Sei sulla pagina 1di 36

A HLICE FORMADA BSICAMENTE POR UM CUBO.

FINALIDADE DA HLICE
CRIAR FORA PROPULSIVA PELA TRANSFORMAO DA ROTAO DO MOTOR (RPM) EM TRAO (FORA PARA CRIAR DESLOCAMENTO)

A hlice esta montada no eixo de manivelas do mcv. A hlice esta montada no eixo da hlice do mre (turbohlice).

ONDE ESTO INSTALADAS AS PS.

Fatores aerodinmicos
Uma aeronave em deslocamento cria uma fora de arrasto contrrio a esse deslocamento A fora de trao (empuxo) igual ao arrasto, em vo nivelado, atuando para frente. A trao (empuxo) fora (f= m.A) F= fora M= massa A= acelerao

O motor fornece potncia ao freio, a hlice converte essa potncia em cavalofora. P = potncia POTENCIA P = T/t T= trabalho t= tempo O trabalho feito pela hlice igual a fora de trao vezes a distncia percorrida pela aeronave T= f.D T= trabalho F= fora D= distancia Substituindo t por f.D teremos:

A potencia p= f. D/t

COMO D/t IGUAL A VELOCIDADE, POTENCIA IGUAL A P= F.V

V= velocidade da aeronave

COMO J VIMOS O MOTOR FORNECE POTNCIA AO FREIO, A HLICE CONVERTE ESSA POTNCIA EM CAVALO- FORA. NESSA CONVERSO ALGUMA FORA PERDIDA.

A EFICINCIA DA HLICE DADA PELA LETRA GREGA eta (h).


A EFICINCIA DA HLICE VARIA DE 50% A 87% DEPENDENDO DE QUANTO ELA RECUA.

O RECUO DA HLICE DADO PELA DIFERENA ENTRE O PASSO GEOMTRICO E O PASSO EFETIVO.

PASSO GEOMTRICO DISTANCIA QUE A HLICE DEVE REALMENTE AVANAR EM UMA REVOLUO

PASSO EFETIVO DISTANCIA QUE A HLICE REALMENTE AVANA EM UMA REVOLUO RECUO = PASSO GEOMTRICO - PASSO EFETIVO

FORAS QUE ATUAM NA HLICE GIRANDO.


FORA CENTRFUGA Tende a expulsar a p do cubo. FORA DE FLEXO DE TORQUE Causada pelo torque na forma de resistncia ao ar, tende a dobrar as ps para trs na direo oposta a rotao.

FORA FLEXO DE EMPUXO causada pelo empuxo, tende a dobrar as ps para frente quando a aeronave puxada para frente .

FORA DE TORO AERODINMICA Atua no centro de presso e tende a levar as ps para ngulos maiores.

FORA DE TORO CENTRFUGA Ser sempre maior que a de toro aerodinmica dessa forma as ps da hlice quando gira tem sempre a tendncia de ir para ngulos menores.

Raio da Hlice

Linha bsica de referncia

Linha bsica de referncia - Linha imaginria que serve de base para determinar as estaes da p. Raio da Hlice a distncia que vai da linha bsica de referncia ponta da p. Linha central da p Linha imaginria que divide teoricamente a p no sentido longitudinal, serve como eixo de rotao p/ mudana de ngulos. Comprimento da p distncia que se estende da face da base da p at sua ponta.

Linha central da p

Comprimento da p

P DA HLICE

Face da p Lado plano da p. FLANCO - Destina-se a dar resistncia a p. Bordo de fuga Parte mais fina da p por onde o ar escoa. Costa da p ou lado da cambra lado curvado ou arqueado da p . BASE OU RAIZ - a extremidade de fixao da p ao cubo da hlice. Corda da p Linha imaginria que vai do bordo de ataque at o bordo de fuga. Bordo de ataque parte mais grossa da p vai de encontro ao ar quando a hlice gira. PONTA - a parte mais afastada da p e definida como as suas ultimas seis polegadas. ESTAES medidas a cada seis polegadas a partir do centro do cubo (linha bsica de referncia.)

