Sei sulla pagina 1di 21

REGISTO COMERCIAL

O que Para que serve

Maria Filomena Loureiro

ndice
1. 2. 3. 4. 5. 6. Origem do Registo Comercial Registo Comercial Actual Princpios Registais Formas de Registo Meios de Publicidade Certido Comercial permanente

1. Origem do Registo Comercial

D. Jos I instituiu, por Alvar Rgio de 10 de Setembro de 1756, a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro, tambm conhecida por Real Companhia Velha.

A actividade registral portuguesa teve o seu incio com o movimento codificador do sculo XIX. O actual Cdigo Comercial tem 125 anos. europeus. Sempre na antiga e sempre actual vocao comparatstica do direito comercial. Antes da codificao o preenchimento das lacunas na lei mercantil era feito com recurso aplicao das Leys das Naes Christs, era a Lei da Boa Razo.

2. Registo Comercial Actual

Em 2006(1) a alterao ao direito societrio incluiu medidas de simplificao, das quais se destacam: Tornou facultativa a celebrao de escritura nos actos relativos a sociedades comerciais. Eliminou a competncia territorial das conservatrias(2) e a obrigatoriedade de legalizao dos livros, dirio, razo e livro de actas da assembleia geral. Simplificou o regime de registo da fuso e ciso de sociedades. Criou um regime de dissoluo administrativa. Reduziu o nmero de actos sujeitos a registo.
(1) (2)

O D.L. 76-A/2006, de 29 de Maro alterou 31 diplomas. Excepo feita para as entidades registadas na Conservatria Privativa da Zona Franca da Madeira. Cf. o disposto nos arts. 44. n 1 e 50 do D.76-A/2006, de 29 de Maro e D.L. 234/88 de 5 de Julho.

http://www.marcasepatentes.pt

http://ec.europa.eu/youreurope/business/starting-business/setting-up/index_pt.htm

http://ec.europa.eu/small-business/index_pt.htm

3. Princpios Registais
Princpio da obrigatoriedade Princpio da instncia Princpio da legitimidade Princpio da legalidade Princpio da prioridade Princpio da eficcia Princpio da oponibilidade a terceiros Conceito de terceiro no mbito do registo comercial Princpio da f pblica registal Princpio do trato sucessivo

4. Formas de Registo
Registo por Transcrio Efectua-se a extractao dos elementos que definem a situao jurdica das entidades sujeitas a registo constantes dos documentos apresentados.
(N. 2 do artigo 53.-A CRCom)

Registo por Depsito O registo por depsito assenta na responsabilizao da entidade sujeita a registo comercial, produzindo o efeito de mera notcia, sem prejuzo da oponibilidade a terceiros. (Arts. 242.-B do CSC e n. 4 do art. 53.-A do CRCom)

5. Meios de Publicidade
Os actos de registo so momentos de publicitao da actividade do comerciante individual relevantes para a segurana comrcio jurdico. Asseguram a exclusividade identificadora da firma ou denominao social . Incluem a inscrio de dados pessoais que visem dar publicidade situao jurdica dos comerciantes individuais e das sociedades comerciais. A prestao de contas passa a ser feita atravs do sistema I.E.S.

REGISTO COMERCIAL
Para que serve?

Proteco

Confiana

Publicidade

Certeza

Segurana

PROTECO JURDICA das sociedades que lhes d exclusividade da firma/marca. CONFIANA dos agentes econmicos na instituio registal nos registos pblicos. SEGURANA JURDICA nas relaes comerciais. CERTEZA numa informao verdadeira, em tempo real.

PUBLICIDADE
H dois meios de publicidade relativos aos actos registais, ambos disponveis por via electrnica:
Certido permanente de registo comercial e dos documentos. Publicao de certos actos de registo no site do Ministrio da Justia

6. Certido Comercial permanente


Cdigo de acesso Certido: 6701-3000-0664

https://www.portaldaempresa.pt

https://www.portaldaempresa.pt
Cdigo de acesso a Certido: 2622-1750-4006 Cdigo de acesso a Certido: 6333-7357-1742 Cdigo de acesso a Certido: 1023-1086-7332 Consulta ao site de publicaes NIPC: 510671543 http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx

Potrebbero piacerti anche