Sei sulla pagina 1di 21

Jean PIAGET Psicologia Gentica

Como chegamos a conhecer algo?


Como os homens constroem o conhecimento?

O desenvolvimento cognitivo
Estgios - pressupe que os seres humanos passam por uma srie de mudanas ordenadas e previsveis. Mente e corpo no funcionam independentemente um do outro e a atividade mental submete-se s mesmas leis que governam a atividade biolgica. O eixo central a interao organismo-meio e essa interao acontece atravs de dois processos simultneos: a organizao interna e a adaptao ao meio. Os atos mentais so entendidos como atos de organizao e de adaptao ao meio.

Para compreender o processo de organizao e adaptao, quatro conceitos cognitivos so bsicos:

ESQUEMA
ASSIMILAO ACOMODAO EQUILIBRAO

Wadsworth (1997) define ESQUEMA


So estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.

Essas estruturas se adaptam e se modificam conforme o desenvolvimento mental. Inteligncia organizao e sua funo adaptao

Assimilao

um processo cognitivo por meio do qual a pessoa integra um novo dado perceptual motor ou conceitual nos esquemas ou padres de comportamento j existentes.

Acomodao

a criao de novos esquemas ou a modificao de um esquema j existente em funo das particularidades do objeto a ser assimilado. Ocorrida a acomodao uma criana pode tentar assimilar o estmulo novamente. Uma vez modificada a estrutura cognitiva, o estmulo prontamente assimilado. Assimilao sempre o produto final.

A medida que a criana tem novas experincias (vendo, ouvindo coisas novas...) ela tenta adaptar esses novos estmulos s estruturas cognitivas que j possui.

Exemplo

Assimilao Acomodao - Equilibrao


O processo de assimilao ocorre pela similaridade entre o cavalo e o cachorro (apesar das diferenas). Em funo das proximidades dos estmulos e da qualidade dos esquemas acumulados pela criana at o momento ela tenta assimil-lo. A diferenciao cavalo- cachorro dever ocorrer pela acomodao.
No existe acomodao sem assimilao. Estes processos so necessrios para o crescimento e desenvolvimento cognitivo.

O balano entre assimilao e acomodao Piaget chamou de equilbrio. Desequilbrio estado de conflito cognitivo que ocorre quando expectativas e predies no so confirmadas pela experincia. A equilibrao seria o processo de passagem do desequilbrio pra o equilbrio.

Assimilao conhecer o objeto ocorre uma certa resistncia ao conhecimento a organizao mental se modifica Acomodao

Equilibrao
Contato com um objeto novo, Tal objeto no se deixa conhecer facilmente Ocorre o conflito cognitivo - desequilbrio preciso acomodar, modificar o esquema Busca o equilbrio ocorre a equilibrao

Desenvolvimento intelectual e outros fatores

Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como tendo trs componentes:


Contedo o que a criana conhece, j tem estruturado. Refere-se a comportamentos observveis sensriomotor e conceitual que refletem atividade intelectual. Pela sua natureza, o contedo da inteligncia varia consideravelmente de idade para idade e de criana para criana. Funo refere-se quelas caractersticas da atividade intelectual assimilao e acomodao que so estveis e contnuas no decorrer do desenvolvimento cognitivo. Estrutura refere-se s propriedades organizacionais inferidas (esquemas) que explicam a ocorrncia de determinados comportamentos.

AO E CONHECIMENTO preciso que a criana atue sobre o ambiente para que ocorra o desenvolvimento cognitivo As aes necessrias para que ocorra o desenvolvimento so mais do que simples movimentos fsicos Aes so comportamentos que estimulam o aparato intelectual da criana, podendo ou no ser observveis. Estes comportamentos geram desequilbrio e permitem a assimilao e a acomodao

Para Piaget existem trs tipos de conhecimento:


O fsico (descoberta) o conhecimento das propriedades fsicas de objetos e eventos: tamanho, forma, textura, peso e outras,

O lgico-matemtico (inveno) o conhecimento construdo a partir do pensar sobre as experincias com objetos e eventos
O conhecimento social no pode ser extrado das aes sobre os objetos, mas sim da interao com outras pessoas, se origina na cultura e pode ser diferente de um grupo para outro. Cada um destes conhecimentos demanda aes da criana. Assim, todo novo conhecimento supe uma abstrao porque no constitui um inicio absoluto; mas consiste em utilizar os elementos de uma realidade anterior.

