Sei sulla pagina 1di 25

FACISA FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS BACHARELADO EM SERVIO SOCIAL

GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA UM PROBLEMA SOCIAL

PROFESSOR ORIENTADOR: RENATO CARMINATTI

ITAMARAJU/BA 2013

INTRODUO
O presente seminrio tem como objetivo geral: descrever e analisar as implicaes sociais decorrentes da gravidez/maternidade precoce entre as adolescentes. Diante disso, tm-se como problema desta pesquisa entender: Quais as implicaes sociais da gravidez na adolescncia acompanhada pelo CRAS de Itabela BA.

QUESTO PROBLEMA
A incidncia, assim como a reincidncia da gravidez na adolescncia e suas consequncias, mostra que se faz necessrio uma preocupao redobrada e uma contnua reflexo sobre como essa situao desestrutura a famlia, causando uma srie de fatores que somados causam sequelas psicolgicas e sociais no s a me, no beb, e em seus familiares, mas, toda a sociedade.

OBJETIVO GERAL

Descrever e analisar as implicaes sociais decorrentes da gravidez/maternidade precoce entre as adolescentes,

com o objetivo de subsidiar nossa pesquisa.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Conhecer as dificuldades enfrentadas pelas

adolescentes em relao continuidade dos estudos, trabalho e criao dos filhos; Conhecer a sobrecarga imposta famlia da

adolescente devido maternidade precoce e o suporte

assistencial utilizado;

JUSTIFICATIVA
Diante da realidade brasileira no que diz respeito a

maternidade precoce, pode-se perceber a complexidade


de fatos que apontam para um contingente de causas, tornando-as vulnerveis gravidez. Vale salientar a importncia deste estudo no sentido

de colaborar para dilogos sobre projeto de vida e

adolescentes mes.

METODOLOGIA
As tcnicas utilizadas foram entrevista

semiestruturada e a observao.
Para dar incio ao processo de pesquisa e anlise

dos dados foi necessria uma reviso bibliogrfica sobre a adolescncia e sobre gravidez/maternidade nesse perodo da vida.

CONTEXTUALIZANDO A ADOLESCNCIA

Fase do desenvolvimento humano caracterizada por mltiplas transformaes fsicas e psicolgicas. OMS: Compreende o perodo dos 10 aos 20 anos incompletos.

ECA: Compreende o perodo dos 12 aos 18 anos.


Formao de identidade e autonomia. Fase onde surgem as dvidas e incertezas, como tambm o

momento onde se afloram as capacidades de criar, experimentar e


produzir.

CONTEXTUALIZANDO A ADOLESCNCIA

Mudanas no corpo e no desenvolvimento cognitivo so marcas que a sociedade destacou para identificar a adolescncia, porm, muitas outras coisas podem estar

acontecendo com esse indivduo nessa poca que no


so destacadas.

CONTEXTUALIZADO A GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA


O mesmo aconteceu filha da vizinha que apareceu grvida na semana passada, o caso da filha da amiga, da colega de sala de aula. Esse comentrio fictcio para demonstrar que estamos discutindo um problema da famlia brasileira. Quando ocorre a gravidez na adolescncia, normalmente, a menina est ainda cursando seus estudos de ensino fundamental ou mdio, provavelmente pensando para qual curso fazer vestibular.

CONTEXTUALIZADO A GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA


[...] em uma sociedade que erotizou o sexo, incentivando sua prtica a qualquer custo, as pessoas perderam o referencial. Muitas acreditam que os nicos riscos do sexo so fsicos, como uma gravidez indesejada ou a contaminao pelo vrus HIV. Os especialistas, no entanto, alertam que viver plenamente as experincias sexuais pode trazer outros problemas: traumas que, sem tratamento adequado, sero carregados por toda vida. (BIBLIOMED, 2004, p. 1).

CONTEXTO INSTITUCIONAL DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada no CRAS que so unidades de


execuo dos servios de proteo social bsica destinados populao em situao de vulnerabilidade social, em articulao com a rede socioassistencial.

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA


Para a identificao das adolescentes com as caractersticas pretendidas pelo estudo, foi realizada uma entrevista com a Assistente Social e a mesma indicou ncleos familiares para a pesquisa A coleta de dados se deu atravs de um roteiro de entrevista.

