Sei sulla pagina 1di 36

O Paradigma dos Novos Movimentos Sociais

Apresentao do Captulo IV Teoria dos Movimentos Sociais Maria da Glria Gohn


Ciana Mara Vidor Mrcio F.Maurcio

Caractersticas Gerais

O paradigma tradicional marxista (dc.60), esquemas utilitaristas, teoria lgica racional X Propostas com nfase na cultura, ideologia, solidariedade, lutas sociais cotidianas, processo de identidade ( Touraine, Offe, Melucci, Laclau, Mouffe, outros) (p.121)

Caractersticas bsicas dos NMS:


1.

Modelo terico baseado na cultura


rompe com viso funcionalista (normas e valores predeterminados) e com o marxismo tradicional (cultura=ideologia conscincia de classe) Categoria cultura apropriada e transformada (influncia ps-estruturalista e ps-modernista)
(p.122)

2. Negao do marxismo como campo terico capaz de dar conta da explicao da ao dos indivduos e (...)da ao coletiva da sociedade contempornea (p.122)

NMS simpatia neomarxismo (conscincia, ideologia, lutas sociais, solidariedade na ao coletiva) Marxismo clssico prioriza as determinaes macro (nvel das estruturas) e anlise econmica em detrimento de outros campos como o poltico e a cultura, matando o que existe de inovador: o retorno e a recriao do ator. (p.122)

3. elimina o sujeito histrico redutor da humanidade (...) formado pela conscincia autntica de uma vanguarda partidria (p.122)

Novo sujeito coletivo e difuso, no hierarquizado a nova abordagem elimina a centralidade de um sujeito especfico, predeterminado, e v os participantes das aes coletivas como atores sociais. (p.123) Questiona ator social privilegiado: CO

4. Centralidade e redefinio da poltica

Deixa de ser o nvel das determinaes e passa a ser uma dimenso da vida social (p.123) prticas sociais (Laclau e Mouffe) Pensar o poder na sociedade civil, no apenas no Estado (Foucault) Poltica no mbito das relaes microssociais e culturais

X
paradigma norte-americano poltica no nvel macro das instituies da sociedade e do aparelho do estado. (p.123)

5. Atores so analisados sob a tica de suas aes coletivas e pela identidade coletiva criada.

Aes coletivas (Melucci) atores capazes de se autodefinir. Processo de interao, negociao. Identidade coletiva criada por grupos e no por estruturas sociais. (p.123)
Categoria identidade (estudos Turner e Klapp 1969) sob tica individual (interacionistas simblicos Goffman) NMS a identidade parte constitutiva da formao dos movimentos, eles crescem em funo da defesa dessa identidade [que ] se refere definio dos membros, fronteiras e aes do grupo (p.124) Identidade orientada X estratgia orientada (Jean Cohen).

O paradigma dos NMS se definem a partir da identidade coletiva (Foweraker); (p.124) Categoria novo discutvel (Melucci); O que tm de novo:

no tm base classista (MO e MC) o interesse difuso; Atores tem conscincia para criar identidades e relaes de poder (Cohen). Preocupao em assegurar direitos sociais e menos sob poltica de cooperao entre as agencias estatais e sindicatos (p.125). Uso mdia presso (Mouffe) novas formas subordinao ao capitalismo tardio: banalizao da vida social (comunicao de massa). Analisa posies discursivas dos NMS que criam identidades sociais e polticas. (p.125); NMS negam MR(mobilizao de recursos) aes coletivas no restritas clculos estratgicos, racionais.

Mudana de demandas econmicas para as culturais alterou organizao dos NMS:

Descentralizados, sem hierarquias internas, abertos, espontneos, fluidos. (p.126)


Atuam em rede de troca de informaes e cooperaes; Conflito (internos e externos) entre MS processo construo identidade (Melucci) a preocupao com a identidade coletiva decorre do crescente aumento da fragmentao e pluralidade da realidade social(Taylor e Wittier, p.126).

Oito caractersticas bsicas dos NMS (Johnston, Lara, Gusfield)


1. 2.

3. 4. 5. 6.

