Sei sulla pagina 1di 8

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par DFPAEB- CURSO DE LETRAS

AS FASES DE DRUMMOND NA POESIA MODERNISTA


Disciplina: Literatura Professores: Alan Martins; Ana Paula Sarmanho; Isabela Braga. Srie: 3 ano (ensino mdio) Perodo: 01 (uma) aula de 50 minutos.

Hoje vamos falar de...

Modernismo 2 fase; Carlos Drummond de Andrade;

Fases Poticas de Drummond;


Atividade;

Modernismo 2 Fase (1930 1945)


Fase mais madura do movimento; Postura menos irreverente e fervorosa que a 1 fase; Brasil e o Mundo passam por um perodo de crises Quebra da Bolsa de Valores de Nova York (1929); Getlio Vargas chega ao poder provisoriamente (1930) e outorga uma nova Constituio Nacional implementando uma Ditadura (1937); Incio da II Guerra Mundial (1939); Literatura mais politizada e de relato da situao social; Poesia com temticas cotidianas e histrico-sociais; Literatura Intimista e Espiritualista x Literatura Universalista; Mistura Versos Livres com formas tradicionais de composio potica;

Modernismo 2 Fase (1930 1945)


Escritores expoentes na Prosa: Rachel de Queiroz, Jos Lins do Rego, Graciliano Ramos e Jorge Amado; Escritores expoentes na Poesia: Murilo Mendes, Ceclia Meireles, Vinicius de Morais e Carlos Drummond de Andrade. Carlos Drummond Andrade (1902 - 1987): considerado o grande representante da poesia contempornea brasileira. Seus textos, embora partindo da realidade brasileira, refletem os problemas universais do ser humano, apresentando textos com uma temtica variada: o amor, a metalinguagem, a saudade, o cotidiano e uma forte preocupao poltica e social.

Fases Poticas de Drummond


1 Fase Eu Maior que o Mundo Fase Gauche. 2 Fase Eu Menor que o Mundo Fase Social. 3 Fase Eu Igual ao Mundo Fase Metafsica e Objectual. 4 Fase A Fase Final Fase o Tempo das Memrias.

1 Fase Eu Maior que o Mundo Fase Gauche.


Significado da palavra Gauche

Obras caractersticas dessa fase: Alguma poesia e Brejo das almas.

Marcada pela poesia irnica; Caractersticas: 1. O pessimismo; 2. O isolamento; 3. O individualismo; 4. A reflexo existencial; 5. Temas do cotidiano.

TAMBM J FUI BRASILEIRO


Eu tambm j fui brasileiro moreno como vocs. Ponteei viola, guiei forde e aprendi na mesa dos bares que o nacionalismo uma virtude. Mas h uma hora em que os bares se fecham e todas as virtudes se negam. Eu tambm j fui poeta. Bastava olhar para mulher, pensava logo nas estrelas e outros substantivos celestes. Mas eram tantas, o cu tamanho, minha poesia perturbou-se. Eu tambm j tive meu ritmo. Fazia isso, dizia aquilo. E meus amigos me queriam, meus inimigos me odiavam. Eu irnico deslizava satisfeito de ter meu ritmo. Mas acabei confundindo tudo. Hoje no deslizo mais no, no sou irnico mais no, no tenho ritmo mais no.

Drummond

2 Fase Eu Menor que o Mundo Fase Social.

Potrebbero piacerti anche