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA


Idade das mes adolescentes

Grfico 01- Idades das mes adolescentes Fonte: Elaborado por Niclia Macedo

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA


Escolaridades das mes adolescentes

Grfico 02 Percentual de adolescentes que esto estudando Fonte: Elaborado por Nicleia Macedo

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA


Idade na poca da primeira Gestao

Grfico 04: Idade da primeira gestao Fonte: Elaborado por Nicleia Macedo

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA


Nmero de gestaes

Grfico 05: Nmero de gestaes Fonte : Elaborado por Nicleia

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA


Idade dos parceiros

CONSIDERAES FINAIS
Ao final deste trabalho, pde-se concluir que o contexto familiar pode ter relao direta com a ocorrncia da gravidez, visto que a famlia exerce uma influncia muito forte no processo de amadurecimento da vida sexual dos adolescentes, porm, nos casos analisados pde-se constatar a ausncia de dilogo nas famlias e isso decorre, muitas vezes, por parte da adolescente, que evita falar com sua famlia a respeito do assunto relacionado sexualidade. Obrigado pela ateno de todos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABERASTURY, A.; col. Adolescncia. 6. ed., Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. ARCANJO, Maria da Conceio, OLIVEIRA, Maria Ivoneide Verissimo, BEZERRA, Maria Gorete Andrade. Gravidez na Adolescncia de uma Unidade Municipal de sade em Fortaleza- CE. 2007 Artigo disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n3/v11n3a08.pdf. Acesso dia 13 de julho de 2011. BIBLIOMED, Inc. Adolescncia e as primeiras experincias. 2004. Disponvel em:<sexuaishttp://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4058&ReturnCatID=1781> Acesso em 02 de maio de 2011. BECKER, D. O que a adolescncia. So Paulo: Brasiliense, 1989. BENFAM. Pesquisa Nacional sobre Demografia e Sade (PNDS). Rio de Janeiro: 1996 182p. Disponvel em: < http://www.bemfam.org.br/> . Acesso em: 30 de maio de 2011. BECKER, Daniel. O que a adolescncia. So Paulo: Brasiliense,10. ed., 1993. 96 p. BERETTA, M.I.R., Contribuio ao estudo da gravidez na adolescncia, na cidade de So Carlos. Dissertao; Programa de Ps Graduao em Educao Especial. Universidade Federal de so Carlos, 1995. BERNARDI, M. A deseducao sexual. (trad.: Antnio Negrini). So Paulo: Summus, 1985. BOCK, Ana Mercs Bahia. Psicologia e formao scio histrica. Petrpolis/RJ: Vozes, 2002. BOCK, Ana Mercs Bahia (organizadora). A perspectiva scio histrica na formao em psicologia. Petrpolis/RJ: Vozes, 2003. BORGES, Celiane Camargo e CARDOSO, Carmen Lucia. A psicologia e a estratgia sade da famlia: compondo saberes e fazeres. Disponvel em <http://www.scielo.com.br> Acesso em 16 de abril de 2011. BUENO, Francisco Silveira. Dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro/RJ:MEC/Fename, 1975. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Lei Federal 8069 de 13/07/90. Braslia: Ministrio da Ao Social/Centro Brasileiro para Infncia eAdolescncia,1990. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2007. BRASIL, Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). In: Assistncia Social: tica e Direitos. Coletnea de Leis e resolues. CRESS, 7 Regio/RJ, 4 edio -5 reimpresso, Lidador LTDA, Rio de Janeiro, 2006. CALDEIRA, M. C. A enigmtica relao entre crianas e adolescentes de rua com a rede de assistncia. So Paulo: Cortez. 2004

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CALLIGARIS. C. A Adolescncia. So Paulo: Publifolha. 2000.

