Sei sulla pagina 1di 26

Hiperplasia Endometrial

a proliferao tecidual anormal e exagerada levando a alteraes estruturais na camada funcional do tero. As atipias celulares frequentemente encontradas nesta doena podem, com o tempo, sofrer transformao maligna para Adenocarcinoma do Endomtrio. Frequentemente, leses proliferativas do endomtrio resultam de estrgeno endgeno produzido por tumores como: -Tumor de clulas da granulosa do ovrio - Sndrome dos ovrios policsticos

Endomtrio Proliferativo Normal

Hiperplasia Glandular Cstica do Endomtrio

Hiperplasia Endometrial
Se classifica de 3 formas: - Simples sem atipia. - Simples com atipia. - Complexa sem atipia. - Complexa com atipia.

Hiperplasia Endometrial

Hiperplasia Endometrial Simples

Hiperplasia Endometrial Simples

Hiperplasia Endometrial Complexa

Ao estrognica sobre o epitlio

Hiperplasia Atpica

Hiperplasia Atpica

Tratamento

A hiperplasia Endometrial pode resultar de Ciclos anovulatrios, Sndrome dos ovrios policsticos, Tumor produtor de estrgeno ou Obesidade terapia direcionada para a doena primria pode aliviar a estimulao estrognica.
O tratamento com altas doses de Progestinas pode produzir remisses, mas se o grau inicial de hiperplasia for grave, mais de 60% dos casos recidivam.

Histerectomia: terapia preferencial em uma mulher que tenha completado seu ciclo reprodutivo e na qual a curetagem revele um grau significativo de Hiperplasia. A progresso de Hiperplasia Sem Atipia at cncer invasivo exige cerca de 10 anos.
Na Hiperplasia Com Atipia de 4 anos.

Adenocarcinoma Uterino
Patogenia

O cncer endometrial est ligado estimulao estrognica prolongada do endomtrio.


Outros fatores de risco

Obesidade
Diabetes Nuliparidade

Menarca precoce
Menopausa tardia

Adenocarcinoma Uterino
Tumor maligno que afeta o epitlio glandular do corpo uterino. Quarta causa mais frequente de cncer em mulheres americanas. Cncer ginecolgico mais comum individualmente. Incidncia aumentou a partir de 1970 com o uso de estrgeno na menopausa.

Tem a Hiperplasia Endometrial como precursor.


Ocorre na 6a dcada.

Adenocarcinoma Uterino

Adenocarcinoma Uterino

O Adenocarcinoma ocorre geralmente aps a menopausa, quando o endomtrio atrfico.

Adenocarcinoma Endometriide

Grau I: Altamente diferenciado Composto exclusivamente por glndulas neoplsicas Apresenta reas mnimas slidas Grau II Moderadamente diferenciado Formado parcialmente por elementos glandulares e parcialmente por tumor slido Grau III Mal diferenciado Exibe reas grandes de tumor slido

Manifestaes Clnicas
Queixa principal: sangramento uterino anormal. Exame citolgico crvico-vaginal no adequado para a deteco precoce de carcinoma do endomtrio. Curetagem fracionada avaliao de disseminao para a crvice.

Lavados peritoniais detectam refluxo tubrio e contaminao abdominal.


US transvaginal valiosa para a avaliao da espessura do endomtrio (acima de 5 mm previsora de Hiperplasia Endometrial ou Cncer)

Manifestaes Clnicas
Sangramento uterino anormal indicao inicial mais precoce de Coriocarcinoma. O 1o sinal pode se dar por metstases em pulmo(90%) ou crebro. Em alguns casos, torna-se evidente apenas 10 anos aps a ltima gestao. A Quimioterapia pode levar cura em 80% dos casos.

Criptorquidia

Criptorquidia

Criptorquidia

Criptorquidia x Testculo retrtil

Tratamento
* O uso da gonadotrofina corinica (hCG) provoca o amadurecimento transitrio e mais rpido do testculo, auxiliando a fase final da migrao. Na maior parte dos casos, porm, sobretudo quando o problema unilateral, a melhor opo de tratamento a cirurgia para liberar o testculo das aderncias que se formaram dentro do abdmen a fim de permitir que o cordo espermtico o conduza para a bolsa escrotal.

Recomendaes
* importante palpar os testculos das crianas para assegurar que ambos se encontram na bolsa escrotal; * Se a criptorquidia for diagnosticada, no tardar em utilizar a cirurgia se necessrio.

Fertilizao in Vitro

Potrebbero piacerti anche