Sei sulla pagina 1di 40

Docente:

Vera Decc; Discentes: Claudemira Falo Eudaldo Medrado Jonivaldo Campos

PSICOLOGIA HUMANISTA Carl Rogers

CARL ROGERS

1902-1987

Introduo
O presente trabalho traa uma panormica da evoluo do pensamento de Carl Rogers, inserindo-a no contexto da sua biografia. Os principais conceitos rogeriano, nos diferentes campos das cincias humanas, so abordados sucintamente.

(ROGERS, 2001)

Famlia
Carl Ransom Rogers (1902-1987) foi o mais influente psiclogo na histria americana Nasceu em 8 de janeiro de 1902 -Faleceu em 4 de fevereiro do 1987; Seus pais eram protestantes, universitrios e conservadores; Os irmo eram numa totalidade de cinco, quatro irmos e uma irm;

Famlia
A criao familiar era baseada nos princpios da educao moral e religiosa e no respeito a questes tica e priorizando tambm a metodologia cientfica.

Casou-se em 1924 com Hellen Elliot (amiga de infncia) Teve dois filhos: David e Natalie
Roger com sua filha Natalie, em 1981

Trajetria Profissional
Em 1919 ingressou na Universidade de Wisconsin cursando Agricultura, neste mesmo perodo transferiu seu curso para Histria, com intuito de dedicar-se para carreira Eclesistica, concluindo assim em 1924. Participou de alguns Congresso e Seminrios nos quais ampliaram sua convices e modificaram sua vida. Federao Mundial dos Estudantes Cristos Seminrio da Unio Teolgica

Trajetria Profissional
Ministrou junto com alguns colegas o Seminrio de reflexo auto-facilitado , no qual percebeu sua no-vocao para o ministrio pastoril. Ingressa na Teachers College da Universidade de Columbia para a seguinte trajetria: Graduar-se em PSICOLOGIA PSICOPEDAGOGIA. CLINICA E

Obter o DOUTORADO atravs da teste sobre TESTE DE PERSONALIDADE PARA CRIANAS.


LECIONAR como DOCENTE, no qual s foi reconhecido aps deixar a instituio.

Trajetria Profissional
Em 1939 publica o livro "O tratamento clnico da crianaproblema. Atravs da publicao do livro chamado para ser Professor Catedrtico da Universidade de Estado do Ohio ministrando sobre as Tcnicas de Psicoterapia no qual utilizada a gravao integral das entrevistas e de tratamentos completos, como metodologia de investigao sobre os processos teraputicos. Eleito presidente da Associao Americana de Psicologia em 1946.

Trajetria Profissional
Publica em 1957 o mais importantes artigos As condies necessrias e suficientes para mudana teraputica da personalidade, sendo at hoje um dos pilares do modelo da Terapia Centrada no Cliente.

Posteriormente pesquisa e publica alguns livros sobre os grupos de encontro que segue a linha de divulgao e anlise da sua pesquisa.
Mediante a isto premiada, em 1966, atravs da atribuio do scar do melhor documentrio de longa durao do ano.

Fundamentao Teorica
Rogers prioriza o indivduo enquanto pessoa, valorizando a auto- realizao, seu crescimento pessoal. Do ponto de vista da educao valoriza o educando como um todo, considerando seus pensamentos e aes e no apenas seu intelecto

(ROGERS, 2001)

Psicologia Rogeriana
Terapia Centrada no Cliente
Rogers usa a palavra "cliente" ao invs do termo tradicional "paciente". Um paciente em geral algum que est doente, precisa de ajuda e vai ser ajudado por profissionais formados. Um cliente algum que deseja um servio e que pensa no poder realiz-lo sozinho. Embora possa ter muitos problemas, ainda visto como uma pessoa inerentemente capaz de entender sua prpria situao. H uma igualdade e espontaneidade implcita no modelo do cliente, que no est presente no relacionamento mdico-paciente.
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa

Psicologia Rogeriana
Terapeuta Centrado no Cliente O terapeuta prov uma atmosfera de compreenso e aceitao, onde o cliente pode expressar-se abertamente. A tarefa do terapeuta no curar , mas prover aceitao, compreenso e observaes ocasionais.
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa

Psicologia Rogeriana
Terapeuta Centrado no Cliente O terapeuta centrado no cliente mantm uma certeza de que a personalidade interior, e talvez no desenvolvida do cliente, capaz de entender a si mesma. Para Roger, um bom terapeuta deve possuir a habilidade para comunicar esta compreenso ao cliente. O cliente precisa saber que o terapeuta autntico, preocupa-se, ouve e o compreende de fato.
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa

Psicologia Rogeriana
O Self O Self no uma entidade estvel, imutvel, entretanto, observado num dado momento, parece ser estvel. Isto se d porque congelamos uma seo da experincia a fim de observ-la.