CALDEIRA, Alany Pinto et al. Adolescentes Grvidas Usurias do Sistema de Sade Publica. In: Sade e Servio Social. BRAVO, Maria Ins Souza... [et al], (orgs). 2. ed. So Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2006. CAMARANO, A. A. Fecundidade e anticoncepo da populao jovem. In: Jovens acontecendo na trilha das polticas pblicas. Braslia/DF: CNPD, 1998. CAMPOS, Dinah Martins S. Psicologia da Adolescncia. Petrpolis/RJ: Vozes, 1996. CARDOSO, Cristina Peres e COCCO, Maria Ins Monteiro. Projeto de vida de um grupo de adolescentes luz de Paulo Freire. Disponvel em http://www.scielo.com.br> Acesso COSTA, C. L. Gravidez na Adolescncia. In: Perinatologia Social, So Paulo: Fundo Editorial. 2002. COSTA. M.N.J.T. Gravidez na Adolescncia: um estudo de caso sobre a maternidade Na faixa de 10 a 14 anos em Juiz de Fora. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 2002. DANDREA, F. F. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinmico. 9a. ed., Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989. DANDREA, F. F. Desenvolvimento da personalidade: Enfoque psicodinmico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1991. DIMENSTEIN , G. Gravidez de adolescentes tem cura. Folha de So Paulo, 13 mar. Caderno Cotidiano, (2005). p. C-12. DOMINGUES, Jos. Fatores Etiolgicos Relacionados Gravidez na Adolescncia: Vulnerabilidade Maternidade. In: CANNON, Lucimar Rodrigues Coser. Cadernos Juventude Sade e Desenvolvimento. Braslia: Ministrio da Sade, 1999. p. 223-229. ERIKSON, E. Identidade: juventude e crise. Rio de Janeiro/RJ: Zahar, 1976. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002. FERREIRA, Morgana Duarte. A maternidade na adolescncia um estudo no centro Educacional Caixa Dgua Sociedade Alfa Gente. Trabalho de Concluso de Curso.2009. disponvel em: http://tcc.bu.ufsc.br/Ssocial283685.pdf. Acesso em 16 de maio de 2011.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FONTES, Hlio A. F. Repercusses da Gravidez na adolescncia. 1999. Disponvel em:<http://www.copacabanarunners.net/gravidez-naadolescencia.html> Acesso em 02 de maio de 2011. GOMES, Romeu; FONSECA, Eliane M. G. O. e VEIGA, lvaro J. M. O. A viso da pediatria acerca da gravidez na adolescncia: um estudo bibliogrfico. Disponvel em <http://www.scielo.com.br> Acesso em 16 de abril de 2011. GOLDBERG, M. Amlia. Educao sexual: Uma proposta, um desafio. 3 edio. So Paulo: Cortez, 1984. IAMAMOTO, Marilda Vilela. O servio social na contemporaneidade : dimenses histricas, tericas e tico-polticas. Fortaleza: CRESSCE,1997. IAMAMOTO, M. V. O servio Social na contemporaneidade: Trabalho e formao profissional. So Paulo: Cortez, 2004. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Disponvel em: < http://www.ibge.gov.br/home/>.Acesso em: 10 de outubro de 2011. LEO, Gomes Benice, HOLANDA, Edna Rgo, ALMEIDA, Maria Socorro Costa, FERNANDES, Terezinha Arajo Fernandes. Gravidez na Adolescncia na realidade do Hospital Regional Martins de Imperatriz 2006. Artigo disponvel em: http://www.socialsocial.com.br/nice.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2011. MANDU, Edir Nei Teixeira. Gravidez na Adolescncia: um problema? In: RAMOS, Flvia Regina Souza et. al. Projeto Acolher: um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Braslia: ABEN/Governo Federal, 2000. p. 94-97. MANDU, Edir Nei Teixeira. Adolescncia: Sade, Sexualidade e Reproduo. Adolescer: compreender, atuar, acolher. Projeto Acolher/Associao Brasileira de Enfermagem. Braslia. ABEN, 2001-69 p. MIOTO, Regina C. T. A maternidade na adolescncia e a (ds)proteo social. Revista Servio Social e Sociedade, n 83, ano XXVI, especial 2005, p. 128-146. MYNAYO, C. S. Pesquisa Social: Teoria, mtodo e criatividade, 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. MYNAYO MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 4 ed. So Paulo(SP): Hucitec; 1996. MONROY DE VELASCO, A. Fecundidad en la adolescencia: causas, riesgos y opciones. Washington, DC: Organizao Panamericana de la Salud, 1988. MELO, A. V. Gravidez na Adolescncia. Dissertao apresentada como exigncia parcial para obteno do ttulo de Mestre em Cincias Sociais Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 1993. MENDES, Eugnio Vilaa. A Ateno Primria Sade no SUS. Fortaleza: Escola de Sade Pblica do Cear, 2002.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MIDDING, Tnia R. S. Implicaes sociais da gravidez na adolescncia no municpio de So Pedro do Iguau-PR. 2004. 