Corda da p

ngulo da p (b)

b
Corda da p linha que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga na sua maior extenso. ngulo da p (b) Formado entre a corda e o plano de rotao.

ngulo de ataque (A)

ngulo de ataque (a) Formado entre a corda e o vento relativo do aeroflio da p.

ngulo de ataque (a)


ngulo da p (b)

ngulo De Bandeira Vento relativo

ngulo Nulo

ngulo Mnimo

ngulo Maximo

ngulo Reverso

Operao da hlice.

Movimentos da hlice.

Rotao (RPM).
Translao ou trajetria.

ngulos importantes.

Da p. De ataque.

O ngulo de ataque (formado pelo vento relativo e a corda) ao se chocar com o ar causa deflexo criando na face da p, lado voltado para o motor, uma regio de presso.

O ngulo de ataque cria ao mesmo tempo, no dorso da p (cambra), uma regio de depresso.

A presso maior do lado da face direciona a fora para a frente. Aerodinamicamente a trao ser dada pelo formato da p e o ngulo de ataque.

A trao tambm o resultado da massa de ar manipulada.

F = m. a onde m = massa e a = acelerao.


Quanto maior a acelerao imprimida a massa de ar maior ser a sua velocidade .

Ento a trao ser dada pela massa de ar manipulada pela hlice vezes a velocidade da esteira de ar produzida pela hlice menos a velocidade da aeronave.

A massa de ar manipulada por sua vez depende do ngulo da p (formado pela corda e o plano de rotao da hlice). RPM menor. RPM maior.

ngulo maior, maior massa de ar trabalhada . ngulo menor, menor massa de ar trabalhada .

atravs do ngulo da p que se ajusta a carga da hlice para controlar sua rpm (rotao).

TIPOS DE HLICE PASSO FIXO

PASSO AJUSTVEL NO SOLO


PASSO CONTROLVEL PASSO VARIVEL DE DUAS POSIES

PASSO VARIVEL E VELOCIDADE CONSTANTE

HLICE DE PASSO FIXO Hlice que tem seu ngulo (passo) introduzido na sua construo e que no pode ser depois modificado. So utilizadas em aeronaves de potncia, velocidade, alcance ou altitude baixas. So planejadas para melhor eficincia em uma determinada velocidade de rotao e deslocamento. Podem ser comparadas a um automvel de uma nica marcha que inicia a corrida com baixo rendimento, aumenta at um ponto limite e depois estabiliza.

HLICE DE PASSO AJUSTVEL NO SOLO Operam como uma hlice de passo fixo, porem seu ngulo pode ser mudado com ela parada atuando especificamente em seus mecanismos . Tambm so utilizadas em aeronaves de potncia, velocidade, alcance ou altitude baixas.

Para operar em pistas curtas usa ngulo pequeno, para vos longos ajusta-se o seu ngulo para valores maiores . HLICE DE PASSO VARIVEL
O ngulo pode ser modificado em vo. Na decolagem o passo ou ngulo da hlice mantida em minimo para se obter a mxima RPM. Na subida a fora do motor (torque) reduzida para potencia de subida o passo ou ngulo da hlice aumentado e ocorre a reduo da RPM. Na altitude de cruzeiro (estabilizao do nvel de vo) quando fora menor requerida do que na decolagem e subida, a potencia do motor outra vez reduzida e o passo ou ngulo da hlice aumenta ocorrendo a reduo da RPM.

HLICE DE PASSO FIXO DE MADEIRA Caractersticas da Hlice de Madeira Seu ngulo (passo) determinado na sua construo e no pode ser alterado. A escolha do ngulo decidida pelo uso normal da Hlice (vo nivelado). So utilizadas em aeronaves leves, pequenas, que utilizam motores de baixa potncia. uma hlice de baixo peso, simples e de produo bem econmica. Caractersticas de construo da hlice de madeira A hlice de madeira no construda em uma pea nica, mas por camadas de madeira duras, secas e bem selecionadas. So utilizados o mogno, a cerejeira, a nogueira e o carvalho sendo tambm utilizado o vidoeiro. So utilizados de cinco a nove camadas com de espessura cada uma. Essas camadas so colocadas com resina a prova dgua e secadas durante aproximadamente uma semana. .

