Sei sulla pagina 1di 36

A Internacionalizao da Amaznia A Resposta de um Brasileiro!

Durante debate em uma Universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal, Cristvam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalizao da Amaznia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e no de um brasileiro.

Segundo Cristvam, foi a primeira vez que um debatedor determinou a tica humanista como o ponto de partida para a sua resposta: "De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalizao da Amaznia. Por mais que nossos governos no tenham o devido cuidado com esse patrimnio, ele nosso.

Como humanista, sentindo o risco da degradao ambiental que sofre a Amaznia, posso imaginar a sua internacionalizao, como tambm de tudo o mais que tem importncia para a Humanidade.

Se a Amaznia, sob uma tica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos tambm as reservas de petrleo do mundo inteiro. O petrleo to importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amaznia para o nosso futuro.

Apesar disso, os donos das reservas sentemse no direito de aumentar ou diminuir a extrao de petrleo e subir ou no o seu preo.

Da mesma forma, o capital financeiro dos pases ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amaznia uma reserva para todos os seres humanos, ela no pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um pas.

Queimar a Amaznia to grave quanto o desemprego provocado pelas decises arbitrrias dos especuladores globais. No podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar pases inteiros na volpia da especulao.

Antes mesmo da Amaznia, eu gostaria de ver a internacionalizao de todos os grandes museus do mundo. O Louvre no deve pertencer apenas a Frana. Cada museu do mundo e guardio das mais belas peas produzidas pelo gnio humano. No se pode deixar que esse patrimnio cultural, como o patrimnio natural amaznico, seja manipulado e destrudo pelo gosto de um proprietrio ou de um Pas.

No faz muito, um milionrio japons, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante este encontro, as Naes Unidas esto realizando o Frum do Milnio, mas alguns presidentes de pases tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Naes Unidas, deve ser internacionalizada.

Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Braslia, Recife, cada cidade, com sua beleza especfica, sua histria do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amaznia, pelo risco de deixa-la nas mos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. At porque eles j demonstraram que so capazes de usar essas armas, provocando uma destruio milhares de vezes maior do que as lamentveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos a presidncia dos EUA tem defendido a idia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dvida. Comecemos usando essa dvida para garantir que cada criana do mundo tenha possibilidade de COMER e de ir a escola.

Internacionalizemos as crianas tratando-as, todas elas, no importando o pais onde nasceram, como patrimnio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amaznia.

Quando os dirigentes tratarem as crianas pobres do mundo como um patrimnio da Humanidade, eles no deixaro que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalizao do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amaznia seja nossa. S NOSSA!"

Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza Terra adorada, Entre outras mil s tu, Brasil. Patria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil! Liliane Liono

Potrebbero piacerti anche