O continuum do Desenvolvimento
Simplesmente, a hiptese geral de Piaget que o desenvolvimento cognitivo um processo coerente de sucessivas mudanas qualitativas das estruturas cognitivas (esquemas), derivando cada estrutura e sua respectiva mudana, lgica e inevitavelmente, da estrutura precedente. Novos esquemas no substituem os anteriores: eles os incorporam, resultando numa mudana qualitativa.
(WADSWORTH, 1997, p.30)

Desenvolvimento cognitivo - processo de sucessivas mudanas qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas Cada estrutura deriva das estruturas anteriores. O indivduo constri e reconstri continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilbrio, adaptao.

De um modo geral, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em Estagio sensrio-motor (0-2 anos) Estagio pr-operacional (2-7 anos) Estagio das operaes concretas (7-11 anos) Estagio das operaes formais (11-15 anos.........)
O desenvolvimento concebido como um fluxo contnuo de modo cumulativo, em cada nova etapa construda sobre as etapas anteriores, integrando-se a elas (p. 32)

Piaget assumiu que a ordem de apresentao fixada no se sustenta sobre uma base hereditria ou da experincia. A idade em que um dado tipo de desenvolvimento ocorre pode variar de acordo com a natureza quer da experincia individual, quer do potencial hereditrio. (p. 32).
FATORES DO DESENVOLVIMENTO Do nascimento a fase adulta as estruturas da inteligncia esto em constante desenvolvimento, uma vez que a criana, agindo espontaneamente sobre o seu meio, assimila e se acomoda a um crescente arranjo de estmulos nele presentes.

Quatro fatores relacionados ao desenvolvimento cognitivo maturao e hereditariedade, experincia ativa, interao social e equilibrao.

MATURAO E HEREDITARIEDADE
A hereditariedade desempenha um papel no desenvolvimento cognitivo, embora ela sozinha no possa responder pelo desenvolvimento intelectual ou seja ela pode impor limites... A maturao, a ritmo de manifestao do potencial herdado, o mecanismo pelo qual estes limites so estabelecidos.

EXPERINCIA ATIVA Cada tipo de conhecimento requer a interao com os objetos ou pessoas. Aes podem ser manipulaes fsicas ou mentais (pensar sobre o objeto ou eventos.

Experincia ativa aquela que provoca assimilao e acomodao, resultando numa mudana das estruturas cognitivas

INTERAO SOCIAL
Interao social intercmbio de idias entre pessoas, particularmente importante para o desenvolvimento do conhecimento social. Ocorrem de diversas formas: entre crianas, com os pais e com outras pessoas do ambiente.

Os conflitos surgem mediante as interaes sociais que podem gerar um desequilbrio, na medida em que o indivduo se depara com conceitos de natureza subjetiva

o regulador que permite que novas experincias sejam incorporadas, com sucesso, aos esquemas. Grande parte do controle do desenvolvimento interno e afetivo. Piaget considerou este controle como um processo auto-regulatrio.

EQUILIBRAO

Quatro so os fatores necessrios para o desenvolvimento cognitivo: maturao, experincia ativa, interao social e equilibrao. Mas, somente a interao entre eles oferece a condio suficiente para o desenvolvimento cognitivo. (p. 36)

Para Piaget o desenvolvimento intelectual tem dois componentes: o cognitivo e o afetivo


AFETO sentimentos, interesses, desejos, tendncias, valores e emoes em geral.

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

O aspecto afetivo tem uma profunda influncia sobre o desenvolvimento intelectual. Ele pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento. Ele pode determinar sobre que contedos a atividade intelectual se concentrar
(WADSWORTH, 1997, p. 37).
ELE NO MODIFICA AS ESTRUTURAS, MAS INFLUENCIA QUAIS ESTRUTURAS DEVEM SE MODIFICAR!

Potrebbero piacerti anche