58 f. Trabalho de Concluso de Curso. Universidade Estadual do Oeste do Paran-UNIOESTE/Campus de Toledo, Toledo, 2004. OLIVEIRA, Eleonora Menicucci. A Mulher, a Sexualidade e o Trabalho. So Paulo: Hucitec, 1999. OUTEIRAL, J. O. Adolescer: estudos sobre a adolescncia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. OUTEIRAL, J. (1998). Violncia no corpo e na mente: consequncias da realidade brasileira. In: D.L. Levisky (Org.), Adolescncia pelos caminhos da violncia: a psicanlise na prtica social. (pp. 75-86). So Paulo: Casa do Psiclogo. OUTEIRAL, J. (2001). Adolescncia: modernidade e ps-modernidade. In: C. Weinberg (Org.), Gerao delivery: adolescer no mundo atual. (pp.13-28). So Paulo: S. OZELLA, Srgio. Adolescncias Construdas: a viso da psicologia scio histrica. So Paulo/SP: Cortez, 2003. OSRIO, Luiz Carlos. Adolescente Hoje. Porto Alegre: Editora Artes Mdicas, 1992. PACCOLA, Carina. Pensamento Mgico estimula comportamento de risco entre jovens. Disponvel em: http://www.bireme.br/bvs/adolec/P/news/2002/02/0922/emocoesc/001.htm. Acesso em 16 de abril. PANTOJA, Ana Ldia Nauar. Ser algum na vida: uma anlise scio antropolgica da gravidez/maternidade na adolescncia, em B elm do Par, Brasil. Disponvel em <http://www.scielo.com.br> Acesso em 18 de maio de 2011. PILON, Andr Francisco. O jovem e seu projeto de vida. Disponvel em <http://www.scielo.com.br> Acesso em 16 Abril de 2011. PINTO, Ivany. Projeto de Vida. Disponvel em <http://www.ufpa.br/beiradorio> Acesso em 12 Abril de 2011. PINICALI, Maria da Penha. Gravidez na Adolescncia um projeto de Vida.2006 Trabalho de Concluso de Curso. Disponvel em: http://inf.unisul.br/~psicologia/wp-content/uploads/2008/07/MariadaPenhaPanicali.pdf. Acesso em: 18 de setembro de 2011. POSTER C. E. e ZIMMER, J. (orgs). Educao comunitria no terceiro mundo. Campinas: Papirus, 1995. PRIORI, Lidiane. Construo aproximativa do Centro Comunitrio e Social Dorcas. Trabalho apresentado disciplina de Estagio Supervisionado I do Curso de Servio Social. Universidade Estadual do Oeste do Paran - Campus - Toledo PR, 2007. PRIORI, Lidiane. Gravidez na Adolescncia: um estudo com as mes usurias do Centro Comunitrio e Social Dorcas do Municpio de Toledo -PR. Trabalho de Concluso de Curso. Universidade Estadual do Oeste do Paran, 2008. Disponvel em: http://cacphp.unioeste.br/cursos/toledo/servico_social/arquivos/2008_lidiane_priori.pdf acesso em: 18 de setembro de 2011. PRIORI, Lidiane. Um estudo com as mes usurias do Centro Comunitrio e Social Dorcas do Municpio do Toledo PR.2008 . Trabalho de Concluso de Curso. disponvel em: http://cac-php.unioeste.br/cursos/toledo/servico_social/arquivos/2008_lidiane_priori. Acesso em : 18 de setembro de 2011.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Portal do Psiclogo (2003). Adolescentes engravidam para compensar carncia afetiva Disponvel em: http://www. portaldops icologo.com.br. Acesso em: 19 julho de 2011. RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes: estudo da interao humana. 5.ed.Petrpolis: Vozes, 1999. 120 p. RIEDMILLER S. Tanznia: Combatendo a peste.In: POSTER C.E. e ZIMMER, J. (org.) Educao comunitria no terceiro mundo. Campinas: Papirus, 1995, pp. 235- 270. RODRIGUEZ, R.; MCFARLANE,J.; FEHIR, J. De madres a madres: Programa comunitrio para um mayor acceso a la atencin prenatal. Boletim Oficina Sanitaria Panamericana n 1. 1994, v.116, pp. 82-87 ROMERO, E. A arquitetura do corpo feminino e a produo do conhecimento. In:ROMERO, e. (org.) Corpo, mulher e sociedade. Campinas: Papirus, 1995, pp. 235- 270. ROSEMBERG, F. A educao fsica, os esportes e as mulheres: Balano da bibliografia brasileira.In: ROMERO, E. (org.) Corpo, mulher e sociedade. Campinas: Papirus, 1995, pp 271-308. SANTOS, Ins. M. Meneses dos; SILVA, Leila Rangel da. Estou grvida, sou adolescente e agora? In: RAMOS, Flvia Regina Souza et. al. Projeto Acolher: um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Braslia: ABEN/Governo Federal, 2000. SANTOS, Ana Rita R. e ROSA, Luciana T. Bernardes. Psicologia da sade: extenso de servios comunidade, ensino e pesquisa. Disponvel em http://www.scielo.com.br Acesso em 16 abril de 2011. SANTOS SR, SCHOR N. Vivncias da maternidade na adolescncia precoce. Rev. Sade Publica 2003 fev.; 37 (1): 15-23. SANTOS, Andreia dos e CARVALHO, Cristina Vilela. Gravidez na adolescncia um estudo exploratrio. Boletim de Psicologia. vol. LVI, n125. Artigo disponvel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432006000200002. Acesso em 18 de setembro de 2011. SILVA, J. L. P. Fertilidade na adolescncia. J.Bras.Ginecol., Rio de Janeiro, v. 91, n. 2, p. 119-23,1981. SILVA, Maria Aparecida, BATISTA, Alice Maria, OLIVEIRA, Juliana Parreira de Oliveira. A percepo do risco de gravidez na adolescncia. Artigo disponvel em: http://www.ucg.br/ucg/institutos/nepss/monografia/monografia_06.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2011. SILVA, Patrcia Rangel. Gravidez na Adolescncia.2003 Monografia. Disponvel em: >http://www.educacao.uerj.br/Monografias/2003/GRAVIDEZ_NA_ADOLESCENCIA.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2011. SILVA, J. L. P., SARMENTO, R. C. Gravidez adolescncia e sade. So Paulo: Comisso de Sade do Adolescente; Paris Editorial/Secretaria de Estado da Sade, 1988.