7.

8.

Base social transcende a estrutura de classes; Pluralidade de idias e valores com orientaes pragmticas X concepo marxista de ideologia (CO como elemento unificador); Novas dimenses de identidade; Relao entre indivduo e coletivo obscurecida; Presente aspectos pessoais da vida humana; Estratgias de mobilizao (no-violncia, desobedincia civil) so diferentes das utilizadas pela classe trabalhadora; Aumento NMS devido descrena nos canais convencionais de participao nas democracias ocidentais; Organizao difusa, segmentada X partidos de massa tradicionais (centralizao e burocratizao). (p.126)

Teoria dos NMS trabalha com categorias empricas e novas formas de manifestao rompimento com paradigma clssico marxista. Mas categorias para explicar no so claras pois no partem das novidades em si mesmas mas de seus resultados (p.128) MS existiro a partir de cdigos herdados do passado? Como eles se recriam? Quais categorias utilizadas para se concluir NMS? (p.128) A teoria dos NMS est incompleta porque os conceitos que a sustentam no esto suficientemente explicitados. O que temos um diagnstico das manifestaes coletivas contemporneas que geraram movimentos sociais e a demarcao de suas diferenas em relao ao passado. (p.129)

Gusfield

movimento-forma

movimentorepresentao

Estruturas associativas MS tradicionais: MO

Significado cultural NMS (Melucci)

Przeworski

Crtica ao marxismo: teoria da histria no contempla a ao dos indivduos; Indivduos explicados pelas estratgias intencionalmente escolhidas; (anlise psicolgica): Comportamento intencional X Comportamento internacionalizao de normas

Pizzorno

Pesquisa sobre participao social; Adepto teses da MR individualismo metodolgico (indivduo age conforme seus interesses); Desloca anlise da lgica racional do sistema (marxista) para lgica da racionalidade dos indivduos (NMS) construo identidade Formao identidade pressupe demandas inegociveis por meio interao entre grupos X Movimentos clssicos, tradicionais partidos e sindicatos demandas negociveis. (p.131)

Alberoni

Pensa os MS a partir duas categorias: agregados e grupo

Agregados: baseado em comportamentos parecidos mas no h formao de laos para construo de uma identidade; Grupo: comportamentos parecidos originam novas coletividades h identidade.

(Weber) para pensar questo de ruptura entre sistemas de solidariedade e criao de novas solidariedades.

Matrizes Tericas dos NMS

Teoria dos NMS inserida numa parte do paradigma europeu tida como novo e no como um todo: no se trata de algo realmente novo, mas de uma reconstruo de orientaes tericas j existentes (p.132) Influncia teorias clssicas weberiana, durkhemiana, parsoniana contemporanea. Tambm os frankfurtianos, socialistas utpicos e dos anarquistas. Revitalizao da teoria da ao social (Weber/Durkheim) + frankfurtianos (Adorno e Habermas) = fundamentos epistemolgicos do novo paradigma.

Teoria com base nos discursos dos agentes (Habermas e Foucault)

Discurso sobre ao X estruturas -> reao ao estrutural-funcionalismo (Parsons teoria sistmica)

retomada de Marx e Weber = teoria histricoestrutural; Microssociologia interacionismo simblico e etnometodologia.

Debate: teoria das redes sociais articula macro e micro.

Dimenso micro: ao social


Atores agem por motivos internos, no-racionalismo Foco no indivduo discurso da liberdade X Discurso ordem (estrutura/sociedade) negar poder das estruturas macro, (...) procura reavivar as foras (...) dentro do indivduo (p.134)

Guattari

Eixo bsico anlise: cultura e processos de singularidade


Prima pela subjetividade e papel dos agentes sociais; A anlise micro resgata o cotidiano, o fazer;(p.135) Categoria autonomia: no isolamento mas processo interao na construo alianas e redes sociais/culturais. a defesa da autonomia se faz no plano da sociedade civil contrapondo-se ao poder do Estado, dos governos(p.135)

Analise movimentos alternativos, contracultura MS no buscam consenso mas interveno analtica MS no devem se diluir no interior dos aparelhos do Estado.

