Sei sulla pagina 1di 22

Ateno Farmacutica no Resfriado

Gustavo Bruno Gonalves Nayna Cndida Gomes

Gripe x Resfriado
Qual a diferena? O tipo de vrus: Gripe: Infuenza Resfriado: Rinovrus, Coronavrus, Adenovrus e outros E os sintomas? Gripe: febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabea, cansao, tosses, fraqueza, calafrios
Resfriado: Alteraes no nariz e garganta

Transmisso

Perodo de incubao: 24 a 72 horas Evitar: locais fechados, pouco ventilados e secos, frio. Fatores que facilitam o contgio: estresse, fadiga, alteraes rinofarngeas. Populao de risco: idosos, grvidas, lactantes, pessoas debilitadas ou enfermas.

Sintomas Congesto Nasal muito caracterstico

Dor de cabea nem sempre


Dor intensa na fronte sinusite Manter-se hidratado, acompanhar o paciente por dois dias. Utilizar paracetamol para aliviar a dor

Sintomas
Febre branda
Manter-se hidratado Paracetamol para reduzir a temperatura corporal Acompanhar por dois dias

Dor de ouvido procurar um mdico Dores musculares e articulares pouco frequentes Conjuntivite pode ser rinite alrgica Dor de garganta, tosse seca

Interveno Farmacutica
O farmacutico poder recomendar um tratamento farmacolgico apenas:
Congesto nasal, rinorria e dores de garganta: < 7 dias Dores de cabea, febrcula Tosse sem secreo

Medicamentos: atuam em nvel sintomtico!!

Direcionar ao atendimento mdico ...


Febre superior a 38C acompanhada de dores musculares ou articulares Gripe.

Dores faciais e/ou frontais ou dores de ouvido sinusite ou otite

Medidas preventivas

Proteger-se do frio e mudanas de temperatura. No permanecer em lugares fechados com aglomerados de pessoas.

Tratamento Medidas no farmacolgicas


Dieta semilquida leites, caldos, sucos de fruta, gua fluidificao das secrees respiratrias. Umidificao de ambientes.

No fumar.
Repousar em ambiente fresco e roupas leves, se houver febre

Tratamento Medidas Farmacolgicas


Analgsicos e antipirticos

cido Acetilsaliclico
Adultos: 500 mg a cada 4 horas. Crianas: 65-100 mg/kg/dia. No usar em caso de: lcera duodenal, asma, febre do feno, problemas de coagulao sangunea, ltimas semanas de gravidez, crianas menores de 12 anos com infeco viral ( Sndrome de Reye). No usar por mais de 10 dias.

Paracetamol
Adultos: 325-650 mg a cada 4 horas Crianas: 20-40 mg/kg/dia No usar em: insuficincia heptica e/ou renal por sua toxicidade heptica No usar por mais de 10 dias e nem ultrapassar 4g/dia.

Anti-histamnicos
Maleato de feniramina
Maleato de bromofeniramina

Maleato de clorfeniramina

Anti-histamnicos
Podem produzir sonolncia e diminuir os reflexos efeito depressor sobre o Sistema Nervoso Central. No utilizar em combinao com lcool, medicamentos hipntico-sedativos, relaxantes e ansiolticos. Podem provocar: xerostomia, viso borrosa, reteno urinria e taquicardia ( Efeitos anticolinrgicos) Contra indicaes: glaucoma, epilepsia e enfermidades hepticas. Irritao gstrica.

Mucolticos
Diminuem a viscosidade da secreo brnquica. Dividem-se em trs grupos:
Derivados tilicos: grupos SH, reagem com a cistena que forma a estrutura protica do muco, desestruturando-o ( Pontes Dissulfeto) Derivados da planta Adhatoda : bromexina, ambroxol, adamexina Tilaxol: reduz a tenso superficial.

Expectorantes
Estimulam a eliminao do muco com o movimento ciliar. O mais usado a guaifenesina, que modifica a tosse improdutiva e seca em tosse produtiva e menos frequente.

Antitussgenos
Somente quando a tosse seca e improdutiva, no deixa conciliar o sono e perturba o descanso, produzindo irritao brnquica. Atuam deprimindo o centro bulbar que controla o reflexo da tosse. Mais usados:
Codena: provoca depresso respiratria Dextrometorfano: menos efeitos adversos

Descongestionantes nasais tpicos


Simpatomimticos, ativam receptores alfa 1 e alfa 2, provocando contrao das clulas vasculares, reduzindo a quantidade de sangue na mucosa, descongestionando o nariz e aumentando o fluxo areo. Fenilefrina, metoxamina, tramazolina duram de 4 a 6 horas Oximetazolina e nafazolina duram de 8 a 12 horas Utilizados na forma de nebulizadores e gotas Uso de forma abusivo: efeito contrrio. No ser usar usado por mais de 5 dias nem por menores que 5 anos de idade.

Descongestionantes nasais sistmicos


Aminas simpatomimticas. Maior durao de ao, menor irritao local. Ao lenta e pode produzir vasoconstrio perifrica generalizada. Contra indicaes: hipertenso arterial, diabetes, enfermos cardacos e em hipertireoidismo. Mais usada: Pseudoefedrina

Caso Clnico
Dona Maria anda preocupada com a sade da sua famlia, por isso resolveu procurar o Seu Juvenal, o farmacutico da farmcia do Bairro Esperana. Seus filhos mais novos, os gmeos de 8 anos Leandro e Leonardo, tem estado abatidos, com cefalia e coriza. Leonardo tem estado febril, com temperatura de at 39C e apresentou os sintomas de maneira mais brusca. Em questo de horas estava esgotado, com perda de apetite e nuseas. Tem se queixado tambm de dor no ouvido e na garganta. Leandro teve progresso mais lenta dos sintomas, e agora apresenta tosse produtiva.

Referncias
JANE. Casos clnicos farmacolgico distrbios menores e doenas respiratrias. Disponvel em: <http://atenfar.wordpress.com/2009/06/22/casoclinico-farmacologico-disturbios-gerais-e-doencasrespiratorias/> Acesso em: jan. 2014 M. A. LUCIENE. Ateno Farmacutica em distrbios menores. ed. 1, Medfarma, 2005, So Paulo-SP.

Potrebbero piacerti anche