Sei sulla pagina 1di 30

Prof Rayneci Vidal 01/10/2013

Conceito de cultura
cultura a forma ou o jeito comum de viver a

vida cotidiana na sua totalidade por parte de um grupo humano. Essa inclui comportamentos, conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes, hbitos, aptides, tanto adquiridos como herdados.

Conceitos de cultura na antropologia


Cultura um instrumento a servio das

necessidades biolgicas e psicolgicas do homem.

Linda Smircich
Conceitos de cultura e de organizao nas diferentes

correntes.

Conceitos de cultura Tpicos na Pesquisa Organizacional e na antropologia administrativa


Cultura um instrumento a servio das necessidades biolgicas e psicolgicas do homem Cross-culture ou Administrao Comparativa

Conceitos de Organizao na Teoria das Organizaes

Organizaes so instrumentos sociais para a realizao de tarefas. Ex.: Teoria Clssica da Administrao

Conceitos de cultura na antropologia

Tpicos na Pesquisa Organizacional e administrativa

Conceitos de Organizao na Teoria das Organizaes

Cultura funciona como mecanismo adaptativoregulador. Ela unifica o indivduo nas estruturas sociais

Cultura Corporativa

Organizaes so organismos adaptativos existentes nos processos de troca com o ambiente. Ex.: Teoria contingencial

Conceitos de cultura na antropologia

Tpicos na Pesquisa Organizacional e administrativa

Conceitos de Organizao na Teoria das Organizaes

Cultura um sistema de cognies compartilhadas. A mente humana geral a cultura pelo significado de um nmero finito de regras.

Cognio Organizacional

Organizaes so sistemas de conhecimentos. A organizao repousa na rede de significados subjetivos que os membros organizacionais compartilham. Ex.: Teoria da Cognio Organizacional

Conceitos de cultura na antropologia

Tpicos na Pesquisa Organizacional e administrativa

Conceitos de Organizao na Teoria das Organizaes

Cultura um sistema de smbolos e Significados Compartilhados. A ao simblica necessita ser interpretada, lida e decifrada para ser entendida.

Simbolismo organizacional.

Organizaes so modelos de discurso simblico. A organizao mantida atravs de formas simblicas, tais como a linguagem que facilita compartilhar os significados e as realidades Ex.: Teoria do Simbolismo Organizacional

Conceitos de cultura na antropologia

Tpicos na Pesquisa Organizacional e administrativa

Conceitos de Organizao na Teoria das Organizaes

Cultura uma projeo da infra estrutura universal da mente.

Processos Inconscientes e Organizao

Formas e prticas organizacionais so manifestaes de processos inconscientes. Ex.: Teoria da Transformao Organizacional.

Ainda segundo Smircich


Tratamento que a cultura recebe em cada corrente:

Na Administrao Comparativa
O foco est no contexto cultural mais amplo e sua influncia sobre os membros da organizao, os quais fazem uma espcie de transposio deste contexto amplo para o universo organizacional, e organizam suas atividades com base no que para ele foi transposto.

Na Cultura Corporativa
A cultura vista como uma varivel interna. As

organizaes so entendidas como instrumentos sociais que produzem bens e servios, e, como subprodutos,m tambm produzem artefatos culturais distintos como rituais, lendas e cerimnias. As pesquisas realizadas com esta concepo so geralmente baseadas na estrutura da Teoria dos Sistemas. nesta corrente que tem se concentrado o maior volume de pesquisas, especialmente aqueles relacionados com os aspectos da mudana e do desenvolvimento organizacionais.

Perspectiva Cognitiva
Buscam determinar quais so as regras e descobrir como os membros de uma determinada cultura vem e descrevem seu mundo. Sugerem a cultura como um master contract, que inclui a auto-imagem da organizao, bem como as regras constitutivas e reguladoras que organizam as crenas e aes luz desta auto-imagem.

Perspectiva simblica
Aplicada anlise organizacional, procura investigar o

modelo do discurso simblico, no qual necessrio interpretar, ler ou decifrar a organizao. O foco principal est em saber de que forma a experincia se torna significativa.