Fenomenologia

Categoria bsica: cotidiano e cultura Abordagem subjetivista dos fenmenos; Valoriza a conscincia dos indivduos a realidade social deve ultrapassar a descrio e se fundamentar numa interpretao das experincias subjetivas dos indivduos que constroem suas aes(Schutz) (p.137) Intencionalidade; Importncia experiencia de vida (hbito); Expoentes:

Goffman anlise interacionista (dc.60) Garfinkel prticas sociais etnometodologia Winttgeinstein lingstica.

Escola de Frankfurt (Habermas)


Anlise interpretativa da vida cotidiana (p.137); Conceito mundo da vida: Tradies implcitas na cultura; Estruturas cultura, sociedade e personalidade; Se diferencia de sistema econmico e Estado; subsistema da sociedade civil atuam instituies normas MS dois papis: elementos dinmicos no processo aprendizado e formao da identidade social e fator dinmico na criao e expanso dos espaos pblicos da sociedade civil Importncia dos movimentos est na institucionalizao de direitos (p.139) NMS esto localizados na esfera sociocultural, e a nfase de suas atividades est em temas como motivaes, moralidade e legitimao.(p.140). Alerta que movimentos contemporneos podero se desenvolver em direes adversas aos caminhos da liberdade, porque no tm projetos universalistas mas operam a partir de demandas especficas.(p.141).

Principais correntes tericas europias dos NMS


1. Corrente Francesa: Touraine prioridade: anlise sociocultural 2. Corrente Italiana: Melucci prioridade: anlise psicossocial 3. Corrente Alem: Offe prioridade: anlise poltica

Touraine
Anos 1960 2 abordagens:

Teoria das condutas e comportamentos sociais retoma um dos pressupostos bsicos do funcionalismo: toda ao uma resposta a um estmulo social (p. 142).

Movimento social: uma ao de um grupo, um ator coletivo com 3 dimenses combinadas: classe, nao e modernizao (p. 143).

Teoria dualista da modernizao movimento social ao mesmo tempo: movimento de classe, anticapitalista e de integrao e modernizao nacional. Nas sociedades dependentes, o nico agente capaz de aglutinar as foras presentes nos movimentos populares o Estado (p. 144) Destaca 3 elementos: o ator, seu adversrio e o que est em jogo no conflito; e 3 princpios de interpretao: identidade, oposio e totalidade.Os movimentos sociais so sempre a expresso de um conflito de classes. (p.145)

Anos 1970 Teoria da Ao Social Distanciamento da abordagem marxista ortodoxa; Questo da reflexividade da anlise social; Os movimentos sociais so fruto de uma vontade coletiva; so parte do sistemas de foras sociais, disputando a direo de um campo cultural; so as foras centrais da sociedade. Suas lutas so de reposio da ordem. (p.145)

Anos 1980 Teoria dos conflitos Centralidade nas questes metodolgicas (mtodo da interveno sociolgica). Conceito central: relaes sociais. Prope uma anlise centrada no desempenho dos atores sociais (p. 146). Os movimentos sociais derivam fundamentalmente dos conflitos ao redor do controle dos modelos Culturais e Um movimento social ao mesmo tempo um conflito social e um projeto cultural (foras culturais indispensveis, p. 147).

Elementos constitutivos reformulados: ator social, seu adversrio, campo de disputa e campo de conflito. Os movimentos sociais so aes coletivas que se desenvolvem sob a forma de lutas ao redor do potencial institucional de um modelo cultural, num dado tipo de sociedade (p. 149) A sociedade civil um espao de disputas, lutas e processos polticos. Citando Cohen, Arato: O caminho que uma sociedade utiliza para institucionalizar suas orientaes culturais envolve conflitos e relaes sociais de dominao (p. 150)

Anos 1990 reviso da Teoria sobre os movimentos Reflexo sobre a sociedade em geral e os rumos da humanidade. Movimento social: uma representao geral da vida social. Globalizao: perda da importncia do processo de produo, transformao do mundo do consumo como o grande espao de socializao das relaes sociais, importncia das comunicaes mudanas que levam ao crescimento do individualismo. (p. 151) Os NMS falam mais de uma autogesto que de um sentido de histria, e mais de democracia interna que de tomada de poder (p. 152)

