Sei sulla pagina 1di 9

CASASAMENTO CONTEMPORNEO

CASAMENTO: A lgica do um e um so trs. - Dificuldade de ser casal Duas individualidades ( 2 sujeitos, 2 histrias de vida, 2 percepes de mundo, 2 projetos de vida, 2 identidades individuais) convivendo com Uma conjugalidade (um desejo conjunto, uma identidade conjugal, um projeto de vida de casal, uma histria de vida conjugal).

CASAMENTO: Um ato dramtico


Funo social de criar para o indivduo uma determinada ordem para que ele possa experimentar a vida com um certo sentido (contra a anomia do indivduo). BERGER, KELLNER (1970): Casamento como um ato dramtico no qual dois estranhos, portadores de um passado individual diferente, se encontram e se redefinem.

CASAMENTO: As dimenses de aliana e sexualidade


1) Aliana

Sistema de troca que encontramos na origem das regras do casamento (Interdio) Proibio do Incesto enquanto dom
A famlia em Levi-Strauss pensada como agente da lei da cultura: organizando-se a partir da interdio, garante a produo do sociedade humana.

2) SEXUALIDADE Necessidade do amor ertico para sustentar o casamento na sociedade contempornea. A funo do dispositivo de sexualidade na forma de famlia permite compreender porque a famlia, alm de manter a homeostase do corpo social, se tornou lugar obrigatrio dos afetos, dos sentimentos, do amor, sendo tambm o principal ponto da sexualidade.

Diferenas na manifestao das dimenses de aliana e sexualidade (perspectivas diferentes para casais de primeiro casamento e em casais recasados)
Escolha conjugal Relacionamento com a famlia de origem Relacionamento com os diferentes grupos de amigos. Renda Familiar Relacionamento sexual

CASAMENTO E INDIVIDUALISMO: tenses entre a conjugalidade e a individualidade Casamento Contemporneo influenciado pelos valores do individualismo. Os ideais contemporneos da relao conjugal enfatizam mais a autonomia e a satisfao de cada cnjuge do que os laos de dependncia. No entanto, constituir um casal demanda a criao de uma zona comum de interao de uma identidade conjugal.

SINGLY (1993): Valorizar os espaos individuais significa fragilizar os espaos conjugais, assim como fortalecer a conjugalidade demanda ceder diante das individualidades.

Numa sociedade onde o valor de referncia derivado do eu, a famlia importante, na medida em que ajuda cada um a constituir-se como sujeito autnomo.

Lao conjugal o relacionamento puro que s se mantm se for capaz de proporcionar satisfaes a ambos os parceiros.

SEPARAO CONJUGAL: conjugalidade

dissoluo

da

Aumento do nmero de divrcio proporcional importncia atribuda ao casamento. Sua importncia to grande que os cnjuges no aceitam que ele no corresponda s suas expectativas.
Representaes de casamentos diferentes entre homens e mulheres (mulheres definem casamento como relao amorosa e homens como constituio de famlia).

Tendncia a considerar famlias separadas ou recasadas como disfuncionais. importante ressaltar que estes ncleos familiares so to capazes de promover sade quanto as famlias do primeiro casamento (competncia das famlias depende da qualidade das relaes estabelecidas entre os membros).

Os limites dos subsistemas familiares so mais permeveis, a autoridade paterna e materna so divididas com outros membros da famlia, assim como os encargos financeiros, h uma complexidade maior na constituio familiar.
Complexidade Disfuncionalidade

Potrebbero piacerti anche