(ROGERS, 2001)

Psicologia Rogeriana
O Self

Rogers empregou dois termos, o self ideal e o self real, porm esses termos so originrios da teoria psicanaltica. Self ideal seria aquilo que voc gostaria de ser, como voc se imagina ser, j o self real quem voc realmente , e onde contm a tendncia para a realizao.
(ROGERS, 2001)

Psicologia Rogeriana
Auto- realizao
Carl Rogers acreditava que todos os seres humanos so motivados fundamentalmente por um processo voltado para o crescimento, que ele denominava tendncia para a realizao, utilizada como estimulo na teoria proposta por Roger. Todas as experincias por que anseia o homem para sua auto-realizao tm como centro o eu. Toda motivao de auto-realizao motivao para que o eu se realize. Embora essa nsia pela auto realizao seja inata, pode ser incentivada ou reprimida por experincias da infncia e por aprendizagem
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa

Psicologia Rogeriana
Congruncia
Roger define congruncia como o grau de exatido entre a experincia da comunicao e a tomada de conscincia. Ela se relaciona s discrepncias entre experienciar e tomar conscincia. Um alto grau de congruncia significa que uma interao entre; Comunicao (o que se est expressando); A experincia (o que est ocorrendo em nosso campo); A tomada de conscincia (o que se est percebendo); A partir dessa relao, nossas observaes e as de um observador externo seriam consistentes.
(ROGERS , COELHO e JOS, 1993)

Psicologia Rogeriana
Incongruncia
O corre quando h diferenas entre a tomada de conscincia, a experincia e a comunicao desta. Por exemplo: Pessoas que parecem estar com raiva (punhos cerrados, tom de voz elevado, praguejando) e que replicam que de forma alguma esto com raiva, ou as pessoas que dizem estar passando por um perodo maravilhoso mas que se mostram entediadas, isoladas ou facilmente doentes, esto revelando incongruncia
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa

Psicologia Rogeriana
Incongruncia
A incongruncia visvel tambm em observaes como, por exemplo, "no sou capaz de tomar decises", "no sei o que quero", "nunca serei capaz de persistir em algo. A confuso aparece quando voc no capaz de escolher dentre os diferentes estmulos aos quais se acha exposto.

Psicologia Rogeriana
Aprendizagem centrada no aluno:
A teoria humanista de Rogers deriva de sua prtica em psicoterapia. Assim sendo, ele estendeu educao as proposies da terapia. Para ele, o ser humano essencialmente bom; em cada indivduo h um ncleo positivo que caracteriza o valor pessoal e que tende a expressar-se. A pessoa mais que um organismo biolgico; um ser humano que pensa, sente, escolhe, decide, um ser com capacidade de mudana. Por isso, a educao deve ver tais caractersticas e centrar seu processo nas necessidades do aluno.
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa

Psicologia Rogeriana
Processo de Aprendizagem
Para Rogers a aprendizagem um processo de aprimoramento do indivduo e no apenas do conhecimento. Busca desenvolver os pensamentos, os sentimentos, as aes de forma integrada, fim de que se possa tomar decises mais seguras, garantindo a ampla liberdade de escolha
(ROGERS, 2001)

Psicologia Rogeriana
Processo de Aprendizagem A teoria de Carl Rogers nos remete a uma reflexo sobre o processo de aprendizagem que permeia a educao tradicional instigando-nos ao desenvolvimento de um posicionamento crtico no sentido de propor mudanas a esse processo apontando assim caminhos para a construo de uma aprendizagem mais significativa para o aprendiz.

(ROGERS, 2001)

Psicologia Rogeriana
Aprendizagem Significativa
mais que uma acumulao de fatos, uma aprendizagem que provoca uma modificao, quer seja no comportamento do indivduo, na orientao futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. uma aprendizagem penetrante, que no se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existncia. Voltada para uma abordagem centrada na pessoa e utilizando o mtodo da no diretividade (ou seja, o professor no interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno)

(ROGERS, 2001)

Psicologia Rogeriana
Princpios bsicos da aprendizagem significativa:
Todo aluno tem potencialidade para aprender e a tendncia a realizar essa potencialidade;
A aprendizagem significativa ocorre quando o contedo da aprendizagem percebido como relevante para o aluno, a partir de seus prprios objetivos; A aprendizagem que envolve mudana na organizao do eu na percepo de si mesmo ameaadora e tende a suscitar a resistncias; Aluno que realiza sua potencialidade para aprender, torna-se aberto experincia e reciprocidade. A auto-avaliao funo da capacidade de cada um de valorao pessoal;
(ROGERS, 2001)

Contribuies
Um dos mais influentes pensadores americanos. Sua linha terica conhecida como Abordagem Centrada na pessoa (ACP). Publicou 16 livros, dentre os quais se destacam: "Tornar-se Pessoa", "Um Jeito de Ser" e "Terapia Centrada no Cliente"

TEORIA DA PERSONALIDADE

Teoria da Personalidade
Para consolidar a sua teoria de personalidade Rogers utilizou diferentes mtodos de investigao.
Gravao da sesso teraputica; Anlise de contedo, Testes projetivos como o Rorschach e o T.A.T Tcnica Q - Tcnica Q um mtodo de estudo sistemtico acerca do auto-conceito.

