Sei sulla pagina 1di 11

Procedimentos e Tcnicas de Massagem Sueca

Aspectos Gerais da Histria da Massagem


Senac Rio Professor Miguel Maza

poca Pr-histria
A massagem era praticada como uma arte curativa nos tempos prhistricos. Existe certa qualidade instintiva para o uso das mos num movimento de frico e compresso, que tanto calmante como confortante. No preciso muito para acreditar que algumas tcnicas de massagem manual estavam em uso regular naquela poca, juntamente com a aplicao de vrios compostos medicinais derivados de plantas, matrias orgnicas e matrias inorgnicas. As culturas antigas eram capazes de realizar cirurgias complexas, quanto mais utilizar a massagem como forma de tratamento.

Histria Antiga
O uso de tcnicas de massagem manual em muitas culturas antigas foram registros em papiros e escritos, por exemplo, na china antiga e na ndia. Os gregos usavam amplamente a massagem para manter a sade fsica e para assegurar uma beleza duradoura. Os gregos antigos, talvez mais que as outras culturas, so responsveis por dar massagem tamanho grau de aceitao social. Este povo estabeleceu sofisticadas casas de banho, onde havia possibilidade da prtica de exerccios, massagem e banhos. Os romanos herdaram boa parte da tradio da massagem dos gregos e essa prtica era amplamente utilizada. O uso da massagem teve continuidade no inicio da idade mdia, porm sua prtica sofreu algum declnio na Europa e na sia. Esta era ficou conhecida como a idade das trevas, e durante este perodo foram abandonados muitos aspectos da cultura e prticas antigas.

Historia Moderna da Massagem Mdica


Grande parte da cultura e tradio antiga na medicina e na cincia se perdeu durante a idade mdia e foi somente durante o sculo XVI que alguns dos mtodos mais antigos da pratica mdica voltaram a ser empregados. Avanos no estudo da anatomia e fisiologia possibilitaram que os cientistas da poca compreendessem mais acerca dos efeitos e usos de algumas dessas tradies mais antigas. Ambroise Par (1518-1590), o famoso cirurgio francs, encontrava-se entre os primeiros autores a levar em considerao e a discutir os efeitos da massagem. A descoberta da circulao sangnea por Harvey, em 1628 contribuiu para aumentar a aceitao da massagem, como medida teraputica. Outro mdico famoso por volta de 1880 afirmava que a massagem podia ser um tratamento muito til sobre tudo para os tecidos moles depois de uma fratura, foi o francs Just Lucas-Championnire (1843-1913). Pouco antes da virada do sculo XX, Sir William Bennett havia se impressionado com o trabalho de Lucas-Championnire e comeou o que, na poca era um tratamento revolucionrio: passou a usar a massagem no St. Gerges Hospital, em Londres, Inglaterra.

Historia Moderna da Massagem Mdica


Habitualmente, considera-se que a era de massagem moderna teve inicio no comeo do sculo XIX, quando uma vasta gama de autores estava defendendo a massagem e criando seus prprios sistemas. Pode-se argumentar que a mais famosa e duradoura influencia para a massagem a contribuio dada por Pehr Henrik Ling (17761839). Ling desenvolveu seu prprio estilo de massagem e exerccios, que mais tarde, adquiriram reconhecimento internacional (massagens e exerccios medicinais Suecos). Por volta de 1900, tcnicas modernas de massagem mdica estavam em uso na maior parte do mundo desenvolvido e certamente continuaram a ser utilizadas nas culturas mais antigas.

Historia Moderna da Massagem Mdica


Em 1894, na Inglaterra, um grupo de quatro mulheres dedicadas fundou a sociedade de treinamento em massagem. Em 1900, essa sociedade foi incorporada, por licena, a cmara de comrcio, ficando conhecida como sociedade incorporada de treinamento em massagem. Durante a Primeira Guerra Mundial, o nmero de membros aumentou e por volta de 1920, havia cerca de 5.000 membros praticantes. Nesse mesmo ano a sociedade fundiuse com o instituto de massagem e exerccios teraputicos (em Manchester). Estas duas organizaes recebem uma carta patente real, resultando ento chartered sociedade de massagem medicinal e ginstica, medida que um grande nmero de soldados retornava de vrias partes do mundo e que o papel da fisioterapia se tronava cada vez mais importante

Historia Moderna da Massagem Mdica


A Segunda Guerra Mundial presenciou o surgimento de uma nova profisso. Por outro lado, massagem considerada isoladamente passou a se tornar cada vez menos importante, medida que outros modos de reabilitao iam se desenvolvendo. Por essa razo, ficou decidido que o nome se tornou a chartered sociedade de fisioterapia, que permanece at os dias atuais. A massagem mdica raramente usada na moderna prtica da reabilitao como nico tratamento, mas empregada como parte de um plano de teraputico geral para alguns pacientes.

Historia Moderna da Massagem Mdica


Em muitas culturas asiticas antigas como a China Japo e ndia, a massagem ainda utilizada como parte dos mtodos tradicionais de tratamento. A massagem como tratamento especifico desempenha um papel relativamente pequeno na medicina ocidental moderna, contudo nos ltimos anos, surgiram, em muitos pases, profissionais especificamente massoterapeutas. Nesse caso, a modalidade teraputica a prpria massagem. As tcnicas de massagem so utilizadas na promoo de uma sensao geral de relaxamento e bem-estar. Hoje em dia, graas ao ressurgimento do interesse na medicina holstica e nos conceitos muito popularizados de bem-estar, o publico, em geral, ainda deposita grande f na colocao das mos.

Historia Moderna da Massagem Mdica


Contudo estas formas de massagem devem ser diferenciadas das tcnicas de massagem mdica utilizadas em outras profisses da sade sobre tudo a fisioterapia. Essas tcnicas de massagem mais gerais, realizadas em pessoas que so basicamente saudveis, podem ser chamadas massagem recreacional dentro da sade recreacional significa como promoo da sade e repouso do esprito, mediante o relaxamento e o divertimento. J a palavra teraputico tem o significado de o que se refere cincia e arte da cura. Transparece nitidamente nesta definio a suposio da existncia de um problema de sade, que requer uma cura. Por essa razo o termo massagem teraputica empregado no sentido de denotar um tratamento por massagem quando existe um problema de sade especifico objetivando facilitar a cura.

Historia Moderna da Massagem Mdica


Massagem recreacional pode ser definida como: O uso de diversas tcnicas manuais que objetivam aliviar o estresse e promover o relaxamento e o bem-estar geral em uma pessoa que no tem um problema de sade definvel. Massagem teraputica pode ser definida assim: O uso de diversas tcnicas manuais que objetivam promover o alivio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir a deformidade e promover a independncia funcional em uma pessoa que tem problema de sade especfico. Toque teraputico

Definio da Palavra Massagem


No pode encontrar uma definio abrangente de massagem na literatura mdica antiga, mas no dicionrio medico massagem significa em grego amassar o ato de pressionar.

Potrebbero piacerti anche