Novas tarefas: descrever e analisar os modelos culturais, as relaes e os movimentos sociais que lhe do forma. Importncia do poltico na anlise das aes dos movimentos. Movimento social deve ser revisto desde a perspectiva do impacto da globalizao na territorialidade e na soberania das naes, da crise e do declnio das instituies, das tenses individuais e dos grupos sociais (p. 152). Importa desempenhar um papel decisivo na transformao do sistema poltico (p. 153)

Melucci
Paradigma da identidade coletiva estabelece conexo entre movimentos sociais e necessidades individuais na sociedade contempornea. Teoria da ao coletiva ponto de partida para o sistema de aes coletivas: distino analtica entre solidariedade e agregao, conflito e consenso, quebra dos limites e compatibilidade, competio e aceitao das regras do jogo (p. 154) . Movimento social uma construo analtica e no um objeto emprico ou um fenmeno observvel e Movimentos so sistemas de aes, redes complexas entre os diferentes nveis e significados da ao social (p. 155)

Dois tipos de conflitos: baseados na ao organizacional e na ao poltica. Os NMS possuem lderes com experincia anterior e utilizam redes de comunicaes j existentes. Movimentos so um sinal; eles so meramente o resultado de uma crise. Assinalam uma profunda transformao na lgica e no processo que guiam as sociedades complexas. Como os profetas, eles falam antes: anunciam o que est tomando forma mesmo antes de sua direo e contedo tornarem-se claros. Os movimentos contemporneos so os profetas do presente (p. 157)

A identidade coletiva uma definio interativa e compartilhada, produzida por certo nmero de indivduos em relao orientao de suas aes e ao campo de oportunidades (p. 158) o processo de construo de um sistema de ao, interativo e compartilhado produzido por muitos indivduos (p. 159). NMS so capazes de gerar a ao autnoma; so fenmenos simultaneamente discursivos e polticos.

Ideologia: nvel analtico decisivo para se entender os movimentos sociais (p. 160) Novas linguagens e novos smbolos: criados para definir os atores sociais em conflito (p. 161) Movimento refere-se a um tipo de ao que questiona a organizao da poltica (p. 162) Os atores esto sempre envolvidos em redes Um movimento nunca um processo espontneo, criado a partir apenas de necessidades ou da vontade de indivduos isolados (p. 163) Lideranas: promovem a busca dos objetivos, desenvolvem estratgias e tticas para aco e formulam uma ideologia...so elementos-chave para construir e manter a identidade coletiva de um grupo, para gerar inovaes assim como para articular o movimento em suas conexes e redes (p. 163)

Offe
Abordagem mais significativa, porque combina as perspectivas macro e micro na anlise do social (p. 170). Utiliza-se da concepo marxista clssica de ideologia como processo de conscincia deformada e que contm motivaes ocultas. Tece articulaes entre o campo poltico e o sociocultural. O modo de atuar politicamente dos NMS aparece como uma resposta racional a um conjunto especfico de problemas. (p. 165)

O campo de ao dos NMS se faz num espao de poltica no-institucional (p. 166) Os atores sociais atuam em nome da coletividade e os valores bsicos so autonomia pessoal e identidade, em oposio a formas de controle contralizadas (p. 167)
Os movimentos sociais so elementos novos dentro de uma nova ordem que estaria se criando no so nem ps-modernos nem pr-modernos. Tratase de um novo paradigma poltico de crtica moderna modernizao em marcha (p. 168)

V uma tendncia democratizao das instituies em geral e uma certa dose de desinstitucionalizao generalizada categorias de estalibidade e equilbrio da ordem social.
NMS: carter subjetivo e psicocognitivo (p. 169) Futuro dos movimentos: dificuldades de sua continuidade (pragmatismo, pluralismo e a experimentao de diferentes ideologias, sem programas polticos definidos) (p.170)

Potrebbero piacerti anche