Caractersticas da Hlice de Madeira (continuao) Depois de construda e desbastada com utilizao de transferidores e gabaritos de bancadas so feitos os contornos e estabelecidos os ngulos das ps. Um revestimento de tecido colado nas ultimas 12 a 15 de cada p e friso de metal preso na maior parte do bordo de ataque a ponta de cada p. Material do friso: flandres, monel, lato e ao inoxidvel. O friso fixado por parafuso de cabea escareada e soldado. Nas pontas das ps so feitos furos para drenagem de gua que tende a se acumular por ao de fora centrifuga. O acabamento da madeira feito com aplicao de camada de verniz claro e impermevel.

HLICE DE PASSO FIXO

Hlice de Metal - CARACTERISTICAS So semelhantes na aparncia com as de madeira, porem tem a seo das ps mais finas. So amplamente utilizadas na maioria das aeronaves leves. Foram fabricadas em uma pea nica de duralumnio, sendo atualmente utilizado a liga de alumnio anodizado. So mais leves que as de madeira com custo de manuteno mais baixo. Tem mais eficincia de refrigerao pois o passo efetivo bem prximo ao cubo.

pode-se torcer ligeiramente as ps para modificar seu passo.

O SISTEMA POSUI:

UMA MANETE DE HLICE


TODA A FRENTE POSIO INTERMEDIRIA TODA RECUADA MANETE DE HLICE

RPM (%) DA HLICE

MX RPM (100% - 2200 rpm)


MIN RPM (75% - 1650 rpm) BANDEIRA (corte do motor) GOVERNADOR DE HLICE

0 LEO VINDO DO MOTOR PASSA NA BOMBA DO GOVERNADOR.

QUANDO A PRESSO DE LEO FORNECIDA PELA BOMBA DO GOVERNADOR (DE 0 A 385 PSI) ULTRAPASSA 400 PSI A VLVULA DE ALIVIO ATUA.
0 LEO PASSA PELA VLVULA SOLENIDE DO BATENTE SECUNDRIO (CANCELADO) E VAI A VLVULA BETA. DA VLVULA BETA 0 LEO SEGUE PARA O SERVO MECANISMO DA HLICE ATRAVS DA VLVULA PILOTO.

A MOLA DE VELOCIDADE AO SER COMPRIMIDA PELA MANETE DE HLICE ABAIXA A V. PILOTO PERMITINDO A PASSAGEM DE LEO PARA O SERVOMECANISMO DA HLICE.

ISSO ACARRETA DIMINUIO DO PASSO, AUMENTO DE RPM, QUE SENTIDA PELO EIXO DO GOVERNADOR COMANDA A SUBIDA DA VLVULA PILOTO OBSTRUINDO A PASSAGEM DE LEO.

SEGURANAS DO BATENTE PRIMRIO (VLVULA BETA)

SANGRIA DE PY

GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE

SEGURANAS DO BATENTE PRIMRIO (VLVULA BETA)

SANGRIA DE PY

GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE

SEO GOVERNADORA DE COMBUSTIVEL (SANGRIA DE PY). PG. 28

A SEO PNEUMTICA DO FCU PRESSURIZADA POR P3, SANGRADO DO COMPRESSOR POR TUBULAO EXTERNA. P3 PY AUMENTA A QTD DE COMBUSTIVEL. PX DIMINUI A QTD DE COMBUSTIVEL.

PY LEVADO A SEO PNEUMTICA DO GOVERNADOR TAMBM POR TUBULAO EXTERNA.


QUANDO A ROTAO SELECIONADA PELO GOVERNADOR DA HLICE AUMENTA ACIMA DE 2% DO VALOR NOMINAL (100%), O GOVERNADOR SANGRA PY DO FCU DESACELERANDO O MOTOR.

GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE

Montado na posio duas horas da caixa de reduo do motor de onde recebe acionamento.
Caso a rotao da hlice, por qualquer motivo, ultrapasse 2% 4% do valor nominal (100%), a rotao dos contrapesos vencem a mola de velocidade, levantam a vlvula piloto drenando leo do servomecanismo da hlice.