SILVA, Joo Luiz Pinto e. Gravidez na adolescncia: desejada x no desejada. Revista Femina, vol. 26, n 10, novembro de 1998. SILVA, J. A. e DALMASO, A. S. W. O agente comunitrio de sade e suas atribuies: os desafios para os processos de formao de recursos humanos em sade. Disponvel em <http://www.interface.com.br> Acesso em 18 maio de 2011. SILVA, M. M. Mulher, identidade fragmentada. In: Romero, E. (org.). Corpo, mulher e sociedade. Campinas: Papirus, 1995, pp. 109-123. SOCAL, E. Pesquisa e diagnostico sobre crianas e adolescentes em situao de risco pessoal e social em Santa Maria/RS. Santa Maria. 2003. SOUZA, M. A. e LIMA, R. L.T. M. AME. Aleitamento Materno Exclusivo. Fortaleza: Universidade Federal do Cear e Sociedade de Cooperao Tcnica Alem, 1988. SUWWAN, L. (2005). Aluno de 10 anos receber educao sexual. Folha de S. Paulo, 16 mar. Caderno Cotidiano, p. C-1. SOARES, L. Dulce Helena Penna. Choix Professionnel: Projet des Parents Projet des Adoelscents. Tese de Doutorado em Psicologia Clnica. Universidade Louis Pasteur, Frana: Editions du Septentrion, 1996/1997. SOUZA, Rafaela A. e CARVALHO, Alysson M. Programa de Sade da Famlia e qualidade de vida: um olhar da psicologia. Disponvel em http://www.scielo.com.br Acesso em 16 abril de 2011. UNESCO: Disponvel em <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001374/137491POR.pdf> acesso em:19 de setembro VENTURA, M. Direitos reprodutivos no Brasil. So Paulo. 2002 WEREBE, M. J. G. Sexualidade, poltica e educao. Campinas: Autores associados, 1998 WEINBERG (Org.), Gerao delivery: adolescer no mundo atual.(pp. 61-72). So Paulo: S. VELOSO, B. et al. Pressa de amor: entre o medo e o desejo. Rev. poca. Ano I, n. 47, abril. 1999.. 48-55. VISCOTT, D.S. A linguagem dos sentimentos. 13. ed. Trade. Luiz Roberto S.S. Malta. So Paulo: Summus Editorial, 1982.135 p.

Potrebbero piacerti anche