Muito prximo do ponto B existe um ponto a partir do qual aumentam as deformaes sem que se altere o valor da tenso: o limite de escoamento

Patamar de cedncia
Zona de deformao puramente plstica, correspondente ao trecho BC do diagrama tenso - deformao, onde se verifica um grande aumento de deformao com uma variao relativamente pequena (ou nula) da tenso. Se, aps a aplicao da carga correspondente ao ponto B' do diagrama, houver descarregamento da barra, esta descarga d-se segundo a reta B 'B ", que paralela reta OA, apresentando, ento, a barra a deformao residual OB' '. Se, a seguir, voltar a carregar a barra, o diagrama segue a linha B "B 'CDE.

Limite de resistncia
a tenso correspondente ao ponto D. A partir deste ponto do diagrama, no trecho DE, a um acrscimo da deformao corresponde um decrscimo da tenso, que se deve ao fato de, antes da rotura (ponto E), se dar uma diminuio da seco da barra (estrico) na zona em que a mesma se verifica.

Limite de rotura
a tenso correspondente ao ponto E que equivale rotura do material.

Tenso admissvel
Representa uma frao da tenso limite de elasticidade, nos materiais dcteis, e uma frao da tenso de rotura, nos materiais frgeis. Obtm-se dividindo as tenses referidas por um nmero maior que a unidade, que se designa por coeficiente de segurana. A tenso admissvel , tambm, frequentemente designada por tenso de clculo ou tenso de segurana. O coeficiente de segurana depende fundamentalmente da natureza do material e do tipo de solicitao atuante.

PROPRIEDADES MECNICAS DOS METAIS

Principais propriedades mecnicas


Resistncia trao Elasticidade Ductilidade Fluncia Fadiga Dureza

Tenacidade,....

Cada uma dessas propriedades est associada habilidade do material de resistir s foras mecnicas e/ou de transmiti-las

Tipos de tenses que uma estrutura est sujeita

Trao Compresso Cisalhamento Toro

Comportamento dos metais quando submetidos trao

Resistncia trao

Dentro de certos limites, a deformao proporcional

tenso (a lei de Hooke


obedecida) Lei de Hooke:

=E

Deformao Elstica e Plstica


DEFORMAO ELSTICA DEFORMAO PLSTICA Precede deformao plstica provocada por tenses que ultrapassam o limite de elasticidade reversvel Desaparece quando a tenso irreversvel; resultado do deslocamento permanente dos removida tomos e portanto no desaparece proporcional tenso quando a tenso removida aplicada (obedece a lei de Hooke)

Elstica

Plstica

O Fenmeno de Escoamento
Caracteriza-se por um grande alongamento sem acrscimo de carga.

Tenso de escoamento
Escoamento

No ocorre escoamento propriamente dito

Tenso de Ruptura (Kgf/mm)


O limite de ruptura geralmente inferior ao limite de resistncia em virtude de que a rea da seo reta para um material dctil reduz-se antes da ruptura

Ductilidade em termos de alongamento


Corresponde ao alongamento total do material

devido deformao plstica %alongamento= (lf-lo/lo)x100

ductilidade

Resilincia
Materiais resilientes so aqueles que tm alto limite de elasticidade e baixo mdulo de elasticidade (como os materiais utilizados para molas)

Tenacidade

Corresponde capacidade do material de absorver energia at sua ruptura

tenacidade

FALHA OU RUPTURA NOS METAIS


Fratura Fluncia Fadiga

FRATURA
Dctil a deformao plstica continua at

uma reduo na rea Frgil no ocorre deformao plstica,

requerendo menos energia que a fratura dctil que consome energia para o movimento de

discordncias e imperfeies no material

FRATURA
Fratura frgil

Fraturas dcteis

Mecanismo da fratura dctil


a- formao do pescoo b- formao de cavidades c- coalescimento das cavidades para promover uma trinca ou fissura d- formao e propagao da trinca em um ngulo de 45 graus em relao tenso aplicada e- rompimento do material por propagao da trinca

FADIGA
Os esforos alternados que podem levar fadiga podem ser:
Trao Trao e compresso Flexo Toro,...

Usos e aplicaes
Edifcios de escritrios Apartamentos Residncias uni e multifamiliares Pontes Passadios Viadutos Grandes superfcies Aeroportos Ginsios desportivos Torres de transmisso, etc.

Potrebbero piacerti anche