SISTEMA DE EMBANDEIRAMENTO AUTOMTICO

DESTINA-SE A EMBANDEIRAR A HLICE, INDEPENDENTE DE QUALQUER ATITUDE DO PILOTO, CASO DURANTE A DECOLAGEM O TORQUE DESENVOLVIDO PELO MOTOR CAIA ABAIXO DE 200 LBS.FT.

COMPONENTES DO SISTEMA POR CADA MOTOR: CONTACTOR DE ALTA PRESSO (370 30 LBS.FT). CONTACTOR DE BAIXA PRESSO (200 30 LBS.FT). VLVULA SOLENOIDE DE EMBANDEIRAMENTO, GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE. LOCALIZADA NO

MICRO-SWITCHES UMA EM CADA MANETE DE POTNCIA (ACIONADA COM AS MANETES DE POTNCIA ACIMA DE 90% DE ROTAO) . LUZ DE FIDELIDADE DO SISTEMA UMA PARA CADA MOTOR NA CABINE DE COMANDO. INTERRUPTOR DE COMANDO PARA ARMAR O SISTEMA.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
CONDIES PARA ARMAR O SISTEMA: NG ACIMA DE 90%. INTERUPTOR NA POSIO ARMADO.

M1

M2
CONTACTOR DESARMA OPOSTO.
O

DE

ALTA MOTOR

CONTACTOR DE BAIXA EMBANDEIRA O PRPRIO MOTOR ENERGIZANDO O SOLENDE DE EMBANDEIRAMENTO NO GOV. DE SOBREVELOCIDADE.

Torque do motor esquerdo, por exemplo, cai at chegar a 370 30 lbs.ft. Luz do motor direito apaga, pois o contactor de alta do motor esquerdo desarma o de baixa do direito e o sistema esta desligado. Torque do motor esquerdo continua caindo ao chegar a 200 30 lbs.ft o contactor de baixa do prprio motor apaga sua luz e embandeira a sua hlice.

PASSO REVERSO aplicao


A vlvula Beta responsvel por manter o ngulo mnimo de vo em 17 durante a decolagem. A atuao da vlvula Beta impede que o ngulo da p caia abaixo desses 17 (ngulo mnimo). Entretanto o ngulo de reverso esta abaixo desse valor (-11).

-11 0 17
90

Para se aplicar a reverso no ngulo da p da hlice necessrio que a vlvula beta no atue. A vlvula Beta retirada da sua posio mecanicamente atravs de um cabo teleflex comandado pela manete de potncia.

Sincronismo de hlice Tem por objetivo manter um sincronismo das rotaes das hlices em uma faixa de 50 RPM durante o vo cruzeiro.

Componentes do sincronismo de hlice


Cabo do atuador do sincronizador somente no motor direito. Motor do atuador do sincronizador somente motor direito. Caixa de controle no interior da aeronave ( atrs do painel do 1p).

Pick-up magntico um em cada governador de sobrevelocidade no M1 e M2.

Regulagem do sincronismo de hlice.

O cabo do sincronizador deve ser solto no seu atuador. O cabo do sincronizador deve ser movimentado na parte que ligado no atuador, de um extremo ao outro e feita uma marca na sua metade. O atuador do sincronizador deve ser atuado de um extremo ao outro contando os seus clicks (total de 53 clicks). Posicion-lo na sua metade (click 27). Ligar o cabo do sincronizador no atuador.

Esquema de reviso das hlices.

Desmontagem
Limpeza

No Aplicvel

visual
Inspeo dimensional ensaio no destrutivo Da p pintura Dimensional ps reparo

Reparo

Balanceamento
Montagem

Esttico Dinmico

Limpeza da hlice (pg. 41)

Ps e cubos

Peas de alumnio e de ao usa-se solvente de limpeza suave usando pincel ou pano.


No usar materiais cidos ou custicos. No usar pasta de polir, palha ou escova de ao. Aps a limpeza cobrir as ps com uma camada fina de leo do motor para a sua preservao. Nas ps de madeira usa-se gua morna e sabo suave com pincel ou pano.

Obs: Qualquer hlice que teve contato com gua salgada deve ser lavada com gua fresca at a retirada de todos os traos de sal.

Ensaio no destrutivo (pg. 56 / 57) Em material ferromagntico inspeo por partculas magnticas nas reas de maior esforo. Em material no magntico inspeo por liquido penetrante especialmente nas ps.