Inclui:
Como os indivduos interpretam e entendem suas

experincias e de que forma essa interpretao ligada ao; O exame dos processos bsicos, atravs dos quais os grupos chegam a compartilhar interpretaes para as experincias que permitem a organizao das atividades; Como criar e manter um senso de organizao e atingir interpretaes comuns das situaes que coordenam a ao. Nessa perspectiva, a liderana pode melhor ser entendida como a administrao de significados e a modelagem de interpretaes.

Perspectivas Estrutural e Psicodinmica


A nfase reca sobre as expresses dos processos

psicolgicos inconscientes. Formas de organizaes e praticas organizacionais so entendidas como projeo dos processos inconscientes e so analisadas como referncia ao jogo entre processos fora da conscincia e suas manifestaes conscientes.

Pontos comuns a essas trs ltimas perspectivas:


Usam a ideia de cultura como um artifcio epistemolgico

para estruturar o estudo das organizaes como fenmeno social; Vendo a cultura como uma metfora, as trs correntes consideram a organizao como uma forma particular de expresso humana; Do ao mundo social um status menos concreto, no o assumindo como tendo um objetivo e existncia independentes, que se impem por si mesmo ao ser humano. O mundo social e organizacional so vistos existindo apenas como um modelo de relacionamentos simblicos e com significados sustentados atravs do processo contnuo de interao humana.

Segundo Schein:
A Cultural Organizacional o modelo dos

pressupostos bsicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processos de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptao externa e integrao interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados vlidos, so ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relao queles problemas.

Origens da Cultura Organizacional


A cultura se tornou um assunto amplamente discutido no mbito das organizaes durante a dcada de 80 e o incio da dcada de 90, quando os tericos organizacionais ocidentais se interessaram pela cultura de seus pases e pelas ligaes entre a cultura e as formas de vida organizacionais (Morgan, 1977).

Alm da concorrncia estrangeira,


Houve outras mudanas que afetaram o mundo dos

negcios nos anos 8O. Essas mudanas incluram o aumento do grau de informao e de alternativas de escolha dos clientes, uma fora de trabalho cada vez mais sofisticada e tecnologias que aceleraram no s o desenvolvimento de produtos e encurtaram o ciclo de vida organizacional, como tambm o ciclo de vida dos produtos (Adizes, 1979, 1988).

Definies de cultura Organizacional

Conjunto de smbolos, cerimnias e mitos

que comunicam os valores subjacentes e as crenas dessa organizao aos seus funcionrios. (Ouchi, 1981)

Deal e Kennedy (1982)


A forma como as coisas eram feitas nas organizaes especficas.

Peters e Waterman (1982)


Afirmaram que a CO seria um conjunto

dominante e coerente de valores compartilhados que eram comunicados por meios simblicos como histrias,mitos, lendas, slogans e anedotas

Kousez, Caldwell e Posner (1983)


Se referiram CO como o conjunto de

crenas compartilhadas comunicadas atravs de uma variedade de mdias simblicas, criando significado na vida de trabalho das pessoas.

Schein (1983)
Explicou que a CO seria um padro de pressupostos

bsicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo atravs da aprendizagem, de modo a poder lidar com os seus problemas de adaptao externa e integrao interna -, o qual tem funcionado suficientemente bem para ser considerado vlido e, portanto, para ser ensinado aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir com relao a tais problemas.

CULTURA ORGANIZACIONAL
A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organizao.

Manifestao da cultura
Quanto a manifestao da cultura esta pode ser expressa, como por exemplo, pela forma como a empresa se apresenta aos seus clientes. Segundo Luz (2003), a cultura pode ser expressa atravs do cdigo de tica, declarao da viso, misso e dos valores da organizao, dos seus slogans, e finalmente, atravs do comportamento da empresa e do comportamento dos seus colaboradores.

Para que a cultura da organizao seja compartilhada entre os membros que a compe, faz-se necessrio que os gestores estimulem seus colaboradores a alcanarem os objetivos bsicos da organizao.

Potrebbero piacerti anche