( ROGERS , COELHO e JOS, 1993)

Teoria da Personalidade
A personalidade constituda por um material padronizado e organizado sobre si, mesmo que ela se modifique no perder estas caractersticas.

Abordagem desta teoria baseada na percepo, nos sentimentos, auto-avaliao subjetiva, na autorealizao e no processo de mudana.
As tcnicas utilizadas para essa observao foram a Classificao Q, Lista de Adjetivos e o Diferencial Semntico.

Teoria da Personalidade
Desenvolvimento da Personalidade Humana
O desenvolvimento explica-se a partir de uma nica necessidade ou motivo humano bsico, que a fonte de toda a energia a tendncia inata do organismo para desenvolver todas as suas potencialidades. Esta tendncia uma funo do organismo como um todo. A personalidade faz parte desse todo, enquanto uma estrutura interna, que se desenvolve a partir da experincia. a personalidade que possui essa pr-disposio auto-realizao. Por isso, dizse que o desenvolvimento auto-dirigido.

Teoria da Personalidade
Noo de Eu
A noo de eu um conceito importante para se compreender o desenvolvimento do homem como pessoa. Refere-se a maneira pela qual a pessoa se percebe, atuando no meio. Essa imagem se desenvolve quando a pessoa se relaciona com outras pessoas como uma auto-imagem. Caractersticas funcionais da noo de eu:
O eu o mediador entre as emoes e a conscincia; O eu busca ajustar-se ao meio da melhor maneira possvel; O eu busca um equilbrio pessoal global; S se agregam ao eu as experincias boas e positivas; O eu sofre mudanas constantes, quando a pessoa vivencia novas aprendizagens e experincias, favorecendo sua maturidade psquica.

Teoria da Personalidade
Auto-valorao:

o processo de se auto-conhecer, de desenvolver a noo de eu, de se perceber a si mesmo. o desenvolvimento dos valores pessoais, a partir de experincias igualmente pessoais.

Consideraes finais
As principais concluses dos estudos acerca da personalidade de Rogers foram: A Auto-estima (congruncia entre a auto-classificao e a classificao ideal), aumenta como resultado direto do Aconselhamento Centrado no Cliente, sendo as defesas uma varivel importante a equacionar. A negao, a fuga, a justificao, a racionalizao, a projeo e mesmo a hostilidade podero alterar a validade dos relatos pessoais.

Concluso
O nico homem que se educa aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurana.
( ROGERS , COELHO e JOS, 1993)

Concluso
Vdeo de fechamento
http://www.youtube.com/watch?v= FhPNcYvGkIQ&feature=related

Influncia do Existencialismo
Conceito de Intencionalidade A caracterstica do pensamento que independe dos fatos objetivos ou dos eventos internos

"Por que uma criana aprende a andar? Ela tenta erguer-se, cai e machuca a cabea. [...] No existe grande recompensa enquanto ela no conseguir realmente realizar seu intento, e apesar de tudo, a criana est disposta a suportar a dor [...] Para mim, isso uma indicao de que existe uma verdadeira fora de atrao para a possibilidade de crescimento continuar." (Rogers, In: Frick, W.

Psicologia Humanista, p. 118)

Rogers... est convencido que, tal como ocorre com uma planta que, mesmo em locais insalubres, luta em busca do sol e da vida, embora os meios lhe sejam adversos, ns, os seres humanos, temos um impulso inerente ao organismo como um todo para nos direcionarmos ao desenvolvimento de nossas capacidades tanto quanto for possvel, quer sejam fsicas, intelectuais ou morais, em conjunto
(Guimares)

Referncias bibliogrficas

Abordagem Centrada na Pessoa ACP Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/abordagens/centrada-na-pessoa/abordagem-centrada-na-pessoaacp#ixzz1cgWr09Xv. Pesquisado em 03 de Novembro de 2011. Ballone GJ - Carl Rogers, in. PsiqWeb, internet, disponvel em http://www.psiqweb.med.br/, pesquisado em 05 de Novembro de 2011. Carl Rogers Biografia Psicologado http://artigos.psicologado.com/abordagens/centrada-na-pessoa/carl-rogersbiografia#ixzz1cgXjoES. Pesquisado em 03 de Novembro de 2011. Artigos

Carl Rogers Vida e Obra. Disponvel em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calrrogers/biografia-calr-rogers-1.php. Pesquisado em 03 de Novembro de 2011. Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa (7 ed.). Lisboa: Moraes

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1675391-teoria-self-carl-rogersconceitos/#ixzz1euqqRPut.

Imagens retiradas e disponvel no http://aprendiendoavivirsiempre.blogspot.com/2009/05/lapsicologia-humanista.html, http://lurra-bilbao.com/psicologia-humanista.html e http://www.taringa.net/posts/info/10233401/Psicologia-Humanista-_-Equot_La-TerceraFuerzaEquot_.html. Pesquisado em 03 de Novembro de 2011.

Agradecemos ateno de todos e nos colocamos para maiores esclarecimento.

Potrebbero piacerti anche