Sei sulla pagina 1di 12

A ARTE ABSTRATA NO CONTEXTO ESCOLAR

Daniel de Moura Prof. Jaqueline Coelho Marinho Colombi Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Artes (ART 0051) Trabalho de Graduao 07/12/2013

rea de concentrao / tema

O presente trabalho de graduao tem como rea de concentrao Ensino e aprendizagem das Artes Visuais, pois possibilita uma linha de aspectos do processo de ensino e aprendizagem do sistema de linguagens das artes visuais.
Foi escolhido como tema da rea de concentrao A importncia de se aprender artes visuais na educao , portanto, o tema vem ao encontro com a proposta de trabalhar e ensinar a importncia da disciplina de artes visuais na contemporaneidade , com enfoque na arte abstrata , porque ao ser desenvolvido neste trabalho de graduao a importncia de se trabalhar com arte abstrata, mostrar que uma atividade motivadora na aprendizagem na qual a criana tem a oportunidade de expressar seus sentimentos, demonstrando as influncias culturais.

ARTE ABSTRATA

Arte abstrata ou abstracionismo uma forma de expressar uma arte que no representa objetos ou smbolos da realidade exterior, mas tem o papel de representar a realidade interior do artista, isto , representa todo o sentimento, a percepo, a observao, a imaginao, ligada ao instinto do artista. Por ser algo que no imita a realidade, a arte abstrata um estilo artstico moderno, pois foge do tradicional , isto , realismo, paisagens.

VASILY KANDINSKY; CRIADOR DA ARTE ABSTRATA

Quando se fala em arte abstrata, pensa-se em seu criador Vasily Kandinsky, que nasceu em 16 de dezembro e 1866, em Moscou,na Rssia, mas viveu grande parte da sua vida na Alemanha. Formado em direito e economia poltica na Universidade de Moscou, no seguiu a carreira, abandonada-a para estudar pintura em Munique. O artista russo foi o criador da linguagem abstrata, conforme PRETTE

A ARTE ABSTRATA NA ESCOLA

Na escola, constata-se que muitos professores utilizam desta arte devido a importncia que teve na histria bem como a facilidade com que os alunos tm para realiz-la. No entanto, alguns trabalham de maneira descontextualizada.

Benefcios de se trabalhar arte abstrata

A arte abstrata proporciona ao aluno o contato com a criatividade e com o desenvolvimento,pois utiliza vrias formas, possibilitando assim, trabalhar com pinturas que no se preocupam em captar o mundo real, mas sim, formas e sensaes que so transmitidas na produo artstica de uma tela abstrata.

MATERIAL E MTODOS

Para a pesquisa do trabalho de graduao, deuse enfoque ao trabalho de arte abstrata em sala de aula. Para isso, foi aplicado um questionrio, para coleta de dados, feito com professores de arte da rede estadual de ensino do municpio do Balnerio Rinco em Santa Catarina. Procurou-se analisar os dados obtidos por meio do questionrio com a pesquisa do referencial terico.

Resultado e Discusso

Segundo dados do referencial terico, trabalhar a arte abstrata importante , pois faz com que o aluno coloque no papel toda sua emoo, sentimento sem se preocupar com perfeio. Ele simplesmente coloca no papel o que est na sua imaginao.

Pelo dado obtido pelo R1, ele trabalha a arte de forma contextualizada. J outros dados mostram que outros professores trabalham de maneira descontextualizada . Segundo os PCNs(1996) O aluno, em situaes de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas prticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.

CONCLUSO

Durante as pesquisas evidenciou que o trabalho com arte abstrata no contexto escolar importante, j que a arte abstrata proporciona ao aluno o contato com a criatividade , com a emoo , com a imaginao e os educandos acabam produzindo sem medo, pois trabalham com pinturas que no se preocupam em captar o mundo real, mas sim, formas e sensaes que so transmitidas na produo artstica de uma tela abstrata.

No entanto, se o aluno passa a produzir numa aula descontextualizada ele no aprende a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre as obras produzidas. Por isso a importncia de trabalhar com autores, pocas, contexto do determinando contedo em questo.

Referncias

BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEE, 2001 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MANSINI, Andr. Arte Abstrata. Disponvel em:http://www.bepeli.com.br/arte_abstrata.htm. Acesso em 28 de agosto de 2013. PIAGET, J. O desenvolvimento do pensamento : equilibrao das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977a. Ttulo original: L'equilibration des structures cognitives, 1977. PRETTE, Maria Carla. Para entender a arte.So Paulo, 2008. Editora Globo. p.382.

Potrebbero piacerti anche