Sei sulla pagina 1di 10

A ENCARNAO

E, por ns, homens, e para a nossa salvao, desceu dos cus: Se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.

Por isso que, ao entrar neste mundo, Cristo diz: "No quiseste sacrifcios e oferendas, mas formaste-Me um corpo. Holocaustos e imolaes pelo pecado no Te foram agradveis. Ento Eu disse: Eis-Me aqui [...] para fazer a tua vontade" (Hb 10, 5-7, citando o Sl 40. 7-9)

Foi Deus que nos amou e enviou o seu Filho como vtima de expiao pelos nossos pecados (1 Jo 4, 10). O Pai enviou o Filho como salvador do mundo (1 Jo 4, 14). E Ele veio para tirar os pecados (1 Jo 3, 5).

Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unignito, para que vivamos por Ele (I Jo 4, 9). Porque Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho Unignito, para que todo o homem que acredita n'Ele no perea, mas tenha a vida eterna (Jo 3, 16).

Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de Mim [...] (Mt 11, 29). Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vai ao Pai seno por Mim (Jo 14, 6). O Pai, na Transfigurao, ordena: Escutaio (Mc 9, 7) Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei (Jo 15, 12).

O Verbo fez-Se carne, para nos tornar participantes da natureza divina (2 Pe 1, 4). Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domnio da Lei, para resgatar os que se encontravam sob o domnio da Lei, a fim de recebermos a adopo de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos coraes o Esprito do seu Filho, que clama: "Abb! - Pai!" 7Deste modo, j no s escravo, mas filho; e, se s filho, s tambm herdeiro, por graa de Deus. (Gl 5,4-7)

No significa que Jesus Cristo seja em parte Deus e em parte homem Tambm no o resultado de uma mistura confusa do divino com o humano. Deus fez-se homem na Encarnao, e permanece homem hoje, sem deixar de ser Deus. Homem como ns, excepto no pecado.

Esta alma humana, que o Filho de Deus assumiu, dotada de um verdadeiro conhecimento humano. Como tal, este no podia ser por si mesmo ilimitado. Exercia-se nas condies histricas da sua existncia no espao e no tempo. Foi por isso que o Filho de Deus, fazendo-Se homem, pde aceitar crescer em sabedoria, estatura e graa (Lc 2, 52) e tambm teve de Se informar sobre o que, na condio humana, deve aprender-se de modo experimental (105). Isso correspondia realidade do seu abatimento voluntrio na condio de servo.

possvel dizer isto porque quando o Filho encarnou, nunca deixou de ser Deus. Ao nascer o homem Jesus Cristo, nasceu Deus Jesus Cristo. O Filho de Deus existe desde sempre, mas encarnou no seio de Maria, e desde esse momento, o Filho Deus e hombre.

Potrebbero piacerti anche