Ensaio por eddy current inspeo na parte interna do orifcio cnico da p.


Reparos nas hlices (pg. 42) Tipo de ligas De alumnio reparada Liga dura zinco e alumnio fornece pouca permite reaproveitar 90% das vibrao porem grande facilidade a ps acidentadas corroso. Liga standard cobre e alumnio fornece baixo ndice de corroso e a vibrao no chega a ser prejudicial. Na mesma hlice no pode haver ps de liga diferentes, porem pode-se instalar na mesma aeronave uma p de liga dura e outra standard.

Esmerilhamento das ps Executado para remover completamente os sinais deixados em ligas de alumnio tais como: Entalhes

Cortes
Aranhes

Pequenas mossas
Manchas causadas por toro e endireitamento Causas que determinam reparos nas ps:

Eroso causada pelo encontro da p com pedregulhos e gros de areia que causam mossas nos bordos de ataque. Corroso na forma de pitting (poros) causados por operao em atmosfera agressiva (beira mar), mais evidentes em reas sem proteo ou tratamento anti-corrosivo.

Obs. entalhes e danos situados nas 18 finais do dimetro da p so extremamente crticos devido a flutuao e vibrao na ponta da p. A operao da hlice com esse tipo de dano extremamente perigosa, pois do origem a trincas e cisalhamento por fadiga podendo causar cisalhamento da p.

Conceito de balanceamento (Pg. 39)


Balanceamento esttico uma hlice deve estar balanceada estaticamente sendo esse tipo de desbalanceamento caracterizado pelo seu centro de gravidade no coincidir com o seu plano de rotao. Balanceamento dinmico uma hlice deve estar balanceada dinamicamente. Esse tipo de desbalanceamento caracterizado quando os elementos semelhantes da hlice, como as ps ou os contrapesos no seguem o mesmo plano de rotao. Existe ainda o desbalanceamento aerodinmico que ocorre quando as potncias das ps esto desiguais.

Qualquer hlice desbalanceada tanto estaticamente quanto dinamicamente torna-se uma fonte de vibrao para a aeronave.

Balanceamento esttico executado no conjunto das ps da hlice por comparao entre elas e corrigido pela colocao de fitas de chumbo no interior de cada p. Esse servio deve ser efetuado com as ps j pintadas.

Depois da hlice montada e ajustado os seus ngulos que possuem batente mecnico (reverso, pick-up e bandeira) deve ser balanceado o conjunto. Dois mtodos so utilizados:
De suspenso Fio de faca O mtodo do fio de faca o mais utilizado e a bancada necessria para sua execuo deve estar em um recinto que esteja livre de qualquer corrente de ar e de qualquer fonte de vibrao.

Inspeo dimensional
So realizadas aps cada reparo quando se verifica se os limites permitidos foram ou no ultrapassados.

As dimenses verificadas so as seguintes:


Alinhamento dos bordos Alinhamento das faces Largura das ps

Espessura das ps
Todas essas dimenses bem como os seus limites esto definidas na cpia heliogrfica da hlice.

Inspeo dimensional (reviso).

Raio da Hlice

Linha bsica de referncia

Linha bsica de referncia - Linha imaginria que serve de base para determinar as estaes da p.

Linha central da p

Raio da Hlice a distncia que vai da linha bsica de referncia ponta da p.

Linha central da p Linha imaginria que divide teoricamente a p no sentido longitudinal.

Comprimento da p distncia que se estende da face da base da p at sua ponta.

Comprimento da p

Alinhamento da face

BF

BA

a distancia que vai da linha central da p a face ventral, essa medida deve ser feita aps reparo na face.

Alinhamento do bordo de ataque

a distancia que vai da linha central da p ao bordo de ataque na estao em estudo, essa medida deve ser feita aps reparo no bordo de ataque.

Largura da p
a distancia que vai do bordo de fuga ao bordo de ataque na sua maior extenso deve ser executada aps reparo nos bordos.

Espessura da p
a distancia que vai da face dorsal a face ventral da p deve ser verificada aps reparo nas faces.

Potrebbero piacerti anche